Especialista sugere a utilização de práticas do Google no trabalho de advocacy

21 de outubro de 2014

A inovação é um dos grandes temas do momento. Fala-se dela em todo lugar, tenta-se aplicá-la em todas as atividades. O setor social privado, claro, não poderia ficar de fora da onda. No entanto, a inovação ainda está distante de uma das práticas mais importantes do terceiro setor: o advocacy. E qual o melhor lugar para buscar inspiração senão o Google, uma das mais inovadoras empresas da atualidade?

Esta é a sugestão que Duncan Green, conselheiro estratégico da organização internacional de combate à pobreza Oxfam, faz em um texto publicado na página do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

A inovação, escreve Green, está sendo discutida principalmente em áreas como projetos, gestão interna, pensamento inovador no setor privado, no governo e na academia, mas “outra área cada vez mais importante do nosso trabalho – o advocacy – está um pouco ausente de todo este circo da inovação”.

O autor reconhece que já existem algumas práticas muito inovadoras na área – como campanhas em torno de tributos que surgiram depois da crise de 2008 e sites virtuais de campanha, como Avaaz e Change.org – mas levanta a questão de como tornar a inovação algo mais sistemático no trabalho de advocacy de organizações da sociedade civil. Green dá cinco sugestões, quatro delas baseadas em práticas do Google.

A primeira delas, por mais estranho que pareça, é roubar mais. Da mesma forma que o Google está sempre de olho nas startups mais interessantes para comprá-las, as grandes organizações internacionais também deveriam olhar para as práticas de advocacy das menores para copiá-las. “Quando eu estava na Cafod (organização confessional britânica de combate à pobreza), ter minhas ideias roubadas pela Oxfam era um dos meus objetivos”, confessa Green.

O Google também tem a prática de criar suas próprias startups, braços com ideias incrivelmente inovadoras, mas ainda não testadas. A gigante da tecnologia simplesmente coloca tais projetos para funcionar no mundo real, e as deixa seguir livremente o rumo do sucesso ou do fracasso. Essa é outra lição que o setor social privado podia aprender com a empresa norte-americana – derivar ideias ousadas enquanto se mantém a atuação principal.

A aposta no incerto é a base de outra proposta de Green: ele sugere que as organizações mantenham um portfólio de projetos de risco, assim como o Google faz. “Eu temo que, no momento, nós tentemos minimizar os riscos em cada uma de nossas atividades separadas, criando um portfólio geral enviesadamente conservador e com objetivos de pouco risco ou pouco inovadores”, escreve o conselheiro da Oxfam.

Green também prega que as grandes organizações deem tempo de reflexão para seus funcionários. “Às vezes, parece uma medalha de honra estar 120% comprometido com uma causa, mas isso traz o risco de que aqueles que trabalham intensamente com advocacy não tenham tempo para ler, pensar e inovar”, diz Green. E, mais uma vez, a gigante da tecnologia dá o exemplo: “Compare isso com os famosos ‘20% de tempo’ do Google, que permite que todos os funcionários tirem um dia da semana para trabalhar em projetos paralelos”.

Por fim, um conselho que parece óbvio, mas que é muito pouco praticado: as pessoas do setor devem sair mais. “É preciso dar um dia por mês para elas visitarem o ‘mundo lá fora’, sem outro objetivo a não ser olhar e aprender”, escreve Green. “Busque pessoas que sejam relevantes, mas diferentes – líderes comunitários, think tanks, líderes religiosos e até organizações de direita, afinal, elas têm feito um ótimo trabalho no negócio de influenciar pessoas”, finaliza o conselheiro da Oxfam.

 

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