Coleção IDIS de Investimento Social
Consolidando cinco anos de trabalho, o IDIS lançou um conjunto de livros ferramentais como mais uma estratégia para motivar e capacitar empresas, governo e organizações sociais a desenvolver projetos comunitários que estimulem a participação da comunidade e sua capacidade na transformação social.
Este conjunto de textos, elaborados com base em experiências e aprendizagens acumuladas durante os trabalhos dedicados à promoção de práticas de investimento social privado por parte de empresas, famílias e comunidades, foi produzido ao longo da implementação do Programa DOAR, cujo objetivo é o fomento ao Investimento Social na Comunidade.
Editada pela Global e financiada pela Fundação Interamericana - órgão do governo dos Estados Unidos que oferece doações a organizações não-governamentais da América Latina e do Caribe, a coleção destina-se ao leitor que busca planejar, implementar e desenvolver suas ações sociais.
Os exemplares estão à venda na Livraria Fonte ou no próprio IDIS, pelo telefone (11) 3044-4686. Se preferir, envie um e-mail para: livros@idis.org.br.
Comunidade: foco de filantropia e investimento social privado
Por Marcos Kisil
Neste volume, o autor faz um resgate histórico dos conceitos de filantropia e investimento social e aborda as práticas adotadas na área no Brasil.
Repensando o Investimento Social: a importância do protagonismo comunitário
Por Lycia Tramujas Vasconcellos Neumann e Rogério Arns Neumann
Neste livro, os autores apresentam um novo e intrigante olhar na direção dos investimentos destinados às comunidades em desvantagem social. A abordagem empregada destaca formas de fortalecer a comunidade para que ela possa desempenhar um papel ativo no seu próprio desenvolvimento.
Por Lycia Tramujas Vasconcellos Neumann e Rogério Arns Neumann
A obra é um guia prático para mobilizar e investir na capacidade comunitária. Os autores abordam ferramentas essenciais para que os atores sociais desenvolvam novas conexões e paradigmas, valorizando os talentos locais como forma de nortear os investimentos e garantir a sustentabilidade do processo.
Redes de Desenvolvimento Comunitário: iniciativas para a transformação social
Por Célia Regina Belizia Schlithler
Neste livro, a autora aborda o processo de formação e desenvolvimento de uma rede social, com destaque especial para a capacitação de facilitadores. De maneira inovadora, indica ainda como as organizações empresariais podem participar de uma rede social. Saiba Mais.
A empresa na comunidade: um passo-a-passo para estimular sua participação social
Por Carla Duprat
O livro é um guia prático para a estruturação de um programa estratégico de atuação social corporativa. A autora aborda as razões pelas quais as empresas podem se envolver e atuar de forma estratégica em suas comunidades e descreve as premissas que orientam sua atuação social, sistematizando em sete passos o processo de planejamento do investimento social. Saiba Mais.

