Histórico

12ª edição 

O tema OUSADIA permeou os debates do Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais em 2023 em mais de 10 horas de programação. Foram 265 convidados acompanhando o evento presencialmente e quase 2 mil visualizações pelo YouTube em português e em inglês pelo canal da Alliance Magazine, parceira de mídia do evento. 

Confira mais detalhes aqui

11ª EDIÇÃO – HÍBRIDA

Em 2022, aconteceu a 11ª edição do Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais. Promovido pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, o evento que busca acelerar soluções por meio das conexões e fomentar a filantropia no país.

Com o tema COLABORAÇÃO, as sessões abordaram assuntos como ESG, transformação territorial, avaliação de impacto, fundos patrimoniais e muito mais. Ao longo do dia, participaram mais de 40 palestrantes do Brasil e internacionais. Estiveram presentes 220 convidados e houve mais de 1.800 visualizações da transmissão ao vivo.

 

Para mais informações, acesse

10ª EDIÇÃO – PRESENCIAL

Em 2021, teve como tema “O Capital e a Humanidade” aconteceu de forma virtual em junho de 2021 e teve uma edição presencial em novembro de 2021. 

Com céu azul e clima de celebração, os convidados voltaram a se encontrar depois de um longo período de contato exclusivamente online, e conversar sobre os desafios que se apresentam e como enfrentá-los a partir da perspectiva da filantropia estratégica.

Entre os palestrantes desta edição, Amalia Fischer, Edvaldo Vieira, Hélio Santos, Maílson da Nóbrega e Sônia Hess.

Acesse os vídeos de todas as sessões aqui

Para mais informações, acesse

10ª EDIÇÃO – ONLINE

Ainda sofrendo os impactos da pandemia, foi abordado a transformação do capital, apontada pelo Fórum Econômico de Davos, e também a colaboração entre os diversos setores da filantropia para superá-la. 

Participaram desta edição Alok, Fábio Alperowitch, Gilberto Costa, Hugo Betlhem, Jayme Garfinkel, Lázaro Ramos, Naila Farouky, Pablo Gabriel Obregón, Patricia Ellen, Selma Moreira, Wilson Poit e mais.  

Acesse os vídeos de todas as sessões aqui

Para mais informações, acesse.

9ª EDIÇÃO

O Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais 2020, promovido pelo IDIS, teve como tema os novos horizontes para a filantropia pós-pandemia.

Em dois dias, reuniu mais de 250 convidados, que acompanharam sete horas de programação com a participação de 34 palestrantes.

Devido aos efeitos da pandemia, o Fórum, tradicionalmente presencial, migrou ao virtual para que as discussões sobre o investimento social privado não cessassem em um ano tão desafiador. A pandemia, que foi tão presente na vida de pessoas ao redor do mundo, não poderia ter ficado de fora do debate.

Reunimos virtualmente Eduardo Gianetti, Gustavo Montezano, Beatriz Bracher, Flávia Regina de Souza Oliveira, Edu Lyra, Rebecca Tavares, Alcione Albanes, José Luiz Egydio Setúbal, Carola Matarazzo, entre outros ilustres convidados e convidadas.

Acesse os vídeos de todas as sessões aqui.

Para mais informações, acesse.

Abaixo, confira o registro gráfico do evento.

8ª EDIÇÃO

O 8º Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais foi realizado pelo IDIS em setembro de 2019. A edição reuniu mais de 300 participantes, entre filantropos, representantes de empresas, institutos, fundações e governos, e 52 palestrantes. Representantes de países como EUA, México, Colômbia, Nigéria e Reino Unido ajudaram a enriquecer o diálogo.

“Força das Comunidades” foi o tema escolhido para dar tônica ao encontro. Deu-se foco ao poder transformador das comunidades, que está em estabelecer um percurso de dentro para fora e a partir da demanda dos grupos, encontrar soluções próprias que favorecem o bem comum. Durante o Fórum, trouxemos exemplos, apresentamos desafios. Refletimos acerca do papel dos cidadãos, que assumem o controle de suas histórias e exercem sua cidadania. As 12 sessões e 15 mesas temáticas promovidas ao longo do dia buscaram dar conta da complexidade do assunto, abordando aspectos diversos.

O Fórum tradicionalmente convida empreendedores que compartilharam suas trajetórias e visões acerca do investimento social privado e do tema proposto. Estiveram presentes Carlos Wizard, presidente do Grupo Sforza, empresário que fez carreira na área de franquias e que, em outubro do ano de 2018, se mudou para Boa Vista, em Roraima, para liderar um grande programa de acolhimento de refugiados venezuelanos. Eduardo Fischer, codiretor presidente da MRV Engenharia e do Instituto MRV, um dos empresários mais importantes no ramo da construção civil e membro da família fundadora, levou para o Fórum a experiência do projeto Escola Nota 10, que já implantou mais de 170 escolas de alfabetização, de inclusão digital e profissionalizantes em seus canteiros de obras.

O painel final reuniu três grandes mulheres catalisadoras da filantropia no mundo. Jane Wales, fundadora do Global Philanthropy Forum, Mosun Layode, CEO do African Philanthropy Forum e Paula Fabiani, CEO do IDIS e responsável pela edição brasileira do evento, dividiram o palco e compartilharam reflexões sobre conquistas e também sobre os desafios que temos a superar.

Para mais informações, acesse: www.idis.org.br/forum/forum2019

Assista aqui todas as palestras do Fórum 2019.

Veja a galeria de fotos de 2019

7ª Edição

O tema da edição de 2018 do Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais foi ‘Impacto da Tecnologia: ela contribui para reduzir ou aumentar as desigualdades?’ Durante o evento foi discutido como a Filantropia poderia ser beneficiada pelo uso da tecnologia, e casos nos quais a tecnologia não foi tão efetiva assim. Além disso, também tivemos a visão das empresas, que foi destaque em uma das plenárias.

Contamos com grandes nomes como Patrícia Vilella, do Humanitas 360, Luiz Fernando Figueiredo, da FEFIG, Alexandre Dietrich, líder do projeto Watson, da IBM, e a grande estrela do dia, Michael Green, da Social Progress Imperative, autor do livro ‘Filantrocapitalismo’. Uma das mesas que mais encantou ao público foi a apresentação do Prêmio Empreendedor Social Folha, quando Ralf Toenjes, da Renovatio, apresentou seu negócio social, que utilizando tecnologia faz óculos de baixo custo para atender à população que não tem recursos para comprar.

Para mais informações, acesse www.idis.org.br/forum/forum2018

Assista aqui todas as palestras do Fórum 2018.


(Galeria no Facebook)

6ª Edição

A edição 2017 do Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais teve como tema central ‘Sucesso’ e discutiu o significado dessa palavra para diferentes investidores sociais atuando nas mais diversas áreas. Impacto, escala, transformação, avaliação, justiça, futuro. Essas foram algumas das palavras que surgiram para tangibilizar a noção de sucesso, e acabaram por fazer do evento, um sucesso em si. Desde a adoção de novas tecnologias, apresentadas por Michael Mapstone, diretor geral da Global Alliance da Charitieis Aid Foundation, até os critérios de seleção de uma gestora de investimentos de impacto, a Vox Capital, passando por cases no campo da Educação, Mobilização e Meio Ambiente, o dia foi preenchido por ideias, desafios e novas tendências trazidas por pessoas como Átila Roque, da Fundação Ford, Fábio Deboni, do Instituto Sabin, Alex Seibel, da Arcah e Roberto Klabin, da SOS Mata Atlântica.

Uma das mesas que mais encantou o público foi a que reuniu gerações de mulheres filantropas: Neca Setúbal, Ana Maria Diniz e Marina Feffer. Cada uma contou um pouco de sua própria vida, de sua trajetória pessoal e profissional e de como acabaram se envolvendo profundamente no campo social. O mosaico composto por três mulheres fortes, protagonistas e firmemente dedicadas às suas respectivas causas foi um momento inspirador para todos. Por fim, para encerrar o evento, Luiz Alberto Pereira, trouxe um pouco de sua visão sobre o futuro, desde o ponto de vista do Museu do Amanhã, e Odino Marcondes, um consultor especializado em planejamento estratégico, falou sobre a força visionária que a Missão de uma organização pode trazer para todos que trabalham nela.

Para mais informações, acesse www.idis.org.br/forum/forum2017
(Galeria no Facebook)

5ª Edição

Ao som do quinteto de sopros do Instituto Baccarelli teve início o V Fórum, em São Paulo no dia 6 de outubro de 2016. O evento reuniu cerca de 200 pessoas – público ouvinte e palestrantes. O tema escolhido foi “A Iniciativa Individual e a Nova Economia” e as plenárias foram norteadas pelo desafio de repensar o atual modelo econômico em busca de alternativas mais inclusivas e ambientalmente sustentáveis. Foram discutidas questões como shared value, o papel da filantropia na agenda social do governo, novos negócios com impacto socioambiental positivo, entre outros temas.. A palestra de abertura, “As Fronteiras do Capitalismo” foi com o economista e escritor Eduardo Giannetti da Fonseca.

Na plenária “A filantropia como valor familiar”, foi anunciada a intenção do IDIS de criar o The Giving Pledge Brasil com o apoio do fundador da Cyrela, Elie Horn. O programa já existe nos Estados Unidos e foi concebido em 2010 por Bill Gates e Warren Buffett para reunir bilionários dispostos a doar parte de suas fortunas ao longo da vida para investir em causas sociais.

Para mais informações, acesse www.idis.org.br/forum/forum2016

 

(Galeria no Facebook)

4ª Edição

O tema do IV Fórum  ‘Filantropia em Tempos de Crise’, suscitou muitas discussões sobre o futuro das instituições filantrópicas, sobre o papel das novas gerações de filantropos e o poder de mobilização da sociedade para ajudar a mudar o cenário do Brasil em um momento de crise como o atual.

Foi lançada a pesquisa com um retrato da sociedade doadora, importante instrumento no avanço das estratégias de doação do país. E alguns importantes debates aconteceram, como o olhar das novas gerações de filantropos e o papel da filantropia no resgate de valores nas famílias de filantropos!

Para mais informações, acesse www.idis.org.br/forum/forum2015

 

3ª Edição

Em 2014 o fórum teve como tema “Inovação e Impacto do Investimento Social Privado”. Os 180 convidados presentes assistiram às palestras de nomes como Jorge Gerdau Johannpeter, Swanee Hunt e José Luiz Egydio Setúbal. Além disso, a sessão “Em conversa com…” trouxe a participação online de Peter Buffet, falando sobre as inspirações e o que move um investidor social e sua atuação filantrópica.

A plenária “Inovações na Filantropia”, que abordou as novas fronteiras da filantropia, projetos inovadores e os caminhos necessários para seu fortalecimento, trouxe o palestrante Lester Salamon, Professor da Universidade Johns Hopkins e diretor do Centro de Estudos da Sociedade Civil no Instituto Johns Hopkins (EUA). Ele defende o aproveitamento dos instrumentos de mercado, como privatizações e fusões, para a criação de fundos que garantam a sustentabilidade financeira de organizações sociais.

Para mais informações, acesse www.idis.org.br/forum/forum2014

 

2ª Edição

No ano de 2013, a segunda edição do Fórum debateu “O Papel Transformador do Investimento Social Privado”. Durante o evento foi exibido aos 180 participantes o documentário “Investimento Social Privado – O Presente é o Futuro”, iniciativa do IDIS que tem o intuito de apresentar a trajetória do Investimento Social Privado em nosso país. Além disso, o Fórum contou com a presença de palestrantes como, Betty Feffer, Robert N. Kaplan e Peter Eigen.

Outro destaque da segunda edição foi a presença do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que durante a palestra intitulada “O Investimento Social Privado na Agenda do Governo” assumiu o compromisso de trabalhar pela aprovação do projeto de lei Fundos Patrimoniais Vinculados.

 

1ª Edição

Em 2012, a edição de estreia do Fórum teve como tema “O Papel da Filantropia no Desenvolvimento do Brasil”. O evento reuniu 117 participantes entre filantropos, investidores sociais, executivos, diretores de organizações do setor social, representantes do setor público, acadêmicos e jornalistas.

Entre plenárias e sessões paralelas, o Fórum reservou um momento exclusivo de interação entre os participantes e palestrantes que puderam, durante um almoço temático, compartilhar suas opiniões sobre diferentes assuntos que permeiam os temas filantropia e investimento social. O encerramento do evento, conduzido pelo Dr. Marcos Kisil, fundador do IDIS, discutiu o papel da filantropia como catalisadora do desenvolvimento sustentável e a diferença entre assistencialismo das ações filantrópicas e desenvolvimento provocado por Investimentos Sociais Privados.