IDIS discute o futuro da filantropia com lideranças mundiais

28 de agosto de 2020

Novo Horizontes é o tema do Fórum Brasileiros de Filantropos e Investidores Sociais 2020

Em meio a tantos eventos tristes, a pandemia do novo Coronavírus produziu um efeito colateral positivo ao abrir uma janela importante para o crescimento da filantropia e para o fortalecimento da percepção, pela sociedade, da importância de uma cultura de doação.

Passados quase 6 meses do início da crise, o volume de doações diminuiu, apesar das incertezas continuarem. Esse panorama é o pano de fundo do Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais 2020, organizado pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social.

Com o tema “Novos Horizontes – Reflexões para uma filantropia pós-pandemia”, o Fórum acontece, de forma virtual, nos dias 17 e 18 de setembro. Tradicionalmente um evento exclusivo para convidados, nesta edição o Fórum terá duas sessões abertas ao público transmitidas pelo YouTube.

Com mais de 30 palestrantes, o Fórum irá abordar o momento único que estamos vivendo e tratar das oportunidades para uma filantropia renovada e perene. Neste ano, com a intenção de capturar os assuntos mais relevantes para nosso público, a agenda do Fórum foi cocriada com o apoio de especialistas, que enviaram perguntas que inspiraram o desenvolvimento da programação. Entre os assuntos, Fundos Patrimoniais, Blended Finance, Filantropia Comunitária e Avaliação de Impacto. Uma sessão discutirá também os desafios que temos para cumprir a Agenda 2030 e seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs). A plenária de abertura será feita pelo economista e escritor Eduardo Gianetti. O evento será acompanhado por um facilitador gráfico, que fará a colheita dos principais assuntos abordados em cada uma das sessões. O resultado será uma síntese visual da experiência, um quadro sintético com palavras-chave, metáforas e esquemas que serão disponibilizados ao final de cada dia.

Entre os palestrantes confirmados estão o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, a filantropa e fundadora do Instituto Galo da Manhã, Beatriz Bracher, o presidente do conselho de administração da Droga Raia/ Drogasil, Antônio Carlos Pipponzi, o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, a vice-presidente sênior do Itaú Unibanco, Claudia Politanski, o CEO da Gerando Falcões, Edu Lyra, a fundadora dos Amigos do Bem, Alcione Albanesi, e o diretor-executivo da Fundação Ford, Átila Roque.

Participam ainda um grupo de especialistas internacionais: o CEO do Global Philanthropy Forum, Philip Yun, o autor do livro Philanthrocapitalism, Matthew Bishop, e o diretor de Relações Externas e Engajamento Global da CAF – Charities Aid Foundation, Michael Mapstone.

“O ano de 2020, irremediavelmente, será um marco na vida de todos nós, nos quatro cantos do mundo. Impacto sociais, econômicos e políticos somam-se a uma onda nunca vista de solidariedade. Nesta edição, reunimos mais uma vez a comunidade filantrópica para olhar aos novos horizontes que se descortinam, com desafios, mas também com inúmeras oportunidades e caminhos a serem trilhados” , afirma a diretora-presidente do IDIS, Paula Fabiani.


Sessões abertas: ao vivo no YouTube @idis_noticias

  • 17 de setembro, das 9h15 às 9h55

A pergunta de 1 milhão: como seremos nós e o mundo após a pandemia?

Eduardo Giannetti, economista e escritor

  • 18 de setembro, das 11h30 às 12h25

Novos horizontes da filantropia no mundo

Philip Yun | CEO do Global Philanthropy Forum
Matthew Bishop| Autor do livro Philanthrocapitalism
Michael Mapstone | Diretor de Engajamento Global da CAF
Moderadora: Paula Fabiani | diretora-presidente do IDIS

 

Conheça aqui a programação completa do Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais: www.idis.org.br/forum

O Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais é realizado pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social com o Global Philanthropy Forum. Consolidou-se como um espaço exclusivo para a comunidade filantrópica se reunir, trocar experiências e aprender com seus pares, fortalecendo a filantropia estratégica para a promoção do desenvolvimento da sociedade brasileira. O evento já reuniu mais de 1.000 participantes, entre filantropos, líderes e especialistas nacionais e internacionais. Em 2020, realiza sua 9ª edição. São parceiros ouro Fundação José Luiz Egydio Setubal e Santander, e parceiros bronze BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Private Bank, Instituto ACP, Mattos Filho Advogados e Movimento Bem Maior.

Contatos: 4Press Comunicação

Ana Moretto – 11 97300-8584
anamoretto@4pressnews.com.br

Leandro Andrade – 11 99606-9056
leandro@4pressnews.com.br