Em evento promovido pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab,  presidente do IDIS defende regulamentação de Fundos Patrimoniais para atrair doações

13 de março de 2018

 

“O fato de não termos uma legislação é uma falta de incentivo”, Paula Fabiani – evento na FSP

O que é preciso para acelerar o investimento social privado no Brasil? Às vésperas do Fórum Econômico Mundial 2018 na América Latina, a questão esteve no centro do debate levantado pelo evento ‘Inovação Social – Desafios e Novos Modelos’, realizado pela Folha de S. Paulo e a Fundação Schwab  no dia 12 de março, em S. Paulo, e voltado para empreendedores sociais.

A mesa-redonda em torno do tema ‘Como a Legislação de Isenção de Impostos pode Acelerar o crescimento de ONGs e Negócios de Impacto no Brasil’, teve como moderadora Maria Cristina Frias, colunista da Folha, e reuniu o secretário da Fazenda do estado de São Paulo, Helcio Tokeshi; Patrícia Villela Marino, presidente da Humanitas360; Paula Fabiani, diretora-presidente do IDIS; Paula Storto, sócia da SBSA Advogados; e Priscila Pasqualin, sócia da PLKC Advogados e presidente do Conselho Fiscal do IDIS.

Dois pontos foram destaque: Fundos Patrimoniais e Nota Fiscal Paulista. A equipe do IDIS, através de um forte e contínuo trabalho de Advocacy pela regulamentação dos Fundos Patrimoniais,  acompanha os seis projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. Paula Fabiani lembrou que trata-se de um tipo de fundo destinado a sustentar parte ou o todo do orçamento de uma organização social, ambiental, cultural ou educativa, assim como custear projetos inovadores e estratégicos que dificilmente atrairiam recursos em sua fase inicial. E a advogada Priscila Pasqualin citou a importância da Legislação para fortalecer o Terceiro Setor, além de mencionar o programa Nota Fiscal Paulista como um bom exemplo para incentivar doações e garantir repasse de recursos.

O evento contou ainda com um workshop conduzido por Rodrigo Baggio, empreendedor social da Rede Schwab, que tratou do tema ‘Prós e Contras dos Modelos de Negócios Sociais Híbridos’.

Você pode saber mais sobre a troca de experiências entre os participantes e as conclusões do encontro em Fundos patrimoniais são saída para financiar ONGs – Folha de S. Paulo