Aprendendo em Londres...

*Por Andréa Wolffenbüttel

Integrar uma rede internacional ligada a uma das mais tradicionais organizações de fomento à filantropia no mundo agrega muito mais do que um logo famoso no seu website. Entre os dias 9 e 13 de abril último, tive a oportunidade de comprovar isso ao participar de uma International Collaborative Week (Semana Internacional de Colaboração), da Charities Aid Foundation (CAF), focada em Comunicação.

Representantes da CAF da África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Brasil (IDIS) se encontraram em Londres para compartilhar experiências, dúvidas e desafios, e também para conhecer as mais novas tendências em Comunicação para a Terceiro Setor.

O motivo inspirador dessa Semana foi o lançamento da nova logomarca da CAF, mas a ocasião serviu para conversar sobre muitos temas, entre eles:

  • como criar histórias atraentes
  • como usar de forma mais eficaz as redes sociais
  • como produzir roteiros de vídeos convincentes
  • como desenvolver campanhas poderosas

Também foi ótimo entrar em contato com tecnologias que ainda não estão presentes no cotidiano de quem faz Comunicação no Terceiro Setor, no Brasil, tais como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e 360º (foto).

Voltei sentindo-me mais preparada para cumprir minha atribuição de conduzir, junto com todos os colegas, a Comunicação do IDIS. Porém, o maior valor que trouxe na bagagem de volta são os novos vínculos estabelecidos com os meus pares nos diversos continentes nos quais a CAF atua. Uma ligação assentada nos anseios, temores, desafios e sonhos comuns a todos os que buscam estimular a prática do investimento social, da filantropia e da solidariedade entre os seres humanos.

Só tenho a agradecer à CAF-Canada, CAF-India, CAFSA, CAF-UK  e CAFAmerica!

(*) Andréa Wolffenbüttel é Diretora de Comunicação e Relações Institucionais do IDIS – representante da Charities Aid Foundation (CAF) no Brasil.