Transformando Territórios

O Programa Transformando Territórios é uma iniciativa do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – com a Charles Stewart Mott Foundation para fomentar a criação e fortalecimento de Institutos e Fundações Comunitárias no Brasil.

 

O que são Institutos e Fundações Comunitárias?

Institutos e Fundações Comunitárias são organizações da sociedade civil que visam a melhoria da qualidade de vida de populações situadas em regiões geográficas bem delimitadas, a partir da captação, gestão e distribuição de recursos para organizações sem fins lucrativos e iniciativas sociais, através do desenvolvimento de capacidades e valorização de ativos locais, estas organizações produzem conhecimento, atuam em rede com o poder público e sociedade civil em prol do desenvolvimento territorial.

A pandemia de COVID-19 e seus impactos nas populações em estado de vulnerabilidade do país evidenciou a capacidade das organizações locais de mapear as necessidades na ponta, desenhar soluções, propagar informações, distribuir alimentos e até proporcionar atendimento de saúde em seus territórios. Este é o princípio da Filantropia Comunitária, que acredita no potencial das comunidades se desenvolverem e endereçarem suas vulnerabilidades a partir de seus próprios recursos, potencialidades e visão de futuro.

Esta crença faz parte do escopo de atuação do IDIS desde a sua fundação, em 1999. As experiências e conhecimentos adquiridos no decorrer de duas décadas de trabalho, somados ao contexto global, caracteri­zado pelo crescente reconhecimento das comunidades e coletivos como elementos chaves na promoção de um planeta mais susten­tável, levaram ao desenvolvimento de uma parceria entre o IDIS e a Charles Stewart Mott Foundation para o desenvolvimento de Fundações e Institutos Comunitários (FICS) no Brasil.

A primeira etapa, realizada entre 2018 e 2019, quis compreender o perfil de organizações ou iniciativas informais no estado de São Paulo que buscassem soluções para problemas sociais por meio do engajamento e envolvimento direto de comunidades locais (conheça aqui o levantamento). A segunda etapa, que teve início em 2020, consiste no desenho e implementação no Brasil do Transformando Territórios – Programa de Desenvolvimento de Institutos e Fundações Comunitárias.

O IDIS está comprometido com o Programa que possui duas frentes: uma voltada à sensibilização e engajamento de doadores e outra para o fomento à criação e desenvolvimento de FICs por todo o Brasil.

Confira o modelo de atuação:

 

Confira as organizações já participantes:

O IDIS acredita que a consolidação deste modelo, e o surgimento de cada vez mais casos de sucesso pelo país, poderá abrir novas frentes de captação de recursos, expandir as potencialidades territoriais, incentivar o surgimento de novos líderes comunitários e contribuir para o incentivo à cultura de doação.

Quer fazer parte deste projeto? Escreva para territorios@idis.org.br

 

QUEM SOMOS

O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1999, cuja missão é inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, a partir do trabalho junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares, assim como organizações da sociedade civil em ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país.

A Charles Stewart Mott Foundation é uma organização social grantmaker norte-americana, com sede em Flint (Michigan), fundada em 1926 por Charles Stewart Mott , antigo diretor e acionista da General Motors Corporation. Mais de US$ 3,2 bilhões em ativos alocados para o desenvolvimento de projetos com foco em 4 áreas de atuação: Sociedade civil, educação, meio ambiente e comunidade de Flint. A Mott já apoiou organizações em mais de 62 países e em 2019 distribuiu US$ 133 milhões em grants.