Pular para o conteúdo. Ir para a navegação

Portal IDIS

Seções
Ações do documento

Últimas Notícias

Um nível acima

Especialista aponta motivos para falhas na responsabilidade social corporativa

28/07/2014 - Faz pouco mais de um ano que um prédio desabou em Bangladesh, matando mais de 1.100 pessoas que trabalhavam em condições precárias, costurando peças para algumas das principais marcas de roupas do mundo. Esse está longe de ser o único exemplo recente de descaso de grandes empresas com os efeitos sociais e ambientais de sua prática. Basta lembrar os constantes derramamentos de óleo no mar, explosões de plataformas que vitimaram operários nos Estados Unidos, denúncias do Ministério Público sobre trabalho análogo à escravidão em confecções e fazendas no Brasil.

Leia mais

OSCs empregam e movimentam mais a economia que a maioria dos setores industriais

28/07/2014 - O peso das organizações da sociedade civil na economia brasileira supera o de grandes segmentos da indústria (como a de exploração de petróleo) e é maior que o da maioria dos estados. Se formassem um único município, as OSCs só perderiam em riqueza para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília – e estariam em pé de igualdade com Curitiba.

Leia mais

Projeto vai a escolas para estimular cultura de doação entre crianças brasileiras

28/07/2014 - Priscilla Dallari não precisou ir muito longe para notar o desejo das crianças em ajudar o próximo. Foi observando o comportamento de seus próprios filhos – uma menina de 8 anos e um menino de 6 – que ela teve a ideia de criar o “Desde pequeno”, projeto que busca incentivar, nas escolas, a cultura de doação entre os estudantes.

Leia mais

Especialista critica decisão de criador do Google de investir socialmente em Marte – e não em causas e organizações

28/07/2014 - O cofundador e CEO do Google, Larry Page, tem uma fortuna estimada em U$ 30 bilhões, de acordo com a Forbes. Mas, ao contrário de alguns de seus colegas na diminuta lista de bilionários, ele disse que não pretende investir sua riqueza em iniciativas sociais, mas em um projeto lucrativo de criar colônias em Marte. Segundo Page, deixar a dinheirama para a empresa inovadora teria mais impacto. A decisão causou alvoroço tanto no Vale do Silício – onde, por exemplo, Mark Zuckerberg, do Facebook, doou U$ 1 bilhão apenas em 2013 – quanto no setor social privado.

Leia mais

Proposta de Lei que regulamenta Fundos Patrimoniais é apresentada à Câmara dos Deputados

07/07/2014 - Foi protocolado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, pelo Deputado Paulo Teixeira (PT-SP), o Substitutivo ao Projeto de Lei nº 4643/12, que dispõe sobre a criação de fundos patrimoniais vinculados e a concessão de incentivos. O texto, apresentado à CFT no dia 03 de julho, é o resultado do trabalho do Grupo de Estudos sobre Fundos Patrimoniais, criado e coordenado em parceria pelo IDIS - Insituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e pela Vérios Investimentos, atual denominação da Endowments do Brasil, com apoio do GIFE - Grupo de Institutos Fundações e Empresas e do Banco JP Morgan.

Leia mais

Desconfiança e dependência crônica minam apoio a OSCs na América Latina, diz especialista

15/07/2014 - Por que os latino-americanos doam tão pouco? Cada país da região tem suas peculiaridades, mas é possível apontar duas causas gerais: desconfiança em relação a organizações da sociedade civil (OSCs), que não são transparentes, e dependência crônica do setor social em relação a instituições como Igreja, Estado e empresas.

Leia mais

“Investimento de impacto é uma premissa de marketing poderosa”, critica colunista da Forbes

15/07/2014 - No momento em que os investimentos de impacto social começam a atrair a atenção de empreendedores em diversas partes do mundo, o colunista da revista Forbes Phil DeMuth é cético e questiona a racionalidade econômica por trás de negócios que, ao mesmo tempo, busquem o lucro e algum benefício social.

Leia mais

Constranger milionários para doarem é estratégia que não funciona, diz especialista

01/07/2014 - Os milionários sempre são elogiados quando realizam investimentos filantrópicos de peso. O reverso é que, às vezes, os muito ricos que nada fazem sofrem críticas – mas essa cobrança, embora possa fazer sentido em tempos de desigualdade crescente, é uma estratégia ruim para arrecadar recursos para causas sociais.

Leia mais

Celular ajuda na inclusão econômica de pessoas pobres

01/07/2014 - O futuro da inclusão econômica de enormes contingentes de pobres pode estar na palma da mão. São os celulares e suas muitas possibilidades de serviços baratos, num momento em que, segundo dados do Banco Mundial, 89 a cada 100 pessoas de baixa renda têm um aparelho desse tipo.

Leia mais

Enriquecimento da Geração Y pode ser oportunidade para salto no investimento de impacto

01/07/2014 - Nas próximas décadas, uma grande quantidade de dinheiro vai mudar de mãos, na medida em que pais deixarem seus bens para seus filhos. Até aí, nada de novo. A novidade mesmo está em que os recebedores dos recursos – conhecidos como “millenials”, ou Geração Y – têm um perfil capaz de colocar em um novo patamar o investimento de impacto. Basta saber como liberar esta capacidade, avaliam Jed Emerson e Lindsay Norcott, respectivamente chefe de estratégia de impacto e estrategista de iniciativas da ImpactAssets, organização sem fins lucrativos que busca canalizar recursos para investimentos com retornos financeiros, ambientais e sociais.

Leia mais

Núcleos de estudo sobre terceiro setor se expandem, mas pesquisas ainda engatinham

01/07/2014 - O fortalecimento institucional do investimento social privado – tema que ganhou fôlego com as discussões sobre o marco regulatório do setor e a proposta de projeto de lei sobre fundos patrimoniais – passa pelas organizações sociais, claro, e pelo governo. Mas há outro segmento fundamental para a área se consolidar: a academia.

Leia mais

Campanha na África do Sul quer que ricos se comprometam a doar no mínimo 5% de sua renda

29/04/2013 - Um grupo de advogados e professores de Direito da África do Sul lançou recentemente uma campanha para incentivar os ricos sul-africanos a se comprometerem publicamente com a doação anual de pelo menos 5% de sua renda tributável para iniciativas de redução da pobreza no país.

Leia mais

Empresas usam própria expertise para fazer ação social com trabalho voluntário

24/06/2014 - A ação social corporativa não precisa necessariamente ser financeira ou ocorrer na forma de visitas a creches ou distribuição de cestas de alimentos. Pode estar diretamente ligada a seu ramo de atuação, naquilo que é conhecido como “business know how”: a empresa usar seus conhecimentos em prol dos outros.

Leia mais

Organizações devem priorizar alterações pontuais na legislação e autorregulação, diz advogado

24/06/2014 - Várias lideranças do terceiro setor têm despendido energia em prol da aprovação de um marco regulatório para as organizações da sociedade civil. Essa não é a melhor estratégia, defende o advogado Eduardo Pannunzio, pesquisador da Direito GV, em três textos publicados no site Brasil Post. Ele argumenta que alterações pequenas e autorregulação são saídas com benefícios maiores.

Leia mais

Investidores Sociais do Amazonas debatem desenvolvimento, doação e filantropia

07/06/2014 - O IDIS realizou, no dia 29 de maio, o Encontro de Investidores Sociais do Amazonas, reunindo mais de cinquenta participantes que debateram sobre o investimento social privado e políticas públicas, desenvolvimento local, o papel das empresas e as inspirações dos doadores, dentre outros assuntos.

Leia mais

Quem doa dinheiro é mais feliz, aponta pesquisa norte-americana

06/06/2014 - Quer se sentir feliz? Pois doe dinheiro! Um artigo publicado na revista Current Directions in Psychological Science aponta que os benefícios de ajudar outras pessoas “são evidentes em doadores idosos ou jovens em países ao redor do mundo, e se reflete não só no bem-estar subjetivo, mas também na saúde objetiva”.

Leia mais

Não há metodologia de avaliação de impacto de negócios sociais que sirva para todos os casos, dizem especialistas

07/06/2014 - A avaliação de impacto tornou-se um dos assuntos mais importantes para quem está desenvolvendo negócios sociais. Como saber se uma iniciativa está apresentando os resultados esperados? Ou se as mudanças são de fato decorrentes de um projeto? Não importa qual a questão, a resposta parece ser a mesma: “Não há uma forma padronizada de pensar avaliação de impacto”, afirmou a professora Angélica Rotondaro, representante, no Brasil, da universidade suíça de St. Gallen, cujo escritório brasileiro lida com o tema.

Leia mais

Crescimento econômico pode impulsionar doações no Brasil, avalia gerente da CAF

06/05/2014 - O primeiro módulo brasileiro do Foundation School 2014, realizado pelo IDIS em São Paulo, discutiu as oportunidades de crescimento de doações decorrentes da ampliação da classe média e da classe alta no Brasil e no mundo. O encontro, em 27 de maio, incluiu uma apresentação sobre o tema feita pelo gerente de política internacional da organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), Adam Pickering.

Leia mais

Ministro discute tramitação de projeto sobre fundos patrimoniais com comitê de filantropos

26/05/2014 - Um grupo formado por filantropos organizado pelo IDIS foi a Brasília debater com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a tramitação do projeto de lei que regulamenta a criação e o funcionamento de fundos patrimoniais – aplicação de recursos cujo rendimento é importante para custear uma organização social. O relator da proposta, deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), também esteve no encontro.

Leia mais

Presidente do BNDES defende criação de fundos patrimoniais para organizações da sociedade civil

26/05/2014 - O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, defendeu a criação de fundos patrimoniais – também chamados de endowments – como instrumento para apoiar a sobrevivência financeira das entidades sociais.

Leia mais

Acessar


Esqueceu sua senha?
Novo usuário?
Cadastre-se para receber o InVista Social - Boletim do Investidor Social.

Parceiros


 

Impulsionado pelo Plone, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto