Petrobras

Detalhes do Projeto

A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto que atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia. A gerência de projetos socioambientais da companhia é gestora do Programa Petrobras Socioambiental (PPS), que realiza investimentos voluntários em práticas voltadas para um ambiente ecologicamente equilibrado e socialmente equitativo. O programa é uma das formas de concretizar a visão e valores da companhia constantes em seu plano estratégico e no princípio e diretrizes da sua política de responsabilidade social.

Buscando identificar elementos que permitam maximizar os impactos sociais e ambientais positivos, alinhar ainda mais a carteira de projetos do PPS com o posicionamento estratégico da companhia e comunicar os resultados de forma mais eficaz para toda a companhia, a Petrobras procurou o IDIS para auxiliar na definição, a partir do contexto da sua carteira de projetos, de um método para avaliar os projetos do Programa Petrobras Socioambiental.

Para atender à demanda, o IDIS realizou a análise de diferentes metodologias de avaliação de impacto socioambiental, e apresentou ao cliente para que pudessem ter um panorama das possibilidades e limitações de cada uma. Levando em conta as características da carteira de projetos do programa, a disponibilidade de informações e a exequibilidade dos diferentes métodos apresentados, optou-se pela realização da Análise Custo Benefício com incorporação de técnicas do protocolo SROI (Social Return of Investment – Retorno Social do Investimento), que envolve a monetização dos impactos para cálculo do retorno para a sociedade e o meio ambiente.

Para demonstrar a aplicabilidade da Análise Custo Benefício no formato proposto, foi realizada a aplicação do método à um projeto piloto do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Uçá, visando demonstrar ao cliente como trabalhar com a metodologia na prática, e a partir da experiência tecer recomendações para aplicação da mesma à toda a carteira de projetos do PPS.

As conclusões do projeto demonstraram um retorno socioambiental de R$4,55 para cada R$1,00 investido no Projeto Uçá, e possibilitaram à companhia iniciar o processo de implementação da Análise Custo Benefício para a sua carteira, além de disseminar a cultura avaliativa na instituição.

“Trabalhar com o IDIS foi uma ótima experiência e um grande aprendizado. As pessoas do IDIS são de alto nível profissional e demonstram essa característica a todo momento. Isso, entretanto, não significa que sejam pessoas arrogantes ou que se considerem sempre as donas da verdade. Ao contrário: o trabalho é desenvolvido em parceria e as informações fluem com facilidade durante todo o projeto. Particularmente, senti-me sempre muito à vontade para questionar e trocar informações com toda a equipe. O trabalho final ficou como desejávamos e a apresentação foi também muito esclarecedora. Parabenizo toda a equipe e desejo-lhes sucesso permanente” , comenta Roberto Emery, da Petrobras.