Fundo Emergencial para a Saúde – Coronavírus Brasil convoca a população a doar para compra de suprimentos e equipamentos para fortalecimento do sistema público de saúde

23 de março de 2020

IDIS, Movimento Bem Maior e BSocial criaram uma forma rápida, fácil e confiável para as pessoas doarem para hospitais beneficentes e instituições de ciência e tecnologia 

O combate ao Coronavírus extrapola ações governamentais e superar a pandemia depende de um compromisso de toda sociedade, exigindo articulação entre os setores público, privado e organizações da sociedade civil. 

IDIS, Movimento Bem Maior e Bsocial, com o apoio de outras lideranças da Cultura de Doação no Brasil, se uniram para criar o ‘Fundo Emergencial para a Saúde – Coronavírus Brasil’ para receber doações de qualquer quantia, que serão encaminhadas para instituições em posição estratégica no sistema de saúde do País. 

Inicialmente, as entidades beneficiárias do Fundo são as seguintes: Fiocruz,  Hospital das Clínicas de São Paulo,  Santa Casa de São Paulo e  Comunitas (organização que está adquirindo respiradores a serem entregues aos hospitais do SUS) 

 Outros beneficiários podem ser agregados posteriormente. As doações serão revertidas em: 

➢ Respiradores 

➢ Testes para diagnóstico de infecção por Coronavírus 

➢ Equipamentos para UTI (cardioversores, aspiradores de secreção, monitores, etc.)  

➢ Equipamentos hospitalares (cadeiras de rodas, camas, macas, etc.) 

➢ Materiais para médicos e enfermeiros (aventais, máscaras, toucas, luvas, etc.) 

➢ Medicamentos 

Sempre respeitando lista de prioridades previamente aprovada com as instituições e com posterior prestação de contas. 

“Em momentos de crise a gente sente, também, o melhor da sociedade. O Hospital das Clínicas de São Paulo se preparou para esse momento, mas todo o apoio é necessário para garantir que a gente consiga cumprir nossa missão e atender a população da melhor forma possível. Ações como essa doação mostram como nossa sociedade é solidária. Assim podemos seguir em frente, sabendo que teremos os recursos para ajudar a salvar vidas” declara Antonio José Rodrigues Pereira, superintendente do HCFMUSP. 

O grupo instituidor do Fundo, por meio de uma Nota Pública (veja aqui a nota na íntegra), está fazendo um chamamento especial à comunidade de filantropos e empresas a também doarem para fortalecer o sistema público de saúde no combate ao Coronavírus. 

Para doar acesse:  www.bsocial.com.br/fundosaude 

Para doações acima de R$ 50 mil, o doador deve entrar em contato com atendimento@bsocial.com.br 

O FUNDO tem gerenciamento financeiro da SITAWI, uma organização social de interesse público (OSCIP) pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social. Ela é responsável por operacionalizar o FUNDO e também receber as doações. 

Grupo instituidor do Fundo Emergencial para a Saúde – Coronavírus Brasil 

IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social 

“O Brasil e os brasileiros precisam de todos. Temos visto exemplos maravilhosos de solidariedade no combate à pandemia e agora oferecemos um caminho seguro àqueles que desejam contribuir para fortalecer nossa rede de Saúde” explica Paula Fabiani, diretora-presidente do IDIS. 

Movimento Bem Maior 

“Estamos vivendo uma crise singular e nosso sistema de saúde precisará de toda ajuda para enfrentá-la. Em momentos como esse, a responsabilidade de contribuir passa a ser de todos, sobretudo dos mais afortunados, afinal, se o sistema de saúde colapsar, o país todo vem junto”, afirma Carola Matarazzo, CEO do Movimento Bem Maior. 

BSocial 

“A BSocial é um canal de captação facilitador, uma ferramenta que permite que o usuário faça uma doação de forma rápida, fácil e segura. Acessando a plataforma e clicando no link que leva ao Fundo Emergencial para a Saúde, o doador escolhe o valor, a forma de pagamento e finaliza a sua doação. A plataforma envia o recurso diretamente para a conta do fundo”, explica Maria Eugênia Duva Gullo, cofundadora da plataforma. 

Parceiros Institucionais: Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), PLKC Advogados e Synergos  

Parceiros Operacionais:  SITAWI e Umbigo do Mundo 

Apoiadores: ABRAINC – Associação Brasileira de Incorporadores, APF – Associação Paulista de Fundações, Blend Inspire, Editora Mol, Harvard Alumni Club of Brazil, Instituto Apontar, Instituto Akatu, Instituto Doar, Instituto Vladimir Herzog, Movimento Arredondar, SindusCon-SP, Secovi-SP Tozzini Freire Advogados e WINGS – Worldwide Initiative for Grantmaker Support

Conselho Técnico: Dr. Marcos Kisil, Dr. José Antônio de Lima e Dr. José Luiz Setúbal 

Assessorias de Imprensa: 

IDIS – Ana Moretto (4 Press) / anamoretto@4pressnews.com.br / (11) 97300-8584  

Bem Maior – Sheila Brasil / comunicacao@centraldeinovacao.com.br / (11) 99333-0528  

BSocial – Viviane Pereira / vpimprensa@gmail.com / (11) 97667-1933