Pular para o conteúdo. Ir para a navegação

Portal IDIS

Seções
Ações do documento

Casos

Um nível acima

Klabin

Promover o jovem como agente do desenvolvimento comunitário é a proposta do Programa Klabin Jovem de Futuro, elaborado pelo IDIS em conjunto com a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil. Fundada em 1899, a empresa possui 17 unidades industriais, distribuídas em oito estados brasileiros, e uma na Argentina.

Leia mais

Rede Crescer

Entre maio de 2004 e maio de 2006, o IDIS - atendendo à vontade do Instituto Hedging-Griffo, de criar uma rede temática, para promover a troca de experiências entre as organizações sociais que ele já apoiava no Programa Crescer - apoiou a formação de facilitadores da Rede Crescer, a primeira rede de São Paulo voltada especificamente para a discussão da educação complementar.

Leia mais

Sabesp

Em 2005, o IDIS prestou apoio técnico à Sabesp para estruturar seu Programa de Responsabilidade Social e Investimento Social. A Sabesp é responsável pelo saneamento básico e abastecimento de água de 368 municípios do Estado de São Paulo e conta com um quadro de 17 mil funcionários.

Leia mais

REDIN-BH

Em fevereiro de 2003, a Rede pela Educação Infantil (REDIN-BH) foi criada, com apoio do IDIS e financiamento do Instituto C&A.

Leia mais

Programa DOAR em Minas Gerais

Com a implementação do Programa em São Paulo, percebeu-se que, com base na mesma metodologia, um outro tipo de estratégia poderia favorecer o desenvolvimento comunitário: o apoio de empresas que fazem parte de uma comunidade ou tenham interesse em atuar numa região específica.

Leia mais

Programa DOAR em São Paulo

Em 1999, com o apoio da Fundação W.K. Kellogg, o IDIS iniciou a fase piloto do Programa DOAR em oito cidades do Estado de São Paulo. Em cada uma dessas cidades, um grupo de lideranças representativas dos três setores da economia local - público, privado e sem fins econômicos - deu início à tarefa de contribuir para o desenvolvimento social de suas comunidades.

Leia mais

Caso AVON

Um bom exemplo da atuação do IDIS na área de investimento social corporativo é o caso do Instituto Avon que, em 2005, passou a atuar com a articulação de lideranças dos projetos que já vinham sendo apoiados pelo Instituto, e com o monitoramento constante dos projetos selecionados pela campanha “Um Beijo pela Vida”. Os dois movimentos contribuíram para que o Instituto desenvolvesse maneiras cada vez mais eficientes de atingir seus objetivos: a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e a redução da mortalidade causada por essa doença.

Leia mais

Parceria Havaianas e IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas

Publicado originalmente no "Guia Prático de MRC: Diretrizes e Casos", elaborado pelo IDIS em julho de 2007, este estudo de caso apresenta como a São Paulo Alpargatas, através da sua marca de maior sucesso, a Havaianas, utilizou com eficácia a ferramenta de marketing relacionado a causas para estabelecer uma relação “ganha-ganha” com uma organização da sociedade civil parceira, o IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas.

Leia mais

Caso ABADHS

A Associação Beneficente Alzira Denise Hertzog da Silva (ABADHS) foi criada em abril de 2001, pela família Hertzog da Silva. Após o falecimento de Denise, vítima repentina de um aneurisma cerebral, a família - cujos membros já atuavam individualmente em projetos filantrópicos -, decidiu unir-se em torno de um projeto único e prestar uma homenagem a ela.

Leia mais

Programa de voluntariado corporativo da Alcoa obtém adesão de 70% dos funcionários

Uma idéia simples: recompensar 50 horas de trabalho voluntário de um funcionário da empresa, doando US$ 250 à instituição apoiada pelo colaborador. Foi essa a estratégia adotada pela Alcoa, internacionalmente, em 2002, no Programa BRAVO!, e que, no ano passado, conseguiu mobilizar 68% dos funcionários brasileiros. No total, os colaboradores trabalharam 198 mil horas voluntariamente, o que rendeu R$ 2.143.313,00 às 591 instituições beneficiadas.

Leia mais

Tesco – Computers for Schools

Um dos casos de Marketing Relacionado a Causas (MRC) mais conhecidos na Grã-Bretanha é o Computers for Schools, realizado pela Tesco, grande rede varejista. Premiado no BT Cause Related Business Award 2006, o caso foi originalmente publicado no site do Business in The Community.

Leia mais

Campanha Um Beijo Pela Vida*

Para fortalecer sua ação no combate ao câncer de mama, a Avon lançou mundialmente a Breast Cancer Crusade, que no Brasil foi realizada como a Campanha Um Beijo Pela Vida. Apesar de ser uma campanha global, assumiu em cada país uma estrutura própria. Nas ações realizadas no Brasil, o Marketing Relacionado a Causas é utilizado como ferramenta para a parceria da empresa com a causa.

Leia mais

Instituto C&A

Entre julho de 2005 e setembro de 2006, o IDIS apoiou o Instituto C&A na elaboração de seu planejamento estratégico decenal. Na primeira fase do trabalho, realizou-se um diagnóstico situacional. A partir do resultado dessa atividade, foi conduzido o planejamento estratégico da organização e realizado o plano de ação para três anos, que utilizou a ferramenta do BSC.

Leia mais

Grupo de Fundaciones y Empresas da Argentina

Em 2006, o GDFE passou por um processo de revisão estratégica de sua atuação. Com o apoio do IDIS, atualizou sua missão e visão, traçou novas diretrizes, linhas de ação e definiu uma nova estrutura de gestão, com o intuito de ajudar a fortalecer o Investimento Social na Argentina.

Leia mais

Fundación Loma Negra

Em 2005, o IDIS apoiou o desenvolvimento do planejamento estratégico da fundação, colaborando com a definição de sua missão e visão. Em seguida, ajudou a estruturar seu Programa de Desenvolvimento Comunitário para a Juventude.

Leia mais

Formação da rede Agente - mobilizador de marketing relacionado a causas

Em 2006, o Comitê de OSCs da Iniciativa de Marketing Relacionado a Causas do IDIS desenvolveu uma estrutura mais participativa, ganhou novos membros e transformou-se numa rede social. Composta por 22 OSCs, a rede Agente - mobilizador de marketing relacionado a causas tem como idéia-força “ampliar a prática de MRC pautada pela transparência e efetividade”.

Leia mais

Atlantica Hotels International e WCF-Brasil

Neste estudo de caso sobre o uso do MRC, apresenta-se uma parceria pioneira e bem-sucedida entre a Atlantica Hotels International e o WCF-Brasil para a promoção do turismo sustentável e a proteção de crianças e adolescentes brasileiras contra a exploração sexual.

Leia mais

IDIS lança novo vídeo sobre MRC

Organizado pela Iniciativa de Marketing Relacionado a Causas do IDIS, o vídeo apresenta depoimentos de representantes de empresas e organizações da sociedade civil que conseguiram construir casos de MRC de sucesso. Assista ao vídeo de 15 minutos, produzido em julho de 2007.

Leia mais

Herbalife Brasil exporta modelo de investimento social para outros países

Quando o fundador da Herbalife, Mark Hughes, visitou a entidade Casa do Menor São Miguel Arcanjo, no Rio de Janeiro, em 1998, ele não teve dúvidas. Percebeu a necessidade de contribuir para a continuidade daquele trabalho social que atendia crianças e adolescentes em situação de risco social. A partir daí, a Herbalife Family Foundation (HFF), com sede nos Estados Unidos, decidiu apoiar a manutenção de um dos abrigos administrados pela Casa do Menor, em Nova Iguaçu (RJ). A instituição, que atende crianças de 0 a 7 anos, passou a ser chamada de Casa Herbalife.

Leia mais

Santander e Doutores da Alegria

Neste estudo de caso, mostra-se como o Santander Banespa e os Doutores da Alegria decidiram potencializar sua parceria por meio de um Programa de MRC que envolveu os colaboradores da empresa e seus clientes, em prol da alegria.

Leia mais

Copagaz e Fundação Abrinq pelos direitos da criança e do adolescente

Neste estudo de caso, será mostrado como Copagaz e a Fundação Abrinq decidiram potencializar sua parceria, envolvendo a parte comercial da empresa e outros ativos em prol das crianças e adolescentes de todo o país.

Leia mais

Whirlpool e Habitat for humanity

A Habitat for Humanity acredita que toda família merece uma casa, um lugar seguro onde possa criar raízes e cultivar um futuro de esperanças. A Whirlpool compartilha dessa crença.

Leia mais

IBTT e WWF: Coleção WWF PLUSH

A IBTT e o WWF compartilham o desejo de oferecer produtos de alta qualidade, ambiental e socialmente responsáveis, para ensinar as crianças sobre as espécies animais e sobre as ameaças enfrentadas pelo mundo atual.

Leia mais

Parceria entre o restaurante Mandarine e o FICAS

O restaurante Mandarine é uma pequena empresa que acredita em uma gestão socialmente responsável que contribua para as transformações sociais no Brasil.

Leia mais

Instituto de Cidadania Empresarial - Maranhão

Com o objetivo de fortalecer a atuação socialmente responsável das empresas associadas ao Instituto de Cidadania Empresarial - Maranhão (ICE-MA), bem como a qualidade da gestão das organizações da sociedade civil (OSCs) locais, por meio da capacitação de suas lideranças, o ICE-MA criou, em novembro de 2005, o Programa LideraR-SE.

Leia mais

Veracel – protagonismo comunitário

Promover o protagonismo da comunidade e, por meio dele, gerar desenvolvimento local. Esse foi o caminho adotado pela Veracel Celulose para provocar a transformação social das comunidades em que ela mantém operações.

Leia mais

Grupo Camargo Corrêa

Em 2007, o IDIS prestou apoio técnico ao Grupo Camargo Corrêa. O trabalho consistiu na sensibilização e capacitação de diretores e funcionários em relação a indicadores de sustentabilidade. A medida faz parte de um amplo processo de sustentabilidade corporativa, que inclui a criação e implementação de indicadores comuns a todas as unidades de negócio da companhia.

Leia mais

Onze anos de parceria entre Instituto Rodrigo Mendes e Tilibra

Para assegurar a sustentabilidade do Instituto que leva seu nome, Rodrigo Mendes procurava alternativas de captação de recursos da iniciativa privada. Em 1997, três anos depois da abertura da instituição, o fundador e superintendente uniu arte e a causa da inclusão de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência a uma iniciativa comercial com a Tilibra. A estratégia em Marketing Relacionado a Causas (MRC) dá frutos até hoje.

Leia mais

IDIS tropicaliza investimento social da Linklaters e de seu parceiro Lefosse Advogados

26/1/2009 – A tradição em filantropia estratégica da Linklaters, um dos maiores escritórios globais de advocacia, impulsionou uma iniciativa de investimento social corporativo no Brasil. Para se alinhar à rede da qual faz parte, o representante brasileiro que atua através de um acordo de cooperação com o grupo decidiu qualificar as intervenções sociais que realizava e iniciou um processo de adaptação das diretrizes de investimento social da Linklaters à realidade brasileira. O objetivo era tropicalizar os parâmetros estrangeiros e criar uma identidade própria do investidor nacional.

Leia mais

Investimento Social para a Nutrição: Casa Herbalife

17/3/2009 - Quando o fundador da Herbalife, Mark Hughes, visitou a entidade Casa do Menor São Miguel Arcanjo, no Rio de Janeiro, em 1998, ele não teve dúvidas. Percebeu a necessidade de contribuir para a continuidade daquele trabalho social que atendia crianças e adolescentes em situação de risco social. A partir daí, a Herbalife Family Foundation (HFF), com sede nos Estados Unidos, decidiu apoiar a manutenção de um dos abrigos administrados pela Casa do Menor, em Nova Iguaçu (RJ). A instituição, que atende crianças de 0 a 7 anos, passou a ser chamada de Casa Herbalife.

Leia mais

Investimento Social Comunitário: Redes Pela Educação Infantil

17/3/2009 - Tendo em vista o atual cenário da Educação Infantil (EI) nos municípios paulistas de Penápolis, Santa Bárbara d’Oeste, Americana, Limeira, São José dos Campos e Santos, em que faltam vagas em creches e pré-escolas e a qualidade do ensino oferecido poderia ser aprimorada, e ciente de que a EI é um momento decisivo na formação do indivíduo, com desdobramentos para todas as etapas da vida, o IDIS desenvolveu uma nova iniciativa de Investimento Social Comunitário: o Programa REDINs – Redes pela Educação Infantil.

Leia mais

Inserção dos Jovens no Mercado de Trabalho: Programa Youth Career Initiative

17/3/2009 - A fim de aproximar os jovens do mercado de trabalho, por meio da indústria hoteleira, aumentando a possibilidade de empregabilidade e fortalecendo o exercício da responsabilidade social no setor hoteleiro, o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) assinou uma parceria com o International Business Leaders Forum (IBLF) para implementar e expandir o programa Youth Career Initiative (YCI) no Brasil.

Leia mais

Abertura da Rede Agente: Promoção do MRC

17/3/2009 - A Rede Agente, mobilizadora de marketing relacionado a causas surgiu em 2006, como desdobramento do Programa de Formação do Comitê de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de Marketing Relacionado a Causas da Iniciativa de MRC do IDIS. Criado em 2005, o Comitê de OSCs foi montado com o objetivo de fortalecer e formar organizações da sociedade civil que desejavam estabelecer parcerias de MRC de sucesso com empresas e seus consumidores. Nessa época, o grupo era formado por 13 organizações sociais com diferentes estruturas e causas.

Leia mais

Gerdau une família e empresa para o benefício comunitário

22/4/2009 - O Instituto Gerdau resulta da união dos valores do Grupo Gerdau e da trajetória da família Gerdau Johannpeter em realizar ações sociais em benefício das comunidades. Fundado em 2005, nasceu para integrar as ações de responsabilidade social de ambos. Antes, as discussões a respeito do tema ficavam subordinadas ao processo de geração de imagem do Grupo.

Leia mais

Nestlé desenvolve edital público para selecionar que projetos sociais

22/4/2009 - Em 2008, o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) apoiou tecnicamente a Fundação Nestlé Brasil para desenvolver um edital de seleção, utilizado na promoção “Nestlé Torce por Você”. Foi a primeira vez que a fundação fez um concurso público para escolher os projetos sociais que iria apoiar, definindo para isso critérios claros e transparentes, de maneira que todas as organizações sociais do Brasil pudessem participar.

Leia mais

Lojas Renner reformula sua estratégia de RSE e cria seu primeiro programa de MRC

30/4/2009 - “Mais Eu”. Essa foi a mensagem da campanha de Marketing Relacionado a Causas (MRC) que o Instituto Lojas Renner realizou em agosto de 2008. Sua finalidade foi arrecadar recursos para projetos que visassem capacitar, gerar renda e inserir mulheres no mercado de trabalho. Foi a primeira ação de MRC realizada após a companhia reestruturar sua Responsabilidade Social Empresarial (RSE), com o apoio técnico do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), em 2006.

Leia mais

Espírito Empreendedor: Três Séculos da Filantropia da Família Rockefeller

30/04/2009 - O texto apresenta a história de sucesso da filantropia da família Rockefeller, uma organização da sociedade civil que apoia doadores a criar uma filantropia inovadora e eficaz ao redor do mundo. Sediada em Nova Iorque, a fundação foi criada por John D. Rockefeller que, em 1891, decidiu gerir sua filantropia "como se fosse um negócio". A Rockefeller Philanthropy Advisors dá conselhos, realiza pesquisas sobre doações, sobre desenvolvimento de programas filantrópicos, e oferece programas completos administrativos e de gestão de serviços para fundações e fundos de investimento. Este caso tornou-se um exemplo a ser seguido por pessoas interessadas em filantropia.

Leia mais

Foundation School desenvolve formação para investidores sociais familiares

4/5/2009 - O Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e a Charities Aid Foundation (CAF) promoveram entre os meses de agosto e dezembro de 2008, pela primeira vez, o Foundation School. O curso internacional teve o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de programas de investimento social familiar sustentáveis, efetivos, eficazes e inovadores.

Leia mais

Grupo Arcor implementa sistema de gestão integrada de RSE com o apoio do IDIS

21/7/2009 - Durante o planejamento estratégico da Fundação Arcor em 2004, a empresa argentina Arcor (fabricante de biscoitos, chocolates, doces, alimentos e packaging) reconheceu a necessidade de estabelecer uma estratégia que permitisse a incorporação da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) como um orientador do foco de seus negócios. A iniciativa teve três motivações centrais: fortalecer a imagem social da empresa, gerar mais impacto social das práticas de RSE que estavam sendo desenvolvidas e ampliar a satisfação dos diversos públicos com os quais se relaciona.

Leia mais

Criada há 6 anos, Redin-BH tem 35 creches parceiras

15/9/2009 – A Rede pela Educação Infantil de Belo Horizonte (Redin-BH) chega ao sexto ano com 35 creches participantes. Apenas em 2008, doze novas unidades passaram a fazer parte do grupo de desenvolvimento comunitário, cujo foco é a garantia do acesso da criança à Educação Infantil de qualidade.

Leia mais

Fundação Semear e o Troco do Carinho

8/6/2010 – O Troco do Carinho é uma ação de Marketing Relacionado a Causas (MRC) que a Fundação Semear desenvolve com a rede de supermercados UnidaSul Distribuidora Alimentícia, do Rio Grande do Sul. No texto, a organização que fomenta a prática de responsabilidade social no estado gaúcho explica a formação e o funcionamento da parceria e como ela tem gerado resultados na arrecadação de moedas (o troco). Em 2009, 34 instituições de atendimento direto a crianças e adolescentes foram beneficiadas com o recurso.

Leia mais

Votorantim Metais

23/11/2010 - O Grupo Votorantim tem tradição no investimento social. Em 2002, criou o Instituto Votorantim com o objetivo de articular as iniciativas de responsabilidade social das empresas da companhia. O investimento é dirigido prioritariamente ao desenvolvimento das comunidades do entorno onde atuam, com foco no desenvolvimento, capacitação e protagonismo da juventude.

Leia mais

Fundação Stickel redefine seu direcionamento estratégico

21/11/2011 - Fundada em 1954, a organização reestrurou sua Missão em 2011, com apoio do IDIS, definindo as artes visuais como um instrumento para promover a inclusão social, cultural e econômica de pessoas e comunidades em um dos bairros de menor índice de desenvolvimento humano da cidade de São Paulo, a Vila Brasilândia.

Leia mais

Acessar


Esqueceu sua senha?
Novo usuário?
Cadastre-se para receber o InVista Social - Boletim do Investidor Social.

Parceiros


 

Impulsionado pelo Plone, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto