Pular para o conteúdo. Ir para a navegação

Portal IDIS

Seções
Ações do documento

Gerdau alinha investimento social corporativo e familiar

19/9/2008 – O segundo módulo do curso Foundation School aconteceu em 12 setembro. Com o tema Pensamento Estratégico: missão, visão e estratégias para o investimento social familiar, o encontro discutiu tipos possíveis de estruturação organizacional, governança e papel do conselho, estratégias de gestão do conhecimento e apresentou melhores práticas no setor. A Gerdau, uma das patrocinadoras do curso, esteve presente para qualificar o investimento social que desenvolve.

Criado em 2005, o Instituto Gerdau coordena as políticas e diretrizes de responsabilidade social da empresa. O objetivo é apoiar o desenvolvimento das comunidades onde a Gerdau está presente por meio de iniciativas junto à sociedade. “Buscamos uma atuação integrada com outras organizações, fortalecendo parcerias e visando otimizar oportunidades e recursos”, afirma Clódis Xavier, gerente do Instituto Gerdau. Em 2008, o instituto apóia mais de 900 projetos distribuídos pelo país. Além do Brasil, a empresa realiza iniciativas na Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos e Uruguai.

Os projetos de investimento social são divididos em dois campos de atuação: educação e mobilização solidária. Em educação, o instituto atua na qualificação da gestão de unidades de ensino público e capacitação de profissionais, no fomento do espírito empreendedor na comunidade, para a conscientização ambiental e para a inclusão social por meio da cultura e do esporte. Nessa temática, o projeto Biblioteca Gerdau é um dos destaques. Anterior ao próprio instituto, o projeto distribui livros para bibliotecas públicas, de escolas municipais e estaduais e organizações da sociedade civil desde 2002.

A referência em mobilização solidária é o Programa Voluntário Gerdau que, desde abril de 2006, envolve funcionários com as necessidades de suas comunidades. A Copa Voluntário Gerdau, realizada no mesmo ano, mobilizou mais de 6 mil profissionais e beneficiou cerca de 130 mil pessoas em 76 cidades brasileiras. “Nossos colaboradores são agentes de disseminação e multiplicação de boas práticas”, aponta Xavier.

Segundo o gerente, a adesão do público interno às iniciativas de investimento social da empresa é estratégica. Neste sentido, o grupo realizou um ciclo de capacitação em investimento social em todas as unidades brasileiras. Quatro seminários realizados em 2006 habilitaram cerca de 300 colaboradores em identificação de ativos das comunidades, planejamento de projetos e trabalho em equipe. O IDIS prestou assessoria técnica.

Ponto de encontro

A atuação dos membros controladores no investimento social corporativo ajuda a estabelecer parâmetros de ação para as iniciativas em âmbito familiar. Participando como executivos, membros do conselho ou gestores dos órgãos de responsabilidade social e investimento social de seus negócios, levam o conhecimento adquirido no âmbito corporativo para suas ações individuais. “Todo o investimento feito com recursos da família Gerdau Johannpeter segue as políticas, focos e diretrizes da empresa”, revela Xavier. 

Para ele, a atuação paralela ajuda a conhecer melhor as atividades de negócio, a realidade do país e a promover integração entre os membros da família. “No Foundation School conhecemos casos de empresas familiares que estão chegando à quinta geração à frente dos negócios”, lembra. “Participar e apoiar ações sociais é uma forma de construir empresas e pessoas realizadas”.

Acessar


Esqueceu sua senha?
Novo usuário?
Cadastre-se para receber o InVista Social - Boletim do Investidor Social.


Parceiro Institucional
CAF
Parceiro
 

Impulsionado pelo Plone, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto