Pular para o conteúdo. Ir para a navegação

Portal IDIS

Seções
Ações do documento

Inserção dos Jovens no Mercado de Trabalho: Programa Youth Career Initiative

17/3/2009 - A fim de aproximar os jovens do mercado de trabalho, por meio da indústria hoteleira, aumentando a possibilidade de empregabilidade e fortalecendo o exercício da responsabilidade social no setor hoteleiro, o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) assinou uma parceria com o International Business Leaders Forum (IBLF) para implementar e expandir o programa Youth Career Initiative (YCI) no Brasil.

O YCI teve início em 1995, na cidade de Bangkok, na Tailândia, no Hotel Pan Pacific e, segundo a UNICEF, contribuiu significativamente para a diminuição do número de meninas envolvidas no tráfico e comércio sexual. No Brasil, o programa existe desde 2005 e já treinou 169 jovens. Em 2007, 11 hotéis participaram do programa, oferecendo recursos técnicos, financeiros e humanos para capacitar os jovens. Ao todo, 82 pessoas concluíram o programa neste ano, dos quais 57% foram colocados no mercado de trabalho até fevereiro de 2008. Participam de cada treinamento, no máximo, dez jovens por hotel, proporcionando ao participante atenção e ensino individualizados dos experientes executivos.

Com duração de seis meses, o projeto é composto por treinamentos teórico (em sala de aula) e prático, e prevê que os jovens vivenciem os diferentes departamentos do hotel. Quem executa a função de professor são os próprios diretores e gerentes dos hotéis. Fizeram parte do programa os hotéis Marriott Aeroporto, Renaissance São Paulo, Intercontinental São Paulo, Crowne Plaza, Marriott Executive Apartments, Marriott & Renaissance Costa do Sauípe, Intercontinental Rio de Janeiro, Copacabana Palace, Pestana Rio Atlantica, Rio Othon Palace e J.W. Marriott.

Atualmente, o YCI é desenvolvido em (nove) dez países: Austrália, Filipinas, Tailândia, Etiópia, Jordânia, Romênia, México e Brasil. Até hoje, 1600 jovens passaram pelo programa. Responsável pelo recrutamento e seleção dos jovens, acompanhamento e suporte aos hotéis, o IDIS é coordenador do país. O programa é coordenado mundialmente pelo IBFL, organização britânica constituída em 1990 pelo Príncipe Charles e por presidentes de multinacionais.

De acordo com dados do relatório “Igualdade no Trabalho: Enfrentar os Desafios”, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2005, os jovens eram responsáveis por 44% do desemprego mundial. A United Nations World Tourism Organization, por outro lado, indica que o turismo é a indústria que tem o crescimento econômico mais rápido em termos de criação de empregos, que absorve mão-de-obra qualificada, e está em ascensão, sobretudo em países emergentes.

Este programa é um exemplo de êxito em propor uma alternativa para o investimento social privado da indústria hoteleira com um enorme potencial de crescimento e impacto na vida da população juvenil que busca entrar no mercado de trabalho.

International Business Leaders Fórum (IBLF) é uma organização sem fins lucrativos, constituída em 1990 no Reino Unido, pelo Príncipe Charles e por um grupo de diretores-presidentes de multinacionais, que tem por missão promover a responsabilidade social empresarial e parcerias para o desenvolvimento sustentável, particularmente em países emergentes.

Acessar


Esqueceu sua senha?
Novo usuário?
Cadastre-se para receber o InVista Social - Boletim do Investidor Social.

Parceiros


 

Impulsionado pelo Plone, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto