IDIS e KINROSS BRASIL finalizam mais uma etapa do projeto de capacitação de organizações sociais, poder público e empresariado em Paracatu/MG

20 de dezembro de 2017

O IDIS encerra o ano concluindo mais uma etapa de um importante projeto na cidade mineira de Paracatu. Em parceria com a mineradora canadense Kinross, nossa equipe iniciou em Setembro um trabalho de capacitação da sociedade civil, poder público, empresários e lideranças locais. O objetivo é que os vários atores envolvidos se sintam mais aptos a resolver os problemas da comunidade e a garantir recursos capazes de fortalecer o desenvolvimento da região.

A histórica Paracatu foi fundada na primeira metade do século XVIII, quando viveu o auge do Ciclo do Ouro. Após anos de decadência econômica, a cidade descobriu novas reservas do minério e tornou-se um importante pólo de mineração.  A parceria do IDIS com a Kinross, que mantém uma unidade de extração no município, foi iniciada com a identificação dos problemas, seguida do desenvolvimento de projetos para resolvê-los. Os passos seguintes foram indicar os caminhos para encontrar potenciais financiadores e mobilizar recursos necessários para a implementação das soluções. As oficinas também permitiram aos participantes entender e exercitar práticas de captação de recursos.

Sensibilizando o empresariado – Na última etapa, a palestra “Como direcionar o Imposto de Renda para Projetos Sociais”  buscou sensibilizar, orientar e esclarecer dúvidas sobre como apoiar o desenvolvimento do município por meio da doação dos  impostos devidos no Imposto de Renda. Ainda na fase inicial, quando o IDIS realizou um estudo para diagnosticar os problemas da comunidade, foi possível perceber que a maioria dos empresários de Paracatu não adota essa prática. “Em geral, as pessoas não direcionam o imposto a questões sociais por desconhecerem o mecanismo e também por não saberem que não há ônus extra para o declarante. Ou seja, existe um grande potencial de destinação de recursos para a cidade”, diz Marcela Bernardi, coordenadora de projetos do IDIS.

Agora que a etapa de capacitação está concluída, o IDIS fará o acompanhamento à distância para sanar dúvidas dos participantes e apoiá-los no desenvolvimento dos projetos propostos.