Livro Conta História de Executivo que Deixou a Microsoft para Estimular a Leitura em Países Emergentes

28 de junho de 2007

Sair do segundo posto mais importante da unidade chinesa da Microsoft para criar uma organização da sociedade civil voltada à construção de escolas e bibliotecas em países em desenvolvimento da Ásia e África pode parecer loucura para muita gente, mas foi exatamente isso que John Wood decidiu fazer após uma viagem de férias ao Nepal.
John Wood

Com a intenção de afastar o estresse do dia a dia, o alto-executivo decidiu subir o Himalaia, em 1999. Mas acabou conhecendo diversas partes do Nepal. O que mais lhe sensibilizou nessa trajetória foi a falta de recursos que encontrou nas escolas locais, onde não havia nem livros para estudar. Foi nesse momento que ele descobriu seu verdadeiro objetivo de vida: incentivar a leitura nas comunidades de baixa renda.

Aproveitando sua experiência de nove anos na Microsoft, John Wood montou, em 2000, a organização Room to Read, que atualmente está presente no Nepal, Vietnã, Camboja, Índia, Sri Lanka, Laos e África do Sul. A organização trabalha engajando comunidades locais na construção, reforma e manutenção de escolas e bibliotecas. Também incentiva a produção de livros no idioma local e oferece bolsas de estudo de longo prazo para meninas que não poderiam estudar de outra forma.

Em sete anos de existência, a organização estabeleceu 287 escolas, 3600 bibliotecas e distribuiu mais de 2,8 milhões de livros nesses países. Em 2008, pretende instalar-se em algum país da América Latina.

No ano passado, o ex-executivo decidiu contar sua trajetória em um livro, que no último dia 25 foi lançado no Brasil, em português. Em 240 páginas, “Saí da Microsoft para Mudar o Mundo” mostra como Jonh Wood aliou sua experiência corporativa a seu sonho de vida. O livro pode ser encontrado nas principais livrarias do país.

Leia Mais

Leia a resenha do livro “Saí da Microsoft para Mudar o Mundo”, escrita por Marcos Kisil, diretor-presidente do IDIS, e originalmente publicada na edição de agosto da Revista Update – uma publicação mensal da Câmara Americana de Comércio.