Rede Social de Guaratinga lança curso com SENAI
22/10/2008 – Uma das redes sociais promovidas pela Veracel Celulose, a Guaratinga em Ação lançou, em 27 de outubro, os cursos de modelagem & costura e de fabricação de doces e compotas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Para celebrar a iniciativa, foi realizada uma aula inaugural com a presença de representantes da empresa, do Poder Público local e de lideranças da comunidade, além dos participantes dos cursos. Cerca de 250 pessoas participaram do evento.
Lançado oficialmente em novembro de 2007, o projeto significa a consolidação das redes sociais no sul da Bahia. A rede de Guaratinga, que possui 11 facilitadores e cerca de 70 pessoas mobilizadas, definiu como estratégia a criação de uma Central de Cursos para articular oportunidades de formação e capacitação profissional na região.
Quase um ano depois, a parceria com o SENAI tem como objetivo possibilitar a transformação das atividades de fabricação de doces e de costura em negócios viáveis. “Além da capacitação técnica, os cursos devem abordar temas como cidadania, gestão de pessoas, estruturação de plano de negócios, criação de marcas e imagem institucional”, afirma Osmar Araújo, gerente de projetos do IDIS.
A consolidação de um planejamento 100% participativo é a principal causa para as conquistas da rede social. Segundo Lívia Sacramento, coordenadora de responsabilidade social da Veracel, tanto a decisão de estabelecer uma central de cursos, quanto as capacidades que seriam trabalhadas partiram da própria comunidade. "Como proponente das atividades em rede, a Veracel trabalha em conjunto com os demais atores sociais, mas estabelece o foco exclusivo na comunidade", afirma. "É um processo exógeno".
Ao lado da rede, a empresa se empenhou para o estabelecimento da parceria com o SENAI. "Utilizamos o relacionamento criado a partir de parcerias ligadas à atividade da empresa para fortalecer a rede", revela.
Vocação local
A escolha dos cursos ocorreu com a identificação dos ativos da região. A fruticultura tropical praticada por agricultores familiares no extremo sul da Bahia será aproveitada para a fabricação de doces e compotas. Já o curso de modelagem e costura deve resultar na criação de uma cooperativa para a produção de roupas e uniformes industrias e escolares. “Neste caso, o ativo identificado foi o próprio mercado local, já que grande parte do vestuário e uniformes vêem de outras regiões do país”, explica Araújo.
Os empreendimentos podem absorver a demanda interna e ganhar os mercados na micro-região. Será possível confeccionar, por exemplo, os uniformes utilizados pelos funcionários da Veracel e de outras empresas da cadeia de negócio.
Eunápolis, município que polariza a região, é um possível mercado para a confecção de uniformes de hospitais e abadás de carnaval. “Tudo vai depender não só da produção, mas da capacidade empreendedora do grupo”, aponta Araújo.
O gerente de projetos também ressalta o potencial da iniciativa em gerar desenvolvimento não apenas para cidade de Guaratinga, mas também para os demais povoados do município. “A idéia é que, ao ganhar escala, o negócio possa repassar trabalho para grupos dos povoados do município” explica. Para assegurar esta ação, duas vagas em cada curso estão reservadas para moradores dos povoados. As 120 vagas oferecidas nos cursos (60 para cada curso) devem ser preenchidas por pessoas que já tenham alguma familiaridade com as atividades. Outras 200 pessoas já fazem parte da fila de espera.
Rede B
O projeto de ampliação da experiência de redes sociais no sul da Bahia teve início em novembro de 2007. Hoje, os distritos de Barrolândia, Boca do Córrego e Santa Maria Eterna - pertencentes ao município de Belmonte - e Ponto Central - pertencente ao município de Santa Cruz e Cabrália - estão finalizando seus primeiros projetos de intervenção. O lançamento dos projetos deve acontecer em 4 de dezembro, em Eunápolis, durante o Fórum Inter-Redes.

