Pular para o conteúdo. Ir para a navegação

Portal IDIS

Seções
Ações do documento

Observatório da Crise 2008-2009

Um nível acima
Neste espaço, estão disponíveis notícias e análises sobre como os investidores sociais vêm se comportando durante a crise econômica mundial, que começou em outubro de 2008. As fontes de informação são de veículos de grande imprensa e especializados, cujos conteúdos foram publicados em português, espanhol e inglês.

Nem só em crise vivem as organizações sociais

Confira o segundo artigo, numa série de três, que aponta os resultados da pesquisa realizada pela SITAWI. A pesquisa foi conduzida em maio e junho de 2009 com cerca de 50 organizações sociais (incluindo fundações/institutos) de todo o país com o objetivo de apontar características da crise no terceiro setor e as perspectivas para o futuro.

Leia mais

Crise econômica serve para instituições se reinventarem

Apesar dos cortes de custos, inclusive em relação ao investimento social, as empresas não foram radicais a ponto de desistir da sustentabilidade e de seu papel social. Essa é a opinião do vice-presidente do Conselho Deliberativo do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Henrique Ubrig, sobre o comportamento dos três setores da sociedade perante o desafio mundial.

Leia mais

Wealthy becoming increasingly active in philanthropy in face of recession

A Filantropia, apesar da recessão econômica, permanece bem e em crescimento. Segundo um novo relatório publicado este mês pelo Barclays Wealth, nem todos os investidores diminuíram as suas doações perante a crise econômica global.

Leia mais

Entrevista com Aron Cramer, Presidente da Business Social Responsability (BSR).

Em entrevista ao Responsabilidade Social, Aron Cramer, presidente da Business Social Responsibility (BSR), fala sobre o movimento de RSE nos Estados Unidos e os efeitos da crise financeira nos investimentos sociais privados.

Leia mais

Nem só em crise vivem as organizações sociais

Confira o primeiro artigo, numa série de três, que aponta os resultados da pesquisa realizada pela SITAWI. A pesquisa foi conduzida em maio e junho de 2009 com cerca de 50 organizações sociais (incluindo fundações/institutos) de todo o país com o objetivo de apontar características da crise no terceiro setor e as perspectivas para o futuro.

Leia mais

Community Foundation Giving Increased 6.7 Percent in 2008

Relatório publicado pela Foundation Center relata que no ano de 2008, o montante de doações das Fundações Comunitárias aumentou 6,7% totalizando R$4,6 bilhões. Este valor supera os recursos destinados pelas Fundações corporativas.

Leia mais

George Soros gives $100m gift to Europe

Matéria do Financial Times relata a atuação de filantropos no Centro e Leste da Europa como George Soros, investidor bilionário e filantropo, que destinou US$100 milhões para grupos voluntários e organizações não-governamentais destas regiões.

Leia mais

Managing in Tough Times: May 2009 Nonprofit Leaders Survey Update

Cerca de 100 participantes, líderes de organizações sem fins lucrativos, responderam a um estudo da Bridgespan, que visou entender como a desaceleração econômica afetou as organizações sociais nos EUA. Apesar de necessárias adaptações, principalmente em relação ao orçamento, os respondentes mostraram otimismo quanto ao futuro; quase metade acredita que, dentro de um ano, sua organização se fortalecerá novamente. O planejamento emergencial também se mostrou freqüente como uma saída necessária para resistir ao atual cenário de crise.

Leia mais

Giving in the Recession

O Instituto para a Filantropia (Institute for Philanthropy) preparou um relatório sobre como doadores e parceiros filiados à organização estão encontrando caminhos para continuar seus trabalhos em plena crise econômica mundial. Intitulado Giving in the Recession (Doando na Recessão, em tradução livre), a publicação inclui informações sobre dez tipos de doações mais eficazes, assim como seis estudos de caso em que doadores e instituições explicam as estratégias que vêm utilizando.

Leia mais

Entrevista com Marco Zeppelini

Em entrevista exclusiva ao Responsabilidade Social, Marcio Zeppelini, profissional com mais de 12 anos de atuação no Terceiro Setor, faz um retrato do segmento no país. Segundo ele, o crescimento exponencial do número de organizações não-governamentais nos últimos anos é reflexo da ineficiência do Estado. O especialista também alerta que o impacto da crise internacional na área social ainda será sentido a partir de novembro deste ano, “aproximadamente, quando a maioria das empresas começa a elaborar sua planilha de custos para o próximo período”, avisa.

Leia mais

A crise chegou ao país

A reportagem publicada no site do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) relata as análises dos membros dos conselhos Consultivo e de Administração da instituição sobre o quadro econômico global e os impactos da crise econômica no país. Uma das avaliações foi de que a superação virá a médio e longo prazos e que a arrecadação fiscal será menor por causa do lucro menos das empresas.

Leia mais

A tentação da informalidade em tempos de crise

Reportagem da revista do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) trata do risco de empresas e indivíduos adotar práticas ilegais, como sonegação de impostos, consumo de produtos de origem ilegal, entre outros.

Leia mais

Organização lança pesquisa para medir o impacto da crise nas entidades sociais

A Sitawi - organização social de financiamento e aconselhamento estratégico - desenvolveu uma pesquisa que identificará, após a crise financeira, o novo cenário em que organizações da sociedade civil, fundações, institutos e empresas se encontram em relação à sua atuação social. O objetivo é mensurar os impactos no setor social e compreender como as diferentes instituições relecionadas têm reagido a ela.

Leia mais

Crise mundial agrava os desafios do terceiro setor

Em artigo, a a presidente da Associação Paulista de Fundações, Dora Sílvia Cunha Bueno, trata sobre os efeitos da crise econômica para as organizações sociais, como o desafio de identificar a melhor gestão dos recursos para manter o seu quadro de funcionários.

Leia mais

Susan Andrews fala da crise internacional

Susan Andrews, coordenadora do Instituto Visão Futuro e consultora de grandes empresas para a melhoria de clima organizacional, em entrevista exclusiva para o Instituto Ethos, fala da crise financeira internacional e de como ela vê o Brasil nesse cenário.

Leia mais

Crisis y RSE según The Economist

Publicado pelo The Economist e traduzido pelo ComunicaRSE (Comunicación de Responsabilidad Social de la Empresa), este artigo discute a Responsabilidade Social Empresarial em tempos de crise.

Leia mais

Dosier Telos

Confira o site da Revista TELOS dedicado ao estudo e divulgação de conteúdo relacionado a diferentes temas dentro do campo da comunicação social, ciências sociais e da cultura.

Leia mais

Focus on the Economic Crisis

Conheça o site sobre filantropia em meio à crise econômica, criado pelo Foundation Center. A página reúne notícias, análises de especialistas e exemplos de práticas filantrópicas no atual contexto. A instituição americana sem fins lucrativos é geradora de serviços e ferramentas de filantropia.

Leia mais

Britain’s biggest donors give even more despite the recession

Artigo de Ben Eyre, publicado pelo site Philanthropy UK em 30/4/2009, discorre sobre as quantias doadas por filantropos na Grã-Bretanha. Apesar da crise financeira, a lista dos top 100 filantropos do ano publicada pelo Sunday Times Rich List apresentou um crescimento de 8% em suas doações.

Leia mais

Como conquistar a confiança do investidor social?

Artigo de Maureen Stapleton, publicado pela Rede GIFE e Revista Envolverde em 28/4/2009, fala sobre a importância da transparência das informações em momentos de crise. O acesso a dados é valorizado pelos financiadores e aumenta a confiança do investidor com relação ao projeto social.

Leia mais

CR in a Recession

Confira a nova seção do Business in The Community (BiTC), que avalia como a recessão econômica está impactando nas práticas de responsabilidade social corporativa.

Leia mais

La crisis y el tercer sector: una oportunidad para la transformación social

Publicação feita pela organização espanhola Observatorio del Tercer Sector faz uma breve análise dos desafios e oportunidades que surgem em contextos de crise econômica, colocando em pauta as especificidades do terceiro setor.

Leia mais

El desafio de trabajar con menos recursos

Reportagem do portal argentino Tercer Sector relata como as empresas do país estão planejando de forma criativa seus investimentos sociais durante o período de retração econômica.

Leia mais

Como o mundo reage à crise

Infográfico montado pelo portal Estadão.com.br em 9/11/2008, registra, de maneira didática, as ações adotadas por diversos países para combater a atual crise mundial. A ferramenta é atualizada regularmente.

Leia mais

Investimento social precisa ser mais rigoroso

Texto do Gife Online, no ar desde 9/3/2009, apresenta as conclusões de um debate sobre a crise, realizado entre docentes do Curso Avançado de Gestão do Investimento Social Privado.

Leia mais

Downturn will 'set back Millennium Goals by three years'

O impacto da desaceleração econômica nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foi tema de reportagem do jornal londrino The Guardian em 9/3/2009.

Leia mais

Observatório do European Foundation Center

Conheça o hotsite sobre a crise montado pelo EFC, instituição de origem belga. A página reúne notícias, análises de especialistas e notícias.

Leia mais

O impacto da crise no terceiro setor

Em artigo publicado na revista IntegrAção, o professor da FGV Luiz Carlos Merege analisa o efeito da crise de acordo com o perfil do investimento social privado no Brasil.

Leia mais

Crise financeira pode ser filtro para terceiro setor

Artigo dos advogados Rubens Naves e Maria Laura Canineu publicado no site Consultor Jurídico ressalta a importância da formação de redes entre ONGs para sobreviver à crise.

Leia mais

Sustentabilidade deve pautar mercado pós crise

Reportagem da Rede Gife Online, de 26/1/2009, mostra as opiniões de Ricardo Young, do Instituto Ethos, do economista José Eli da Veiga, da USP, entre outros.

Leia mais

Crise Global provoca redução dos orçamentos de ONGs e fundações

Reportagem do jornal Valor Online, publicada em 9/1/2009, aponta que a crise financeira vai reduzir o orçamento das organizações da sociedade civil e fundações empresariais.

Leia mais

O impacto da crise econômica no terceiro setor

Especialistas demonstram preocupação com a diminuição dos investimentos sociais em reportagem publicada pelo portal do Centro de Ação Voluntária de Curitiba, em 21/1/2009.

Leia mais

Dealing with the downturn

Artigo de Melissa A. Berman, CEO da Rockefeller Philanthropy Advisors, comenta o impacto da crise financeira para o terceiro setor, sobretudo nas pequenas organizações. O texto foi publicado no boletim Philanthropy UK, de dezembro de 2008.

Leia mais

What gives in a recession? A historical perspective

Artigo de Ben Eyre, publicado no boletim Philanthropy UK, de dezembro de 2008, faz uma análise histórica do impacto de diversas crises econômicas nas doações.

Leia mais

Entrevista com Gilson Bertozzo

O sociólogo da empresa Terceira Tese aponta em entrevista concedida ao site Responsabilidadesocial.com, em 5/12/2008, os principais erros cometidos pelas empresas na hora de investir no terceiro setor e os impactos da crise nessa área.

Leia mais

Crise mundial poderá transformar o terceiro setor no Brasil

Artigo de Marcos Kisil, presidente do IDIS, pondera que as organizações da sociedade civil terão mais dificuldades em obter recursos por causa da crise e que os doadores vão se tornar mais exigentes em relação às instituições que apoiam. Publicado no Portal do Investidor Social, em 31/10/2008.

Leia mais

Acessar


Esqueceu sua senha?
Novo usuário?
Cadastre-se para receber o InVista Social - Boletim do Investidor Social.

Parceiros


 

Impulsionado pelo Plone, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto