#FórumIDIS 2019: Força das Comunidades – Protagonismo, Mobilização e Transformação

23 de setembro de 2019

O 8º Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais foi realizado pelo IDIS em setembro de 2019. A edição reuniu mais de 300 participantes, entre filantropos, representantes de empresas, institutos, fundações e governos, e 52 palestrantes. Representantes de países como EUA, México, Colômbia, Nigéria e Reino Unido ajudaram a enriquecer o diálogo. (Veja aqui o álbum de fotos do evento.)

“Força das Comunidades” foi o tema escolhido para dar tônica ao encontro. Deu-se foco ao poder transformador das comunidades, que está em estabelecer um percurso de dentro para fora e a partir da demanda dos grupos, encontrar soluções próprias que favorecem o bem comum. Durante o Fórum, trouxemos exemplos, apresentamos desafios. Refletimos acerca do papel dos cidadãos, que assumem o controle de suas histórias e exercem sua cidadania.

As 12 sessões e 15 mesas temáticas promovidas ao longo do dia buscaram dar conta da complexidade do assunto, abordando aspectos diversos. A Primavera X propõe uma gincana para jovens, que realizam mutirões comunitários em prol do cuidado com a água em todo o Brasil. A LALA – Latin American Leadership Academy vai além, e oferece um programa de desenvolvimento de liderança a jovens que querem fazer a diferença em suas comunidades. Empresas se comprometem com causas, se engajam em torno de temas como diversidade, igualdade e equidade – mudam práticas internas, influenciam suas cadeias e também outros segmentos, apoiam organizações da sociedade civil. Governos criam programas que consideram e estimulam os saberes e protagonismo locais e estabelecem mecanismos regulatórios, como a recente Lei dos Fundos Patrimoniais Filantrópicos, no Brasil, que favorece a sustentabilidade de longo prazo de instituições. As petições promovidas por meio da plataforma Change.org permitem com que demandas da sociedade cheguem a tomadores de decisões. Segundo a organização, 25.000 petições são realizadas por mês no mundo todo e a cada uma hora, uma delas é vitoriosa, seja alterando uma lei, uma prática corporativa ou uma decisão de alguém com poder institucional e impactando diretamente a vida de milhares ou milhões de pessoas.

O Fórum tradicionalmente convida empreendedores que compartilharam suas trajetórias e visões acerca do investimento social privado e do tema proposto. Estiveram presentes Carlos Wizard, presidente do Grupo Sforza, empresário que fez carreira na área de franquias e que, em outubro do ano de 2018, se mudou para Boa Vista, em Roraima, para liderar um grande programa de acolhimento de refugiados venezuelanos. Eduardo Fischer, codiretor presidente da MRV Engenharia e do Instituto MRV, um dos empresários mais importantes no ramo da construção civil e membro da família fundadora, levou para o Fórum a experiência do projeto Escola Nota 10, que já implantou mais de 170 escolas de alfabetização, de inclusão digital e profissionalizantes em seus canteiros de obras.

O painel final reuniu três grandes mulheres catalisadoras da filantropia no mundo. Jane Wales, fundadora do Global Philanthropy Forum, Mosun Layode, CEO do African Philanthropy Forum e Paula Fabiani, CEO do IDIS e responsável pela edição brasileira do evento, dividiram o palco e compartilharam reflexões sobre conquistas e também sobre os desafios que temos a superar.

Mais do que nunca, acreditamos ser preciso reconhecer a força das comunidades e criar condições para que possam florescer. As conversas foram ricas, e preparamos uma cobertura especial, trazendo os destaques da agenda. Conheça:

Com Agustin Landa, Vice-presidente de Desenvolvimento da Universidade de Monterrey (México); Brian Gallagher, Presidente & CEO da United Way Worldwide (EUA); Nick Deychakiwsky, Diretor de Programas da Fundação Mott (EUA); e moderação de Paula Fabiani, Diretora-presidente do IDIS.

Com Sir John Low, CEO da CAF (UK); María Carolina Suárez Visbal, Assessora Sênior do IVPC – International Venture Philanthropy Center (Colômbia); Selma Moreira, Diretora-Executiva do Fundo Baobá; e moderação de Renata Biselli, Gerente de Investimento Social do Banco Santander.

Com Juliana Azevedo, Presidente na Procter & Gamble Brasil; Matthew Govier, Diretor Executivo da Accenture Strategy; Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work Brasil; e moderação de Gabriella Bighetti, CEO da United Way Brasil. Essa sessão teve o apoio da BNP Paribas Asset Management.

Com Flávia Regina de Souza Oliveira, Sócia de Mattos Filho Advogados; Marcos Panassol, Sócio e Líder de Capital Humano da PwC Brasil; Maíra Liguori, Diretora do Think Olga; Mariana Almeida, Superintendente da Fundação Tide Setúbal; e moderação de Mafoane Odara, Gerente no Instituto Avon.

Com Carlos Wizard Martins, empreendedor, fundador do Grupo Sforza e filantropo; Eduardo Fischer, codiretor presidente da MRV Engenharia e do Instituto MRV; e moderação de Eliane Trindade, editora da Folha de S.Paulo

Com Edgard Gouveia, Game Master na Epic Journey

Com Diego Ontaneda, CEO & cofundador da LALA – Latin American Leadership Academy (Colômbia); Fernando Gallo, Gerente de Políticas Públicas no Twitter Brasil; Lucas Pretti, Diretor Global de Produtos da Change.org Foundation; Maria Antônia Carvalho Dezidério, Alumni da LALA – Latin American Leadership Academy; e moderação de Américo Mattar, Diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo.

Com Bernardo Guillamon, gerente do escritório de alianças estratégicas do BID (USA); Filipe Sabará, fundador da Arcah & presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo; Jorge Iván Ríos Rivera, subsecretário de educação de Medellin (Colômbia); e moderação de Jamie McAuliffe, Senior Fellow do Aspen Institute.

Com Jacqueline Connor, diretora de impacto da Enuma (EUA); Paulo Zuben, Diretor Artístico-Pedagógico da Santa Marcelina Cultura; José Marcelo Zacchi, secretário geral do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas; e moderação de Raquel Altemani, Gerente de Projetos do IDIS.

Com Jane Wales, presidente e CEO do Global Philanthropy Forum & World Affairs Council (EUA); Mosun Layode, CEO do African Philanthropy Forum (Nigéria); Paula Fabiani, diretora-presidente do IDIS; e moderação de José Ferrão, presidente da rede internacional da United Way Worldwide.

 

Realizado desde 2012, o Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais oferece um espaço exclusivo para a comunidade filantrópica se reunir, trocar experiências e aprender com seus pares, fortalecendo a filantropia estratégica para a promoção do desenvolvimento da sociedade brasileira. O evento já reuniu mais de 1.000 participantes, entre filantropos, líderes e especialistas nacionais e internacionais. Esta é uma iniciativa conjunta do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e do Global Philanthropy Forum (GPF). Neste ano, contou com a parceria institucional da United Way. Também comprometidos, a Fundação Telefonica Vivo foi a parceira ouro do projeto, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, a Fundação Mott e o Santander, parceiros prata, e o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e o escritório de advocacia Mattos Filho, parceiros bronze.

Veja aqui o álbum de fotos do evento.