FÓRUM BRASILEIRO DE FILANTROPOS E INVESTIDORES SOCIAIS

O Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais oferece um espaço exclusivo para a comunidade filantrópica se reunir, trocar experiências e aprender com seus pares, fortalecendo a filantropia estratégica para a promoção do desenvolvimento da sociedade brasileira. O evento está na 10ª edição e já reuniu mais de 1.500 participantes, entre filantropos, líderes e especialistas nacionais e internacionais.

O tema transversal do evento em 2021 será 'O Capital e a Humanidade'. Este tema tem ocupado o centro dos debates em diversos setores e continentes. Manifestações ao redor do mundo exigem mudanças no modelo atual, que produz inequidades e destrói os recursos naturais. Surgem movimentos como Imperative 21, campanha que pretende redefinir o capitalismo para maximizar o bem-estar compartilhado em um planeta saudável. O Fórum Econômico de Davos apontou a necessidade de um compromisso novo do capital, e a pandemia de Covid-19 explicitou o poder da colaboração entre os diversos setores e a filantropia. Esta é a discussão que queremos trazer nesta edição.

Para mapear e discutir o papel da filantropia para o desenvolvimento do Brasil, já recebemos lideranças como Ana Lúcia Villela, Ana Paula Padrão, Eduardo Giannetti, Eduardo Lyra, Guilherme Leal, Gustavo Montezano, Gilberto Carvalho, Jane Wales, Jorge Gerdau Johannpeter, Giovanni Harvey, Lester M. Salamon, Matthew Bishop, Peter Eigen, Rob Garris, Swanee Hunt, Viviane Senna, entre outros.

O Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais é uma iniciativa conjunta do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e do Global Philanthropy Forum (GPF).

Programa do evento

DIA 17 DE NOVEMBRO de 2021
 
9h30 Contexto Brasil: desenvolvimento e filantropia

Maílson da Nóbrega | ex-Ministro da Fazenda
Moderação | Marcia Groszmann, líder de Investimentos para Instituições Financeiras Brasileiras no BID Invest

10h15 O capital e equidade de gênero

Sônia Hess | vice-presidente do grupo Mulheres do Brasil e fundadora e idealizadora do Fundo Dona de Mim
Amalia Fischer | CEO do ELAS + Doar para Transformar
Moderação: Marcia Woods | Fundação José Luiz Egydio Setúbal

11h O papel das empresas na Equidade Racial

Edvaldo Vieira | CEO da Amil
Helio Santos | presidente do Conselho do Pacto de Promoção da Equidade Racial e Presidente do Conselho da Oxfam Brasil
Moderação: Flavia Regina de Souza | sócia de Mattos Filho Advogados

11h45 Redes pelo clima: novos modelos de desenvolvimento para o Brasil e a Amazônia

Marcello Brito | presidente do Conselho Diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio
Renata Piazzon | gerente do programa de mudanças climáticas do Instituto Arapyaú
Moderação: Paula Fabiani

Palestrantes

Amalia Fischer

CEO do ELAS+ Doar para Transformar

Idealizadora, cofundadora e CEO do ELAS+ Doar para Transformar. Professora por 20 anos na Facultad de Ciencias Políticas y Sociales - Universidad Nacional Autonoma de Mexico. Consultora em Equidade de Gênero para o Centro Mexicano de Filantropia, 1992-93. No México também colaborou com alguns jornais como: Universal, La Jornada e Uno Más Uno. Doutora em Comunicação e Cultura / UFRJ. Mestre em Ciências da Comunicação / UNAM. Bacharela em Sociologia / Paris VIII. Faz parte do Conselho de ActionAid Brasil e é vice-presidenta do Fundo Baobá. Co-fundadora da Rede Brasileira de Fundos Independentes para Justiça Social. Co-fundadora da Rede Internacional de Fundos para Mulheres. Advisor do Fundo Global para Mulheres e Mama Cash. Foi co-presidenta do Urgent Action Fund-USA e co-presidenta e co-fundadora do Fundo de Ação Urgente- LATAM.

Edvaldo Vieira

CEO da Amil

Atua desde 2016 no cargo, antes de assumir a posição, atuou como chief operating officer e diretor executivo de Operações e Customer Services da Amil, liderando as áreas clínica e de gestão de rede credenciada, centrais para o negócio da companhia. Sua trajetória profissional também conta com importantes passagens pelos setores de Seguros e Finanças em empresas como Metlife, HSBC e Citibank. Edvaldo é bacharel em Administração pela Escola Superior de Administração e Negócios (ESAN), com especializações pelo Ibmec/Insper, INSEAD, Fundação Getulio Vargas e Dom Cabral.

Flávia Regina de Souza Oliveira

sócia do Mattos Filho Advogados

Atua há mais de 20 anos no escritório em organizações da sociedade civil, Negócios Sociais e Direitos Humanos. Formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1994, especializou-se em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Também é pós-graduada em Administração de Empresas por Organizações do Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas e em Princípios e Práticas de Responsabilidade Social Empresarial, Instituição e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas. É professora do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas e do MBA em Gestão de Negócios Socioambientais da ESCAS - Escola de Conservação Ambiental da Sustentabilidade.

Dedica-se exclusivamente ao terceiro setor e à responsabilidade social, assessorando entidades sem fins lucrativos, empresas e instituições culturais. É especializada na estruturação de negócios sociais, direitos humanos, reorganizações societárias, contratos, tributários, societários, administrativos e consultivos em entidades nacionais e estrangeiras que atuam nas mais diversas áreas, como educação, saúde, cultura, meio ambiente e microcrédito. Pioneira do Programa Pro bono no escritório, ela está ativamente envolvida no desenvolvimento e amadurecimento da cultura pro bono no Brasil.

Helio Santos

Presidente do Conselho da OXFAM

Mestre em finanças e doutor em administração pela FEA-USP, atuou como docente e pesquisador da PUC de Campinas, Universidade São Marcos de São Paulo e Fundação Visconde de Cairu e Uneb de Salvador, nas linhas de pesquisa de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social Corporativa. Foi presidente fundador do Conselho da Comunidade Negra de São Paulo (1984) – primeiro órgão no pós-abolição a operar políticas para a equidade racial -, e foi membro da Comissão Arinos, um grupo colegiado que preparou o esboço constitucional de 1988. Coordenou, de 1996 a 2002, o Grupo de Trabalho Interministerial de Valorização da População Negra, que introduziu na agenda nacional as ações afirmativas, e é fundador e diretor-presidente do Instituto Brasileiro da Diverisdade (IBD). É autor de vários livros, entre eles “A busca de um caminho para o Brasil – a trilha do círculo vicioso (editora Senac, 2000), obra que explicita o vínculo entre desenvolvimento e inclusão sócio-racial.

Maílson da Nóbrega

Economista e ex-Ministro da Fazenda

Economista e sócio da Tendências Consultoria, foi ministro da Fazenda de 1988 a 1990, após longa carreira no Banco do Brasil e no setor público. Como ministro, presidiu o Conselho Monetário e o Confaz e integrou os boards do FMI, do Banco Mundial e do BID. Participa de conselhos de administração de empresas e é colunista da revista Veja. Foi eleito Economista do Ano de 2013 pela Ordem dos Economistas do Brasil e escreveu seis livros.

Marcia Groszmann

Líder de Investimentos para Instituições Financeiras Brasileiras no BID Invest

Marcia ingressou no BID Invest em fevereiro de 2018, fica baseada em São Paulo e atualmente atua como Líder de Investimentos para Instituições Financeiras Brasileiras. Ela é responsável pelo relacionamento entre o mercado financeiro brasileiro e o BID Invest, onde origina e executa transações com intermediários financeiros sustentáveis.

Antes disso, Marcia foi Head de Instituições Financeiras Internacionais para o Brasil no Itaú BBA. Ela tem mais de 20 anos de experiência no mercado brasileiro, com especialização em relações internacionais, captação de recursos e operações estruturadas. É graduada em Economia pela Universidade de São Paulo e possui MBA pela Fundação Dom Cabral.

Márcia Kalvon Woods

Assessora da Fundação José Luiz Egydio Setúbal

Tem mais de 20 anos de experiência em gestão de organizações do terceiro setor e investimento social privado. É assessora da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Presidente do Conselho Deliberativo da ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos, membro do Conselho Curador da Fundação Stickel, Comitê Coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação e Presidente da SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros.

Marcelo Britto

presidente do Conselho Diretor da ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio

Hoje é empreendedor na área de cacau e chocolate na Amazônia, co-facilitador da Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura e presidente do Conselho Diretor da ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio. Tem 57 anos, goiano de Anápolis, filho e neto de empreendedores do agronegócio. Engenheiro de alimentos e agroambientalista com várias formações em comércio internacional e sustentabilidade. Esteve a frente por muitos anos de uma das maiores empresas do agronegócio da Amazônia.

Paula Fabiani

CEO do IDIS

Paula Jancso Fabiani é diretora-presidente do IDIS. Anterior a esta posição, foi diretora financeira da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e controller do Instituto Akatu. Trabalhou no braço de Private Equity do Grupo Votorantim e em uma das empresas investidas. Atuou no BankBoston nas áreas de asset management e M&A, e no Lloyds Bank em trade finance. É economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University, especialização em Endowment Asset Management na London Business School, Yale e Cambridge, e Gestão de Organizações do Terceiro Setor na FGV. Autora dos livros Fundos Patrimoniais, Criação e Gestão no Brasil e Primeira Infância – Panorama, Análise e Prática, é a única brasileira certificada na ferramenta de avaliação SROI (Social Return on Investment). Faz parte dos Empreendedores Cívicos da RAPS (Rede de Apoio Político pela Sustentabilidade), é membro do Conselho do Instituto Vladimir Herzog e do Conselho Administrativo da WINGS - Worldwide Initiatives for Grantmaking Support.

Renata Piazon

gerente do programa de mudanças climáticas do Instituto Arapyaú

Renata Soares Piazzon é Bacharel em Direito pela PUC/SP (2008), Mestre em Direito Ambiental pela mesma instituição (2012), formada pela Schumacher College e pelo Amani Institute. Desde 2018, assumiu o Programa de Clima do Instituto Arapyaú. É professora do curso de especialização em Direito Ambiental da PUC/SP, Climate Reality Leader e integrante do Grupo Jurídico do Sistema B Brasil.

Sônia Hess

Vice-Presidente do Grupo Mulheres do Brasil

Catarinense e sexta filha de uma família de 16 irmãos, Sônia estudou administração de empresas e especializou-se em confecção. Iniciou sua vida profissional muito cedo, nos negócios de família. Na Dudalina, empresa fundada pelos pais Rodolfo (Duda) e Adelina especializada em moda masculina e feminina, trabalhou durante 35 anos, sendo 12 como presidente (de 2003 a 2015).

Atualmente é Vice-Presidente do Grupo Mulheres do Brasil, fundadora e idealizadora do Fundo Dona de Mim, Conselheira do MASP, Conselheira do projeto Amigos do Bem, Conselheira, Embaixadora e Mentora da Endeavor, mentora do programa Winning Women Brasil da EY; Conselheira do Instituto Ayrton Senna; Conselheira do SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), Conselheira da Verdescola, Conselheira do grupo Sequóia Logística e Consultora da Warburg Pincus do Brasil.

ORGANIZAÇÃO

Fundado em 1999, o IDIS Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil e na América Latina. Com a missão de apoiar o investimento social privado para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável, facilitamos o engajamento de pessoas, famílias, empresas e comunidades em ações sociais estratégicas transformadoras da realidade, contribuindo para a redução das desigualdades sociais no país.
Mais informações em idis.org.br

 

A Charities Aid Foundation (CAF) é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao investimento social privado, com sede no Reino Unido. Tem como objetivo aumentar e fortalecer o investimento social privado, influenciar o poder público a favor do investimento social e ajudar doadores a identificar e apoiar causas sociais, oferecendo um amplo leque de serviços para doadores individuais, doadores corporativos e organizações sem fins econômicos. As origens da CAF datam de 1924, quando o Conselho Nacional de Serviço Social do Reino Unido decidiu criar um Departamento de Entidades Filantrópicas (Charities Department) para encorajar doações mais eficientes. Em 1974, passou a trabalhar no formato atual, como fundação. Desde então, atua de forma independente do governo, como uma organização da sociedade civil. Internacionalmente, a CAF já se consolidou como uma das maiores organizações de investimento social privado na Europa e tem oito escritórios de atuação direta espalhados pelo mundo.
Mais informações em cafonline.org

 


O GPF é um projeto do World Affairs Council, criado para construir uma comunidade de doadores e investidores sociais comprometidos com causas internacionais. Por meio de uma conferência anual, um seminário de verão, eventos especiais e teleconferências, o GPF conecta doadores a causas, a estratégias eficazes, a potenciais parceiros de cofinanciamento e a emblemáticos agentes de mudança de todo o mundo.
Mais informações em philanthropyforum.org