#ForumIDIS: Juventude mobilizada para salvar o mundo

20 de setembro de 2019

* Conteúdo inspirado em sessão dinâmica da 8ª edição do Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais, realizado pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social em setembro de 2019, conduzida por Edgard Gouveia, game master na Epic Journey. Saiba mais aqui.

“Temos 10 anos para salvar a biosfera”. Com esse alerta, Edgard Gouveia, game master na Epic Journey, começou de forma animada sua apresentação. Gouveia seguiu com o chamamento: “Precisamos mobilizar todo mundo. Para isso, precisamos da melhor versão de todos.”.

Foi também com um chamamento que ele conseguiu mobilizar jovens por todo Brasil para cuidar do meio ambiente. A Primavera X propõe uma gincana em prol do cuidado com a água.

Gouveia conta que criou missões: eles deveriam reunir um grupo, escolher um manancial próximo da sua região que precisasse de recuperação, ver o que seria necessário para recuperar o ambiente, criar uma campanha e promover um mutirão pare realizar a limpeza.

O game master revela que ficou impressionado com o engajamento dos jovens, que gravaram diversos vídeos para divulgar as ações, postaram nas redes sociais, fizeram grandes campanhas de mobilização. “No final de uma semana, jovens do Brasil inteiro estavam falando: Eu quero salvar o meio ambiente. Tivemos 2 mil vídeos”.

Ele diz ainda que o United World Colleges gostou e levou a ideia para sua ação global – agora, 17 escolas estão participando do game. “Os jovens pediram mais e agora vão jogar com outros países. Os escoteiros do Brasil também entraram e querem levar para o mundial. Nós temos 50 milhões de escoteiros no mundo. Com 50 milhões, a gente muda a biosfera em sete anos”, comemora.

A sessão, apresentada de forma leve e divertida, foi impactante e estimulou todos a refletirem sobre o poder de cada um de agir e gerar transformações no mundo.

Assista à sessão na íntegra:

Veja aqui o álbum de fotos do evento.