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Criar metodologias e modelos de financiamento. Estabelecer parcerias improváveis. Promover mudanças significativas. Assumir erros e seguir em frente. Fazer diferente o que já estava dando certo. Empreender. Inovar. Ousar.

A OUSADIA é inata ao ser humano, mas deve ser desenvolvida, experimentada e aprimorada. Ela requer coragem, criatividade, planejamento e perseverança para enfrentar desafios e correr riscos de forma calculada. No Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais 2023, destacamos iniciativas e pessoas que abriram caminhos para uma filantropia mais transformadora, diversa e inclusiva. Convidamos você a inspirar-se com essas histórias.

 

OUSADIA

14 / SET / 2023

EVENTO HÍBRIDO - 8h às 18h

Presencial (Espaço Boulevard JK) e Online (YouTube IDIS)

FÓRUM BRASILEIRO DE FILANTROPOS E INVESTIDORES SOCIAIS

O Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais oferece um espaço exclusivo para a comunidade filantrópica se reunir, trocar experiências e aprender com seus pares, fortalecendo a filantropia estratégica para a promoção do desenvolvimento da sociedade brasileira. O evento está na 12ª edição e já reuniu mais de 1.500 participantes, entre filantropos, líderes e especialistas nacionais e internacionais.

O tema transversal do evento em 2023 será ‘Ousadia.

No Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais 2023, destacamos iniciativas para uma filantropia mais transformadora, diversa e inclusiva. Valorizamos a criação de metodologias e modelos de financiamento, o estabelecimento de parcerias improváveis, a promoção de mudanças significativas, a atitude de assumir os erros e seguir em frente, e fazer diferente o que já estava dando certo. Destacamos o empreendedorismo e a inovação. Por isso, o tema deste ano será OUSADIA. Mesmo que inata ao ser humano, ela deve ser desenvolvida, experimentada e aprimorada. Ela requer coragem, criatividade, planejamento e perseverança para enfrentar desafios e correr riscos de forma calculada. Convidamos você a inspirar-se com histórias.

Para mapear e discutir o papel da filantropia para o desenvolvimento do Brasil, já recebemos lideranças como Ana Lúcia Villela, Atila Roque, Atti Worku, Eduardo Giannetti, Edvaldo Vieira, Eduardo Lyra, Chrtistiane Torloni, Guilherme Leal, Gilberto Carvalho, Jane Wales, Jorge Gerdau Johannpeter, Giovanni Harvey, Lester M. Salamon, Luiza Helena Trajano, Maílson da Nóbrega, Matthew Bishop, Peter Eigen, Rob Garris, Swanee Hunt, Viviane Senna, entre outros.

O Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais é uma iniciativa conjunta do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e do Global Philanthropy Forum (GPF).

Programa do evento

14 de setembro, das 8h às 18h
 
8h00 Recepção e credenciamento

8h50 Apresentação artística

9h Abertura

Luiz Sorge | Presidente do Conselho do IDIS e CEO da BNP Paribas Asset Management Brasil
Paula Fabiani | CEO do IDIS


9h15 Ousadia: elemento transversal para ações transformadoras, diversas e inclusivas

Eduardo Saron | Presidente da Fundação Itaú
Geyze Diniz
| Cofundadora do Pacto Contra a Fome
Guerda Nicolas| Cofundadora do Ayiti Community Trust
moderação: Rodrigo Pipponzi | Presidente do Conselho do Grupo MOL


10h10 Sessões paralelas

A

Filantropia familiar: enfrentamento de causas invisibilizadas

Ilana Minev | Presidente do Conselho de Administração da Bemol
Luciana Temer
| Diretora-Presidente do Instituto Liberta e membro do Conselho do Movimento Bem Maior
Philippine Vernes | Gerente Sênior de Parcerias Internacionais na CAF
Moderação: Luciano Cerqueira | Coordenador de Programas da Samambaia Filantropias

B

Errando é que se aprende: histórias de quem ousou e não acertou de primeira

Daniela Grelin
| Diretora do Instituto Avon
Nivea Marsili
| Secretária de Educação de São Vicente

Saulo Barreto | Cofundador do IPTI
Moderação: Fábio Silva | Presidente do Transforma Brasil e Porto Social

11h05 Prêmio Empreendedor Social: vencedores 2022

Carlos Humberto da Silva | CEO Diaspora.Black
Mariano Cenamo | Cofundador e Diretor de novos negócios do IDESAM
Priscila Cruz | Presidente Executiva do Todos pela Educação
moderação: Eliane Trindade | Editora do Prêmio Empreendedor Social da Folha de S.Paulo


11h25 Rumo à revolução do impacto

Sir Ronald Cohen | Filantropo e presidente do GSG Global Impact
(participação em vídeo)


11h30 A ousadia da filantropia na Agenda ESG

Caroline Albanesi | VP de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais na Amigos do Bem
Marcelo Klein | Diretor de Gestão de Territórios na Vale S.A.
Roberto Sallouti
| CEO do BTG Pactual
Moderação: Guibson Trindade | Cofundador do Pacto de Promoção da Equidade Racial


12h20 Coquetel

12h45 Almoço temático

Confira aqui os temas disponíveis durante o almoço. 


14h10 Juntos pela Saúde: colaboração de impacto entre poder público e iniciativa privada

Carla Reis | Chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços da Saúde da Área de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES


14h20 Em conversa com…

Armínio Fraga | Filantropo, fundador da Gávea Investimentos e ex-presidente do Banco Central
moderação: Paula Fabiani | CEO do IDIS


14h55 Inteligência artificial e filantropia

Rhodri Davies | Fundador e diretor do Why Philanthropy Matters
(participação em vídeo)


15h05 Alianças Improváveis: a ousadia na defesa de causas e territórios

Allyne Andrade | superintendente adjunta do Fundo Brasil de Direitos Humanos
Braulina Baniwa
| Diretora executiva da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas, Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA)
Malu Nunes | Diretora executiva na Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Moderação: Diane Pereira de Sousa | Presidente do Instituto Baixada


15h55 Coffee Break

16h15 Sessões Paralelas

A

Da reportologia à gestão baseada em evidências

Cristiane Holanda | Gerente de Gestão Social na Nexa Resources
Frineia Rezende | Diretora executiva na The Nature Conservancy Brasil (TNC)
Ionatan Gottfried | gerente de relações institucionais do RenovaBR
moderação: Emanuelle Moraes | Gerente de Cidadania e Sustentabilidade no Instituto Sicoob

B

Modelos de financiamento: riscos calculados para retornos transformadores

Fabiana Prianti | Head da B3 Social
Marcel Fukayama | Head de Global Policy na B Lab Global
Rodrigo Hübner Mendes | Fundador e Superintendente do Instituto Rodrigo Mendes
moderação: Andrea Hanai | Gerente de projetos no IDIS

17h10 Mais que nunca, devemos ousar para combater a pobreza!

Gilson Rodrigues | Presidente do G10 Favelas
Jean Jereissati | CEO da Ambev
Nivedita Narain | CEO na CAF India
moderação: Paula Fabiani | CEO do IDIS


18h Encerramento

ALMOÇO TEMÁTICO

O Almoço Temático é um convite para seguirmos nas discussões! O dia é curto para tantos temas e iniciativas incríveis!
Por isso, convidamos os anfitriões abaixo para estarem conosco no evento e conduzirem as conversas sobre as temáticas relacionadas à ousadia.

 

  1. A ousadia das mulheres indígenas em múltiplos espaços


    Anfitriã: Braulina Baniwa – Antropóloga, pesquisadora e Diretora executiva: Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga)

Braulina Baniwa saiu do coração da Amazônia e hoje ocupa espaços de construções coletivas e institucionais. Como indígena mulher, luta para que suas companheiras também tenham direito a estarem e serem ouvidas em diferentes espaços, respeitando suas diferenças. Neste processo, se engaja e traz reflexões sobre múltiplos temas: ancestralidade, territorialidade, colaboração, produção de conhecimento e claro, investimento social. É uma das autoras do estudo Nova Economia da Amazônia, coordenado pela WRI, que mostra que manter a floresta de pé não é uma ameaça para o desenvolvimento, muito pelo contrário, é uma oportunidade de crescimento qualificado e inclusivo para a região, mas chama atenção da importância de envolver diretamente os povos e superar tutela.

 

  1. Inovação no fortalecimento da Democracia


    Anfitrião:
    Sergio Fausto, Diretor Geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso

Cada vez mais, a Democracia vem sendo encarada como uma Causa. Filantropos e investidores sociais, antes reticentes ao envolvimento em questões políticas, mudam de postura e passam a entender que neste campo, não se trata de partidos. Conheça iniciativas inovadoras no debate sobre os desafios do desenvolvimento e da Democracia no Brasil, em sua relação com o mundo.

 

  1. Índice ESG de Equidade Racial: análise setorial e desigualdade racial nos 25 setores da economia


    Anfitriã:
    Ednalva Moura, Gerente de Relações Institucionais na Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial

Pare e pense: quantas pessoas negras trabalham com você? E quantas ocupam cargos de liderança? Muitas pessoas que lerem essa pergunta hoje terão como resposta números baixos, quando não zero. Essa realidade é comum no Brasil, e não mudará se não for enfrentada. Conheça o Índice ESG de Equidade Racial, veja como ele varia entre setores, reflita sobre o papel do investimento social e quais as estratégias corporativas para diversidade, inclusão e equidade racial.

 

  1. Filantropia Internacional: tendências, processos e colaborações


    Anfitrião: Philippine Vernes, Gerente Sênior de parcerias internacionais
    da CAF

A Charities Aid Foundation (CAF) é organização britânica dedicada à filantropia com um século de trajetória. Engajada com a doação internacional, busca transformar e expandir a doação entre países. Tendências, processos e fatores-chave para a tomada de decisão de filantropos no mundo serão compartilhados nesta conversa.

 

  1. Venture Philanthropy: priorizar o impacto sem deixar a sustentabilidade financeira de lado


    Anfitriã:
    Greta Salvi – Diretora do Brasil da Latimpacto

A ‘filantropia estratégica de risco’, ou ‘Venture Philanthropy’, tem como objetivo apoiar e catalisar soluções inovadoras para problemas socioambientais, OSCs e negócios de impacto em estágio inicial. Neste modelo, o investidor assume riscos ao apostar em potenciais de mudanças sistêmicas e prioriza o impacto positivo ao retorno financeiro, com financiamento personalizado, complementado com apoio estratégico, monitoramento e avaliação do impacto. A Latimpacto foi pioneira em trazer o conceito no Brasil e explica como o modelo tem potencial de atrair novo atores e mobilizar mais capital para impacto.

 

  1. Desafiando estruturas de desigualdade


    Anfitrião:
    Gustavo Bernardino – Gerente de Programas no GIFE

O Congresso GIFE 2023 resgatou o marco dos 35 anos da Constituição Federal e propôs a reflexão sobre o Artigo 5º, que estabelece garantias fundamentais aos brasileiros e brasileiras. Três décadas e meia depois da constituinte, a realidade é que 33 milhões de brasileiros ainda passam fome, e mulheres, negros, povos originários e pessoas LGBTQIA+ não têm assegurados o pleno exercício de seus direitos constitucionais. Nesta mesa, vamos conversar sobre como o investimento social privado necessita levar em conta esse contexto de país o mesmo tempo em que pode ser um ator estratégico no endereçamento dessas questões.

 

  1. Desenvolvimento Institucional: por que filantropos devem investir mais nisso


    Anfitriã
    : Vanessa Nascimento – Diretora Executiva no Instituto Peregum

O ISP de empresas e famílias por vezes é direcionado a projetos específicos, com objetivos claros e indicadores de desempenho. Entretanto, para realizarem esses projetos com excelência, as organizações sociais devem ter um espaço físico adequado, processos de planejamento e gestão, estruturas administrativas, financeiras e de governança, investimento no desenvolvimento da equipe. Desde 2019, o Instituto Peregum vem investindo nesta frente e conta como ter sido a trajetória. Inspirador para organizações de todos os portes.

 

  1. A importância do Terceiro Setor para o PIB brasileiro


    Anfitriã:
    Silvia Daskal – Gerente Sr. de parcerias da Sitawi Finanças do Bem

4,27% é a contribuição do Terceiro Setor ao PIB brasileiro e responde a mais de 6 milhões de postos de trabalho. Conheça o estudo, iniciativa do Movimento por uma Cultura de Doação, coordenado Sitawi Finanças do Bem e produzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e venha conversar sobre como os achados podem pautar tomadores de decisão e ampliar o diálogo intersetorial a fim de compreender e atender a demandas relevantes para o fortalecimento do Terceiro Setor, como a geração de novos incentivos econômicos, a consolidação de mecanismos legais de atuação, ou mesmo possibilitar uma maior formalização das OSCs.

 

  1. ESG & ISP: o que empresas podem fazer para evoluir na pauta socioambiental

    Anfitrião: Marcelo Modesto, gerente de projetos no IDIS

1% A verdadeira adesão à Agenda ESG exige a revisão de estruturas, processos e controles internos, mas também depende de um olhar para fora e o relacionamento com públicos nem sempre tão próximos. Uma estratégia consistente de investimento socioambiental tem reflexos que vão muito além dos impactos diretos gerados. Participe da conversa e compartilhe você também a sua história.

 

  1. Colaboração e ciência no enfrentamento às mudanças climáticas

    Anfitriã: Frineia Rezende – Diretora Executiva da The Nature Conservancy

Um dos temas globais mais ‘quentes’ do momento é certamente a questão climática. É global pois depende da ação orquestrada e coletiva entre países e, neste contexto, organizações sociais contribuem com conhecimento, fiscalização, representatividade, e tem a capacidade de testar e implementar soluções escaláveis. Fundada em 1951, a The Nature Conservancy promove a conservação de terras e água em mais de 70 países e conta com 1 milhão de membros dedicados, além de uma potente rede de líderes pela conservação em todo o mundo. Conheça quais as metodologias utilizadas pela organização e quais os avanços e conquistas alcançadas ao longo das décadas.

 

  1. Protocolo SROI: quando utilizar e como interpretar seus resultados?

    Anfitriã: Denise Carvalho – Gerente de Projetos no IDIS

Estudos de Avaliação de Impacto ganham cada vez mais importância entre filantropos e investidores sociais no Brasil e no mundo. Nesta conversa, saiba mais sobre o SROI, ferramenta poderosa de mensuração, que transcende a monetização do impacto social. Cada uma de suas etapas é capaz de revelar informações pertinentes sobre o projeto ou programa e gerar insights que favorecem a tomada de decisão e a busca por impactos cada vez maiores e mais consistentes.

 

  1. Reforma Tributária e Fundos Patrimoniais: ousando para melhorar o ambiente regulatório para a doação


    Anfitriã:
    Priscila Pasqualin – Sócia do PLKC Advogados

A reforma tributária impactará não somente a tributação de transações no Brasil, mas também as doações. Em paralelo, um Projeto de Lei avança para melhorar o ambiente para os fundos patrimoniais. Saiba mais sobre o que vem por aí e como a sociedade civil vem se articulando para incidir sobre estes assuntos.

 

  1. Desenvolvimento territorial: a ousadia de transformar uma região

    Anfitriã: Jair Resende, Superintendente socioeducativo da FEAC, e Willian Narzetti, gerente executivo do ICOM

O modelo de fundações e institutos comunitários (FICs) tem ganhado força no Brasil. Com atuação territorial e visão de longo prazo, contribuem para o impacto sistêmico no desenvolvimento de uma região. Saiba mais sobre como funcionam a partir do relato de participantes do programa Transformando Territórios, que já apoia 15 FICs em diferentes regiões do Brasil.

 

  1. Compromisso 1%: um ousado chamado à doação corporativa

    Anfitrião: Rodrigo Pipponzi, presidente do Conselho do Grupo Mol

Inspirada no movimento internacional Pledge 1%, a iniciativa no Brasil quer engajar empresas a doarem 1% de seu lucro a organizações e projeto socioambientais. Esta é uma resposta ao avanço da agenda ESG e à pressão da sociedade para que empresas participem da solução de nossos desafios. Saiba como a sua empresa poderá participar, traga ideias e participe desta revolução. 

 

  1. Acelerando o atingimento dos ODS por meio da colaboração


    Anfitriãs:
    Gisela Solymos e Monica Pasqualin, integrantes do Catalyst 2030 Brasil

O movimento global Catalyst 2030 foi fundado por inovadores sistêmicos de impacto socioambiental em conjunto com o Fórum Econômico Mundial para acelerar o alcance da Agenda 2030. Em 2022, o capítulo brasileiro lançou o Desafio Fundo Catalisador em parceria com a Ambev AMA. Venha conhecer o Catalyst e descubra os aprendizados desta iniciativa que fomentou a colaboração em torno do ODS 6 – Acesso à água potável e segura para todos.

 

  1. Pesquisa Doação Brasil 2022: as ousadias do brasileiro na doação

    Anfitriã: Andréa Wolffenbüttel, consultora associada do IDIS

A terceira edição da Pesquisa Doação Brasil traça um panorama detalhado sobre o comportamento do doador individual. Nesta conversa, venha conhecer os dados e refletir sobre o que nos ensinam acerca do momento atual e o que iluminam para fortalecermos a cultura de doação no Brasil.

 

  1. Casa Zero: ousadia para fomentar a sustentabilidade no Recife

    Anfitrião: Fábio Silva, fundador da Casa Zero e presidente do Transforma Brasil e do Porto Social

Conheça a história da criação da Casa Zero, um lugar central de onde surgem ideias para impactar o mundo. Uma PPP que deu origem ao 1º shopping sociocultural do Brasil. Um laboratório ESG, um espaço para soluções para o poder público e de conexão para que a inovação social aconteça em rede. Um lugar para servir a comunidade e um espaço onde a comunidade serve a cidade. Uma experiência que pode ser replicada e que integra o Pacto Global da ONU.

 

  1. Democratizando o Investimento Social Privado no Brasil


    Anfitrião:
    Gelson Henrique – Coordenador Executivo da Iniciativa Pipa

Como está a relação da filantropia com a periferia? A pesquisa “As barreiras de acesso aos recursos no Brasil”, promovida pela Iniciativa Pipa, trouxe esse tópico para o centro do debate no setor social e traz reflexões (e muitos dados) sobre o que podemos fazer para democratizar o acesso a recursos filantrópicos.

 

Palestrantes

Ana Valéria Araújo

Superintendente do Fundo Brasil de Direitos Humanos e e integrante do Conselho de Governança da Rede Comuá

Advogada, é mestre em direito internacional pela American University e especializada em direitos indígenas e na defesa dos direitos socioambientais. É sócia-fundadora do ISA (Instituto Socioambiental), e membro de seu Conselho Diretor. Foi diretora executiva da Rainforest Foundation US, em Nova Iorque (EUA).

Andrea Hanai

Gerente de Projetos do IDIS

Gerente de Projetos do IDIS desde 2014, prestando consultoria a empresas e organizações da sociedade civil e capacitando instituições em temas como governança, gestão da doação, planejamento estratégico e fundos patrimoniais. Anteriormente a esta posição, foi Relationship Manager na área de Corporate Banking do Banco Sudameris e do Banco ABN AMRO Real e Corporate & Investment Banker na área de Global Banking & Markets do Banco Santander Brasil. É Bacharel em Economia pela FEA-USP, possui MBA em Finanças pelo Insper e Mestrado Internacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social pela EOI – Escuela de Organización Industrial de Madri, onde se especializou em parcerias intersetoriais para o desenvolvimento. É co-autora do livro Fundos Patrimoniais Filantrópicos – Sustentabilidade para causas e organizações.

Andréa Wolffenbüttel

Consultora Associada do IDIS

Consultora Associada do IDIS e membro do Comitê Gestor do Movimento por uma Cultura de Doação. Jornalista, com formação também na área de Análise de Sistemas e especialização em Economia. Ingressou no Terceiro Setor em 2008, quando coordenou a Comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Estruturou a área de Comunicação da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e foi diretora de Comunicação do IDIS por seis anos, onde teve a oportunidade de realizar a primeira Pesquisa Doação Brasil e se aprofundar na temática de fundos patrimoniais.  Como consultora, está atuando com a organização Amigos do Bem, com o Fundo Patrimonial da USP e com o Movimento Bem Maior, para quem está realizando o reposicionamento estratégico do Observatório do Terceiro Setor. Em seu período de jornalista, trabalhou nas redações de veículos tais como O Estado de S.Paulo, SBT e CBS News (EUA). Gerenciou o Centro de Informações e Pesquisas da Gazeta Mercantil. Editou a revista Desafios do Desenvolvimento, uma publicação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

 

Armínio Fraga

Filantropo e ex-presidente do Banco Central

Sócio fundador da Gávea Investimentos e presidente dos conselhos do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e do Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS). Membro do Group of Thirty e do Council on Foreign Relations. Membro do Conselho Curador da Fundação Fernando Henrique Cardoso (2022). Foi presidente do Banco Central (1999-2002), presidente do conselho da B3, diretor do Soros Fund Management e trustee da Princeton University (EUA), onde obteve seu Ph.D.. Foi professor da PUC-Rio, da EPGE-FGV, da SIPA-Columbia (Nova York) e da Wharton School (Pensilvânia).

Braulina Baniwa

Diretora-Executiva na Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA)

Braulina Baniwa é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UnB (PPGAS). Militante de direitos indígenas, humanos e das mulheres, é pesquisadora indígena e ex-presidente da Associação dos Acadêmicos Indígenas da UnB (AAIUnB). Atua como membra da Articulação Brasileira de Indígenas Antropóloges (Abia) e da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga).

Carla Reis

Chefe do Depto do Complexo Industrial e de Serviços da Saúde da Área de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES

É economista com graduação e mestrado pelo Instituto de Economia da UFRJ. Funcionária de carreira do BNDES desde 2006, atualmente é Chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços da Saúde da Área de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES. Desde 2008, trabalha com a agenda de saúde no BNDES, contribuindo na construção e implementação das políticas de fortalecimento da indústria de saúde visando à redução das vulnerabilidades do SUS. Anteriormente atuou como analista de projetos na Área Social do BNDES e na Finep/MCTI.

Carlos Humberto da Silva

CEO Diaspora.Black

Mais de 15 anos de trajetória acadêmica e profissional dedicada à promoção de Direitos Humanos, com foco na promoção da igualdade racial e combate ao racismo. Foi bolsista do David Rockefeller Center for Latin American Studies, em Harvard (EUA) e da PUC-Rio, onde se formou  bacharel em Geografia e Meio Ambiente, em 2006. 

Atuou em diferentes esferas da sociedade civil organizada e instituições corporativas, com implementação de projetos de impacto social pioneiros e emblemáticos do País, como A Cor da Cultura. Trabalhou como Analista de Projetos na Fundação Roberto Marinho – Gerência de Mobilização e Articulação do Canal Futura, desenvolvendo o trabalho de implementação de projetos, mobilização e articulação de redes da sociedade civil. Também atuou em movimentos sociais de combate à desigualdade racial e social no Brasil, em temas ligados à Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, Articulação de Juventudes e Enfrentamento ao Racismo, Lei 10.639, Meio Ambiente.

Caroline Albanesi

VP de Marketing e Relações Institucionais na Amigos do Bem

Caroline Albanesi é pós-graduada em Comunicação pela NYU de Nova York e possui graduações em Jornalismo pela Universidade Mackenzie e em Publicidade pela ESPM. Foi diretora de marketing em grandes empresas e repórter de economia no Jornal da Band. Atualmente, dedica-se ao impacto social como VP de Marketing e Relações Institucionais do Amigos do Bem, um dos maiores projetos sociais do Brasil. Além disso, é membro do conselho deliberativo do projeto, que transforma a vida de 150 mil pessoas no sertão nordestino por meio de iniciativas abrangentes nas áreas de educação, trabalho e renda, água, moradia e saúde. Caroline também integra diversos grupos de liderança no país e é conselheira de empresas com foco em questões de sustentabilidade, comunicação e inovação.

Cristiane Holanda

Gerente de Gestão Social na Nexa Resources

Assistente Social, com 21 anos de experiência na área de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade, coordenando equipes e projetos relacionados à Sustentabilidade/ESG e Responsabilidade Social. Sólido conhecimento em licenciamento ambiental, inovação e impacto social, atuando com temas de gestão pública, desenvolvimento local de comunidades, cadeias suprimentos sustentáveis entre outros, nos setores de petróleo e gás, rodovias e mineração. Reconhecida nos Diálogos Regionais do CEPAL/ONU em 2023, com o projeto Gente Cuidando das Águas, considerada iniciativa de alto impacto e escalável (único projeto brasileiro selecionado).

Daniela Grelin

Diretora Executiva do Instituto Avon

Ela lidera o Instituto Avon em suas iniciativas no enfrentamento da violência contra a mulherSergioe no combate ao câncer de mama no Brasil. Ela promove a conscientização e engajamento de diferentes grupos de interesse da sociedade para transformar atitudes e comportamentos, levando estes temas tabu à pauta do debate público, promovendo o resgate das vítimas do isolamento ao empoderamento. É colunista da revista Exame, escrevendo sobre temas relacionados à equidade de gênero e direitos das mulheres.

Denise Carvalho

Gerente Sênior de Monitoramento e Avaliação no IDIS

É Gerente Sênior de Monitoramento e Avaliação no IDIS. Formada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), possui mais de 20 anos de experiência em desenho, gestão, monitoramento e avaliação de projetos de desenvolvimento social e empresarial, tendo trabalhado em Organismos Internacionais (Nações Unidas no Brasil e na Guiné Equatorial), empresas privadas (PwC e Polaris Participações) e no Terceiro Setor (FNP, Caritas Suíça, Instituto Votorantim, Fundação Abrinq). Denise também possui uma pós-graduação em Avaliação de Resultados e Impactos de Organizações e Programas Públicos, pela Universidad del Litoral (Argentina) e um Mestrado em Empreendedorismo e Inovação, pelo BI International, e especializações no país e no exterior. Atualmente, é aluna do Mestrado em Avaliação pela Universität des Saarlandes (Alemanha).

Diane Pereira Sousa

Presidente do Instituto Baixada

Diane é da Baixada Maranhense. Professora e Presidente do Instituto Baixada.

Eduardo Saron

Presidente da Fundação Itaú

Após 20 anos à frente do Itaú Cultural, em agosto de 2022, assumiu a Presidência da Fundação Itaú, que congrega Itaú Cultural, Itaú Social e Itaú Educação e Trabalho – além de apoiar a gestão e governança do Todos Pela Saúde e Itaú Cinemas.

Acredita que a união entre cultura e educação carrega a chave para uma transformação profunda no Brasil, tornando o aprendizado mais estimulante, acolhedor e alinhado com a necessidade da ampliação da participação dos jovens, profissionais de educação e comunidades nas escolas, como também a uma economia cada vez mais pautada pela inovação, pela criatividade, pela tecnologia e pelo pensamento crítico. Sempre podendo conjugar todos os esforços na busca de um Brasil mais equânime

Participa do conselho de diversas instituições, como Museu Judaico, MASP, Museu do Ipiranga e GIFE, entre outros, e atualmente sou Presidente do Conselho da Fundação Bienal de SP.

Eliane Trindade

Editora do Prêmio Empreendedor Social da Folha de S.Paulo

Editora do Prêmio Empreendedor Social da Folha de S.Paulo. Graduada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília em 1990, fez pós-graduação em Ciências Políticas na Universidade de Pisa (Itália) em 1993. Trabalhou nas revistas IstoÉ, Época, Marie Claire, IstoÉ Gente e Revista da Folha. Atualmente é editora do Prêmio Empreendedor Social, uma parceria da Folha de S.Paulo e da Fundação Schwab, e também titular da coluna Rede Social. Em 2002, venceu o prêmio Ayrton Senna de Jornalismo com a reportagem ‘O que eles vão ser quando crescer’. Em 2005, lançou o livro-reportagem ‘As Meninas da Esquina’ (Ed. Record), em que reuniu os diários de seis meninas vítimas de exploração sexual no Brasil. A obra inspirou o filme ‘Sonhos Roubados’ (2009), dirigido por Sandra Werneck e protagonizado pela atriz Nanda Costa.

Emanuelle Moraes

Gerente de Cidadania e Sustentabilidade no Instituto Sicoob

Atua há 19 anos na gestão de organizações não governamentais e na liderança de projetos de investimento social privado. Atuou no Instituto Brasileiro de Gestão Socioambiental (Fundacim) e na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), quando coordenou o Conselho de Cidadania Empresarial da Região Noroeste do Paraná. Desde 2012, atua na gestão do Instituto Sicoob, coordenando a operação em três eixos: Cidadania Financeira; Cooperativismo e Empreendedorismo; e Desenvolvimento Sustentável.

Fabiani Prianti

Head na B3 Social

Atua há mais de 20 anos no terceiro setor, em especial em projetos que se dedicam à garantia dos direitos a uma educação pública de qualidade. É head na B3 Social, associação sem fins lucrativos responsável pela atuação social da B3, a bolsa do Brasil.

Fábio Silva

Presidente na Transforma Brasil e Porto Social

É também CEO da Rede Muda Mundo, um dos principais ecossistemas de inovação social e engajamento cívico do Brasil. Fazem parte da Rede Muda Mundo o Transforma Brasil a principal plataforma de trabalho voluntário do País e a Casa Zero o primeiro shopping sócio cultural do Brasil. Porta voz no País do Pacto Global da ONU.

Frineia Rezende

Diretora Executiva da The Nature Conservancy Brasil (TNC)

É a atual diretora executiva da TNC Brasil. Nesta função, lidera uma equipe de mais de 150 funcionários com o objetivo de solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para mitigar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade, também conduz estratégias com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, além de restauração nesses 3 biomas.

Além de ter experiência no Terceiro Setor, tendo trabalhado em instituições como Akatu e como Diretora de Desenvolvimento Institucional da Conexsus, Frineia também tem experiência no Setor Privado, tendo em seu currículo a cocriação da Reservas Votorantim, empresa da Votorantim S.A., atuando na gestão de ativos ambientais e à frente da criação e gestão do Legado das Águas e Legados Verdes do Cerrado (reservas privadas de desenvolvimento sustentável). Frineia é expert em Negócios & Biodiversidade, Valoração de Serviços Ecossistêmicos, Gestão de Ativos da Biodiversidade e Capital Natural.

É bióloga com mestrado em Ecologia e Recursos Naturais e possui formação em Business & Sustainability pelo Cambridge Programme for Sustainability Leadership (CPSL), além de uma experiência no Executive Training Program com Pavan Sukhdev, com foco em Capital Natural, Capital Social, Valoração de Serviços Ecossistêmicos e Sustentabilidade em Cadeias de Valor.

Gelson Henrique

Coordenador executivo da Iniciativa PIPA

Nascido e criado em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Sociólogo de formação e mestrando em Políticas Públicas na UERJ. Está como coordenador executivo da Iniciativa PIPA, que é uma organização que visa contribuir na para a democratização de recursos para organizações de periferias e favelas no Brasil. Possui trajetória no campo articulação nacional e internacional e políticas públicas, foi articulador do conselho de jovens do UNICEF no Brasil durante o ano de 2022. Reconhecido pela ASHOKA Brasil como um dos 10 jovens transformadores da democracia Brasileira.

Geyze Diniz

CoFundadora do Pacto Contra a Fome

É conselheira da Península Participações, empresa de investimentos da família Abilio Diniz, e do Instituto Península. Faz parte do Conselho do Instituto Verdescola, do Conselho Social da FIESP, e atua como Vice-presidente do Conselho do MASP. Formada em Economia pela Universidade Mackenzie e com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, trabalhou durante nove anos no Grupo Pão de Açúcar, sendo três anos como Diretora de Planejamento Estratégico. Em 2005, ingressou no Conselho de Administração do GPA, do qual fez parte até 2013. Em paralelo, em 2006, quando também atuava como consultora do grupo, criou a marca Taeq. No ano de 2018, junto ao Abilio, fundou o Plenae, plataforma que compartilha conteúdos sobre bem-estar, longevidade e qualidade de vida, oferecendo dicas, reflexões, podcasts, entrevistas e pesquisas. Geyze é também Co-Fundadora e Presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, com atuação no combate à fome e a redução do desperdício de alimentos de forma estrutural, engajando a sociedade civil e governos.

Gilson Rodrigues

Presidente do G10 Favelas

Gilson Rodrigues é presidente do G10 Favelas, maior aglomerado de empreendimentos de favelas do mundo. “Homem do Ano de 2022 em Mobilização Social” pela GQ, é fundador da Bolsa de Valores das Favelas e do G10 Bank Participações. Tocou o sino da Bolsa de Valores de Nova York, a NYSE, e da Bolsa de Valores do Brasil, a B3. Doutor Honoris Causa, tem por objetivo mostrar as favelas como potência e evidenciar que as soluções para os problemas do Brasil devem ser protagonizadas por elas.

Gisela Solymos

Cofundadora e Presidente do Catalyst 2030 Brasil

Gisela é uma empreendedora social dedicada ao combate à pobreza em todas as suas formas, com uma vasta experiência na concepção, implementação e avaliação de intervenções sociais, particularmente no contexto da pobreza extrema.

Ela é cofundadora e ex-CEO do CREN (www.cren.org.br), uma organização sem fins lucrativos que trata crianças desnutridas em hospitais-dia e ambulatórios em São Paulo – Brasil. Ela é Empreendedora Social premiada pela Ashoka, E&Y e Fundação Schwab e cofundadora de diversas organizações e iniciativas, a mais recente incluindo Catalyst 2030 Global e Catalyst 2030 Brasil, onde é presidente.

Atualmente, atua como mentora, e presta consultorias para desenho e implementação de projetos, programas e organizações sociais.
Gisela é Psicóloga com Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento Humano e Doutora em Psiquiatria Social.

Greta Salvi

Diretora do Brasil da LatImpacto

É mestre em sustentabilidade pela Universidad Politécnica de Cataluña e atuou em diferentes organizações como Agencia de Ecologia Urbana de Barcelona, Sistema B e Fundação Tide Setubal. Atualmente é Diretora do Brasil da Latimpacto onde tem como missão conduzir, articular e facilitar o desenvolvimento da Rede Latinoamericana de Venture Philanthropy no Brasil. Tem amplo conhecimento e experiência em temas como inovação social, filantropia,  negócios de impacto e mecanismos de financiamento inovadores. É fellow da Responsible Leader Network, da Fundação BMW.

Guerda Nicolas

CoFundadora do Ayiti Community Trust

Professora no departamento de Estudos Educacionais e Psicológicos da Universidade de Miami, Escola de Educação e Desenvolvimento Humano e Cofundadora do Ayiti Community Trust e Rebati Sante Mantale. Nascida em Grand Goave e criada em TiGoave, imigrou para os Estados Unidos na adolescência. Possui doutorado em psicologia clínica pela Universidade de Boston e completou o treinamento pré-doutoral no Centro Médico da Universidade de Columbia e seu treinamento pós-doutorado no Instituto Psiquiátrico do Estado de Nova York/Universidade de Columbia no Departamento de Psiquiatria Infantil. 

Como psicóloga multicultural (haitiano-americana) fluente em espanhol, francês e crioulo haitiano, sua pesquisa reflete esta origem, concentrando-se na integração de raça, cultura e bem-estar para comunidades étnicas diversas e imigrantes. Alguns dos projetos em que ela está trabalhando atualmente incluem: promoção da excelência acadêmica entre jovens etnicamente diversos, desenvolvimento de identidade de jovens negros e capacitação de pais etnicamente diversos para serem pais eficazes. Além disso, ela realiza pesquisas sobre redes de apoio social de populações caribenhas, com foco específico em haitianos. Ela é a destinatária do Prêmio Humanitário da Associação Americana de Psicologia em 2018. 

Guibson Trindade

Cofundador do Pacto de Promoção da Equidade Racial

Comunicólogo especialista em Relações Públicas, tem MBA em Gestão de Pessoas, com expertise em elaboração, articulação e mobilização de ações sociais, bem como na realização de projetos de assistência comunitária, com vivência em Educação, Saúde e Equidade racial. Atuou como Relações Públicas e Institucionais, em empresas do segmento Governamental, Instituições filantrópicas e Organizações do terceiro setor, sendo especialista na mobilização de atores sociais e governamentais para articulação de projetos e ações, desde 2020 se dedicando a criação do primeiro Protocolo ESG Racial do Brasil, endossado pelo Índice ESG de Equidade Racial, metodologia que originou a criação da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial do qual é Co-fundador e Gerente Executivo.

Gustavo Bernardino

Gerente de Programas do GIFE

É formado em Relações Internacionais e mestre em Gestão e Políticas Públicas, com mais de 15 anos de trajetória profissional no setor público e terceiro setor, é gerente de programas do GIFE.

Ilana Minev

Presidente do Conselho de Administração da Bemol

Graduada em Administração de Empresas pela University of Miami (UM) e MBA em Gestão e Business Law pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).  Durante 18 anos, liderou a área jurídica da Bemol. Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração dessa empresa, integrando o Comitê de Gente, Governança e Hospitalidade, além de ser Presidente do Conselho de Família.

Desde 2020, é a Diretora para a região norte da Câmara de Comércio Brasil Israel (BRIL) conectando empresas de tecnologia israelense com o ecossistema regional. Investidora anjo em startups e aceleradoras com foco no desenvolvimento sustentável da Amazônia. Atua também como Diretora do GACC-AM (Grupo de Apoio à Criança com Câncer), Conselheira da Vagalume e é membro do Conselho de Administração da FBN Brasil (Family Business Network).

Além de sua carreira profissional, exerce seu papel favorito: ser mãe do Samuel e do Eli.

Ionatan Gottfried

Gerente de Relações Institucionais no RenovaBR

É administrador público formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). Durante sua trajetória acadêmica, atuou no Cursinho Popular da faculdade e realizou uma Iniciação Científica com bolsa do CNPq, na qual se aprofundou no campo da representação política. É defensor assíduo da democracia como a principal solução para o enfrentamento das desigualdades. Desde 2021, atua no RenovaBR, a maior escola de formação de lideranças políticas do Brasil. Com passagem na estruturação da Comunidade de Ex-Alunos, atualmente ocupa o cargo de Gerente de Relações Institucionais, gerenciando o relacionamento com os doadores e parceiros da organização no âmbito nacional e internacional.

Jean Jereissati

CEO da Ambev

CEO da Ambev desde janeiro de 2020. Ele entrou na companhia em 1998 e passou por diversas funções e países dentro da AB Inbev. Foi diretor-presidente para América Central e Caribe, diretor-presidente para China e Ásia Pacífico Norte, e voltou para o Brasil em 2018 para atuar como Diretor de Marketing e Vendas da Ambev. Jean nasceu em Fortaleza, no Ceará. Até entrar na Ambev, seu sonho era ter um negócio próprio e causar impacto no ambiente ao redor. Com a experiência, porém, entendeu que poderia empreender, correr riscos, errar e acertar dentro da AB Inbev. E assim tem sido nos últimos 25 anos, especialmente quando assumiu como CEO, se tornando um dos principais responsáveis pela evolução cultural e transformação da Ambev de uma empresa de bebidas para uma plataforma de negócios, com visão de longo prazo e que gera crescimento compartilhado. Jean é graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, participou de executive education pela Universidade de Wharton e pelo Insead, e fez MBA Corporativo na Ambev.

Luciana Temer

Diretora-Presidente do Instituto Liberta e Membro do Conselho do Movimento Bem Maior

Luciana é Diretora Presidente do Instituto Liberta, dedicado ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil desde 2017. É professora da Graduação em Direito na PUC-SP desde 1993, e integrante da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OABSP desde de 2022. Também é conselheira e mentora do Programa de Lideranças Femininas da Columbia University Global Center Rio de Janeiro desde 2018.

É formada em Direito pela Faculdade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui mestrado e doutorado em Direito Constitucional pela PUC-SP.

Luciano Cerqueira

Coordenador de Programas da Samambaia Filantropias

Doutor em Políticas Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2019); Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj-2004) e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF-2001). Pesquisador na área de direitos humanos desde 2004, tendo atuado no Ibase, Flacso Brasil, UNFPA entre outras. TrabalhEI em diversas pesquisas na área de participação cidadã na gestão pública; inclusão da população negra na educação superior; o novo ensino médio; ações afirmativas para população indígena, negra e quilombola; discriminação racial; instrutor e integrante de bancas de heteroidentificação.

Luiz Sorge

Presidente do Conselho do IDIS & CEO da BNP Paribas Asset Management Brasil

Luiz é graduado em Engenharia com Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado e Programa de Educação Continuada em Cenários Econômicos pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Com 20 anos de experiência na Indústria de Asset Management, ele se juntou ao grupo BNP Paribas em 2001, onde atualmente ocupa o cargo de CEO da BNP Paribas Asset Management Brasil. Anteriormente trabalhou nos Bancos HSBC e CCF. Ele é Vice-Presidente da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, Presidente do Conselho do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e Membro do Conselho do BancoEstado S.A. Administradora General de Fondos (BEAGF) – Chile. Adicionalmente Luiz Sorge detém a Certificação CFP®.

Malu Nunes

Diretora-Executiva na Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Malu Nunes é engenheira florestal com mestrado em Conservação da Natureza pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Manejo de Áreas Protegidas pela Colorado State University, EUA. Ela é diretora executiva da  Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, sendo responsável direta por seu reconhecimento como uma das mais importantes organizações empresariais que trabalham pela conservação no Brasil. Foi responsável pela criação da Diretoria de Sustentabilidade e pela implementação do primeiro Plano de Sustentabilidade de longo prazo do Grupo Boticário.

Marcel Fukayama

Head de global policy na B Lab Global

É empreendedor de impacto e head de global policy no B Lab. Co-fundador do Sistema B Brasil e Din4mo. Está envolvido em iniciativas de nova economia e redução de desigualdades. Administrador de Empresas com MBA e mestrado em Administração Pública pela LSE. Membro do Conselhão da Presidência da República.

Marcelo Klein

Diretor de Gestão de Territórios na Vale S.A.

É responsável por todos os assuntos que impactam os territórios em que a Vale opera no Brasil, em cinco estados (PA, MA, MG, ES e  RJ). Entre as principais atribuições estão o relacionamento com comunidades e com autoridades dos poderes públicos municipais, o relacionamento com povos indígenas e comunidades tradicionais, a modelagem de projetos de uso futuro para áreas pós-mineração, a gestão da meta da empresa de contribuir para a retirada de 500.000 pessoas da pobreza extrema até 2030, além da gestão da Fundação Vale, com um amplo portfólio de ações sociais nas áreas de saúde, educação, assistência social e geração de renda.

Marcelo desenvolveu da carreira majoritariamente na Vale, tendo ingressado como trainee em 1992. Ao longo de seus 31 anos de experiência no setor de mineração, dedicou-se às áreas de P&D, controle de qualidade, planejamento e controle de produção, desenvolvimento de processos, operação de plantas de pelotização, estratégia corporativa e excelência operacional. De janeiro/2019 a março/2023 liderou as ações de reparação relacionadas ao rompimento da barragem B1, na mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho.  Graduado em Engenharia Química (UFRJ) e Química Industrial (PUC-RJ), pós-graduado em Engenharia Química (COPPE/UFRJ), Mestre em Ciência dos Materiais (UFMG/UFOP) e MBA em Finanças (IBMEC/RJ).”

Marcelo Modesto

Gerente de Projetos do IDIS

É Gerente de Projetos no IDIS. É jornalista e gestor ambiental, tendo trabalhado em consultoria nos últimos 12 anos. Neste período, desenvolveu projetos de responsabilidade social corporativa e ESG para marcas como Natura, Klabin, Cultura Inglesa, Unilever, dentre outras. Teve experiência no poder público, na Fundação Theatro Municipal de São Paulo, e é consultor de estratégia na Morada Comum, parte da rede global Our Common, que busca promover o bem comum pela natureza. Atualmente é mestrando em gestão integrada de recursos naturais, na Humboldt-Universität zu Berlin, com foco em agricultura, análise de políticas públicas e governança.

Mariano Cenamo

Confundador e Diretor de Novos Negócios do IDESAM

Mariano é engenheiro florestal, empreendedor social e co-fundador do IDESAM. Dedica sua carreira na busca por soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Recentemente fundou a AMAZ, maior aceleradora de impacto do norte do Brasil e vem se tornando uma referência no ecossistema de negócios de impacto na região. Mariano faz parte da rede de líderes da Fundação Lemann, foi eleito Empreendedor Social do Ano pela Folha de São Paulo em 2022, é conselheiro de diversas organizações e startups e é uma das 50 personalidades brasileiras mais inovadoras pelo clima, segundo a Época Negócios.

Monica Pasqualin

Co-Chair do Catalyst2030 Brasil

Economista com pós-graduação em Marketing e especialização em Ciências Políticas, Gestão Social, ESG e Avaliação Econômica de Impacto Social. Atua há 25 anos como Executiva Sênior, Consultora e Empreendedora em iniciativas de impacto socioambiental. É membro do Conselho de Administração da Lymphoma Coalition, Co-Chair do Catalyst2030 Brasil e líder do GT do Fundo Catalisador.

Nalva Moura

Gerente de Relações Institucionais do Pacto de Promoção da Equidade Racial

Participou do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros – Fundação Dom Cabral. Fez especialização em STAKEHOLDERS E ESG – FIA e MBA em Educação, Desigualdade e Pobreza – Universidade Federal São Carlos. Atualmente faz parte do Programa Conselheira 101. Profissional com carreira desenvolvida em importantes instituições e atualmente é Gerente de Relações Institucionais e líder do Coletivo Pacto das Pretas na Associação Pacto pela Equidade Racial e membro do Comitê Consultivo da empresa Alicerce Educação & Raça. 

Nivedita Narain

CEO da CAF India

A Dra. Nivedita Narain é uma profissional de desenvolvimento com quase 35 anos de experiência como gestora de organizações, pesquisadora, professora e treinadora. Seu trabalho é impulsionado pelo compromisso com a igualdade social e o trabalho colaborativo entre instituições: governo, organizações sem fins lucrativos, academia e negócios. Atualmente, ela é diretora executiva da Charities Aid Foundation India (CAF India). Ela trabalhou com a PRADAN (Professional Assistance for Development Action) de 1987 a 2021, ocupando várias posições de liderança, além de curtos períodos no Banco Mundial e com organizações comunitárias nos EUA. Tendo feito contribuições pioneiras para o estabelecimento dos primeiros grupos de autoajuda da Índia, ela trabalhou nas áreas de gênero, geração de renda, desenvolvimento organizacional e gestão de recursos humanos para organizações sem fins lucrativos, criando a prática de desenvolvimento como uma disciplina acadêmica, pesquisa e defesa. Ao longo de sua carreira, trabalhou como consultora em organizações empresariais e colaborou com fundações filantrópicas indianas e internacionais, organizações sem fins lucrativos, empresas sociais, universidades e institutos de pesquisa. Os interesses de pesquisa são gênero, agricultura, alimentação e água, desenvolvimento sustentável e setor sem fins lucrativos.

A Dra. Narain possui um doutorado em gestão pelo Indian Institute of Technology Delhi, um mestrado em gestão rural pelo Institute of Rural Management Anand e um mestrado em políticas de desenvolvimento pela Universidade de Cornell.

Patricia Audi

CEO no RenovaBR

É brasileira e possui bacharelado em Administração de Empresas. É especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Foi Secretária da Transparência e Prevenção à Corrupção no Ministério da Transparência; Diretora de Benefícios do INSS; Coordenadora da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no Brasil; Secretária de Gestão no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão do governo Federal e Secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Casa Civil, órgão do governo diretamente ligado à Presidência da República do Brasil. Ela se juntou ao Santander Brasil em agosto de 2018 como Superintendente Executiva líder da área de relações institucionais. Atualmente, é CEO do RenovaBR, escola de formação de lideranças políticas.

Paula Fabiani

CEO do IDIS

Ela tem sua trajetória marcada pela atuação nos campos da filantropia e cultura de doação, estando à frente de iniciativas como a Pesquisa Doação Brasil, o Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais e a Coalizão pelos Fundos Patrimoniais Filantrópicos. Em 2020, ganhou o Prêmio Folha Empreendedor Social pela liderança do Fundo Emergencial da Saúde Coronavírus Brasil.

No campo da incidência política, teve sucesso na aprovação de duas legislações, nos âmbitos estadual e federal. Autora de três livros sobre Fundos Patrimoniais e de livro sobre Primeira Infância, Paula é a única brasileira certificada na metodologia de avaliação de impacto SROI (Social Return on Investment ) pela Social Value UK.

Economista formada pela FEA USP, com MBA pela Stern School of Business New York University e especializações no país e no exterior, é Empreendedora Cívica da RAPS e membro dos Conselhos da WINGS, Instituto Mol e Idec, e também integra o comitê social consultivo do Programa BTG Soma. Atualmente, é aluna do Doutorado em Administração da FGV, na linha de pesquisa Gestão de Operações e Sustentabilidade.

Philip Yun

Head do Global Philanthropy Forum

Philip Yun é presidente e CEO da World Affair e chefe do Global Philanthropy Forum, um projeto da World Affairs. Anteriormente, o Sr. Yun foi Diretor Executivo e Diretor de Operações do Fundo Ploughshares. Antes de ingressar no Plowshares Fund, ele foi vice-presidente da The Asia Foundation (2005-2011), Pantech Scholar em Estudos Coreanos no Shorenstein Asia Pacific Research Center na Universidade de Stanford (2004-2005) e vice-presidente do escritório de private equity H&Q Asia Pacific (2001-2004).

O Sr. Yun foi indicado pelo presidente no Departamento de Estado dos EUA (1994-2001), servindo como Conselheiro Sênior do Secretário de Estado Adjunto para Assuntos do Leste Asiático e Pacífico e Conselheiro Sênior de Políticas do Coordenador de Políticas dos EUA para a Coreia do Norte. Antes de servir no governo, o Sr. Yun exerceu a advocacia nos escritórios de Pillsbury Madison & Sutro em San Francisco e Garvey Schubert & Barer em Seattle. Ele também foi consultor jurídico estrangeiro no escritório Shin & Kim em Seul, Coréia do Sul. O Sr. Yun estudou na Brown University e na Columbia University School of Law. Ele é membro do Conselho de Relações Exteriores e membro emérito do Conselho de Governadores do Watson Institute for International Studies da Brown University.

Philippine Vernes

Gerente Sênior de Parcerias Internacionais na CAF

Philippine lidera as parcerias internacionais relacionadas a filantropia da Charities Aid Foundation – CAF. Ela trabalha rigorosamente em colaboração com parceiros, clientes e stakeholders para transformar e expandir a doação entre países (cross-border giving). Ela é apaixonada por maximizar o impacto que os doadores podem alcançar com o capital filantrópico e transformar a doação entre países para torná-la mais efetiva. Antes de ingressar na equipe internacional da CAF, Philippine foi uma conselheira de filantropia para clientes da CAF, trabalhando com indivíduos, famílias e seus consultores independentes para alcançar seus objetivos filantrópicos.

Philippine traz consigo uma riqueza de experiência em trabalhar com doadores de alto patrimônio e liderar programas de doação em instituições culturais globais, incluindo o Museu Britânico, o V&A e o Natural History Museum na Inglaterra. Ela possui um mestrado em História da Arte e Filosofia pela Universidade de Edimburgo e um diploma em Negócios de Arte pelo Sotheby’s Institute of Art.

Priscila Cruz

Presidente-Executiva do Todos Pela Educação

Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, tendo recebido o Prêmio de aluna destaque 2014/2015. Graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Presidente do Conselho do Instituto Articule e membro dos Conselhos do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), da Fundação Itaú de Educação e Cultura, do Centro de Estudos de Educação e Inovação em Educação da FGV/RJ, do Instituto Rodrigo Mendes e do Movimento LED – Luz na Educação, iniciativa da Globo e Fundação Roberto Marinho; é também membro do Grupo de Estudos de Educação do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp.

Priscila Pasqualin

Sócia responsável pela área de Filantropia, Investimento Social de Impacto e Terceiro Setor em PLKC Advogados

Presidente do Conselho Fiscal do IDIS, é especialista em Direito para o Terceiro Setor, há mais de 20 anos presta assessoria jurídica tributária, societária, contratual e regulatória a organizações sem fins lucrativos. Presta também consultoria legal a empresas e famílias que queiram investir no Terceiro Setor ou em Negócios Sociais. É sócia de PLKC Advogados, responsável pela área de Filantropia, Investimento Social de Impacto e Terceiro Setor. É Diretora Executiva e uma das fundadoras do Instituto Spiralis. É membro do conselho do Instituto Reciclagem do Adolescente – RECICLAR. Atuou em grandes escritórios de advocacia empresarial no Brasil (Carvalho de Freitas e Ferreira e Demarest Almeida Advogados), foi sócia titular de escritório de advocacia em São Paulo, Pasqualin Advogados, que dirigiu junto com o sócio sênior, especialmente nas áreas tributária, societária, de contratos e terceiro setor.

Roberto Sallouti

CEO do BTG Pactual

É CEO e membro do conselho do BTG Pactual. Ele também é presidente dos conselhos da Inteli e do Banco Pan, e membro do conselho da Febraban, Wharton Latin America, Unicef ​​Brasil e Parceiros da Educação. Sallouti é bacharel em Economia pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia. Ingressou no BTG Pactual em 1994 e tornou-se sócio em 1998. Iniciou a carreira em renda fixa, tornando-se COO (Chief Operating Officer) em 2008 e CEO em 2015.

Como filantropo, Sallouti tem dedicado seus esforços à educação, sendo reconhecido por seus esforços pela Fundação Brasil em 2019. É cofundador do Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança – uma universidade sem fins lucrativos comprometida com o desenvolvimento de futuros líderes tecnológicos no Brasil, apoiou várias iniciativas de educação para alunos de escolas públicas por meio do Instituto V5 de sua família e concedeu bolsas de estudos na Wharton, Graded e Inteli.

Rodrigo Hübner Mendes

Fundador do Instituto Rodrigo Mendes

Graduado em Administração de Empresas e mestre em Gestão da Diversidade Humana pela Fundação Getúlio Vargas, onde atua como professor. Desde 2004, dirige o Instituto Rodrigo Mendes (rm.org.br), organização sem fins lucrativos fundada por ele em 1994. O Instituto desenvolve programas de pesquisa e formação continuada na área da educação inclusiva em diversos países. O objetivo da organização é contribuir com a transformação do sistema público de ensino brasileiro em um modelo inclusivo, capaz de acolher a diversidade humana em sua plenitude. Rodrigo é empreendedor social Ashoka e membro do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Atua também como consultor do Governo de Angola e conselheiro de diversas organizações.

Rodrigo Pipponzi

Presidente do conselho do Grupo MOL

Formado em Administração de Empresas (FGV-SP), com especializações pelas universidades de Stanford e Harvard (EUA), é cofundador da Editora MOL, negócio de impacto social que em parceria com redes varejistas já doou mais de R$ 60 milhões a dezenas de organizações sociais. 

É presidente do Conselho do Grupo MOL, fundador e conselheiro do Instituto ACP e do Instituto MOL e membro do comitê de sustentabilidade da Raia Drogasil.

Eleito em 2018 Empreendedor Social do ano pela Folha de São Paulo, e em 2019 Empreendedor Social pela Schwab Foundation, organização ligada ao Fórum Econômico Mundial. Homenageado com o prêmio Trip Transformadores em 2020. Empreendedor do Ano em 2023 pela EY

Saulo Barretto

Cofundador do IPTI

Sergipano, engenheiro de ideias com doutorado em análise estrutural de problemas complexos, empreendedor social, anarquista, apateísta, elitista, visionário, utopista e morador de Santa Luzia do Itanhy (SE), onde coordena o The Human Project, um modelo de superação do problema da armadilha da pobreza.

Sergio Fausto

Diretor Geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso

Diretor Geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso, codiretor do Projeto Plataforma Democrática e coeditor da série de livros “O Estado da Democracia na América Latina”. Faz parte do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (Gacint-USP).

Durante os mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso (1995-1999 e 1999-2003), foi assessor do Ministério da Fazenda, do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior e do Ministério do Planejamento. Em 2012, foi premiado com o Gus Hart Fellowship, prêmio anualmente concedido para acadêmicos e policy makers por sua contribuição para a democracia e o desenvolvimento na América Latina.

É membro do conselho consultivo do Instituto Palavra Aberta e do conselho de sócios do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

Silvia Daskal

Gerente Sênior de Parcerias da Sitawi – Finanças do Bem

Advogada e formada em Negócios Sociais pelo Yunus ESPM Social Business Centre São Paulo, lidera a Área de Parcerias na Sitawi Finanças do Bem. Atua há 13 anos no Setor Social mobilizando causas, recursos e parcerias. Participa do Movimento por uma Cultura de Doação: #DiaDeDoar e da Rede Conexão Captadoras e do programa W50 Emerging Women Leaders 2021, da London School of Economics. É fellow da 92Y Ford Motor Company Fund International Fellowship e integra o Comitê Científico do Festival ABCR 2023. 

Vanessa Nascimento

Diretora Executiva do Instituto Peregum

Formada em Letras, é militante do movimento negro desde 2006, cofundadora da UNEafro-Brasil – União de Núcleos de Educação Popular para negros/as e Classe Trabalhadora. Coautora dos livros ‘Instrumentos jurídicos e a manutenção das desigualdades raciais’ e ‘Inovação ancestral de mulheres negras’. Atualmente, é diretora executiva do Instituto de Referência Negra Peregum.

ORGANIZAÇÃO

Fundado em 1999, o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização social independente e pioneira no apoio estratégico ao investidor social no Brasil. Tem como missão inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, promovendo ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Sua atuação baseia-se no tripé geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia e da cultura de doação.
Mais informações em idis.org.br

 

A Charities Aid Foundation (CAF) é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao investimento social privado, com sede no Reino Unido. Tem como objetivo aumentar e fortalecer o investimento social privado, influenciar o poder público a favor do investimento social e ajudar doadores a identificar e apoiar causas sociais, oferecendo um amplo leque de serviços para doadores individuais, doadores corporativos e organizações sem fins econômicos. As origens da CAF datam de 1924, quando o Conselho Nacional de Serviço Social do Reino Unido decidiu criar um Departamento de Entidades Filantrópicas (Charities Department) para encorajar doações mais eficientes. Em 1974, passou a trabalhar no formato atual, como fundação. Desde então, atua de forma independente do governo, como uma organização da sociedade civil. Internacionalmente, a CAF já se consolidou como uma das maiores organizações de investimento social privado na Europa e tem oito escritórios de atuação direta espalhados pelo mundo.
Mais informações em cafonline.org

 


O GPF é um projeto do World Affairs Council, criado para construir uma comunidade de doadores e investidores sociais comprometidos com causas internacionais. Por meio de uma conferência anual, um seminário de verão, eventos especiais e teleconferências, o GPF conecta doadores a causas, a estratégias eficazes, a potenciais parceiros de cofinanciamento e a emblemáticos agentes de mudança de todo o mundo.
Mais informações em philanthropyforum.org

 

PARCEIRO PRATA

 

A Charles Stewart Mott Foundation é uma organização social grantmaker norte-americana, com sede em Flint (Michigan), fundada em 1926 por Charles Stewart Mott, antigo diretor e acionista da General Motors Corporation. Mais de US$ 3,2 bilhões em ativos alocados para o desenvolvimento de projetos com foco em 4 áreas de atuação: Sociedade civil, educação, meio ambiente e comunidade de Flint. A Mott já apoiou organizações em mais de 62 países e em 2019 distribuiu US$ 133 milhões em grants.

 

PARCEIROS BRONZE

A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Mas a nossa história começou muito antes, quando ainda éramos duas cervejarias na década de 1880: a Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia, atualmente são mais de 100 rótulos. A empresa acredita que pode junto da sociedade, transformar o mundo em um lugar melhor para se viver. Isso, incentivando atitudes como: o consumo responsável e a preservação de recursos naturais.

 

A B3 Social é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2007, responsável pelas frentes de investimento social privado e voluntariado na B3, a bolsa do Brasil. Seu propósito é contribuir com a redução das desigualdades no país, apoiando projetos que busquem a melhoria estrutural da educação pública brasileira e atendam necessidades latentes das populações mais vulneráveis.

A BNP Paribas Asset Management Brasil tem papel de destaque na indústria de fundos de investimento do País, com produtos competitivos para clientes no Brasil e no exterior e crescimento contínuo em seu volume de ativos administrados.

São mais de 20 anos de uma história de sucesso, fruto de parcerias estratégicas voltadas à distribuição de fundos de investimento e da importante atuação junto aos segmentos de investidores institucionais, estrangeiros e plataformas.

Isso comprova que o posicionamento global, a experiência internacional e presença local de longo prazo são importantes diferenciais no mercado de investimentos brasileiro.

 

O BTG Pactual (BPAC11) é o maior banco de investimentos da América Latina e atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Asset Management, Wealth Management e Banking. O BTG Pactual se consolidou como uma das plataformas de investimentos mais inovadoras do País, com um banco transacional completo para apoiar o momento de vida e a construção da história de seus clientes. Além disso, é pioneiro na agenda ESG, com produtos financeiros que apoiam a transição para uma economia mais verde e sustentável. A instituição é reconhecida e premiada internacionalmente, e conta com mais de 6 mil colaboradores no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra.

 

A Fundação Itaú, criada em 2019, busca inspirar e criar condições para promover o desenvolvimento de cada brasileiro como cidadão capaz de transformar a sociedade. A organização abrange o Itaú Cultural, o Itaú Educação e Trabalho e o Itaú Social, sendo responsável por ampliar o compromisso do Itaú Unibanco nos campos da educação e da cultura, além de também se voltar para a área da saúde. Saiba mais em fundacaoitau.org.br.

 

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) foi instituída em 2010 e apoia projetos e inciativas de geração e disseminação de conhecimento científico em saúde infantojuvenil para contribuir com a formulação e a adoção de boas práticas, normas e políticas públicas capazes de impactar, de forma relevante, a realidade das crianças e adolescentes brasileiros, e estabeleceu como prioridades para a década a segurança alimentar, saúde mental e imunizações. Em 2020 criou o Núcleo de Pesquisa em Filantropia e apoia inciativas de fortalecimento do setor filantrópico, como este Fórum. Além disso, faz parte do grupo da FJLES o Hospital Infantil Sabará que realiza a assistência pediátrica de excelência e o Instituto Pensi que atua em pesquisa clínica, ensino, voluntariado e a implantação de projetos sociais em saúde infantil.   

 

Criado em 2004, o Instituto Sicoob é a organização de Investimento Social Estratégico do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) e tem a finalidade de formular, compartilhar e disseminar metodologias sociais por meio de programas e projetos em três eixos de atuação: Cooperativismo e Empreendedorismo, Desenvolvimento Sustentável e Cidadania Financeira. Trabalhando em colaboração com as cooperativas Sicoob, envolve a participação de colaboradores e dirigentes como voluntários para atuarem como agentes transformadores junto às comunidades, compartilhando valores e princípios do cooperativismo e promovendo empreendedorismo, cidadania financeira e desenvolvimento sustentável local firmados no propósito do Sicoob: conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade.

 

Fundado em 2018, o Movimento Bem Maior (MBM) é uma organização social apartidária, sem fins lucrativos, que atua identificando, conectando e viabilizando importantes iniciativas de impacto social com o objetivo de fortalecer a filantropia no Brasil. Por meio do investimento social, da mobilização de lideranças e da articulação intersetorial, o MBM contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva, diversa e justa para todos.

 

A RD – Gente, Saúde e Bem-estar é uma empresa líder no mercado brasileiro de farmácias, com mais de 2.700 lojas em todos os estados brasileiros. A companhia foi criada em novembro de 2011, a partir da fusão entre Raia S.A. e Drogasil S.A. Trata-se da maior rede de farmácias do Brasil em receita e número de lojas. A companhia conduz um modelo de negócio com alta escala e um portfólio integrado de ativos de saúde e bem-estar: RD Farmácias (Droga Raia e Drogasil), RD Serviços (4Bio Medicamentos Especiais, Univers, Vitat plataforma de, Marketplace e Stix) e RD Marcas (Needs, Vegan by Needs, B-Well, Caretech, Nutrigood e Natz). Com sede administrativa no bairro do Butantã, na Zona Oeste, na cidade de São Paulo, a RD é uma empresa de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado da B3. 

 

A Vale é uma mineradora global que existe para melhorar a vida e transformar o futuro juntos. Uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel e importante produtora de cobre, a Vale tem sede no Brasil e atuação global. Suas operações compreendem sistemas logísticos integrados, incluindo aproximadamente 2.000 quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 10 portos distribuídos pelo mundo. A Vale tem as ambições de ser reconhecida pela sociedade como referência em segurança, a melhor operadora e a mais confiável, uma organização orientada aos talentos, líder em mineração sustentável, e referência em criação e compartilhamento de valor. 

 

PARCEIRO DE MÍDIA

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