Pular para o conteúdo. Ir para a navegação

Portal IDIS

Seções
Ações do documento

Fórum discute cinco pilares do investimento social

24/11/2008 – A primeira edição do Fórum de Inteligência em Investimento Social aconteceu em 13 de novembro, em Belo Horizonte. Organizado pela Instituição Social Ramacrisna e pelo Fundo Cristão para Crianças, o evento marcou o lançamento do Centro de Competência Ramacrisna (CCR) e reuniu empresas e organizações sociais que têm interesse em investimento social e desenvolvimento local.

O encontro foi conduzido a partir de áreas temáticas, chamadas de Cinco Pilares do Investimento Social. Boas práticas relacionadas a Compromisso, Conhecimento e Estratégia, Parceria, Sustentabilidade e Criação de Valor levaram os participantes a debater a aplicação estratégica de recursos públicos e privados. Márcia Woods, diretora de Desenvolvimento Institucional do IDIS, deu a contribuição conceitual com uma palestra sobre Marketing Relacionado a Causas (MRC).

Segundo ela, discutir MRC durante o fórum pode estimular parcerias comerciais entre empresas e organizações da sociedade civil da região. A ferramenta alinha as estratégias de marketing de empresas com as necessidades específicas de uma causa social. “O MRC também deve ser explorado localmente”, afirma a diretora.

Centro de promoção do investimento social

O compartilhamento de técnicas e informações foi a causa para a criação do CCR. A Ramacrisna quer compartilhar as experiências adquiridas ao longo de 50 anos de atuação. A instituição atende, atualmente, 486 crianças em cinco escolas públicas de Betim (MG) com apoio e acompanhamento escolar. Além disso, mais de 3 mil pessoas da comunidade são atendidas em cursos profissionalizantes, oficinas de arte, atividades esportivas e de inclusão digital.

"Somos procurados por outras instituições do terceiro setor ou até mesmo por empresas públicas e privadas que querem entender como desenvolvemos nossas ações", explica Solange Bottaro, superintendente da organização. Daí a estratégia de passar a prestar consultoria na elaboração de projetos de investimento social corporativo, apoio às ações sociais do poder público e no suporte à gestão sustentável.

Outro responsável pelo fórum e incentivador do CCR, o Fundo Cristão para Crianças, atua há mais de quatro décadas para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes no Brasil. No país, o CCF age em 759 comunidades consideradas de risco social.  “Queremos compartilhar tecnologias e metodologias testadas não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro”, afirma Gerson Pacheco, diretor nacional do Fundo Cristão.

Para ele, iniciativas como estas devem ajudar na profissionalização do terceiro setor principalmente por promover a troca de conhecimento entre organizações da “linha de frente” das ações sociais e os financiadores. “Organizações como o Fundo Cristão para as Crianças e a Ramacrisna oferecem metodologia programática como capilaridade em áreas de risco social e, dada à sua maturidade, dominam ferramentas de gestão e de estratégia”, aponta. Além disso, Pacheco defende a criação de intervenções cada vez mais profundas e sustentáveis. “Devemos abandonar projetos superficiais, que não rompem heranças de miséria que atravessam gerações”, afirma ao defender a programas de longo prazo. “De acordo com a nova proposta de atuação do Fundo Cristão para as Crianças, nossos projetos devem durar em média 12 anos”, revela.

Novas edições do Fórum de Inteligência em Investimento Social acontecerão no próximo ano e devem tratar de temas relevantes para a construção de conhecimento junto às organizações interessadas no investimento social. O fórum também acontecerá em outras cidades, como Fortaleza.

Juventude antenada

Durante o encontro, um grupo de jovens com câmera, microfone, papel e caneta chamou a atenção dos participantes. Eles fazem parte do Projeto Antenados, desenvolvido pela Ramacrisna com o apoio da Petrobras. A iniciativa permite que 17 jovens entre 15 e 19 anos da região rural de Betim conduzam um programa de comunicação que mobiliza instituições, escolas públicas, faculdades, emissoras de rádio e televisão e jornais impressos.

A equipe de comunicadores já lançou cinco edições do Antenados, um jornal dirigido ao público jovem e de distribuição gratuita nas cidades mineiras de Betim, Belo Horizonte, Juatuba e Esmeraldas. Além disso, eles mantêm um blog Antenados, que conta suas principais experiências, e produzem vídeos e documentários. Em novembro, os antenados participaram do Festival de Imagens de Cultura Popular com o vídeo “Sons da periferia, sons da cidadania”.

Conteúdo relacionado
Acessar


Esqueceu sua senha?
Novo usuário?
Cadastre-se para receber o InVista Social - Boletim do Investidor Social.


Parceiro Institucional
CAF
Parceiro
 

Impulsionado pelo Plone, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto