Histórico

6ª Edição

A edição 2017 do Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais teve como tema central ‘Sucesso’ e discutiu o significado dessa palavra para diferentes investidores sociais atuando nas mais diversas áreas. Impacto, escala, transformação, avaliação, justiça, futuro. Essas foram algumas das palavras que surgiram para tangibilizar a noção de sucesso, e acabaram por fazer do evento, um sucesso em si. Desde a adoção de novas tecnologias, apresentadas por Michael Mapstone, diretor geral da Global Alliance da Charitieis Aid Foundation, até os critérios de seleção de uma gestora de investimentos de impacto, a Vox Capital, passando por cases no campo da Educação, Mobilização e Meio Ambiente, o dia foi preenchido por ideias, desafios e novas tendências trazidas por pessoas como Átila Roque, da Fundação Ford, Fábio Deboni, do Instituto Sabin, Alex Seibel, da Arcah e Roberto Klabin, da SOS Mata Atlântica.

Uma das mesas que mais encantou o público foi a que reuniu gerações de mulheres filantropas: Neca Setúbal, Ana Maria Diniz e Marina Feffer. Cada uma contou um pouco de sua própria vida, de sua trajetória pessoal e profissional e de como acabaram se envolvendo profundamente no campo social. O mosaico composto por três mulheres fortes, protagonistas e firmemente dedicadas às suas respectivas causas foi um momento inspirador para todos. Por fim, para encerrar o evento, Luiz Alberto Pereira, trouxe um pouco de sua visão sobre o futuro, desde o ponto de vista do Museu do Amanhã, e Odino Marcondes, um consultor especializado em planejamento estratégico, falou sobre a força visionária que a Missão de uma organização pode trazer para todos que trabalham nela.

Para mais informações, acesse idis.org.br/forum/forum2017
(Galeria no Facebook)

5ª Edição

Ao som do quinteto de sopros do Instituto Baccarelli teve início o V Fórum, em São Paulo no dia 6 de outubro de 2016. O evento reuniu cerca de 200 pessoas – público ouvinte e palestrantes. O tema escolhido foi “A Iniciativa Individual e a Nova Economia” e as plenárias foram norteadas pelo desafio de repensar o atual modelo econômico em busca de alternativas mais inclusivas e ambientalmente sustentáveis. Foram discutidas questões como shared value, o papel da filantropia na agenda social do governo, novos negócios com impacto socioambiental positivo, entre outros temas.. A palestra de abertura, “As Fronteiras do Capitalismo” foi com o economista e escritor Eduardo Giannetti da Fonseca.

Na plenária “A filantropia como valor familiar”, foi anunciada a intenção do IDIS de criar o The Giving Pledge Brasil com o apoio do fundador da Cyrela, Elie Horn. O programa já existe nos Estados Unidos e foi concebido em 2010 por Bill Gates e Warren Buffett para reunir bilionários dispostos a doar parte de suas fortunas ao longo da vida para investir em causas sociais.

Para mais informações, acesse idis.org.br/forum/forum2016

 


(Galeria no Facebook)

4ª Edição

O tema do IV Fórum  ‘Filantropia em Tempos de Crise’, suscitou muitas discussões sobre o futuro das instituições filantrópicas, sobre o papel das novas gerações de filantropos e o poder de mobilização da sociedade para ajudar a mudar o cenário do Brasil em um momento de crise como o atual.

Foi lançada a pesquisa com um retrato da sociedade doadora, importante instrumento no avanço das estratégias de doação do país. E alguns importantes debates aconteceram, como o olhar das novas gerações de filantropos e o papel da filantropia no resgate de valores nas famílias de filantropos!

Para mais informações, acesse idis.org.br/forum/forum2015

 

3ª Edição

Em 2014 o fórum teve como tema “Inovação e Impacto do Investimento Social Privado”. Os 180 convidados presentes assistiram às palestras de nomes como Jorge Gerdau Johannpeter, Swanee Hunt e José Luiz Egydio Setúbal. Além disso, a sessão “Em conversa com…” trouxe a participação online de Peter Buffet, falando sobre as inspirações e o que move um investidor social e sua atuação filantrópica.

A plenária “Inovações na Filantropia”, que abordou as novas fronteiras da filantropia, projetos inovadores e os caminhos necessários para seu fortalecimento, trouxe o palestrante Lester Salamon, Professor da Universidade Johns Hopkins e diretor do Centro de Estudos da Sociedade Civil no Instituto Johns Hopkins (EUA). Ele defende o aproveitamento dos instrumentos de mercado, como privatizações e fusões, para a criação de fundos que garantam a sustentabilidade financeira de organizações sociais.

Para mais informações, acesse idis.org.br/forum/forum2014

 

2ª Edição

No ano de 2013, a segunda edição do Fórum debateu “O Papel Transformador do Investimento Social Privado”. Durante o evento foi exibido aos 180 participantes o documentário “Investimento Social Privado – O Presente é o Futuro”, iniciativa do IDIS que tem o intuito de apresentar a trajetória do Investimento Social Privado em nosso país. Além disso, o Fórum contou com a presença de palestrantes como, Betty Feffer, Robert N. Kaplan e Peter Eigen.

Outro destaque da segunda edição foi a presença do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que durante a palestra intitulada “O Investimento Social Privado na Agenda do Governo” assumiu o compromisso de trabalhar pela aprovação do projeto de lei Fundos Patrimoniais Vinculados.

 

1ª Edição

Em 2012, a edição de estreia do Fórum teve como tema “O Papel da Filantropia no Desenvolvimento do Brasil”. O evento reuniu 117 participantes entre filantropos, investidores sociais, executivos, diretores de organizações do setor social, representantes do setor público, acadêmicos e jornalistas.

Entre plenárias e sessões paralelas, o Fórum reservou um momento exclusivo de interação entre os participantes e palestrantes que puderam, durante um almoço temático, compartilhar suas opiniões sobre diferentes assuntos que permeiam os temas filantropia e investimento social. O encerramento do evento, conduzido pelo Dr. Marcos Kisil, fundador do IDIS, discutiu o papel da filantropia como catalisadora do desenvolvimento sustentável e a diferença entre assistencialismo das ações filantrópicas e desenvolvimento provocado por Investimentos Sociais Privados.