Fórum de Filantropos e Investidores Sociais

O Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais chega à sua terceira edição com o objetivo de oferecer um espaço exclusivo para a comunidade filantrópica reunir-se, trocar experiências e aprender com seus pares, fortalecendo a filantropia estratégica na promoção do desenvolvimento da sociedade brasileira.

Nas suas duas edições, a conferência reuniu mais de 300 participantes, entre filantropos, líderes e especialistas nacionais e internacionais. Para mapear e discutir o papel da filantropia para o desenvolvimento do Brasil, o Fórum contou com a presença de nomes como Ana Paula Padrão, José Guimarães Monforte, Jane Wales, Gilberto Carvalho, Rob Garris, Viviane Senna, Peter Eigen, entre outras personalidades.

O Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais é uma iniciativa conjunta do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e do Global Philanthropy Forum (GPF).

O GPF é um projeto do World Affairs Council, criado para construir uma comunidade de doadores e investidores sociais comprometidos com causas internacionais. Também busca estruturar, potencializar e aprimorar o caráter estratégico do investimento social privado. Por meio de uma conferência anual, um seminário de verão, eventos especiais e teleconferências, o GPF conecta doadores a causas, a estratégias eficazes, a potenciais parceiros de cofinanciamento e a emblemáticos agentes de mudança de todo o mundo.

PROGRAMAÇÃO | Inovação e Impacto do Investimento Social Privado

09:00 Apresentação e Boas-Vindas
IDIS
Global Philanthropy Forum
09:15 Plenária de Abertura: Inovação e Impacto do Investimento Social Privado
  Jorge Gerdau Johannpeter, Presidente do Conselho de Administração da Gerdau
10:00 Plenária: Investimento Social Familiar:
o impacto por gerações
  Objetivo: debater o impacto do investimento social privado a partir da atuação familiar atravessando gerações.
Palestrantes:
Sandra Regina Mutarelli Setúbal, Presidente do Instituto Pensi e
José Luiz Egydio Setúbal, Presidente da Fundação José Luiz Egydio Setúbal
Klaus Gerdau Johannpeter, Presidente do Conselho do Instituto Gerdau e Vice-Presidente do Conselho da Gerdau e
Beatriz Gerdau Johannpeter, Vice-Presidente do Conselho do Instituto Gerdau e Presidente do Conselho do GIFE
Moderador: Marcos Kisil, fundador do IDIS
11:00 Coffee-Break
11:30 Sessões Paralelas
A Investimento Social Privado e Inovação na Saúde
Objetivo: apresentar experiências de sucesso do investimento social privado na área da saúde e seu papel promovendo a inovação.
  Palestrantes:
Ellen Agler, Diretora Executiva do The End Fund
Verónica Arroyave, Diretora de Responsabilidade Corporativa da AbbVie Foundation
Wilson Modesto Pollara, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Moderador: Marcos Boulos, Professor Doutor da Faculdade de Medicina da USP
B Licença Social para Operar: O impacto do Investimento Social Privado
Objetivo: entender o conceito de licença social para operar e o impacto que o investimento social privado tem nas comunidades alcançadas pela atuação corporativa.
  Palestrantes:
Juliana Cassilha Andrigueto, Vice-presidente do Instituto Holcim e Gerente Regional de Responsabilidade Social do Grupo Holcim para América Latina
Daniela Redondo, Diretora Executiva do Instituto Coca-Cola
Juliana de Lavor Lopes, Diretora Executiva da Fundação André e Lúcia Maggi
Moderador: Paulo Castro, Diretor Executivo do Instituto C&A
12:45 Almoço Temático
14:00 Em conversa com... (online)
Objetivo: conhecer as inspirações e o que move um investidor social e sua atuação filantrópica
  Peter Buffett, Investidor social e Presidente da NoVo Foundation
Moderadora: Jane Wales, Presidente e CEO do Global Philanthropy Forum e do World Affairs Council
14:30 Em conversa com...
Objetivo: conhecer as inspirações e o que move uma investidora social e sua atuação filantrópica
  Regina Helena Scripilliti Velloso, Investidora social e Presidente do Conselho de Administração da AACD
Swanee Hunt, Filantropa e Presidente do Hunt Alternatives Fund
Moderadora: Jane Wales, Presidente e CEO do Global Philanthropy Forum e do World Affairs Council
15:00 Sessões Paralelas 2:
C O papel da tecnologia na ampliação do impacto do investimento social
Objetivo: conhecer exemplos em que a tecnologia tem atuado para ampliar a escala e o impacto do investimento social privado.
  Palestrantes:
Marcelo Furtado, Diretor Executivo do Instituto Arapyau
Hugo Barreto, Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho
José Caetano Minchillo, Presidente da Fundação Banco do Brasil
Moderadora: Helena Monteiro, Diretora Executiva do WINGS

D Arranjos inovadores para o desenvolvimento sustentável
Objetivo: discutir os novos objetivos do desenvolvimento sustentável que integram as áreas social, ambiental e econômica.
  Daniela Carrera, Representante do BID no Brasil
Cloves Otávio Nunes de Carvalho, Diretor do Instituto Votorantim
Marcos Athias Neto, Líder da área de Inovação e Desenvolvimento de Alianças do PNUD
Moderadora: Heather Grady, Associada Sênior para Filantropia Global na Rockefeller Philanthropy Advisors
16:15 Plenária de Encerramento: Inovações na Filantropia
Objetivo: debater sobre novas fronteiras da filantropia, projetos inovadores e os caminhos necessários para seu fortalecimento.
  Palestrante:
Lester Salamon, Professor da Universidade Johns Hopkins e diretor do Centro de Estudos da Sociedade Civil no Instituto Johns Hopkins (EUA)
Comentadores:
José Guimarães Monforte, Membro do Conselho de Administração da Petrobras (Brasil)
Cristina Paula Baptista, Advogada e Consultora em Inovação e Desenvolvimento Social (Portugal)
Jorge Villalobos Grzybowicz, Presidente do CEMEFI (México)
Moderadora: Paula Jancso Fabiani, Diretora-Presidente do IDIS
17:15 Encerramento
IDIS
Global Philanthropy Forum
17:30 Coquetel de Encerramento e pré-lançamento do manual de filantropia "UBS Philanthropy Compass" em parceria com o IDIS

MESAS TEMÁTICAS DURANTE O ALMOÇO

Inovação e Impacto do Investimento Social Privado

Confira as iniciativas que serão apresentadas durante o almoço do III Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais

Mesa temática apresentada em inglês:

André Degenszajn, do GIFE, fala aos participantes internacionais sobre o contexto atual do investimento social privado no Brasil.

Mesas temáticas apresentadas em português:

Andréa Hanai, do IDIS, fala sobre o potencial de doações no ambiente de trabalho e apresenta a plataforma virtual de doação via folha de pagamento a ser trazida ao Brasil pelo IDIS.

Anna Lívia Arida, do Minha Sampa, fala sobre a importância da participação cidadã do investidor social privado e apresenta a iniciativa Minha Sampa.

Beto Scretas, do ICE, fala sobre o trabalho desenvolvido pela Força Tarefa para Finanças Sociais, uma forma de reunir atores em defesa de um interesse comum.

Fernando Fernandes, do Saútil, fala sobre investimento de impacto, apresentando o caso Saútil, plataforma virtual que agrega informações sobre atendimento público de saúde.

Henrique Lian, do Ethos, fala sobre o impacto das ações de advocacy para a promoção da sustentabilidade no Brasil e no mundo.

Janaína Jatobá, do Instituto C&A, fala sobre a iniciativa que resultou na construção de Cenários da Sociedade Civil no Brasil em 2023.

Joana Lee Ribeiro Mortari, do Movimento por uma Cultura de Doação, fala sobre as ações que estão sendo desenvolvidas para a promoção da cultura de doação na sociedade brasileira.

José Leopoldo Figueiredo, do Instituto Quintessa, fala sobre o impacto da aceleração de negócios sociais e apresenta o trabalho desenvolvido pelo Instituto Quintessa.

Laís de Figueirêdo Lopes, da Secretaria Geral da Presidência, fala sobre o projeto de lei que regulamenta a criação dos fundos patrimoniais vinculados, garantindo incentivos fiscais aos investidores sociais privados.

Marcos Vinícius de Campos, da RAPS, fala sobre o processo de identificação e apoio a lideranças que atuam pela sustentabilidade.

Sérgio Sério Filho, da TOTVS, fala sobre investimento social privado corporativo para a inserção de jovens no mercado de trabalho brasileiro.

Raquel Lordello Coimbra, do IDIS, fala sobre geração de valor compartilhado, uma estratégia de fazer negócio que rompe a tradicional divisão entre interesse privado e público.

Virgílio Viana, da FAS, fala sobre inovações para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida de populações ribeirinhas.

PALESTRANTES

ANDRÉ DEGENSZAJN

É secretário-geral do GIFE. Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi professor de Relações Internacionais na Faculdade Santa Marcelina entre 2007 e 2011. Atua em organizações da sociedade civil desde 2001, foi fundador e atualmente integra o Conselho Diretor da Conectas Direitos Humanos.

ANDRÉA HANAI

É gerente de projetos do IDIS desde junho de 2014. Anteriormente a esta posição, sempre trabalhou na construção e desenvolvimento de relacionamentos, tendo sido Relationship Manager na área de Corporate Banking do Banco Sudameris e do Banco ABN AMRO Real e Corporate & Investment Banker na área de Global Banking & Markets do Banco Santander Brasil. É economista formada pela FEA-USP, com MBA em Finanças pelo Insper e Mestrado Internacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social pela Escuela de Organización Industrial (EOI) de Madri, onde se especializou em parcerias intersetoriais para o desenvolvimento.

ANNA LÍVIA ARIDA

É advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialista em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou como advogada da Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos e como pesquisadora da Conectas, do Movimento Mundial pela Infância e da Human Rights Watch. Foi coordenadora da Move, consultoria especializada em planejamento estratégico e avaliação de projetos sociais. É co-fundadora do Meu Rio e diretora Executiva do Minha Sampa.

BEATRIZ GERDAU JOHANNPETER

É vice-presidente do Conselho e membro do Comitê Executivo do Instituto Gerdau. Membro do Conselho Familiar da Família Gerdau Johannpeter. Presidente do Conselho de Governança do GIFE e membro do Conselho de Governança do Movimento Todos Pela Educação, do Conselho da Fundação Victor Civita, do Comitê de Governança do Prêmio Gestão Escolar, do Conselho da Fundação Bienal Mercosul e do Conselho de Curadores da Fundação Iberê Camargo. Fundadora e membro do Conselho do Programa Geração Brasil Melhor. Tem capacitação em Investimento Social pelo IDIS e em Responsabilidade Social Corporativa pela Harvard Business School.

BETO SCRETAS

Formado em Economia pela FEA-USP em 1986. Atuou por 25 anos no mercado financeiro com foco em mercado de capitais. Trabalhou de 1994 a 2012 na Schroder Investment Management Brasil - filial da firma inglesa de gestão de recursos Schroders PLC - tendo sido seu diretor-presidente por 10 anos. Desde junho de 2012 é voluntário no Instituto de Cidadania Empresarial - ICE -, participando de projetos ligados à área de finanças sociais e negócios de impacto.

CLOVES OTÁVIO NUNES DE CARVALHO

É diretor do Instituto Votorantim. Formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Atuou por 22 anos na Alcan/Novelis do Brasil, exercendo entre outras funções, os cargos de gerente de Recursos Humanos e diretor de Operações de Alumínio Primário. Atualmente faz parte do Conselho Diretor da Fundação Gorceix.

CRISTINA PAULA BAPTISTA

Advogada e consultora em Inovação e Desenvolvimento Social, pós-graduada em Desenvolvimento Regional e Transfronteiriço e mestranda em Direito e Economia. Foi professora em Gestão de Instituições sem Fins Lucrativos da pós-graduação do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG Lisboa). É autora do livro “As Fundações no Direito Português” e de um blog sobre Inovação e Investimento Social.

DANIELA CARRETA-MARQUIS

É representante do BID no Brasil. Cidadã venezuelana ingressou no Banco Interamericano de Desenvolvimento em 2003. Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento e financiamento de mercados financeiros, Carrera-Marquis, foi Chefe da Divisão de Mercados Financeiros do Departamento de Financiamento Estruturado e Corporativo. No Banco ING, em Caracas e Londres, foi chefe de mercados financeiros e especialista diretora de produtos da América Latina. Também atuou como gerente de relacionamento no Citibank na Venezuela. É bacharel em Ciências Políticas pela Universidade Central da Venezuela e mestre em Relações Internacionais e Economia pela Universidade John Hopkins, em Washington.

DANIELA REDONDO

É diretora executiva do Instituto Coca-Cola Brasil, especializado em impacto social de larga escala focado em jovens e mulheres. Já atuou como franqueada da Experimento Intercâmbio Cultural, pioneira no Brasil no segmento, e atuou como gerente Administrativo-Financeira e de Planejamento das Cervejarias Devassa e Eisenbahn (Grupo Schincariol). Bacharel em Administração de Empresas pela Imes-SP, possui MBA pela Coppead-UFRJ e é pós-graduada em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FGV e em Liderança e Competências de Gestão pela Universidade de Colorado (EUA).

ELLEN AGLER

É diretora executiva do END Fund. Anteriormente, foi vice-presidente sênior da Operation Smile, também atuou como diretora de operações internacionais para a International Medical Corps (IMC), focada em resposta a desastres internacionais e fornecimento de atendimento médico em emergências humanitárias complexas. Na IMC, ela liderou a resposta da organização ao Tsunami do Leste da Ásia em 2004. Ellen é graduada em Saúde Internacional pela Harvard School of Public Health, em Estudos de Desenvolvimento pela London School of Economics e pós-graduada em Resolução de Conflitos na Universidad de Javeriana em Bogotá, Colômbia.

FERNANDO FERNANDES

Médico cirurgião geral pela Santa Casa de SP, especialista também em homeopatia e administração hospitalar, auditoria e serviços de saúde pela FGV de SP. Experiência de mais de 16 anos em serviços de gestão de saúde, programas de prevenção, home care e gestão de alto custo em saúde. Empreendedor em saúde, fundador de 4 empresas, experiência em processos de M&A: 2 fusões empresariais, 1 cisão, 1 aquisição total, 1 aquisição parcial. Atualmente sócio-diretor do SAÚTIL, negócio de impacto social que facilita o acesso a recursos públicos de saúde para a população brasileira.

GABRIELLA BIGHETTI

Formada em Direito pela PUC – SP, com mestrado em Direito Internacional na Faculté de Assas – Paris II. Atua há mais de 15 anos na área social e ambiental. Começou sua carreira na Fundação Telefônica em 1999 atuando em Gestão de Projetos Sociais, assumiu a Diretoria de Ações Sociais durante o período da fusão com o Instituto Vivo e atualmente ocupa o cargo de Diretora Presidente da Fundação Telefônica Vivo no Brasil.

HEATHER GRADY

É associada sênior para Filantropia Global na Rockefeller Philanthropy Advisors. Anteriormente foi vice-presidente de Iniciativas da Rockefeller Foundation e diretora da Realizing Rights: The Ethical Globalization Initiative. Por quase vinte anos, Grady viveu e trabalhou em países da Ásia, África e do Oriente Médio, gerenciando vários programas de desenvolvimento humanitário. Ela é mestre em Administração Pública pela Kennedy School em Harvard, é bacharel em Artes pela Smith College e fala chinês e vietnamita.

HELENA MONTEIRO

É diretora executiva da WINGS (Worldwide Initiatives for Grantmaker Support), uma associação global de organizações de apoio ao investimento social privado. Anteriormente, Helena trabalhou como diretora no IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), liderando projetos de consultoria em Investimento Social Privado, Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade. Com mais de 20 anos de experiência no setor social e mestrado pela Universidade de Toronto, Canadá, Helena trabalhou na Associação Canadense de Saúde Pública, na Organização PanAmericana da Saúde (OPAS) e na Organização dos Estados Americanos (OEA).

HENRIQUE LIAN

Diretor Executivo do Instituto Ethos, é doutor em filosofia pela USP, mestre em história pela UNICAMP, bacharel em direito pela PUCCAMP, com especialização em gestão de negócios (IBEMEC/CPFL Management). Foi professor universitário nas áreas de Direito, Filosofia e Sociologia. Exerceu diversos cargos de direção, nos setores público e privado, nas áreas jurídica, administrativa e cultural. Foi gerente executivo de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa do Grupo CPFL Energia, diretor de cultura do município de Campinas e gerente do Teatro Municipal de São Paulo, entre outras posições. Possui ampla experiência em articulação, negociação e representação internacional, com foco em Europa e América Latina.

HUGO BARRETO

É secretário geral da Fundação Roberto Marinho desde 2002, tendo ocupado anteriormente os cargos de diretor de Criação e superintendente de Conteúdo. É responsável por um dos maiores programas de inclusão educacional do Brasil, o Telecurso; pelo Canal Futura; pelas séries Globo Ciência, Globo Ecologia e Globo Educação, bem como pela criação e implantação do Museu da Língua Portuguesa, do Museu do Futebol, ambos em São Paulo e do Museu de Arte do Rio de Janeiro. Bacharel em Filosofia pela PUC/RJ, Hugo Barreto foi presidente do Conselho do GIFE, Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, de junho/2004 a junho/2007.

JANAÍNA JATOBÁ

Mestranda em Prática Social Reflexiva pelo Crossfields Institute (UK) e Alanus University (Alemanha), possui especialização em processos de desenvolvimento social e organizacional pelo Programa Profides e pelo Programa de Lideranças para Mudança Social na América Latina / PNUD. Coordenou, pela Oxfam Grã-Bretanha, o programa de fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil no Brasil. Atualmente gerencia a área Desenvolvimento Institucional e Comunitário do Instituto C&A e atua em espaços de diálogo e de articulação interinstitucional voltados ao fortalecimento do investimento social privado e da sociedade civil organizada brasileira.

JANE WALES

Jane Wales é presidente e cofundadora do Global Philanthropy Forum e diretora do Programa de Filantropia e Inovação Social do Aspen Institute. Em 2007, ela atuou como CEO da The Elders, presidida pelo Arcebispo Desmond Tutu. Atuou no governo Clinton como assistente especial do presidente, diretora sênior do Conselho Nacional de Segurança e diretora adjunta de Políticas de Ciência e Tecnologia da Casa Branca. Durante o seu mandato como Diretora Executiva Nacional dos Médicos pela Responsabilidade Social, a organização recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1985.

JOANA LEE RIBEIRO MORTARI

É advogada formada pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e com LLM pela Faculdade de Direito da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Atualmente é responsável pelo Desenvolvimento Institucional da Associação Acorde, organização social que trabalha pelo desenvolvimento humano de crianças e jovens em Embu das Artes e Cotia, por meio de oficinas de arte e esporte. Atua também como articuladora do Movimento por uma Cultura de Doação no Brasil, que tem como missão ser um canal de reflexão, aprendizagem e apoio a ações que promovam a cultura de doar. Conselheira do Instituto Geração e da Associação Cairuçu.

JORGE GERDAU JOHANNPETER

É presidente do Conselho de Administração da Gerdau. Tem forte atuação na busca pela eficiência na gestão dos setores público e privado. Foi fundador do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade e do Movimento Brasil Competitivo. É membro da Academia Internacional e da Academia Brasileira da Qualidade e do Conselho da Fundação Nacional da Qualidade. Preside a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do Governo Federal e atua como membro do Conselho do Instituto Aço Brasil e do Conselho Superior Estratégico da Fiesp. Nas áreas de educação e cultura, é presidente o Conselho da Fundação Bienal do Mercosul, vice-presidente do Conselho da Fundação Iberê Camargo e integra o Conselho do Movimento Todos pela Educação e da Parceiros Voluntários.

JORGE VILLALOBOS GRZYBOWICZ

É presidente executivo do Centro Mexicano para a Filantropia. Além disso, preside o Conselho de Administração do Fórum Empresa e é membro do Conselho de Administração dos Encontros Ibero-Americanos da Sociedade Civil. É graduado em Filosofia e Teologia e mestre em Comunicação e Desenvolvimento na Universidade Ibero-americana. Participou como palestrante e conferencista nos principais foros da sociedade civil e responsabilidade social corporativa no México e em outros países.

JOSÉ CAETANO MINCHILLO

Graduado em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais e com MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela USP e Gestão Avançada de Negócios pela Universidade Federal do Mato Grosso, ambos em parceria com a Universidade Corporativa do Banco do Brasil. Executivo com 29 anos de experiência, já foi executivo na área de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil, onde liderou ações relacionadas à Gestão da Cultura, Endomarketing, Satisfação no Trabalho, Equidade de Gênero e Raça, Avaliação de Desempenho e Programa de Reconhecimento de Funcionários. Foi superintendente regional de Varejo e administrador de agências. Atualmente é presidente da Fundação Banco do Brasil.

JOSÉ GUIMARÂES MONFORTE

Economista formado pela Universidade Católica de Santos, foi presidente e fundador da Pragma. É membro do Conselho do Banco Tribanco, da Rossi Residencial, da Petrobras, da BR Distribuidora e Presidente do Conselho Consultivo da Premix. Atuou como executivo em diversos bancos e empresas como BANESPA, Banco Merrill Lynch, Banco Citibank NA, VBC Energia S/A e Janos Comércio, Administração e Participações LTDA, ocupando posições no Brasil e no exterior.

JOSÉ LEOPOLDO FIGUEIREDO

Formado em Economia e Direito pela USP, com pós-graduação em Administração pela FGV. Em 1980, iniciou sua atividade no mercado financeiro e, em 1987, tornou-se diretor superintendente da Hedging-Griffo Corretora de Valores. Participou da estruturação da área de mercado de capitais e mercados futuros, do segmento de administração de fundos e da área de private banking, da qual foi responsável até 2009, quando se desligou do quadro executivo da empresa. Durante todo o período, foi responsável pela criação da política de recursos humanos da empresa. É associado e fundador do Instituto Quintessa, aceleradora de negócios sociais.

JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL

Médico formado pela FCM da Santa Casa de São Paulo com especialização em pediatria na USP e pós-graduação em Economia da Saúde na Unifesp. É o instituidor e presidente da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e vice-presidente do Instituto Pensi. Participa e colaborou em conselhos de administração de várias instituições do terceiro setor como: Fundação Tide Setúbal; Instituto Viva e Deixe Viver; AMEO; Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont; Virada da Saúde de SP; Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de SP.

JULIANA CASSILHA ANDRIGUETO

Pós-graduada em Gestão Empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração e formada em Relações Internacionais e Comunicação Social. Possui especializações em Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Investimento Social. Atualmente é gerente sênior de Responsabilidade Social Corporativa para América Latina do Grupo Holcim. É também membro do Comitê Mundial de Desenvolvimento Sustentável da Holcim. Foi gerente de responsabilidade social da Holcim Brasil e também gerente do Instituto Holcim. Anteriormente, trabalhou no IDIS e na ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância.

JULIANA DE LAVOR LOPES

Juliana Lopes atualmente responde pela Diretoria de Sustentabilidade da AMAGGI, o que inclui também a Fundação André e Lúcia Maggi. Possui formação em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá, com especialização em Administração Estratégica de Negócios pela UNESA/RJ e MBE (Master Business Economics) em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ.

KLAUS GERDAU JOHANNPETER

Presidente do Conselho do Instituto Gerdau, desde março de 2005. O Instituto Gerdau tem por objetivo promover o desenvolvimento social, econômico, cultural, esportivo e ambiental da sociedade. Além desses, atuar em prol da educação, saúde, ética, paz, cidadania e democracia, da promoção da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, desenvolvendo voluntariado e atuando, também, para o combate à pobreza e à exclusão social.

LAÍS DE FIGUEIRÊDO LOPES

Assessora Especial do Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, onde coordena a agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Advogada e mestre em Direito das Relações Econômicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Integrante voluntária do Conselho da International Center for Not-for-Profit Law (ICNL). Participou na ONU do Comitê ad hoc que elaborou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo de 2005 a 2006. Foi Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil de 2006 a 2011.

LESTER SALAMON

Dr. Lester M. Salamon é professor na Johns Hopkins University e diretor no Johns Hopkins Center for Civil Society Studies. Anteriormente, ele atuava como diretor no Johns Hopkins Institute for Policy Studies e no Center for Governance and Management Research at the Urban Institute em Washington, D.C. e como diretor associado substituto do escritório norte-americano de Gestão e Orçamento. Autor de mais de uma dúzia de livros, Dr. Salamon foi pioneiro no estudo empírico do setor sem fins lucrativos nos EUA e no mundo. Ele tem bacharelado em Economia e Estudos de Política pela Princeton University e Ph.D. em Governo pela Harvard University.

MARCELO FURTADO

Engenheiro químico com mestrado em energias renováveis pela USP e membro do programa da Yale World Fellow. É diretor-executivo do Instituto Arapyaú. Trabalhou por 24 anos no Greenpeace e foi diretor-executivo da organização no Brasil entre 2008 e 2013. Coordenou a campanha internacional pela proibição do comércio de lixo tóxico, promoveu a produção limpa na área de tecnologias industriais e coordenou campanhas nas áreas de Florestas e Oceanos. Trabalhou com a promoção de fontes renováveis de energia e políticas públicas para mudanças climáticas nos últimos 20 anos. Antes de atuar no terceiro setor, trabalhou na indústria química e em consultoria nas áreas de tecnologia e inovação.

MARCOS ATHIAS NETO

É líder de Cluster do Grupo de Inovações, Aliança de Desenvolvimento no PNUD. Anteriormente foi assessor técnico global de Preparação para Situações de Emergência e Redução do Risco de Desastres na ChildFund International e trabalhou 17 anos na CARE Internacional; seu último cargo foi como diretor de Parcerias e Iniciativas Especiais e Mudança Climática e Subsistência Sustentável. Marcos é advogado formado, com Mestrado em Direito e Desenvolvimento pela Faculdade de Estudos Orientais e Africanos (SOAS), da Universidade de Londres.

MARCOS BOULOS

É líder de Cluster do Grupo de Inovações, Aliança de Desenvolvimento no PNUD. Anteriormente foi assessor técnico global de Preparação para Situações de Emergência e Redução do Risco de Desastres na ChildFund International e trabalhou 17 anos na CARE Internacional; seu último cargo foi como diretor de Parcerias e Iniciativas Especiais e Mudança Climática e Subsistência Sustentável. Marcos é advogado formado, com Mestrado em Direito e Desenvolvimento pela Faculdade de Estudos Orientais e Africanos (SOAS), da Universidade de Londres. 

MARCOS KISIL

É consultor estratégico e fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS. Anteriormente, atuou como diretor regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K. Kellogg. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dedicou-se ao campo da administração de saúde, tendo-se doutorado em Administração pela George Washington University, Washington-DC, EUA. Atualmente é professor titular da Faculdade de Saúde Pública da USP e membro dos Conselhos da Resource Alliance e da SAVE Brasil. Marcos Kisil é autor dos livros “Comunidade: Foco de Filantropia” e “Investimento Social Privado e Tendências do Investimento Social na América Latina”.

MARCOS VINÍCIUS DE CAMPOS

Fundador e diretor-executivo da RAPS. É professor de Direito e Economia na FAAP e Unasp. Graduado e mestre em administração pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e pela École Supérieure des Sciences Économique et Commerciale (França). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Doutor em direito econômico pela USP. Foi Visiting Scholar na Harvard Law School.

PAULA JANCSO FABIANI

É diretora-presidente do IDIS. Anterior a esta posição, foi diretora financeira da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e controller do Instituto Akatu. Trabalhou no braço de Private Equity do Grupo Votorantim e em uma das empresas investidas. Atuou no BankBoston nas áreas de asset management e M&A, e no Lloyds Bank em trade finance. Autora do livro “Fundos Patrimoniais, Criação e Gestão no Brasil”, Paula é economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University, especialização em Endowment Asset Management na London Business School e Yale, e Gestão de Organizações do Terceiro Setor na FGV. 

PAULO CASTRO

Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) é diretor do Instituto C&A desde 2001. Antes de ingressar na organização, Castro foi dirigente da varejista de moda C&A por vários anos e voluntário do Instituto C&A, chegando a fazer parte do Conselho da organização. É também membro do Comitê de Sustentabilidade da C&A e do Conselho de Governança do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE).

PETER BUFFETT

A carreira de Peter Buffett se estende por mais de 30 anos como compositor vencedor do Emmy Award, filantropo e autor. Como co-presidente da NoVo Foundation, com sua esposa Jennifer, eles buscam promover uma transformação na sociedade global de dominação e exploração para colaboração e parceria, capacitando meninas e mulheres como as principais agentes de mudança. O best-seller inspirador de Peter do New York Times Life Is What You Make It já vendeu quase meio milhão de cópias no mundo.

RAQUEL LORDELLO COIMBRA

É gerente de projetos do IDIS desde abril de 2011. Foi diretora executiva da Associação Casa Azul e gestora de projetos no ILANUD (Instituto Latino Americano das Nações Unidas) e na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Atuou como advogada na área de direito civil e societário em escritório no Brasil e no exterior. É formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), é Mestre em Direitos Sociais pela faculdade de Direito da PUC/SP e especialista em Direito do Terceiro Setor pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

REGINA HELENA SCRIPILLITI VELLOSO

Regina Helena Scripilliti Velloso atualmente é presidente voluntária do Conselho de Administração da AACD, vice-presidente do Helipark Manutenção Aeronáutica Ltda desde 2001e membro do Conselho de Família da Votorantim desde 2000. Foi membro do Conselho do Instituto Votorantim de 2002 até abril de 2014, membro do Comitê de Desenvolvimento Familiar de 2005 até abril de 2014. Participou em 2005, em Harvard, do curso Executive Education - Families in Business.

SANDRA REGINA MUTARELLI SETÚBAL

Bacharelado e licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo, doutorado em Química pela USP e pós-doutorado pela Estação Ciência – USP. 
Membro do conselho consultivo do Catavento Cultural e Educacional, do conselho deliberativo da Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração – ACTC e do Conselho Superior da Fundação José Luiz Egydio Setúbal. Atualmente é presidente do Instituto de Pesquisa PENSI, e diretora do voluntariado do Hospital Infantil Sabará.

SERGIO PAUPERIO SERIO FILHO

É gestor de Relações Institucionais da TOTVS e está na companhia há 8 anos. Também é presidente do Instituto da Oportunidade Social (IOS), do qual a TOTVS é a principal mantenedora. Atuou na Unilever e Global Partner. É formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com especialização em Finanças Corporativas pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Possui certificação em Project Management – SCRUM, Project Management – PMBok e Gestão da Rotina para Gerenciamento de Resultado (Método PDCA).

SWANEE HUNT

A embaixadora Swanee Hunt é Presidente da Hunt Alternatives, que dedicou mais de $ 130 milhões desde 1981 para avanços em mudanças sociais no âmbito nacional e global. A fundação reforça a liderança das mulheres em regiões de conflito, combate a demanda por sexo pago, incentiva as mulheres a procurarem emprego, apoia líderes de movimentos sociais e fortalece suas artes. Por décadas, Hunt abordou desafios da comunidade em Denver, financiando programas em prevenção de violência, criação de oportunidades de emprego e educação pública. Ela e sua irmã criaram a Women Moving Millions (Mulheres Movendo Milhões), que estimulou 210 doadoras a penhorarem mais de $ 500 milhões para mulheres e garotas no mundo todo.

VERÓNICA ARROYAVE

Verónica Arroyave, diretora da Fundação AbbVie, juntou-se à AbbVie em maio de 2014. Ela é encarregada de construir os investimentos filantrópicos da AbbVie na América Latina nas áreas de Hepatite C, Doenças Tropicais Negligenciadas e Oncologia. Antes de se juntar à AbbVie, atuou no setores corporativo, governamental, acadêmico e sem fins lucrativos. Verónica, natural da Colômbia, tem mais de quinze anos de experiência em catalisar parcerias público-privadas para fortalecer comunidades mundialmente. Ela é graduada em Administração de Empresas, tem mestrado em Saúde Pública pela Universidade Tulane e Ph.D. pela Virginia Tech.

VIRGÍLIO VIANA

Graduado em Engenharia Florestal pela USP, com PhD em Biologia da Evolução pela Universidade de Harvard e pós-doutorado em Desenvolvimento Sustentável na Universidade da Flórida. Foi professor de Ciências Florestais da USP/ESALQ por 20 anos, e Fundador/Presidente do IMAFLORA. Em 2003, tornou-se o primeiro Secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas. Atualmente é Superintendente Geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), co-Chair do grupo temático de Florestas, Oceanos, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos do Sustainable Development Solutions Network (SDSN) e chair do SDSN Amazônia.

WILSON MODESTO POLLARA

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1973. Médico assistente do Hospital das Clínicas de São Paulo de 1978 a 1996. Pós-graduado em Cirurgia Geral na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de 1980 a 1987 com Mestrado e Doutorado. Iniciou em 1982 como Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sendo no momento Professor Livre Docente. Desde 1988 exerce cargos Administrativos ligados a Administração Hospitalar, Convênios e Área da Saúde em geral. Atualmente é Secretário Adjunto de Estado da Saúde de São Paulo.

COMITÊ CONSULTIVO

CAROL CIVITA

Como uma filantropa ativa, Carol Civita apoia diversas organizações em diferentes áreas, auxiliando no desenvolvimento de seus trabalhos em rede e viabilizando parcerias entre ONGs e Fundações. Carol atua em diversos conselhos e comitês de organizações sem fins lucrativos brasileiras e internacionais nas áreas de saúde, educação, empreendedorismo e meio ambiente. Formada em Comunicação Social pela ESPM e Filosofia pela PUC SP. Está no conselho do: Instituto Gerando Falcões; Instituto Avon; Fundação Rubem Cunha, Fundação Victor Civita; Tony Elumelu Foundation Nigéria.

 

JANAINA JATOBA

Mestranda em Prática Social Reflexiva pelo Crossfields Institute (UK) e Alanus University (Alemanha), possui especialização em processos de desenvolvimento social e organizacional pelo Programa Profides e pelo Programa de Lideranças para Mudança Social na América Latina / PNUD. Coordenou, pela Oxfam Grã-Bretanha, o programa de fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil no Brasil. Atualmente gerencia a área Desenvolvimento Institucional e Comunitário do Instituto C&A e atua em espaços de diálogo e de articulação interinstitucional voltados ao fortalecimento do investimento social privado e da sociedade civil organizada brasileira.

JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL

Médico formado pela FCM da Santa Casa de São Paulo com especialização em pediatria na USP e pós-graduação em Economia da Saúde na Unifesp. É o instituidor e presidente da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e vice-presidente do Instituto Pensi. Participa e colaborou em conselhos de administração de várias instituições do terceiro setor como: Fundação Tide Setúbal; Instituto Viva e Deixe Viver; AMEO; Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont; Virada da Saúde de SP; Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de SP.

MARCOS KISIL

É consultor estratégico e fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS. Anteriormente, atuou como diretor regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K. Kellogg. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dedicou-se ao campo da administração de saúde, tendo-se doutorado em Administração pela George Washington University, Washington-DC, EUA. Atualmente é professor titular da Faculdade de Saúde Pública da USP e membro dos Conselhos da Resource Alliance e da SAVE Brasil. Marcos Kisil é autor dos livros “Comunidade: Foco de Filantropia” e “Investimento Social Privado e Tendências do Investimento Social na América Latina”.

REGINA VIDIGAL GUARITA

Empreendedora social, fundadora e diretora-presidente da Associação Arte Despertar. É membro dos Conselhos Consultivos do Fundo Itaú Excelência Social/FIES, Centro de Voluntariado de São Paulo/CVSP e do IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social). Foi Presidente do Conselho Curador da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

RUTH GOLDBERG

Dirige a Fundação ARYMAX e é responsável pela filantropia da família Feffer. Formada em Terapia Ocupacional pela USP, em Gestão de entidades sem fins lucrativos pela FGV-SP e MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA. Membro da Comissão de Estudos de Sustentabilidade Empresarial do IBGC e do Grupo de Assuntos Sócio Assistenciais da FISESP. Fundou a GCA-Responsabilidade Social e dirigiu a área de sustentabilidade corporativa da BDF-NIVEA Brasil. Ainda, coordenou a área de voluntariado empresarial do Conselho da Comunidade Solidária. Participou da Fundação do Instituto São Paulo contra a Violência, do Instituto ETHOS e do Instituto PNBE.

ORGANIZAÇÃO

Fundado em 1999, o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) pioneira no apoio técnico e consultoria ao investidor social no Brasil e na América Latina. Facilita o engajamento de pessoas, famílias, empresas e comunidades em ações sociais estratégicas transformadoras da realidade, contribuindo para a redução das desigualdades sociais no País. Com a missão de apoiar o investimento social privado para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável, o IDIS atua de duas formas: desenvolvendo ações pró-ativas e atendendo demanda de apoio técnico de empresas, fundações, institutos e indivíduos.

Mais informações em www.idis.org.br

O Global Philanthropy Forum (GPF) é um projeto do World Affairs Council, criado com o objetivo de construir uma comunidade de doadores e investidores sociais comprometidos com causas internacionais. Também busca estruturar, potencializar e aprimorar o caráter estratégico do investimento social privado. Por meio de uma conferência anual, um seminário de verão, eventos especiais e teleconferências, o GPF conecta doadores a causas, a estratégias eficazes, a potenciais parceiros de cofinanciamento e a emblemáticos agentes de mudança de todo o mundo. A proposta é expandir o número de filantropos que serão estratégicos para causas internacionais diversas, através da construção e manutenção de comunidades de aprendizagem contínua.

Mais informações em www.philanthropyforum.org

PARCERIA INSTITUCIONAL

A Charities Aid Foundation (CAF) é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao investimento social privado, com sede no Reino Unido.  Tem como objetivo aumentar e fortalecer o investimento social privado, influenciar o poder público a favor do investimento social e ajudar doadores a identificar e apoiar causas sociais, oferecendo um amplo leque de serviços para doadores individuais, doadores corporativos e organizações sem fins econômicos. As origens da CAF datam de 1924, quando o Conselho Nacional de Serviço Social do Reino Unido decidiu criar um Departamento de Entidades Filantrópicas (Charities Department) para encorajar doações mais eficientes. Em 1974, passou a trabalhar no formato atual, como fundação. Desde então, atua de forma independente do governo, como uma organização da sociedade civil. Internacionalmente, a CAF já se consolidou como uma das maiores organizações de investimento social privado na Europa e tem oito escritórios de atuação direta espalhados pelo mundo.

Mais informações em www.cafonline.org

APOIO FINANCEIRO

A Fundação Rockefeller apoia projetos que criam oportunidades e incentivam a resiliência para o enfrentamento de desafios socioeconômicos e de questões ligadas a saúde e meio ambiente. Dessa forma, reitera seu pioneirismo na missão filantrópica que realiza desde 1913 e que é caracterizada pela promoção do bem-estar da humanidade em todo o planeta. A instituição busca ver o mundo sob a ótica de algo que denomina Globalização Smart, onde os benefícios do processo de globalização são amplamente compartilhados e os desafios ambientais são vencidos mais facilmente. Com atuação nos Estados Unidos e em vários outros países, a Fundação Rockefeller se concentra em resultados e impacto – ou seja, na diferença que pode fazer na vida das pessoas, em comunidades e no mundo.

Mais informações em www.rockefellerfoundation.org

PARCERIAS

O Instituto C&A é uma organização sem fins lucrativos de interesse público, dedicada a promover e qualificar o processo de educação de crianças e adolescentes no Brasil. Foi fundado em 1991, em resposta ao desejo dos acionistas da rede de lojas C&A de institucionalizar a política de investimento social da empresa no Brasil. Atualmente, o Instituto oferece apoio técnico e financeiro a programas e projetos desenvolvidos por instituições da sociedade civil voltadas à educação de crianças e adolescentes. As atividades da organização são financiadas por doações efetivadas pela C&A e por doações diretas dos acionistas. O Instituto C&A valoriza e promove o voluntariado entre seus funcionários e, atualmente, conta com 3,3 mil funcionários da empresa C&A para a realização do seu trabalho.

Mais informações em www.institutocea.org.br

O Banco Interamericano de Desenvolvimento apoia iniciativas de países da América Latina e Caribe para reduzir a pobreza e a desigualdade. Seu objetivo é trazer desenvolvimento de uma maneira sustentável e que não cause prejuízos climáticos. Criado em 1959, é a maior fonte de financiamento para o desenvolvimento na América Latina e Caribe, com um forte compromisso de obter resultados mensuráveis, maior integridade, transparência e responsabilização. Além de empréstimos, o BID também oferece doações, assistência técnica e realiza pesquisas. A base de acionistas e a gestão prudente confere uma posição financeira forte, o que torna o Banco capaz de tomar empréstimos em mercados internacionais com taxas competitivas e transferir esse benefício a clientes de 26 países da América Latina e Caribe.

Mais informações em www.iadb.org

A convicção de que a comunicação pode ser instrumento para transformação social motivou a criação da Fundação Roberto Marinho, em 1977. Suas iniciativas promovem o direito à educação, incentivam o protagonismo, valorizam a cultura brasileira e o meio ambiente.

Mais informações em frm.org.br/

A Fundação Banco do Brasil estrutura sua atuação de forma a identificar e mobilizar diferentes atores sociais na busca por soluções efetivas para aspectos fundamentais do desenvolvimento sustentável de comunidades brasileiras. O conceito Tecnologia Social - referente aos produtos, técnicas ou metodologias desenvolvidas em interação com as comunidades e que resultam em soluções efetivas de transformação social - permeia a atuação da Fundação.

Mais informações em fbb.org.br/

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal foi instituída em 2010 pelo Dr. José Luiz Setúbal, médico pediatra que havia adquirido o Pronto Socorro Infantil Sabará (referência em pediatria na cidade de SP) em 2005 com a finalidade de transformá-lo numa Fundação sem fins lucrativos e dedicada à assistência, pesquisa e ensino de saúde infanto-juvenil. A Fundação possui o Hospital Infantil Sabará que realiza a assistência pediátrica e tem a finalidade de gerar caixa para um fundo patrimonial que garantirá a perenidade da instituição e gerará recursos para o ensino e pesquisa. O Instituto Pensi, uma oscip criada em 2013 é quem faz a pesquisa clínica, ensino, voluntariado e projetos sociais em saúde infantil. É responsável pela organização e realização da educação continuada do hospital e de profissionais de saúde que participam de cursos, simpósios, congressos e aulas, além de todos os estagiários que passam pelo hospital, além de fazer divulgação de conhecimento de saúde infantil pelas redes sociais.

Mais informações em www.hospitalinfantilsabara.org.br

A Fundação Arymax é uma entidade filantrópica dedicada à aplicação de recursos privados para projetos de finalidade pública e comunitária. Foi instituída pela família Feffer, como mecanismo de enfatizar o Investimento Social Privado para o benefício público no início dos anos 90. Como valores e princípios básicos, a Fundação se alicerça no conceito da Tsedaká (ato de justiça), um dos sustentáculos do judaísmo.

Mais informações em arymax.org.br