CHAMADO À COMUNIDADE FILANTRÓPICA: Fundo Emergencial para a Saúde Coronavírus – Brasil

23 de março de 2020

CARTA ABERTA 

CHAMADO À COMUNIDADE FILANTRÓPICA 

Organizações de promoção à filantropia convocam investidores sociais brasileiros a doarem para o fortalecimento do sistema de saúde do País 

  

Considerando a gravidade do momento que atravessamos e a necessidade urgente de fortalecimento da rede pública de saúde, o IDIS Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, o Movimento Bem Maior e a BSocial, todas organizações da sociedade civil dedicadas à promoção da cultura de doação, em parceria com o GIFE, Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, a PLKC Advogados o Synergos, vêm a público fazer um chamado à comunidade filantrópica brasileira.   

O Brasil conta com o SUS, o maior sistema universal de saúde pública do mundo. Um terço dos leitos dessa rede está instalado em hospitais beneficentes e, em 906 municípios, o atendimento público de saúde é feito exclusivamente por hospitais dessa natureza. Hoje, eles respondem por cerca de 65% de todas as internações de alta complexidade, de acordo com dados da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB).  

Esta rede, assim como as demais no mundo, não está pronta para a demanda que virá com o aumento de casos de Coronavírus, e precisa urgentemente de recursos.   

Por isso, nos reunimos e criamos um caminho rápido, fácil e confiável de fazer com que os recursos financeiros cheguem a hospitais beneficentes e laboratórios de pesquisa. Estruturamos o ‘Fundo Emergencial para a Saúde Coronavírus – Brasil’, que receberá doações e as encaminhará às entidades que estão na linha de frente do combate à pandemia.  

Em um primeiro momento, os recursos serão destinados às seguintes instituições, mas outras podem ser agregadas posteriormente.  

  1. Fiocruz 
  2. Hospital das Clínicas de São Paulo 
  3. Santa Casa de São Paulo 
  4. Comunitas (organização que está adquirindo respiradores para serem doados aos hospitais do SUS) 

Estamos em conversações avançadas com a Fiocruz.  

O Fundo estará sob a gestão financeira da SITAWI, que responderá pela transparência e accountability das operações.  

Convocamos a comunidade filantrópica brasileira a doar para este Fundo ou para outras campanhas de apoio ao sistema de saúde! 

DOE AQUI 

Contamos com a contribuição de todos.  

// Grupo Instituidor: IDIS, BSocial, Movimento Bem Maior 

  • IDIS: OSCIP fundada há 20 anos com o objetivo de promover e ampliar a filantropia e investimento social no Brasil e torná-los mais estratégicos. Dialoga com filantropos familiares e corporativos. 
  • Movimento Bem Maior: Fundado em 2018, o Movimento Bem Maior, é uma organização social apartidária, sem fins lucrativos, que tem como objetivo dobrar o volume de doações realizadas no país dentro dos próximos 10 anos, com o desafio de fomentar o investimento social privado, visando desenvolver e fortalecer o terceiro setor e a Cultura de Colaboração no país.
  • BSocial: plataforma de doação para terceiro setor com propósito de ampliar a Cultura de doação no Brasil 

// Parceiros Institucionais: Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), PLKC Advogados e Synergos  

// Parceiros Operacionais:  SITAWI e Umbigo do Mundo 

// Apoiadores: ABRAINC – Associação Brasileira de Incorporadores, APF – Associação Paulista de Fundações, Blend Inspire, Editora Mol, Harvard Alumni Club of Brazil, Instituto Apontar, Instituto Akatu, Instituto Doar, Instituto Vladimir Herzog, Movimento ArredondarSindusCon-SP, Secovi-SP Tozzini Freire Advogados e WINGS – Worldwide Initiative for Grantmaker Support 

// Conselho Técnico: Dr. Marcos Kisil, Dr. José Antônio de Lima e Dr. José Luiz Setúbal