Brasil Realiza Dia de Doar Para Incentivar a Cultura da Doação

1 de janeiro de 2014

O fim de ano é marcado por dois comportamentos opostos: consumismo e solidariedade. Para o primeiro, surgiram nos Estados Unidos a Black Friday, com grandes descontos em lojas físicas, e a Cyber Monday, com promoções em lojas virtuais. Para o segundo, há dois anos foi criada a Giving Tuesday, uma espécie de resposta social às outras duas datas.

O Brasil já havia importado as promoções, com maior ênfase nas vendas on-line, e passa a ter também seu Dia de Doar, para estimular uma cultura de doação no país. A primeira edição ocorreu em 30 de novembro, quando também foi lançado o portal diadedoar.net (http://www.diadedoar.net/), cujo objetivo é trazer relatos de pessoas que praticam a doação e criar um ambiente para troca de experiências sobre o assunto.

“Eu acho mais marcante concentrar a campanha em um dia do que fazer coisas soltas durante o ano”, comenta o diretor do Instituto Doar, Marcelo Estraviz, um dos responsáveis pela articulação em torno da data.

A estreia da data no Brasil não coincidiu com o Giving Tuesday, que caiu em 3 de dezembro. Isso aconteceu, basicamente, para aproveitar a estrutura da ONG Brasil, maior evento de responsabilidade social da América Latina, realizado em São Paulo entre 28 e 30 de novembro. “Foi uma opção de ganha-ganha: a ONG Brasil se beneficiou e nós também, pois havia 500 entidades presentes e todas sabiam da celebração”, afirma Estraviz.

Há outra diferença entre a iniciativa norte-americana e a brasileira. Lá, o foco é a doação de dinheiro; aqui também se quer incentivar outros tipos de doação, como a de tempo (por meio de voluntariado). E tenta-se “qualificar a ação donativa”, como declara Estraviz: convencer um voluntário ocasional a tornar-se colaborador mais frequente e doar objetos em bom estado. “Se vai doar agasalho, que doe um bom agasalho”, resume.Até por isso, uma das táticas daqui para frente é associar o Dia de Doar a outras datas de incentivos a diversos tipos de doação. “No decorrer do ano, vamos contribuir com várias datas, como os dias de doação de sangue, de medula, de órgãos, ajudando a quem já faz bem feito e os ters conosco na próxima data nacional”, explica.

Em 2014, haverá novamente o Dia de Doar, mas ainda não se estipulou uma data. “Estamos vendo se nos aliamos ao Giving Tuesday ou se mantemos o dia 30 de novembro. Vamos ter um ano para planejar bem a ação”, comenta Estraviz.

Nesse processo, a data pode até ganhar um aliado de peso. A Secretaria-Geral da Presidência da República estava presente na ONG Brasil e se interessou por transformar o Dia de Doar em uma data oficial. “O governo comprou a ideia, vamos conversar melhor, mas a celebração acontecerá independentemente do apoio governamental”, garantiu Estraviz.

Repercussão

O primeiro Dia de Doar superou as expectativas. “A Abrinq e a WWF colocaram banners em seus sites, várias plataformas de doação online estavam conosco e até um shopping em Maceió entrou na campanha”, relatou Estraviz.

Ele não sabe contabilizar se houve um aumento de doações durante a data, mas relatou um acréscimo de 50% do público no último dia da ONG Brasil (quando foi celebrado o Dia de Doar) em comparação com o ano passado. “Não acho que o aumento foi todo por nossa causa, mas contribuímos um pouco”.

Nos Estados Unidos, a iniciativa tem tido grande impacto. “Em 2012, houve um aumento de 40% nas doações online durante o Giving Tuesday”, exemplificou Estraviz.