Pular para o conteúdo. Ir para a navegação

Portal IDIS

Seções
Ações do documento

Últimas Notícias

Um nível acima

Paula Jancso Fabiani comenta os 15 anos do IDIS

15/09/2014 - Comemorar os 15 anos de aniversário do IDIS é motivo de grande alegria e satisfação para todos que se relacionam ou já se relacionaram com esta organização. Como muitos de vocês testemunharam, foram 15 anos de árduo trabalho para apoiar a qualificação do investimento social privado no Brasil. O IDIS foi pioneiro no debate propositivo de vários temas como filantropia familiar e comunitária, marketing relacionado à causas e, mais recentemente, fundos patrimoniais. Hoje, vocês aqui presentes e muitos outros compreendem que a filantropia deve ser estratégica para contribuir com o desenvolvimento do país. O IDIS, junto com outras organizações do setor, colaborou de forma decisiva para esta evolução. Afinal, esta é a nossa missão: apoiar o investimento social privado para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável.

Leia mais

Planejamento estratégico ajuda instituto a definir seu futuro

15/09/2014 - Há 16 anos, o Instituto da Oportunidade Social (IOS), mantido pela gigante brasileira de software TOTVS, trabalha com a formação e empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência. Tanto tempo de estrada, no entanto, exige momentos de parada para repensar os caminhos percorridos e avaliar quais deverão ser tomados.

Leia mais

Especialista ensina OSC a minimizar impacto ao sair de um projeto

15/09/2014 - Tão importante quanto uma organização da sociedade civil (OSC) iniciar um projeto é saber encerrá-lo – seja porque os objetivos foram alcançados, seja porque as prioridades mudaram. No entanto, pouquíssimas dão atenção às estratégias de saída, que podem ajudar a tornar o processo menos traumático para todos.

Leia mais

Burocracia, falta de exemplos e de incentivos travam doações no Brasil, dizem investidores sociais

15/09/2014 - Quais são os principais desafios do investidor social? O site do IDIS fez essa pergunta a duas personalidades da área: Fernando Stickel, diretor da Fundação Stickel, e Denis Minev, um dos fundadores da Fundação Amazonas Sustentável. Entre os pontos mencionados estão burocracia, incentivos legais ainda limitados e falta de doadores que sirvam de exemplo para a sociedade. Segundo Stickel, faltam incentivos e a questão burocrática é tão grave, que ele chegou a pensar em desistir do trabalho social depois de dois anos à frente da organização, fundada por seus pais em 1954. Ele assumiu a entidade em 2004, e avalia que nada mudou nesse sentido desde então.

Leia mais

O IDIS atua em quatro frentes para fortalecer investimento social privado

27/08/2014 - Os 170 investidores sociais privados - sejam eles indivíduos, famílias ou empresas, que o IDIS atendeu em seus 15 anos de atividades, realizam anualmente investimentos que totalizam mais de R$ 1 bilhão. Por trás desses recursos, está a atuação do IDIS, visando fortalecer tanto o ambiente para o investimento social no país como os próprios investidores .

Leia mais

IDIS promove Encontro de Investidores Sociais no Rio de Janeiro

26/08/2014 - O Rio de Janeiro será palco de mais um Encontro de Investidores Sociais, série de eventos regionais realizados pelo IDIS desde 2013, em diversas regiões do país, que busca oferecer aos investidores sociais locais um espaço exclusivo para trocas de experiências e de ideias.

Leia mais

Com 15 anos, IDIS faz transição de liderança para novos tempos

26/08/2014 - Mudar é importante para garantir a permanência de uma organização da sociedade civil (OSC), por mantê-la no cumprimento de sua missão em sintonia com seu tempo. É por isso que, ao completar 15 anos, o IDIS está realizando uma importante transição em sua governança: a partir de 1º de setembro, a diretora-executiva, Paula Fabiani, assume como diretora-presidente do instituto, cargo exercido desde a fundação por Marcos Kisil.

Leia mais

IDIS anuncia mudanças na gestão

19/08/2014 - Após 15 anos de liderança e dedicação de seu fundador, o IDIS informa que Marcos Kisil deixa o cargo de diretor-presidente, função que passa a ser exercida por Paula Jancso Fabiani a partir de 1° de setembro de 2014. A mudança faz parte de uma transição planejada e que envolve também o Conselho Deliberativo do IDIS: Henrique Ubrig é o novo presidente do conselho, e Hélio Nogueira da Cruz, vice-presidente. Walter Piacsek assume a presidência do Conselho Fiscal da instituição.

Leia mais

Empresários chineses criam fundos bilionários de investimento social privado

11/08/2014 - Prestes a abrir o capital de sua empresa na bolsa dos Estados Unidos, os dois fundadores do Alibaba – gigante chinesa do comércio digital – anunciaram que cada um deles vai criar um fundo de investimento social ao qual serão destinadas 2% das ações da companhia.

Leia mais

Gates pede que chineses ricos façam mais pelos pobres

11/08/2014 - Pouco depois de os dois bilionários chineses fundadores do Alibaba – gigante do comércio eletrônico – anunciarem investimentos sociais privados de cerca de U$ 2 bilhões, Bill Gates escreveu um texto no principal jornal da China, Diário do Povo, exortando os ricos do país a fazerem mais pelos pobres.

Leia mais

Nova lei para OSCs é avanço, mas ainda faltam iniciativas para estimular doações

11/08/08 - A lei que estabelece diretrizes para a relação entre o governo federal e organizações da sociedade civil (OSCs), sancionada pela presidente Dilma Roussef em 31 de julho, é um inegável avanço para o setor. No entanto, ao normatizar apenas os contratos que envolvem recursos públicos, acaba tendo alcance limitado no fortalecimento das entidades sociais sem fins lucrativos, avaliam especialistas entrevistados pelo site do IDIS.

Leia mais

Especialista defende que novas formas de ação social não eliminam importância da doação

11/08/2014 - Com a emergência de novas formas de filantropia – como os negócios sociais e o investimento de impacto –, a doação para organizações da sociedade civil (OSCs) parece estar em xeque. No entanto, apesar dos problemas de sustentabilidade financeira das entidades ou da necessidade de entregar resultados esperados, a doação tradicional não pode ser deixada de lado.

Leia mais

Especialista critica decisão de criador do Google de investir socialmente em Marte – e não em causas e organizações

28/07/2014 - O cofundador e CEO do Google, Larry Page, tem uma fortuna estimada em U$ 30 bilhões, de acordo com a Forbes. Mas, ao contrário de alguns de seus colegas na diminuta lista de bilionários, ele disse que não pretende investir sua riqueza em iniciativas sociais, mas em um projeto lucrativo de criar colônias em Marte. Segundo Page, deixar todo o dinheiro para a empresa inovadora teria mais impacto. A decisão causou alvoroço tanto no Vale do Silício – onde, por exemplo, Mark Zuckerberg, do Facebook, doou U$ 1 bilhão apenas em 2013 – quanto no setor social privado.

Leia mais

Especialista aponta motivos para falhas na responsabilidade social corporativa

28/07/2014 - Faz pouco mais de um ano que um prédio desabou em Bangladesh, matando mais de 1.100 pessoas que trabalhavam em condições precárias, costurando peças para algumas das principais marcas de roupas do mundo. Esse está longe de ser o único exemplo recente de descaso de grandes empresas com os efeitos sociais e ambientais de sua prática. Basta lembrar os constantes derramamentos de óleo no mar, explosões de plataformas que vitimaram operários nos Estados Unidos, denúncias do Ministério Público sobre trabalho análogo à escravidão em confecções e fazendas no Brasil.

Leia mais

OSCs empregam e movimentam mais a economia que a maioria dos setores industriais

28/07/2014 - O peso das organizações da sociedade civil na economia brasileira supera o de grandes segmentos da indústria (como a de exploração de petróleo) e é maior que o da maioria dos estados. Se formassem um único município, as OSCs só perderiam em riqueza para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília – e estariam em pé de igualdade com Curitiba.

Leia mais

Projeto vai a escolas para estimular cultura de doação entre crianças brasileiras

28/07/2014 - Priscilla Dallari não precisou ir muito longe para notar o desejo das crianças em ajudar o próximo. Foi observando o comportamento de seus próprios filhos – uma menina de 8 anos e um menino de 6 – que ela teve a ideia de criar o “Desde pequeno”, projeto que busca incentivar, nas escolas, a cultura de doação entre os estudantes.

Leia mais

Proposta de Lei que regulamenta Fundos Patrimoniais é apresentada à Câmara dos Deputados

07/07/2014 - Foi protocolado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, pelo Deputado Paulo Teixeira (PT-SP), o Substitutivo ao Projeto de Lei nº 4643/12, que dispõe sobre a criação de fundos patrimoniais vinculados e a concessão de incentivos. O texto, apresentado à CFT no dia 03 de julho, é o resultado do trabalho do Grupo de Estudos sobre Fundos Patrimoniais, criado e coordenado em parceria pelo IDIS - Insituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e pela Vérios Investimentos, atual denominação da Endowments do Brasil, com apoio do GIFE - Grupo de Institutos Fundações e Empresas e do Banco JP Morgan.

Leia mais

Desconfiança e dependência crônica minam apoio a OSCs na América Latina, diz especialista

15/07/2014 - Por que os latino-americanos doam tão pouco? Cada país da região tem suas peculiaridades, mas é possível apontar duas causas gerais: desconfiança em relação a organizações da sociedade civil (OSCs), que não são transparentes, e dependência crônica do setor social em relação a instituições como Igreja, Estado e empresas.

Leia mais

“Investimento de impacto é uma premissa de marketing poderosa”, critica colunista da Forbes

15/07/2014 - No momento em que os investimentos de impacto social começam a atrair a atenção de empreendedores em diversas partes do mundo, o colunista da revista Forbes Phil DeMuth é cético e questiona a racionalidade econômica por trás de negócios que, ao mesmo tempo, busquem o lucro e algum benefício social.

Leia mais

Constranger milionários para doarem é estratégia que não funciona, diz especialista

01/07/2014 - Os milionários sempre são elogiados quando realizam investimentos filantrópicos de peso. O reverso é que, às vezes, os muito ricos que nada fazem sofrem críticas – mas essa cobrança, embora possa fazer sentido em tempos de desigualdade crescente, é uma estratégia ruim para arrecadar recursos para causas sociais.

Leia mais

Acessar


Esqueceu sua senha?
Novo usuário?
Cadastre-se para receber o InVista Social - Boletim do Investidor Social.

Parceiros


 

Impulsionado pelo Plone, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto