Palestrantes

Alex Pinheiro

Co-fundador & CEO na Ecossistema SQUARE 

Empreendedor serial de tecnologia desde 1994, gestor, conselheiro e investidor, Alex fundou várias startups brasileiras premiadas internacionalmente, foi diretor de transformação digital na SOMOS Educação e criador da plataforma Plurall.

Atualmente, Alex é membro do Conselho de Administração do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e da ONG HEMOCIONE; membro do Conselho Curador de Futuro da Athon Ensino Superior; Conselheiro de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ); filantropo e co-fundador e CEO da holding de investimentos em tecnologias educacionais SQUARE (square.tec.br).

Aline Odara

Idealizadora e Diretora Executiva do Fundo Agbara

Aline Odara é cientista, pedagoga, pesquisadora de relações étnico-raciais, candomblecista, apaixonada pela cultura afro-brasileira e ativista pela luta de Equidade Racial. É idealizadora e Diretora Executiva do Fundo Agbara, o primeiro fundo filantrópico de Mulheres Negras no Brasil, que tem como missão lutar por Justiça Econômica para Mulheres Negras. É vencedora do Prêmio Empreendedor Social da Folha de SP 2023, uma das 100 mulheres inovadoras pela Época Negócios 2023, vencedora do Black Women Give Back 2023 (EUA) e finalista do Prêmio Inspiradoras AVON/UOL 2023.

Ana Fontes

Fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME)

É empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), e do Instituto RME. Vice-Presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil, e Membro do Conselhão da Presidência da República – CDESS.

Delegada líder do W20, grupo de engajamento do G20. Conselheira da Seguros Unimed, do Instituto Avon, e da UAM/Grupo Anima

Vencedora dos Prêmios: Empreendedor Social 2023 na categoria Inclusão Social e Produtiva, e do Executivo de Valor 2023 na Categoria Empreendedorismo Social. Foi eleita uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela Revista Forbes Brasil, em 2019, e capa da edição sobre diversidade, inclusão e equidade, em 2022. Em março de 2022, lançou seu primeiro livro, “Negócios: um assunto de mulheres – A força transformadora do empreendedorismo feminino”.

Beatriz Johannpeter

Diretora do Instituto Helda Gerdau

Membro da quinta geração da Família Gerdau Johannpeter e do Conselho Familiar, é diretora do Instituto Helda Gerdau e associada da Cambridge Family Enterprise Group(CFEG) Brasil.

Associada fundadora do Todos pela Educação, integra os Conselhos da Fundação Iberê Camargo, do ICE e Aliança pelo Impacto. Foi vice-presidente do Conselho do Instituto Gerdau e presidiu o GIFE de 2014 a 2018 – Grupo de Institutos e Fundações. Foi membro do Comitê de Empresas de Controle Familiar do IBGC (2019- 2023).

Possui formação em Arquitetura e Urbanismo e educação executiva em Corporate Social Responsability na Harvard Business School.

Carla Reis

Chefe do Depto do Complexo Industrial e de Serviços da Saúde da Área de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES

É economista com graduação e mestrado pelo Instituto de Economia da UFRJ. Funcionária de carreira do BNDES desde 2006, atualmente é Chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços da Saúde da Área de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES. Desde 2008, trabalha com a agenda de saúde no BNDES, contribuindo na construção e implementação das políticas de fortalecimento da indústria de saúde visando à redução das vulnerabilidades do SUS. Anteriormente atuou como analista de projetos na Área Social do BNDES e na Finep/MCTI.

 

Carlo Pereira

CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil

Carlo Pereira lidera o Pacto Global da ONU no Brasil, trazendo duas décadas de expertise em sustentabilidade e relações institucionais. Além de participar ativamente no Conselho Regional das Redes da América Latina, contribui em conselhos de administração em empresas e tem uma coluna no jornal Valor. Formado em Química pela Universidade de São Paulo, ele também possui um mestrado na mesma área, um MBA pela University of Lüneburg e uma especialização em liderança internacional pela GIZ na Alemanha.

Carola Matarazzo

Diretora Executiva do Movimento Bem Maior

Formada em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado, Carola ingressou no campo social como voluntária na Liga Solidária no ano de 2000. Exerceu diferentes cargos na organização até chegar à Presidência, onde atuou de 2012 a 2018, saindo para liderar a idealização do Movimento Bem Maior. Em 2020, recebeu o prêmio de Empreendedora Social do Ano, promovido pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab na categoria Mitigação da Covid-19. Carola integra ainda os Conselhos consultivos da Liga Solidária, Artesol, Instituto Protea e Instituto iungo, e é uma das co-fundadoras e associada do Pacto Contra a Fome.

Cida Bento

Co-fundadora e conselheira do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades

Maria Aparecida da Silva Bento, ou Cida Bento, nasceu em São Paulo (SP). Doutora em psicologia, defendeu em 2002 a tese intitulada “Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público”. É conselheira e uma das fundadoras do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). Foi professora visitante na Universidade do Texas e, em 2015, foi eleita pela revista britânica The Economist uma das cinquenta pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade.

Clara Serva

Head da área de Empresas e Direitos Humanos e coordenadora pro bono na TozziniFreire

Presta assessoria a empresas sobre temas de direitos humanos, incluindo devida diligência e análise de riscos a direitos humanos, elaboração de políticas, revisão de mecanismos de monitoramento, prevenção, mitigação e reparação de impactos negativos. Coordenou projetos premiados, como Advocacy por medidas afirmativas para grupos minorizados (2023), prática de gestão corporativa de inclusão de pessoas trans (2022), o Mutirão Jurídico em Heliópolis (2020) e o Guia dos Direitos das Pessoas com Deficiência Intelectual (2019). Mestre pela PUC-SP com pesquisa sobre autocomposição em direitos humanos. 

Recebeu Prêmios como CEBDS de Liderança Feminina em 2022; e “Outstanding Contribuion on Diversity and Inclusion” pelo CEBDS. E foi reconhecida pelo ranking Chambers Brazil e global em ESG e em 3º Setor (Band 1). É colíder da Câmara Temática de Impacto Social do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável); regional advisor para América Latina do GBI (Global Business Initiative on Human Rights) para a América Latina; Conselheira Substituta pelo BCTI – The Business Commission to Tackle Inequality; integrante do Comitê ESG do CFA Society Brazil; entre outras posições em organizações nacionais e internacionais.

Claudia Soares Baré

Diretora Executiva do Podáali – Fundo Indígena da Amazônia Brasileira

Claudia Soares Martins é indígena do povo Baré da Região do Alto Rio Negro – Amazonas/ Brasil, seu nome indígena é Kirimbawa (valente/forte). Sempre acompanhou o movimento indígena na região, vem de uma família de muitas mulheres guerreiras, tem a luta pelos direitos indígenas no sangue. É diplomada com o grau de Licenciatura em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Trabalhou na Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – FOIRN (2004) no projeto PPTAL, trabalhou ainda na Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB (2009) na representação em Brasília. Atuou nos espaços de discussões no processo da luta política pelo protagonismo juvenil indígena na região do Alto Rio Negro (2013/2015). Atuou como Assessora de Assuntos Indígenas na Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira/Amazonas (2016/2017). E como Secretária Executiva da COIAB em Manaus (2019/2020) acompanhou o lançamento e fundação do Podáali – Fundo Indígena da Amazônia Brasileira. Em agosto de 2021, assumiu a Diretoria Executiva do Podáali como Diretora Secretária, indicada por seu Conselho Deliberativo.

Cristiane Sultani

Fundadora do Instituto Beja

Cristiane Sultani é formada em Direito, Mestre em Direito Bancário, com especialização em direito societário e em investimentos de impacto. Cristiane atuou como advogada durante 23 anos na Bolsa de Valores de São Paulo, no banco BBA-Creditanstalt; foi sócia do Family Office Consenso, executiva no Itaú Unibanco e sócia do Veirano Advogados. Desde 2014, atuou como COO do Family Office Pedro Alberto Fischer, do qual é o CEO atualmente. Cristiane fundou o Instituto Beja, uma organização de impacto social, em 2021, do qual é Presidente do Conselho de Administração. Como filantropa e investidora de impacto, Cristiane é associada do Instituto de Cidadania Empresarial, do The Forward Global e do Synergos GPC.

Denise Carvalho

Gerente Sênior de Monitoramento e Avaliação no IDIS

Formada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), possui mais de 20 anos de experiência em desenho, gestão, monitoramento e avaliação de projetos de desenvolvimento social e empresarial, tendo trabalhado em Organismos Internacionais (Nações Unidas no Brasil e na Guiné Equatorial), empresas privadas (PwC e Polaris Participações) e no Terceiro Setor (FNP, Caritas Suíça, Instituto Votorantim, Fundação Abrinq). Denise também possui uma pós-graduação em Avaliação de Resultados e Impactos de Organizações e Programas Públicos, pela Universidad del Litoral (Argentina) e um Mestrado em Empreendedorismo e Inovação, pelo BI International, e especializações no país e no exterior. Atualmente, é aluna do Mestrado em Avaliação pela Universität des Saarlandes (Alemanha). Denise também adquiriu, em 2023, pela Social Value International, a certificação no protocolo de avaliação de impacto Social Return on Investment Accredited Practioner.

Eliane Trindade

Editora do Prêmio Empreendedor Social da Folha de S.Paulo

Graduada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília em 1990, fez pós-graduação em Ciências Políticas na Universidade de Pisa (Itália) em 1993. Trabalhou nas revistas IstoÉ, Época, Marie Claire, IstoÉ Gente e Revista da Folha. Atualmente é editora do Prêmio Empreendedor Social, uma parceria da Folha de S.Paulo e da Fundação Schwab, e também titular da coluna Rede Social. Em 2002, venceu o prêmio Ayrton Senna de Jornalismo com a reportagem ‘O que eles vão ser quando crescer’. Em 2005, lançou o livro-reportagem ‘As Meninas da Esquina’ (Ed. Record), em que reuniu os diários de seis meninas vítimas de exploração sexual no Brasil. A obra inspirou o filme ‘Sonhos Roubados’ (2009), dirigido por Sandra Werneck e protagonizado pela atriz Nanda Costa.

Fábio Costa

CEO da Salesforce Brasil

Fabio Costa está à frente da operação brasileira da Salesforce desde 2019, na posição de general manager. Antes, passou por posições de liderança em empresas de tecnologia como Microsoft, Oracle, IDC e IBM, e também foi diretor executivo no Estadão. O executivo tem doutorado em Administração de Negócios pela PUC-Rio e graduação no General Management Program da Harvard Business School.

Giuliana Ortega

Diretora de Sustentabilidade da RD – Raia Drogasil

Possui 20 anos de experiência profissional trabalhando com sustentabilidade e investimento social privado.

Atuou por cinco anos como Head do Escritório Regional da Laudes Foundation (antiga C&A Foundation) no Brasil. Nesta posição, liderou localmente o trabalho da fundação nas áreas de: economia circular, direitos humanos, trabalho decente, justiça de gênero, engajamento comunitário, matérias primas sustentáveis e agricultura orgânica. Também liderou a agenda global de aprendizagem.

Suas experiências profissionais também incluem passagens pela C&A, Instituto Ethos e Natura. Nestas organizações, atuou na criação e implementação de estratégias de sustentabilidade do negócio, na gestão de conformidade de cadeias de fornecimento e no desenvolvimento de pesquisas e normas internacionais de sustentabilidade. 

Giuliana é formada em Administração pela FEA-USP, com pós-graduação em Governança Global pelo German Development Institute e Mestrado em Sustentabilidade e Responsabilidade pela Ashridge-Hult University, no Reino Unido. Atualmente, também atua como membro do Conselho do Instituto C&A, do Instituto ACP e da organização holandesa Hiil (The Hague Institute for Innovation of Law).  

Grace Maingi

Diretora Executiva da Kenya Community Development Foundation (KCDF)

A KCDF iniciou seu trabalho no Quênia em 1997 como uma fundação pública que apoia nacionalmente as comunidades a abordarem suas necessidades e desafios prioritários de forma sustentável. O foco da KCDF é em comunidades prósperas e resilientes. Nossa filosofia é que as comunidades têm a capacidade de mitigar, se adaptar e se recuperar de choques e estresses de forma a reduzir a vulnerabilidade crônica.

Grace é advogada de direitos humanos que tem trabalhado, nos últimos vinte e três anos, no setor sem fins lucrativos no Quênia. Seu trabalho tem se concentrado no desenvolvimento comunitário, educação cívica e engajamento, constitucionalismo, promoção de eleições livres e justas, direitos das mulheres e crescimento dentro da profissão jurídica no Quênia. Sua paixão pela justiça social e desenvolvimento comunitário está alinhada com seu principal impulso para reduzir a desigualdade.

 

Heloisa G. Salgado

Sócia e coordenadora de parcerias no Quintessa

Formada em direito pela FGV-SP, com formação parcial pela Peking University (Shenzhen, China), começou a carreira em mercado de capitais e M&A na White & Case, antes de participar da fundação do escritório de resolução de conflitos Faleck & Associados e da legaltech E-Zolve (encerrou as atividades em 2017). Foi responsável por impact investing da Provence Capital, com ênfase em biotech venture capital. Heloisa esteve á frente do Fundo Patrimonial do Instituto Rodrigo Mendes de 2019 – 2022 e é coordenadora da Aceleradora de Comunidades do Facebook (programa em parceria com o Quintessa) desde 2020. Em seu tempo livre, Heloisa é também responsável pelos grupos de estudo e competições de negociação e mediação empresarial da FGV.

Jeniffer Caroline Luiz

 Diretora de Programas e Projetos da Fundação Grupo Volkswagen

Advogada, mestranda de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, especialista em Direito Público e gestão de incentivos fiscais. Há 22 anos atua na área de direitos humanos, gestão pública e do terceiro setor. Atualmente é Diretora de Programas e Projetos da Fundação Grupo Volkswagen e pesquisadora associada da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – FIPE.

Foi Coordenadora Estadual de Direitos Humanos na Secretaria de Justiça. Atuou como Gestora do Sistema Único de Assistência Social – SUAS da capital de São Paulo, durante a pandemia, 2020 a 2021. Foi Coordenadora Nacional dos Programas Presidente e Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq. Foi Professora-Consultora da Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (CEPAM) em Planejamento, Gestão Orçamentária, Contratos e Licitação. Foi Diretora Executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo e Gestora do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Foi Diretora Administrativa e Financeira da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Foi Professora-Consultora da Fundação Vanzolini para produção de pesquisa sobre falhas no processo de formação continuada para implantação e utilização do SIPIA (Sistema de Informação para Infância e Adolescência) e operação pelos Conselhos Tutelares.  Foi professora Consultora da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) no Programa Liderando para o Desenvolvimento – Novos Prefeitos. Consultora da Empresa Furnas Centrais Elétricas para aplicação do incentivo fiscal.

 

João Abreu

Co-fundador e Diretor Executivo da ImpulsoGov

João Abreu é movido pelo propósito de reduzir as desigualdades no Brasil, especialmente no acesso à saúde. Economista graduado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Administração Pública e Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Harvard, trabalhou na Prefeitura de São Paulo e no Harvard Government Performance Lab. Em 2019, João co-fundou a ImpulsoGov, organização sem fins lucrativos que apoia governos a aprimorar os serviços de saúde pública por meio do uso de dados e tecnologia. A ONG já atendeu gratuitamente mais de 150 municípios onde vivem mais de 11 milhões de pessoas SUS-dependentes. João foi selecionado no prêmio MIT Innovators Under 35 LATAM em 2022 e é membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann, da Fundação Estudar e do Instituto Ling.

José Luiz Egydio Setúbal

Presidente e instituidor da Fundação José Luiz Egydio Setúbal

José Luiz Egydio Setúbal, possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; residência Médica pela Faculdade de Medicina de USP, com especialização em pediatria; “Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância” pelo Centro de Desenvolvimento da Criança da Harvard University; pós-graduação em “Economia e Gestão da Saúde” pela UNIFESP. 

Atualmente é presidente e instituidor da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, vice-presidente do Instituto PENSI, presidente do conselho da Associação Fundo Areguá, é membro do conselho da Fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, Associação Paulista de Fundações, Fundação Tide Setubal, Gerando Falcões e Santa Casa de Misericórdia de SP, também é membro titular da Academia Brasileira de Pediatria, atuou como conselheiro em inúmeras organizações sociais. Foi provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e atua como patrono de várias instituições de cultura do Brasil.

Karine Ruy

Diretora Executiva da Fundação Gerações

Karine Ruy é uma profissional com mais de dez anos de experiência em gestão e liderança no setor social. Atualmente, atua como gestora executiva da Fundação Gerações,  onde coordena ações de desenvolvimento institucional, iniciativas voltadas ao fortalecimento de organizações do terceiro setor do Rio Grande do Sul e programas de fomento a negócios de impacto periféricos. É membro do conselho da Coalizão Pelo Impacto Porto Alegre e mentora voluntária em diferentes projetos de desenvolvimento comunitário. Graduada em Jornalismo, tem mestrado e doutorado em Comunicação pela PUCRS. Também é cofundadora do Empatizeme, onde atua com soluções para comunicação empática e letramento em saúde. 

Liliana Chopitea

Chefe de Políticas Sociais na UNICEF Brasil  

Liliana Chopitea é a Chefe de Políticas Sociais do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil desde 2017, liderando os programas de pobreza infantil e proteção social a nível nacional. De 2009 até assumir o posto no Brasil, Liliana atuou como Especialista de Políticas Sociais do UNICEF na Bolívia, coordenando programas com os maiores parceiros do governo do país e dando assistência técnica para o desenvolvimento de leis e políticas públicas em favor das crianças e adolescentes.

Antes de ingressar no UNICEF, em 2009, Liliana teve ampla experiência profissional trabalhando com outros organismos de cooperação internacional bi e multilateral, como funcionária pública do governo da Bolivia e também no setor privado. Liliana tem formação em Direito, com Mestrado em Gestão Pública, pela Universidade de Potsdam, Alemanha.

Luana Génot

Fundadora e Diretora Executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR)

Luana Génot é empresária, apresentadora e escritora. Fundadora e Diretora Executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), tem mais de 30 colaboradores espalhadas pelo Brasil que através da Campanha Sim à Igualdade Racial. Apoia empresas e organizações a desenvolverem ações afirmativas e ESGs para inclusão de negros e indígenas em cargos de liderança no mundo do trabalho.

Mãe da Alice e do Hugo, Luana nasceu no Rio de Janeiro, é colunista semanal do Jornal O Globo na Revista Ela, além de autora dos livros “Mais Forte – Entre Lutas e Conquistas”, lançado em 2021 e do “Sim à Igualdade Racial”, finalista do Prêmio Jabuti 2020. 

Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC-RIO, tem Mestrado em Relações Étnico-raciais pelo Cefet-RJ e pós-graduação em Marketing pelo IED Rio. Faz parte da Rede de Líderes Responsáveis da BMW Foundation e do Young Global Leaders do Fórum Econômico Mundial.

Luiz Edson Feltrim

Superintendente no Instituto Sicoob

Superintendente no Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável; membro do Comitê de Sustentabilidade do Sicoob e do Comitê ESG da Febraban. Funcionário do Banco Central do Brasil, por 42 anos. Ocupou várias funções executivas. Como Diretor, integrou o Copom-Comitê de Política Monetária, o Comef–Comitê de Estabilidade Financeira, o Conef-Comitê Nacional de Educação Financeira e membro do Conselho de Administração da Casa da Moeda do Brasil. Participou da construção das principais regulamentações do Cooperativismo de Crédito Brasileiro. Responsável pela implementação da agenda da Cidadania Financeira e da Política de Responsabilidade Socioambiental no BC.

Marcelo Modesto

Gerente de projetos no IDIS

É jornalista e gestor ambiental, tendo trabalhado em consultoria nos últimos 12 anos. Neste período, desenvolveu projetos de responsabilidade social corporativa e ESG para marcas como Natura, Klabin, Cultura Inglesa, Unilever, dentre outras. Teve experiência no poder público, na Fundação Theatro Municipal de São Paulo, e é consultor de estratégia na Morada Comum, parte da rede global Our Common, que busca promover o bem comum pela natureza. Atualmente é mestrando em gestão integrada de recursos naturais, na Humboldt-Universität zu Berlin, com foco em agricultura, análise de políticas públicas e governança.

Marcio Black

Diretor de Advocacy e Conhecimento do Instituto Beja

Marcio Black é cientista político e diretor de Advocacy e Conhecimento do Instituto Beja.

Maria Amalia Souza

Fundadora e Diretora de Desenvolvimento Estratégico do Fundo Casa Socioambiental

Sua carreira de mais de 38 anos foi dedicada a desenhar estratégias para assegurar que os recursos da filantropia alcancem as comunidades mais excluídas que trabalham pela justiça socioambiental no Sul Global.  Ela faz parte do Conselho Diretor da AIDA-Asociación Interamericana para la Defensa Ambiental, serviu por 6 anos no Comitê Gestor da Human Rights Funders Network,  e é co-fundadora da Rede Comuá de Filantropia para a Justiça Social, e da Alianza Socioambiental Fondos del Sur.  Ela advoga pela urgente distribuição de recursos para o Sul Global através de palestras globais e engajamento com os espaços da filantropia internacional.  Em 2023 ela foi reconhecida pelo Global Landscapes forum como uma das “16 Mulheres que Restauram o Planeta”  e recebeu da Up With People,  o Prêmio J. Blanton Belk para Excepcional Contribuição para a Humanidade.

Mariana Moura

Presidente do Conselho de Família da Baterias Moura

Mariana Moura é especialista em empresas familiares, conselheira da Baterias Moura, conselheira independente, presidente do conselho de família da Baterias Moura, vice-presidente do Instituto Conceição Moura, graduada em Direito pela UFPE, mestre em Mudança pelo INSEAD, doutora em Pesquisa e Consultoria nas Organizações, pela University of Essex and The Tavistock NHS Foundation, autora do livro Supergovernança: um olhar ampliado sobre os desafios das empresas familiares.

Marijana Sevic

Chefe de Parcerias Estratégicas Internacionais na Charities Aid Foundation (CAF)

Marijana é uma líder experiente no setor sem fins lucrativos, atualmente atuando como Chefe de Parcerias Estratégicas Internacionais na Charities Aid Foundation (CAF), uma organização de caridade líder internacionalmente que trabalha para acelerar o progresso na sociedade rumo a um futuro justo e sustentável para todos. A CAF visa tornar a doação mais eficiente e eficaz para os doadores e apoiar as instituições de caridade para que prosperem, fortalecendo sua resiliência. Marijana lidera as iniciativas internacionais da CAF e supervisiona sua rede global de parceiros, uma colaboração de organizações filantrópicas independentes dedicadas a acelerar o progresso social em todo o mundo.

Antes de ingressar na CAF, Marijana trabalhou no Tony Blair Institute for Global Change, onde foi Chefe de Parcerias e Engajamentos de Rede. Anteriormente, ela foi Diretora Associada de Assuntos Externos e Parcerias Corporativas no Institute for Public Policy Research (IPPR). No início de sua carreira, Marijana trabalhou como jornalista e apresentadora, e ocupou cargos em uma agência de relações públicas e em uma instituição de caridade nacional.

Além de seus papéis profissionais, Marijana é uma administradora na Tavistock Relationships e participa de vários conselhos consultivos e comitês diretores.

Marlene Engelhorn

Co-fundadora da iniciativa Taxmenow

Marlene Engelhorn (32) vive e trabalha em Viena, Áustria. Sua riqueza vem de uma herança multimilionária; a fortuna da família originou-se da fundação e venda da BASF no século XIX, seguida pela compra de ações da C.F. Boehringer und Söhne e sua transformação em Boehringer Mannheim, que foi vendida em 1997 para a Roche Holding. Co-fundadora da Taxmenow (“cobre meus impostos agora”, em português) e autora do livro “Geld” (2022, Kremayr & Scheriau).

(participação em vídeo)

Patrícia Villela Marino

Presidente do Instituto Humanitas360

Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie, Patrícia foi aluna convidada do curso de Filantropia e Terceiro Setor da J. F. Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard. Sua liderança em prol dos direitos humanos e do empreendedorismo cívico-social é reconhecida através de prêmios como PODER, da ABC Business Awards (categoria de Impacto Social, em 2011) e BRAVO (categoria Humanitária do Ano, em 2016).

Patrícia é sócia fundadora do CIVI-CO, espaço de trabalho compartilhado para negócios de impacto social, sediado em São Paulo (Brasil). Patrícia fez parte do conselho curador da Bienal das Américas, em Denver (EUA). Foi integrante do conselho fundador do programa Global Shapers, do Fórum Econômico Mundial, e liderou a criação da Plataforma Latino Americana de Políticas de Drogas (PLPD). Atualmente, pertence ao Conselho Consultivo do Museu Brasileiro da Pandemia e ao Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária – CNPCP. Foi convidada, em abril de 2023, a integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em maio de 2022, Patrícia foi a única mulher brasileira a representar o país no primeiro evento da Organização das Nações Unidas sobre o mercado da cannabis, o Regennabis, em Nova York.

Paula Fabiani

CEO do IDIS

Paula Jancso Fabiani, CEO do IDIS, tem sua trajetória marcada pela atuação nos campos da filantropia e cultura de doação, estando à frente de iniciativas como a Pesquisa Doação Brasil, o Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais e a Coalizão pelos Fundos Patrimoniais Filantrópicos. Em 2020, ganhou o Prêmio Folha Empreendedor Social pela liderança do Fundo Emergencial da Saúde – Coronavirus Brasil. No campo da incidência política, teve sucesso na aprovação de duas legislações, nos âmbitos estadual e federal. Autora de dois livros sobre Fundos Patrimoniais e de livro sobre Primeira Infância, Paula é a única brasileira certificada na metodologia de avaliação de impacto SROI (Social Return on Investment) pela Social Value UK. Economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University e especializações no país e no exterior, é co-fundadora do Catalyst 2030 Brasil, membro do Conselho do Idec, e também integra o comitê consultivo do Programa BTG Soma, do Pacto de Promoção da Equidade Racial o Steering Committee do Global Philanthropy Forum. Atualmente, é aluna do Doutorado em Administração da FGV, na linha de pesquisa Gestão de Operações e Sustentabilidade.

Philip Yun

Co-Presidente e Co-CEO do CCWA e do Global Philanthropy Forum

A carreira de Philip W. Yun abrange os setores privado e público nos últimos 40 anos, com experiência em assuntos de segurança, política externa, diplomacia, desenvolvimento internacional, direito, negócios, política e filantropia. Atualmente, ele é Co-Presidente eand Co-CEO da Commonwealth Club World Affairs of California (CCWA) e do Global Philanthropy Forum (GPF).

Anteriormente, o Sr. Yun foi Diretor Executivo e Diretor de Operações do Fundo Ploughshares. Antes de ingressar no Fundo, ele foi vice-presidente da The Asia Foundation (2005-2011), bolsista Pantech em Estudos Coreanos no Shorenstein Asia Pacific Research Center da Universidade Stanford (2004-2005) e vice-presidente da empresa de private equity H&Q Asia Pacific (2001-2004).

O Sr. Yun foi nomeado pelo presidente no Departamento de Estado dos EUA (1994-2001), atuando como Assessor Sênior do Secretário Assistente de Estado para Assuntos do Leste Asiático e do Pacífico. Antes de servir no governo, exerceu a advocacia em escritórios em São Francisco e Seattle, e foi também consultor jurídico em Seul, Coreia.

O Sr. Yun frequentou a Brown University e a Columbia University School of Law. Ele é membro do Conselho de Relações Exteriores e membro emérito do Conselho de Governadores do Instituto Watson de Estudos Internacionais da Brown University.

Renata Piazzon

Diretora Geral do Instituto Arapyaú 

Renata Piazzon é Diretora Geral do Instituto Arapyaú, liderando as áreas de comunicação, conhecimento, internacionalização e redes. Através delas, mobiliza a sociedade civil, filantropia, academia, setores público e privado para fomentar redes transformadoras e iniciativas estruturantes capazes de criar soluções sistêmicas e escaláveis. Também atua como co-facilitadora da Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura e é co-fundadora da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia.

Renata é formada em Direito, possui mestrado em Direito Ambiental e realizou cursos na Harvard Kennedy School, Schumacher College, Amani Institute e Homeward Bound. Ao longo de sua carreira foi reconhecida pela Chambers Latin America, Who’s Who Legal, The Legal 500 e pelo Prêmio ABRAPS 2017. Como uma liderança emergente na agenda de mudanças climáticas, Renata participou da equipe de transição para o Meio Ambiente de 2022 do Governo Federal e, atualmente, é membro do Conselho para o Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Presidência (CDESS).

Roberta Faria

CEO da MOL Impacto

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, cofundadora e CEO da MOL Impacto, organização que já doou mais de R$ 70 milhões para mais de 200 organizações sociais a partir da venda de produtos sociais customizados e da realização de diversos projetos inovadores de impacto social em parceria com grandes marcas brasileiras, como Raia Drogasil, Petz, Ri Happy, PBKIDS, Riachuelo e Marisa. Roberta é também cofundadora do Instituto MOL, organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil. É vencedora do Prêmio Empreendedor Social da Folha de S.Paulo e laureada pela Fundação Schwab, braço social do Fórum Econômico Mundial. Mãe de quatro filhos, vive em Ilhabela (SP). 

 

Robson Melo

Cofundador da Estante Mágica

É cofundador da Estante Mágica, empresa de impacto social que há quinze anos já transformou mais de 2,5 milhões de crianças em autores de seus próprios livros, tendo atuado em mais de 10 mil escolas em todo Brasil e mais 8 países. Pai da Isadora e da Helena (autora Estante Mágica aos seis aninhos), é mestre em Direito Urbanístico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mas é apaixonado mesmo pela educação, sendo membro da rede de líderes da Fundação Lemann, palestrante do TEDx Educação e último vencedor do Prêmio Empreendedor Social do Ano da Folha de São Paulo e Fundação Schwab, na categoria Inovação para o Século XXI.

Sara Teichman

Diretora Global de Investimentos Filantrópicos no Tony Blair Institute for Global Change

Sara Teichman é Diretora Global de Investimentos Filantrópicos no Tony Blair Institute for Global Change, onde gerencia a estratégia e execução de investimentos filantrópicos globais nas regiões das Américas, Ásia-Pacífico e MENA. Sara lidera equipes focadas em filantropia individual, fundações filantrópicas globais, desenvolvimento de programas, gestão de prêmios e administração, garantindo investimentos sustentáveis para apoiar líderes globais em estratégia, política e execução.

Com 15 anos de experiência em captação de recursos e estratégia operacional, Sara possui um histórico comprovado na gestão de equipes de alto desempenho e na geração de receita. Antes de seu cargo atual, Sara atuou como Diretora Sênior de Parcerias Filantrópicas no Atlantic Council, onde estabeleceu metas estratégicas para uma nova equipe, expandindo e sustentando mais de US$ 50 milhões em receita. Sara também ocupou papéis significativos no Hillel International, incluindo Vice-Presidente de Estratégia Internacional e Avanço e Vice-Presidente de Programas Operacionais e Iniciativas, gerenciando orçamentos multimilionários e liderando grandes equipes para entregar programas impactantes globalmente.

Ao longo de sua carreira, Sara se destacou no desenvolvimento de grandes doações, planejamento estratégico e gestão de doadores, trabalhando com indivíduos de alta renda, fundações privadas e parceiros corporativos. Baseada em Washington DC, ela traz uma vasta expertise em operações globais e gestão de programas para seu papel, tornando-a uma líder distinta em estratégia internacional de captação de recursos e operações.

Sergio Fausto

Diretor Geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso

Sergio Fausto é Diretor Geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso, codiretor do Projeto Plataforma Democrática e coeditor da série de livros “O Estado da Democracia na América Latina”. Faz parte do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (Gacint-USP).

Durante os mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso (1995-1999 e 1999-2003), foi assessor do Ministério da Fazenda, do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior e do Ministério do Planejamento. Em 2012, foi premiado com o Gus Hart Fellowship, prêmio anualmente concedido para acadêmicos e policy makers por sua contribuição para a democracia e o desenvolvimento na América Latina.

Entre suas publicações estão: Difícil Democracia (Paz e Terra,, 2011), editor; Brasil e América del Sur: Olhares Cruzados (Siglo XXI, 2012), editor e autor; e Brasil e América Latina: Que Tipo de Liderança é Possível? (Plataforma Democrática, 2013), editor e autor. Também é autor do capítulo “Modernization under Democracy”, presente no livro Concise History of Brazil, de Boris Fausto, lançado pela Cambridge University Press em 2014.

É membro do conselho consultivo do Instituto Palavra Aberta e do conselho de sócios do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

Tarcila Ursini

Conselheira de Empresas e copresidente do Conselho do Sistema B

Tarcila Ursini é pioneira em incorporar a sustentabilidade à estratégia, gestão, inovação e cultura, ao ecossistema dos negócios e dos conselhos no Brasil. Para ela, as organizações estão diante de um novo paradigma: o lucro é indissociável do cuidado com as pessoas e com o planeta. Atualmente, é conselheira na Korin, na Lwart Soluções Ambientais e na JSL/Vamos/Movida, já tendo passado por conselhos e comitês de conselhos de grupos como Vivara, Santander, Dexco e Grupo Baumgart . É também muito ativa em organizações da sociedade civil, sendo copresidente do Conselho do Sistema B Brasil, embaixadora da BlackJaguar Foundation e do Chapter Zero/Climate Governance Brazil, conselheira do Instituto Ethos e da Fundação José Luiz Setúbal. É também professora nos cursos de formação de conselheiros no IBGC e na FIA. Tem mestrado em Sustentabilidade pela Kings College, em Londres, com estudos no IBGC, e graduação em Economia pela USP e em Direito pela PUCSP.

Ticiana Rolim Queiroz

Fundadora e presidente da Somos Um

Ticiana Rolim é uma empreendedora social, investidora de impacto, esposa e mãe de três filhos. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC.

Durante 21 anos atuou como Diretora da C. Rolim Engenharia, destacando-se pelo compromisso com a Responsabilidade Social e Ambiental. Atualmente, Ticiana ocupa o cargo de Vice-Presidente do Conselho da empresa.

Ticiana é fundadora e presidente da Somos Um, uma articuladora de negócios de impacto que busca fortalecer o ecossistema de negócios sociais no Ceará, idealizadora do Zunne, um programa de investimento em impacto em parceria com Yunus Social Business e Trê Investindo com Causa, e co-fundadora do Estímulo 2020, que mobilizou R$ 165 milhões em apoio a pequenos empreendedores no Brasil. Também é co-fundadora do EllaImpacta, uma Facility de Investimento que visa fortalecer as mulheres, por meio do acesso à capital e idealizadora do evento CONEXÃO ODS em parceria com o Pacto Global da ONU.

Além disso, Ticiana desempenha papéis importantes como Diretora da EDISCA e Conselheira da Escolinha SOL. Ela também é Conselheira da Coalizão pelo Impacto do ICE, um programa que mobiliza recursos significativos para fomentar o ecossistema de negócios de impacto no Brasil.

Vinicius Barrozo

Analista de Valor Social na Globo e responsável pela plataforma de doações ParaQuemDoar

Vinicius Barrozo é publicitário e há 7 anos se dedica a projetos de pesquisa e valor de marca. Desde fevereiro de 2023, é analista de Valor Social na Globo e responsável pela plataforma de doações ParaQuemDoar. Em seu escopo de trabalho também estão as agendas LGBTQIA+, Negritudes e cessão de mídia da Globo ao Terceiro Setor.