Amigos do Bem, Parceiros da Educação e Gerando Falcões contratam IDIS para avaliação de impacto SROI

27 de agosto de 2020

O IDIS está conduzindo avaliações de impacto para três organizações reconhecidas em todo o país pela amplitude de seus projetos sociais – Amigos do Bem, Gerando Falcões e Parceiros da Educação. Apesar do momento de incerteza pelo qual passa o país, as três optaram por manter com o investimento, visto como estratégico para todas elas. Em todos os projetos, foi escolhida a metodologia Social Return on Investment (SROI) ou Retorno Social sobre Investimento – análise de custo-benefício reconhecida pelo Cabinet Office do Reino Unido. A diretora-presidente do IDIS, Paula Fabiani é única brasileira certificada pela Social Value (UK) na metodologia SROI.

Com os Amigos do Bem, estamos avaliando a completude de seus projetos sociais que beneficiam mais de 75 mil pessoas no sertão nordestino. O estudo incluirá não só a entrega de alimentos e assistência como também a entrega de casas, perfuração de poços, geração de emprego e renda, atendimento médico e odontológico, suporte psicossocial, bolsas de ensino universitários e os Centros de Transformação, onde a organização oferece a crianças e adolescentes uma educação integral de modo complementar ao ensino básico nas escolas públicas apoiadas das regiões em que atua. Alcione Albanesi, presidente e fundadora dos Amigos do Bem, comenta: “Há 27 anos transformamos vidas no sertão nordestino. Mudamos muitas histórias e geramos um impacto positivo na vida de milhares de pessoas. Com o IDIS, conseguiremos mensurar os resultados diretos do nosso trabalho nas regiões em que atuamos. O objetivo é replicar o nosso Modelo de Desenvolvimento Social Sustentável no nosso país. Acreditamos que a miséria tem solução.”

Para a Parceiros da Educação, avaliaremos o programa de parcerias com escolas públicas estaduais e municipais, incluindo os convênios com prefeituras no Estado de São Paulo. Além de beneficiar cerca de 70 mil estudantes da rede pública de ensino, o programa capacita professores e gestores em mais de 200 escolas no Estado. Segundo Jair Ribeiro, fundador da organização,“A Parceiros da Educação sempre procurou medir o impacto das suas intervenções, e nossa parceria com o IDIS tem como objetivo justamente ampliarmos o escopo dessas análises incorporando o que há de mais atual em termos de avaliação.”

Por fim, junto a Gerando Falcões, uma das organizações sociais com maior crescimento no país, a avaliação SROI contemplará seus projetos próprios nas cidades de Poá e Ferraz de Vasconcellos, tendo entre seus beneficiários crianças, adolescentes, jovens e adultos, incluindo egressos do sistema penitenciário atendidos pelo Projeto Recomeçar. Apoiaremos também a avaliação do programa de expansão da Gerando Falcões, que já conta com organizações aceleradas em 4 estados –  São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Alagoas. Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões, arremata: “O IDIS é certamente uma das melhores organizações no mundo pra medir  impacto e mostrar pra sociedade o quanto estamos transformado.”

Se interessa pelo tema? Saiba mais aqui;

Avaliação de Impacto Social – metodologias e reflexões
Tendências e Desafios da Avaliação de Impacto no Brasil