Pular para o conteúdo. Ir para a navegação

Portal IDIS

Seções
Ações do documento

Links Interessantes


Conheça a lista de sites recomendados sobre investimento social corporativo, investimento social familiar, marketing relacionado a causas, sustentabilidade, responsabilidade social, entre outros, e boa leitura!


A Charities Aid Foundation é uma organização sem fins econômicos, dedicada ao investimento social privado, com sede no Reino Unido.  Tem como objetivo aumentar e fortalecer o investimento social privado, influenciar o poder público a favor do investimento social e ajudar doadores a identificar e apoiar causas sociais, oferecendo um amplo leque de serviços para doadores individuais, doadores corporativos e organizações sem fins econômicos. No Brasil, o IDIS é parceiro da CAF International Network.


Mapa da Rede CAF InternacionalA CAF Intenational Network é uma rede mundial, liderada pela Charities Aid Foundation (CAF), que gerencia investimentos destinados a doadores e organizações da sociedade civil. Sediada no Reino Unido, a rede oferece serviços de planejamento e execução de programas de doação, gerenciamento de fundos filantrópicos e capacitação de instituições sem fins lucrativos. Os escritórios de atuação encontram-se em todos os continentes. Ao todo, são oito. No Brasil e na América Latina, o IDIS é responsável pela atuação da CAF. Os outros escritórios encontram-se nos Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Rússia, Índia e Bulgária.


A revista Alliance traz notícias e análises, em inglês, sobre o que acontece ao redor do mundo na área da filantropia e do investimento social privado. Indicada para filantropos e investidores sociais que pretendem manter-se informados sobre o desenvolvimento da área e inovações nesse campo. A publicação oferece também opiniões de colunistas, artigos, resenhas de livros e relatórios de conferências. A Alliance procura mostrar perspectivas de norte a sul, conectando mundialmente pessoas e ideias. No site, é possível se cadastrar para comprar a publicação em inglês.


O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é uma fonte de financiamento multilateral, que concede empréstimos e faz operações de cooperação técnica não-reembolsáveis. Atua junto a governos, empresas e organizações da sociedade civil dos países da América Latina e Caribe. A colaboração mútua envolve o desenvolvimento de programas de combate à pobreza e de promoção da equidade social condizentes com a realidade local. Na seção de publicações, o site traz estudos em espanhol e inglês sobre democracia, macroeconomia, educação, finanças e outros temas. A instituição também disponibiliza um boletim sobre ética e desenvolvimento, que aborda questões como responsabilidade social das empresas, voluntariado e capital social.


O Business in the Community é uma organização que pretende gerar benefício público, auxiliando empresas a aumentarem o impacto de seus negócios de maneira positiva na sociedade e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Com 20 anos de experiência, o BITC é composto por mais de 700 grandes empresas da Grã-Bretanha e mantém parcerias com cerca de 100 organizações nessa nação, além de mais de 60 outras no mundo, que compartilham conhecimentos para transformar a política em práticas. Sua biblioteca apresenta questões relativas à Responsabilidade Social, relatos de seminários internacionais, casos de sucesso etc.


O Cause Marketing Forum foi fundado em 2002, com o objetivo de ajudar empresas e organizações sem fins lucrativos a estruturarem programas de Marketing Relacionado a Causas. Para isso, criou: o Cause Marketing Forum Conference, um encontro anual, que reúne empresários e lideranças de organizações da sociedade civil (OSCs)para avaliar as melhores campanhas de MRC; o The Cause Marketin Halo Awards, um prêmio para reconhecer programas de MRC bem-sucedidos; o The CM Guide at causemarketingforum.com, um guia básico online, de pesquisa sobre MRC, com estudos, melhores práticas e outras dicas de criação de programas em MRC; além de cursos à distância e serviços de aproximação de empresas e OSCs para o estabelecimento de alianças.


Com atuação principalmente no México, o Centro Mexicano para la Filantropía (Cemefi) é uma associação sem fins lucrativos, que promove e articula a participação filantrópica de pessoas e organizações e a responsabilidade social de empresas para uma sociedade mais justa. Até dezembro de 2008, possuía 715 membros. O Cemefi integra o Global Partner Network. Em seu link fundações comunitárias, a organização apresenta sua visão sobre o tema, além de disponibilizar artigos.


A Community Foundations of Canada (CFC) é um movimento que engloba 165 fundações comunitárias do Canadá, com o objetivo de ligá-las e apoiá-las na crescente rede local, para torná-las mais fortes e reforçar sua liderança. A CFC incentiva a filantropia por meio de fundações comunitárias para fortalecer comunidades canadenses e mundiais. O movimento desenvolve programas inovadores, trabalhando junto a governos, consultores e parceiros nacionais e internacionais.


O Council on Foundations é uma organização composta por mais de 2 mil fundações e programas de doação espalhados por todo o mundo. Oferece capacitação em liderança, serviços jurídicos e troca de experiências a seus membros e ao público em geral. Em sua seção “Learn”, estão disponíveis para download diversos documentos, que abordam desde como criar uma fundação, o status da filantropia e do investimento social em diversas partes do mundo, além de ética e governança, estímulo à diversidade etc.


Criado em 1989, o European Foundation Centre é uma associação internacional independente, sem fins lucrativos, com mais de 200 membros e associados, 350 iniciativas de filantropia comunitária e mais de 50 mil organizações ligadas a uma rede de 58 centros de informação e apoio em todo o mundo todo. O EFC sedia a Worldwide Initiatives for Grantmaker Support (WINGS), uma rede global com cerca de 100 associações de doadores e organizações de apoio. A biblioteca do site conta com informações sobre fundações privadas e empresariais na Europa, dados fiscais, filantropia comunitária, além de publicações do EFC – gratuitas ou pagas.


O Foundation Center é uma associação sem fins lucrativos apoiada por cerca de 600 fundações nos Estados Unidos. Trata-se de uma organização de referência no país, que congrega informações, realiza pesquisas e gera conhecimento sobre filantropia, além de manter um banco de dados sobre os investidores sociais e as iniciativas em que aplicam. No site do Foundation Center há uma biblioteca com informações sobre mais de 95 mil fundações empresariais e instituições financiadoras. A busca pode ser realizada por cinco centros locais: Nova York, Washington, Atlanta, Cleveland e São Francisco.


Gestión Estratégica para las Organizaciones Sociales (Gestratégica)

O portal Gestión Estratégica para las Organizaciones Sociales (Gestratégica) é um centro virtual com recursos, formação e capacitação em gestão estratégica para organizações da sociedade civil. O site pertence à Fundación para el Desarollo Institucional de las Organizaciones Sociales (Fundación DIS), da Colômbia, e é apoiado pelo Seniors Españoles para la Coperación Técnica de España (SECOT) e pela Comunidad de Madrid. Além de espaço de compartilhamento de conteúdo e informações, é possível encontrar textos, publicações, ferramentas, casos, vídeos, entre outros. Os documentos estão disponíveis em espanhol, português e inglês.


 Grantmaking & Philanthropy (GrantCraft) 

O Grantmaking & Philanthropy (GrantCraft) é um projeto da Ford Foundation que sistematiza e oferece conhecimentos em investimento social privado, com base na experiência de centenas de doadores. O GrantCraft possui publicações e outras ferramentas úteis para investidores sociais, especialmente para aqueles que acabaram de ingressar nesse universo. Há guias, vídeos e workshops que podem ser adquiridos pelos interessados. O conhecimento serve de meio para que o doador invista de forma mais eficiente e eficaz.


Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)

Reúne empresas, institutos e fundações brasileiras, de origem privada ou instituída, que realizam ações de investimento social privado. Atualmente, 112 organizações compõem a rede de associados do GIFE, investindo quase R$ 1,15 bilhão por ano em projetos. O site traz uma lista bastante rica de sites recomendados, organizados por temas. Oferece ainda serviço de divulgação de oportunidades de emprego e banco de currículos.


Criado em 1995 por fundações doadoras da Argentina, o Grupo de Fundaciones é uma associação sem fins econômicos que tem o objetivo de promover e profissionalizar iniciativas de investimento social privado e incentivar a responsabilidade social empresarial. Promove a troca de experiências entre as entidades doadoras e a difusão das iniciativas do setor. O site conta com uma ampla biblioteca virtual, com documentos organizados por temas e diversos documentos para download.


O International Business Leaders Forum (IBLF) trabalha com empresas, governos e sociedade civil para aumentar contribuição de companhias para o desenvolvimento sustentável. É uma organização sem fins lucrativos que reúne mais de cem líderes de empresas mundiais. Fundada pelo Príncipe Charles no Reino Unido, o IBLF oferece consultoria estratégica para empresas que desejam estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil e contribuir com a transformação da realidade local. Entre suas áreas de atuação estão negócios sustentáveis, desenvolvimento humano e da saúde em países emergentes. O IDIS é parceiro do IBLF na implementação no Brasil do Youth Career Initiative.


O National Center for Family Philanthropy (NCFP) é uma organização sem fins lucrativos destinada a apoiar a filantropia familiar. Só nos Estados Unidos, segundo o The Foudation Center, existem mais de 37 mil fundações familiares, que, em 2006, doaram mais de 16 bilhões de dólares. O centro já produziu mais de 40 títulos entre livros, jornais e revistas sobre o tema e ajudou mais de 100 organizações a desenvolver programas e projetos patrocinados por famílias. A organização também promove palestras sobre filantropia familiar.


Presente em 166 países, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a organização atua há mais de 40 anos, pesquisando indicadores, criando e implementando projetos que atendam a temas centrais locais, como modernização do Estado, combate à exclusão social e à pobreza, conservação ambiental e uso sustentável de recursos naturais. Sua página web traz relatórios feitos com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Há também atlas regionais, com informações de Manaus, Recife, Grande Belo Horizonte e Grande Salvador. Os dados podem servir de fonte para a elaboração de projetos sociais.


A Synergos é uma organização fundada em 1986, que reúne 200 pessoas e 74 famílias de 25 países, que realizam investimento social. Os recursos são aplicados em causas que visam reduzir a pobreza e aumentar a equidade social em 30 países. Em mais de 20 anos de história, a Synergos trabalhou com diversas causas, como a diminuição da desnutrição infantil na Índia e o atendimento a crianças órfãs infectadas pela AIDS na África do Sul. A organização trabalha para conectar pessoas em causas comuns, ou seja, criar uma rede de líderes locais, para os quais, em geral, o investimento social é direcionado.


O The International Center for Not-for-Profit Law é uma organização sem fins econômicos, que pretende criar um mundo no qual a sociedade civil possa se desenvolver livremente e participar das decisões públicas. Para atingir esse objetivo, seus programas e pesquisas são focados na promoção de um ambiente legal favorável para a sociedade civil e para a participação pública em todo o mundo. Em seu site, há um Centro de Conhecimento, com informações sobre a legislação de mais de cem países. 


A The Philanthropic Initiative é uma organização sem fins econômicos, que presta consultoria em filantropia, nos Estados Unidos. Oferece planejamento estratégico e serviços programáticos para doadores individuais, famílias, fundações e empresas. A biblioteca do site traz alguns documentos sobre filantropia, ensaios, sugestão de livros e a newsletter da organização.


A The Resource Alliance é uma instituição internacional sediada em Londres (Reino Unido), cujo objetivo é apoiar organizações da sociedade civil em qualquer parte do mundo a alcançar sua sustentabilidade financeira. Criada em 1981, promove anualmente o Congresso Internacional de Captação de Recursos (IFC, na sigla em inglês), que geralmente reúne cerca de mil participantes de 60 países. A organização possui representações regionais na Índia e em Uganda. No Brasil, formou uma aliança estratégica com o IDIS para profissionalizar o setor. 


Criada em 2000, a Worldwide Initiatives for Grantmaker Support é uma rede global, composta por cerca de 120 associados e organizações de apoio a doadores, de 50 países, que tem por objetivos: trocar experiências; desenvolver maneiras de comunicação e colaboração entre seus membros; e contribuir para o fortalecimento da filantropia mundial. A rede WINGS é composta pela WINGS-CF, que inclui organizações de apoio ao desenvolvimento e ao trabalho de fundações comunitárias e pela WINGS-CI, que reúne organizações que oferecem apoio a empresas que têm interesse em fazer investimento social. O link “Information and Resources”, traz um compêndio que reúne mais de 250 documentos de autorias diversas, pagos ou não.

Acessar


Esqueceu sua senha?
Novo usuário?
Cadastre-se para receber o InVista Social - Boletim do Investidor Social.

Parceiros


 

Impulsionado pelo Plone, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto