Alliance anuncia criação do prêmio Olga Alexeeva Memorial Prize
24/07/2012 – No primeiro aniversário da morte de Olga Alexeeva, os curadores da Philanthropy Bridge Foundation e a revista Alliance, juntamente com um grupo especial de trabalho, anunciam prêmio de filantropia em memória da ativista.
O prêmio Olga Alexeeva Memorial Prize contemplará um indivíduo com o valor de € 5.000. A personalidade destacada deve demonstrar notável liderança, criatividade e resultados no desenvolvimento da filantropia para a mudança social progressista em um país emergente. O prêmio poderá ser usado segundo o livre critério do ganhador e o processo de indicação será aberto no início de setembro.
Os perfis dos finalistas selecionados serão exibidos em uma edição especial da revista Alliance sobre filantropia em mercados emergentes, que será publicada em março de 2013. A pré-seleção será realizada com a colaboração de uma votação pública e a decisão final será feita por um conselho de jurados.
A notícia da morte súbita de Olga Alexeeva há exatamente um ano foi um choque para seus amigos e colegas ao redor do mundo. Ela tinha apenas 42 anos e havia deixado recentemente a Charities Aid Foundation (onde ela havia trabalhado por 20 anos, primeiro na Rússia e depois em outros países) para fundar a Philanthropy Bridge Foundation (PBF). O objetivo da PBF era a construção de conexões e parcerias entre filantropos que procuram doar, e indivíduos e instituições que procuram realizar ações. Este foi, nas palavras de Olga, um "projeto de criatividade".
Após a morte de Olga, no entanto, com a PBF ainda tão nova e dependente de sua fundadora – sua vitalidade e criatividade, além de sua rede de contatos –, os administradores decidiram que a organização não seria viável a longo prazo, e encerraram o projeto. Em janeiro de 2012, os curadores da PBF organizaram o seminário "Construindo Pontes: Desenvolvendo a Filantropia em Mercados Emergentes", em Londres, que reuniu muitos dos antigos colegas de Olga, parceiros e contatos de todo o mundo para determinar quais partes do trabalho dela e sua visão poderiam ainda ser realizados por outros grupos. Uma das propostas da reunião foi justamente estabelecer um prêmio em nome de Olga Alexeeva.
Mais detalhes sobre o prêmio serão divulgados pelos organizadores no início de setembro.