Aos 15 anos, IDIS lança novo site para marcar o realinhamento estratégico de sua comunicação

7 de outubro de 2014

Acostumado a auxiliar organizações maduras a avaliarem o trabalho e fazerem ajustes depois de muito tempo de estrada, chegou a hora de o IDIS, ao completar 15 anos, rever sua própria atuação. O processo inclui reformulação da forma de se comunicar.

“Estamos fazendo um processo de revisão estratégica da comunicação e da atuação do IDIS”, afirma a diretora-executiva, Paula Fabiani. “Buscamos formas de nos comunicar de forma mais efetiva.”

A criação de um novo site é peça fundamental nessa etapa, e não se trata apenas de uma troca de roupagem, mas de uma mudança de postura. Afinal, se algo mudou muito nestes 15 anos foram justamente as ferramentas de comunicação, com o crescimento exponencial da internet e das redes sociais. “Vamos realinhar todos os nossos canais. Queremos aumentar a inserção digital do IDIS, utilizar as ferramentas de maneira mais ampla, trazer mais modernidade à comunicação”, explica Paula.

Não foi só o advento da internet e das mídias sociais que pressionou por mudanças na comunicação. O próprio investimento social privado mudou muito nesta década e meia. “Quando o IDIS surgiu, havia pouca informação sobre o tema; agora, há mais informação, queremos focar  nas inovações do setor”, diz Paula.

O instituto agora adota uma postura mais proativa para disseminar. Este posicionamento já havia ficado mais claro com a organização do Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais, realizado em 2012 e 2013. Além de produzir informação – como publicações, disponíveis no site –, o IDIS passa a discutir os grandes temas do setor.

A organização também tem se lançado com mais intensidade em ações de advocacy, como as voltadas para a aprovação, no Congresso Nacional, de um marco regulatório para criação e manutenção de fundos patrimoniais. Além disso, está envolvida em ações para desenvolver política pública para a primeira infância para populações ribeirinhas da Amazônia.

Outra iniciativa foi desenvolver o Redis, uma rede para colocar em contato direto investidores sociais privados de todo o Brasil. “A comunidade filantrópica brasileira é ainda muito fragmentada, o setor é recente e existem poucos institutos e fundações que trabalham em parceria”, afirma Paula, lembrando que o objetivo é criar uma rede de investidores sociais que colaborem uns com os  outros.

Com este reposicionamento estratégico, o IDIS acompanha as mudanças pelas quais o investimento social privado passou nos últimos anos. Mais ainda: continua a ser um dos impulsionadores do setor, como tem sido até agora.