O IDIS e a primeira infância
6/10/2009 - A educação infantil é um dos temas em que o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) atuou fortemente nos seus 10 anos de existência. Isso porque o rápido desenvolvimento físico e mental entre o nascimento e os 6 anos de idade influencia diretamente as capacidades cognitivas, intelectuais, emocionais e sociais do ser humano, sendo uma etapa fundamental na construção de cidadãos autônomos e competentes.
Números mostram o longo caminho a ser percorrido. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2006, 76% das crianças entre 4 e 6 anos (7 milhões) estão matriculados na Educação Infantil. Apenas 15,5% (1,7 milhão) de meninos e meninas com menos de 3 anos estão nas creches. É muito pouco para um país que deseja ter cidadãos plenamente desenvolvidos. (Conheça outros números da primeira infância no Brasil)
Investir em programas de qualidade para a primeira infância gera diversos retornos para a sociedade. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) afirma que, para cada dólar investido em políticas públicas para essa faixa etária, sete são economizados em assistência social, atendimento a doenças mentais, manutenção de sistemas prisionais, repetência e evasão escolar.
Ao longo da década, o IDIS contribuiu para melhorar a situação dessa etapa da vida no Brasil, por meio do apoio técnico a diversas empresas, institutos, fundações e famílias que possuem a criança de até 6 anos como público alvo do seu investimento social privado.
Um dos destaques é o Programa Redes pela Educação Infantil (REDINs). Em três anos, quatro cidades paulistas – Limeira, Penápolis, São José dos Campos e Santos – montaram redes sociais locais com o objetivo de melhorar a qualidade da educação infantil. A Fundação Bernard van Leer, de origem holandesa e focada no desenvolvimento de crianças de 0 a 8 anos, apoiou o instituto ao longo do programa.
A principal estratégia foi promover as redes sociais locais como protagonistas da mudança local. Representantes dos três setores (governo, setor privado e terceiro setor) uniram-se em favor da causa da Educação Infantil, procurando aprimorar o atendimento educacional da primeira infância.
Trinta profissionais passaram por oito oficinas de capacitação como facilitadores das redes e três formações pedagógicas atingiram mais de 770 educadores. Tudo sob execução, supervisão e acompanhamento do IDIS.
Os resultados são para comemorar: relações mais próximas e confiáveis entre os três setores da sociedade; educadores capacitados e, principalmente, com uma nova visão sobre a responsabilidade de seu trabalho; cada município, finalmente, com uma agenda comum para a educação de crianças de 0 a 6 anos; entre outros benefícios.
Saiba um pouco mais sobre as iniciativas que o instituto realizou na área da infância:



