Palestrantes

Adriana Sanches

Advogada na área de Filantropia e Investimento Social do PLKC Advogados

Adriana Sanches de Rezende é advogada na área de Filantropia e Investimento Social do PLKC Advogados, com foco em direito societário e contratual voltado às organizações da sociedade civil e operações de estruturação de fundos patrimoniais. Adriana é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, pós-graduada em Direito dos Contratos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV Direito SP. Adriana possui, ainda, título de mediadora de conflitos, com passagem nas áreas empresarial, escolar e de família, incluindo assessoramento de famílias empresárias em processos de governança familiar, sendo pós-graduada em Negociação, Mediação e Resolução de Conflitos, pelo Instituto de Formação e Certificação de Mediadores Lusófonos – ICFML, em parceria com a Faculdade de Direito da Escola do Porto – Universidade Católica Portuguesa.

Alex Pinheiro

Co-fundador & CEO na Ecossistema SQUARE 

Empreendedor serial de tecnologia desde 1994, gestor, conselheiro e investidor, Alex fundou várias startups brasileiras premiadas internacionalmente, foi diretor de transformação digital na SOMOS Educação e criador da plataforma Plurall.

Atualmente, Alex é membro do Conselho de Administração do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e da ONG HEMOCIONE; membro do Conselho Curador de Futuro da Athon Ensino Superior; Conselheiro de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ); filantropo e co-fundador e CEO da holding de investimentos em tecnologias educacionais SQUARE (square.tec.br).

Alexander Kellner

Diretor do Museu Nacional/UFRJ

Nascido em Liechtenstein e naturalizado brasileiro, ele é graduado em Geologia e possui um mestrado pela UFRJ, além de um M. Phil e um doutorado pela Universidade de Columbia em um programa conjunto com o Museu Americano de História Natural. Desde 1997, trabalha no Museu Nacional/UFRJ, onde foi recentemente reeleito diretor para o período de 2022 a 2026. Publicou mais de 1400 trabalhos (incluindo 320 estudos científicos originais), escreveu vários livros de divulgação científica e curou exposições nacionais e internacionais. Organizou expedições ao redor do mundo, incluindo Brasil, Atacama (Chile), Kerman (Irã), Liaoning (China) e Antártida (Ilha James Ross). Devido à sua atividade científica, recebeu diversas honrarias, como Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências e Membro Correspondente Estrangeiro da Academia de Ciências de Lisboa, além de ser Pesquisador Associado do Museu Americano de História Natural e do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia (China). Também foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe de Comendador e promovido à Classe de Grande Cruz.

Aline Odara

Idealizadora e Diretora Executiva do Fundo Agbara

Aline Odara é cientista, pedagoga, pesquisadora de relações étnico-raciais, candomblecista, apaixonada pela cultura afro-brasileira e ativista pela luta de Equidade Racial. É idealizadora e Diretora Executiva do Fundo Agbara, o primeiro fundo filantrópico de Mulheres Negras no Brasil, que tem como missão lutar por Justiça Econômica para Mulheres Negras. É vencedora do Prêmio Empreendedor Social da Folha de SP 2023, uma das 100 mulheres inovadoras pela Época Negócios 2023, vencedora do Black Women Give Back 2023 (EUA) e finalista do Prêmio Inspiradoras AVON/UOL 2023.

Ana Fontes

Fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME)

É empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), e do Instituto RME. Vice-Presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil, e Membro do Conselhão da Presidência da República – CDESS.

Delegada líder do W20, grupo de engajamento do G20. Conselheira da Seguros Unimed, do Instituto Avon, e da UAM/Grupo Anima

Vencedora dos Prêmios: Empreendedor Social 2023 na categoria Inclusão Social e Produtiva, e do Executivo de Valor 2023 na Categoria Empreendedorismo Social. Foi eleita uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela Revista Forbes Brasil, em 2019, e capa da edição sobre diversidade, inclusão e equidade, em 2022. Em março de 2022, lançou seu primeiro livro, “Negócios: um assunto de mulheres – A força transformadora do empreendedorismo feminino”.

Ana Julião

Gerente Geral da Edelman no Brasil

Gerente Geral da Edelman no Brasil, Ana Julião tem 35 anos de experiência no mercado de comunicação. Ao longo da carreira, desenvolveu, liderou e executou projetos de comunicação que ajudaram empresas privadas e públicas a promoverem e protegerem sua reputação junto a diversos públicos.  Liderou equipes e desenvolveu projetos de visibilidade global, como o planejamento estratégico de Comunicação dos Jogos Rio 2016 e a coordenação de comunicação da Rio+20. É jornalista, com passagens pelas redações de O Globo, Folha de S. Paulo e Jornal do Commercio. Em 2024, foi eleita a melhor profissional de PR da América Latina pela PR Week.

Beatriz Johannpeter

Diretora do Instituto Helda Gerdau

Membro da quinta geração da Família Gerdau Johannpeter e do Conselho Familiar, é diretora do Instituto Helda Gerdau e associada da Cambridge Family Enterprise Group(CFEG) Brasil.

Associada fundadora do Todos pela Educação, integra os Conselhos da Fundação Iberê Camargo, do ICE e Aliança pelo Impacto. Foi vice-presidente do Conselho do Instituto Gerdau e presidiu o GIFE de 2014 a 2018 – Grupo de Institutos e Fundações. Foi membro do Comitê de Empresas de Controle Familiar do IBGC (2019- 2023).

Possui formação em Arquitetura e Urbanismo e educação executiva em Corporate Social Responsability na Harvard Business School.

Carla Reis

Chefe do Depto do Complexo Industrial e de Serviços da Saúde da Área de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES

É economista com graduação e mestrado pelo Instituto de Economia da UFRJ. Funcionária de carreira do BNDES desde 2006, atualmente é Chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços da Saúde da Área de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES. Desde 2008, trabalha com a agenda de saúde no BNDES, contribuindo na construção e implementação das políticas de fortalecimento da indústria de saúde visando à redução das vulnerabilidades do SUS. Anteriormente atuou como analista de projetos na Área Social do BNDES e na Finep/MCTI.

 

Carola Matarazzo

Diretora Executiva do Movimento Bem Maior

Formada em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado, Carola ingressou no campo social como voluntária na Liga Solidária no ano de 2000. Exerceu diferentes cargos na organização até chegar à Presidência, onde atuou de 2012 a 2018, saindo para liderar a idealização do Movimento Bem Maior. Em 2020, recebeu o prêmio de Empreendedora Social do Ano, promovido pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab na categoria Mitigação da Covid-19. Carola integra ainda os Conselhos consultivos da Liga Solidária, Artesol, Instituto Protea e Instituto iungo, e é uma das co-fundadoras e associada do Pacto Contra a Fome.

Cida Bento

Co-fundadora e conselheira do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades

Maria Aparecida da Silva Bento, ou Cida Bento, nasceu em São Paulo (SP). Doutora em psicologia, defendeu em 2002 a tese intitulada “Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público”. É conselheira e uma das fundadoras do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). Foi professora visitante na Universidade do Texas e, em 2015, foi eleita pela revista britânica The Economist uma das cinquenta pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade.

Clara Serva

Sócia Head da área de Empresas e Direitos Humanos e coordenadora pro bono na TozziniFreire

Presta assessoria a empresas sobre temas de direitos humanos, incluindo devida diligência e análise de riscos a direitos humanos, elaboração de políticas, revisão de mecanismos de monitoramento, prevenção, mitigação e reparação de impactos negativos. Coordenou projetos premiados, como Advocacy por medidas afirmativas para grupos minorizados (2023), prática de gestão corporativa de inclusão de pessoas trans (2022), o Mutirão Jurídico em Heliópolis (2020) e o Guia dos Direitos das Pessoas com Deficiência Intelectual (2019). Mestre pela PUC-SP com pesquisa sobre autocomposição em direitos humanos. 

Recebeu Prêmios como CEBDS de Liderança Feminina em 2022; e “Outstanding Contribuion on Diversity and Inclusion” pelo CEBDS. E foi reconhecida pelo ranking Chambers Brazil e global em ESG e em 3º Setor (Band 1). É colíder da Câmara Temática de Impacto Social do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável); regional advisor para América Latina do GBI (Global Business Initiative on Human Rights) para a América Latina; Conselheira Substituta pelo BCTI – The Business Commission to Tackle Inequality; integrante do Comitê ESG do CFA Society Brazil; entre outras posições em organizações nacionais e internacionais.

Claudia Soares Baré

Diretora Executiva do Podáali – Fundo Indígena da Amazônia Brasileira

Claudia Soares Martins é indígena do povo Baré da Região do Alto Rio Negro – Amazonas/ Brasil, seu nome indígena é Kirimbawa (valente/forte). Sempre acompanhou o movimento indígena na região, vem de uma família de muitas mulheres guerreiras, tem a luta pelos direitos indígenas no sangue. É diplomada com o grau de Licenciatura em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Trabalhou na Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – FOIRN (2004) no projeto PPTAL, trabalhou ainda na Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB (2009) na representação em Brasília. Atuou nos espaços de discussões no processo da luta política pelo protagonismo juvenil indígena na região do Alto Rio Negro (2013/2015). Atuou como Assessora de Assuntos Indígenas na Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira/Amazonas (2016/2017). E como Secretária Executiva da COIAB em Manaus (2019/2020) acompanhou o lançamento e fundação do Podáali – Fundo Indígena da Amazônia Brasileira. Em agosto de 2021, assumiu a Diretoria Executiva do Podáali como Diretora Secretária, indicada por seu Conselho Deliberativo.

Cristiane Sultani

Fundadora do Instituto Beja

Cristiane Sultani é formada em Direito, Mestre em Direito Bancário, com especialização em direito societário e em investimentos de impacto. Cristiane atuou como advogada durante 23 anos na Bolsa de Valores de São Paulo, no banco BBA-Creditanstalt; foi sócia do Family Office Consenso, executiva no Itaú Unibanco e sócia do Veirano Advogados. Desde 2014, atuou como COO do Family Office Pedro Alberto Fischer, do qual é o CEO atualmente. Cristiane fundou o Instituto Beja, uma organização de impacto social, em 2021, do qual é Presidente do Conselho de Administração. Como filantropa e investidora de impacto, Cristiane é associada do Instituto de Cidadania Empresarial, do The Forward Global e do Synergos GPC.

Daniel Paixão

Criador da startup Hub.Periférico

Nascido e criado na Comunidade do Jacaré, no bairro de Maranguape I, Paulista – PE, Daniel tem 23 anos. Empreendedor social por natureza, desde os 14 anos fundou e é Presidente da Associação Fruto de Favela, organização que já impactou mais de 39 mil vidas periféricas com a educação, tecnologia e assistência humanitária. 

Ele é criador da startup Hub.Periférico, uma Incubadora e Pré-aceleradora de Soluções e Negócios Inovadores e Criativos para as Periferias. Graduando em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, foi pesquisador científico e changemaker no Laboratório de Inovação, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (LIMCS-UNICAP). É também credenciado como instrutor técnico de Empreendedorismo de Impacto do SEBRAE-PE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Pernambuco).

Daniel já foi premiado no concurso verde da União Europeia no Brasil em 2019, em um hackathon do SEBRAE-PE (2020) e na jornada de inovação do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil – UNFPA (2021), bem como, representou o Brasil participando de assembleias, conferências e fóruns da ONU nos países da Suíça, Costa Rica, Chile e Panamá. 

Denise Carvalho

Gerente Sênior de Monitoramento e Avaliação no IDIS

Formada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), possui mais de 20 anos de experiência em desenho, gestão, monitoramento e avaliação de projetos de desenvolvimento social e empresarial, tendo trabalhado em Organismos Internacionais (Nações Unidas no Brasil e na Guiné Equatorial), empresas privadas (PwC e Polaris Participações) e no Terceiro Setor (FNP, Caritas Suíça, Instituto Votorantim, Fundação Abrinq). Denise também possui uma pós-graduação em Avaliação de Resultados e Impactos de Organizações e Programas Públicos, pela Universidad del Litoral (Argentina) e um Mestrado em Empreendedorismo e Inovação, pelo BI International, e especializações no país e no exterior. Atualmente, é aluna do Mestrado em Avaliação pela Universität des Saarlandes (Alemanha). Denise também adquiriu, em 2023, pela Social Value International, a certificação no protocolo de avaliação de impacto Social Return on Investment Accredited Practioner.

Eliane C. Moneda Macari

Presidente da FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos

Natural de Vargem Grande do Sul/SP, pequena cidade no interior de São Paulo, quase divisa com o Sul de Minas. Possui de professora (magistério), formação em Matemática e pós-graduação em Marketing, onde atuou na vida profissional por + de 20 anos na área de negócios de multinacional, liderando pessoas.

Atuou também na área social das empresas, onde utilizou a experiência profissional a favor da causa social. Desenvolveu habilidades, conhecimentos, parcerias e relacionamentos que lhe permitiram entender e tratar a causa como um negócio social.

Aceitou o desafio de liderar a FEAV, como uma oportunidade de colocar a serviço dessa associação um pouco de experiência adquirida e o desejo de dar continuidade ao sonho da FEAV quando da sua criação: organização forte, ética, com personalidade, reconhecida junto a sociedade civil e poder público, e principalmente, o trabalho de fortalecimento e assessoramento das OSC´s e a FEAV, representando-as.

Eliane Trindade

Editora do Prêmio Empreendedor Social da Folha de S.Paulo

Graduada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília em 1990, fez pós-graduação em Ciências Políticas na Universidade de Pisa (Itália) em 1993. Trabalhou nas revistas IstoÉ, Época, Marie Claire, IstoÉ Gente e Revista da Folha. Atualmente é editora do Prêmio Empreendedor Social, uma parceria da Folha de S.Paulo e da Fundação Schwab, e também titular da coluna Rede Social. Em 2002, venceu o prêmio Ayrton Senna de Jornalismo com a reportagem ‘O que eles vão ser quando crescer’. Em 2005, lançou o livro-reportagem ‘As Meninas da Esquina’ (Ed. Record), em que reuniu os diários de seis meninas vítimas de exploração sexual no Brasil. A obra inspirou o filme ‘Sonhos Roubados’ (2009), dirigido por Sandra Werneck e protagonizado pela atriz Nanda Costa.

Erika Sanchez Saez

Diretora Executiva do Instituto ACP

Erika Sanchez Saez é comunicadora social e pesquisadora, atualmente diretora executiva do Instituto ACP, membro do comitê coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação, membro do comitê gestor da Plataforma Conjunta e da iniciativa Sociedade Viva. Também é conselheira do Funbea e do Arredondar. É autora e organizadora de várias publicações, entre elas, Filantropia Colaborativa e Horizontes e Prioridades para Filantropia e Investimento Social no Brasil.

Flavio Papelbaum

Departamento de Soluções Imobiliárias e de Requalificação Urbana do BNDES

Engenheiro de Produção formado pela PUC-RJ em 2005. Atualmente trabalha no Departamento de Soluções Imobiliárias e de Requalificação Urbana do BNDES com a missão de estruturar projetos que busquem o melhor aproveitamento de ativos públicos por meio de alienação ou concessão/PPP e soluções para requalificação de áreas urbanas. Além disso, vem desenvolvendo no BNDES a estruturação de Fundo Patrimonial para apoio aos museus brasileiros.

Em seus 13 anos de trabalho no BNDES, dedicou a maior parte do tempo à estruturação de projetos de concessão e PPP, tendo participado da estruturação de diversos projetos de infraestrutura nos setores rodoviário, aeroportuário, mobilidade urbana e imobiliário.

Por cerca de 3 anos, atuou na Área de Mercado de Capitais do BNDES, gerindo participações detidas pela BNDESPAR em empresas do setor de infraestrutura logística e mobilidade urbana. Anteriormente ao BNDES, trabalhou na área de Mercado de Capitais da Finep, na Petrobras e Ideiasnet.

Giuliana Ortega

Diretora de Sustentabilidade da RD – SAÚDE

Possui 20 anos de experiência profissional trabalhando com sustentabilidade e investimento social privado.

Atuou por cinco anos como Head do Escritório Regional da Laudes Foundation (antiga C&A Foundation) no Brasil. Nesta posição, liderou localmente o trabalho da fundação nas áreas de: economia circular, direitos humanos, trabalho decente, justiça de gênero, engajamento comunitário, matérias primas sustentáveis e agricultura orgânica. Também liderou a agenda global de aprendizagem.

Suas experiências profissionais também incluem passagens pela C&A, Instituto Ethos e Natura. Nestas organizações, atuou na criação e implementação de estratégias de sustentabilidade do negócio, na gestão de conformidade de cadeias de fornecimento e no desenvolvimento de pesquisas e normas internacionais de sustentabilidade. 

Giuliana é formada em Administração pela FEA-USP, com pós-graduação em Governança Global pelo German Development Institute e Mestrado em Sustentabilidade e Responsabilidade pela Ashridge-Hult University, no Reino Unido. Atualmente, também atua como membro do Conselho do Instituto C&A, do Instituto ACP e da organização holandesa Hiil (The Hague Institute for Innovation of Law).  

Grace Maingi

Diretora Executiva da Kenya Community Development Foundation (KCDF)

A KCDF iniciou seu trabalho no Quênia em 1997 como uma fundação pública que apoia nacionalmente as comunidades a abordarem suas necessidades e desafios prioritários de forma sustentável. O foco da KCDF é em comunidades prósperas e resilientes. Nossa filosofia é que as comunidades têm a capacidade de mitigar, se adaptar e se recuperar de choques e estresses de forma a reduzir a vulnerabilidade crônica.

Grace é advogada de direitos humanos que tem trabalhado, nos últimos vinte e três anos, no setor sem fins lucrativos no Quênia. Seu trabalho tem se concentrado no desenvolvimento comunitário, educação cívica e engajamento, constitucionalismo, promoção de eleições livres e justas, direitos das mulheres e crescimento dentro da profissão jurídica no Quênia. Sua paixão pela justiça social e desenvolvimento comunitário está alinhada com seu principal impulso para reduzir a desigualdade.

 

Guilherme Sylos

Diretor de Prospecção e Parcerias do IDIS

Carreira de 15 anos desenvolvida no Terceiro Setor e Startup de negócios com atuação nas áreas de planejamento, marketing, finanças, captação, comercial e operação. Profissional com ampla bagagem em diversos setores. Fundador da ONG Sociedade do Mar e co-fundador da Make-A-Wish Brasil onde atuou como Vice-Presidente, membro do conselho fiscal e Diretor Executivo. Larga experiência em negociações com parceiros de negócio para captação de recursos para implantação de projetos. Especialista na liderança, formação e gestão de equipes de voluntários. É formado em Administração Hoteleira pela faculdade Renascença, com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

Heloisa G. Salgado

Sócia e coordenadora de parcerias no Quintessa

Formada em direito pela FGV-SP, com formação parcial pela Peking University (Shenzhen, China), começou a carreira em mercado de capitais e M&A na White & Case, antes de participar da fundação do escritório de resolução de conflitos Faleck & Associados e da legaltech E-Zolve (encerrou as atividades em 2017). Foi responsável por impact investing da Provence Capital, com ênfase em biotech venture capital. Heloisa esteve á frente do Fundo Patrimonial do Instituto Rodrigo Mendes de 2019 – 2022 e é coordenadora da Aceleradora de Comunidades do Facebook (programa em parceria com o Quintessa) desde 2020. Em seu tempo livre, Heloisa é também responsável pelos grupos de estudo e competições de negociação e mediação empresarial da FGV.

Igor Ferrer

Diretor de Parcerias com a Sociedade Civil da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Politicas Publicas

Igor Ferrer é Diretor de Parcerias com a Sociedade Civil da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Politicas Publicas, da Secretaria-Geral da Presidência da República e Presidente do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração (Confoco). É advogado e especialista em Estudos Diplomáticos e anteriormente trabalhou com temáticas relacionadas à agenda regulatória das OSC, direitos sociais, econômicos e ambientais.

Jair Resende

 Responsável pela área socioeducativa da Fundação FEAC

Jair Resende é um executivo sênior com liderança nas áreas de responsabilidade social com sólida experiência em gestão de investimento social de Institutos, Fundações e Empresas de atuação nacional e internacional, tendo atuado em locais diversos como Amazônia, Nordeste do Brasil, regiões metropolitanas e África. 

Jair tem sólida experiencia na geração de valor para comunidades e empresas, e possui habilidades especiais em estabelecimento de parcerias com organizações governamentais, privadas, organismos internacionais e ONGs e de articulação intersetorial de atores sociais.

Com mais de 30 anos de trajetória profissional, Jair assessorou e liderou times em intuições de vários setores, tais como no projeto Saúde e Alegria, na organização Habitat for Humanity, Instituto Camargo Correia e  Intercement. Atualmente, é responsável pela área socioeducativa da Fundação FEAC, organização social investidora em projetos com foco na promoção do bem-estar social por meio da redução das vulnerabilidades em Campinas e região. 

José Luiz Egydio Setúbal

Presidente e instituidor da Fundação José Luiz Egydio Setúbal

José Luiz Egydio Setúbal, possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; residência Médica pela Faculdade de Medicina de USP, com especialização em pediatria; “Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância” pelo Centro de Desenvolvimento da Criança da Harvard University; pós-graduação em “Economia e Gestão da Saúde” pela UNIFESP. 

Atualmente é presidente e instituidor da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, vice-presidente do Instituto PENSI, presidente do conselho da Associação Fundo Areguá, é membro do conselho da Fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, Associação Paulista de Fundações, Fundação Tide Setubal, Gerando Falcões e Santa Casa de Misericórdia de SP, também é membro titular da Academia Brasileira de Pediatria, atuou como conselheiro em inúmeras organizações sociais. Foi provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e atua como patrono de várias instituições de cultura do Brasil.

Julia Brindisi

Chefe de Investimentos Filantrópicos para as Américas no Tony Blair Institute for Global Change

Julia Brindisi é a Chefe de Investimentos Filantrópicos para as Américas no Tony Blair Institute for Global Change, onde lidera a operação de captação de recursos com sede em Nova York. A equipe de Investimentos Filantrópicos mantém e expande a rede de filantropos e fundações filantrópicas alinhados ao TBI.

Antes de assumir sua função atual, Julia foi Diretora Associada de Grandes Doações na Cambridge in America, a organização 501(c)3 da Universidade de Cambridge, onde ampliou um portfólio de grandes e principais doações para ajudar a concluir a campanha de £2 bilhões da universidade. Julia também gerenciou o Comitê Regional da Bay Area de Cambridge, um conselho de captação de recursos composto por filantropos das áreas de tecnologia e biotecnologia. Além disso, Julia ocupou cargos no Fashion Institute of Technology, onde administrou um fundo de endowment de $50 milhões e supervisionou iniciativas estratégicas, como o lançamento de uma campanha de capital e a captação de recursos para bolsas de estudo.

Ao longo de sua carreira, Julia se destacou na aquisição de grandes, principais e transformacionais doações em contextos domésticos e internacionais. Ela possui profundo conhecimento das leis de doação dos EUA e do Reino Unido, desenvolvimento de pipeline, gestão de doadores, doações individuais, corporativas e de fundações, além de doações planejadas.

Karine Ruy

Diretora Executiva da Fundação Gerações

Karine Ruy é uma profissional com mais de dez anos de experiência em gestão e liderança no setor social. Atualmente, atua como gestora executiva da Fundação Gerações,  onde coordena ações de desenvolvimento institucional, iniciativas voltadas ao fortalecimento de organizações do terceiro setor do Rio Grande do Sul e programas de fomento a negócios de impacto periféricos. É membro do conselho da Coalizão Pelo Impacto Porto Alegre e mentora voluntária em diferentes projetos de desenvolvimento comunitário. Graduada em Jornalismo, tem mestrado e doutorado em Comunicação pela PUCRS. Também é cofundadora do Empatizeme, onde atua com soluções para comunicação empática e letramento em saúde. 

Liane Freire

Fundadora e CEO do BlendGroup

Especialista em diálogo inter-setorial, Liane Freire atua desde 1985 em diversas frentes no campo do desenvolvimento sustentável. Participou ativamente de diálogos formuladores de políticas púbicas e diretrizes internacionais desde a Eco 92, Rio+20, Habitat III, diversas edições da COP, Fórum Urbano Mundial e Assembleias Gerais da ONU.

Fundou e dirigiu o Instituto Dialog, Dialog Consultoria, Infrapar Capital – Impact Investment e BlendGroup. Trabalhou com grandes multinacionais, governos nacionais e subnacionais, órgãos multilaterais, bancos internacionais de desenvolvimento e sociedade civil organizada em todo o mundo.

Atualmente, à frente do BlendGroup e BlendInstitute, Liane se dedica a desenvolver soluções de blended finance para mobilização de capital em larga escala para o desenvolvimento sustentável atuando em cooperação com UNCDF, PNUD, UN-Habitat, CAF, entre outros.

Sua visão de um mundo conectado e multidisciplinar reflete-se em sua própria trajetória: Fellow da Ashoka, Fellow Internacional Kellog, Engenheira com Mestrado em Educação e Pós-graduação em Ciência Política”

Liliana Chopitea

Chefe de Políticas Sociais na UNICEF Brasil  

Liliana Chopitea é a Chefe de Políticas Sociais do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil desde 2017, liderando os programas de pobreza infantil e proteção social a nível nacional. De 2009 até assumir o posto no Brasil, Liliana atuou como Especialista de Políticas Sociais do UNICEF na Bolívia, coordenando programas com os maiores parceiros do governo do país e dando assistência técnica para o desenvolvimento de leis e políticas públicas em favor das crianças e adolescentes.

Antes de ingressar no UNICEF, em 2009, Liliana teve ampla experiência profissional trabalhando com outros organismos de cooperação internacional bi e multilateral, como funcionária pública do governo da Bolivia e também no setor privado. Liliana tem formação em Direito, com Mestrado em Gestão Pública, pela Universidade de Potsdam, Alemanha.

Luana Génot

Fundadora e Diretora Executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR)

Luana Génot é empresária, apresentadora e escritora. Fundadora e Diretora Executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), tem mais de 30 colaboradores espalhadas pelo Brasil que através da Campanha Sim à Igualdade Racial. Apoia empresas e organizações a desenvolverem ações afirmativas e ESGs para inclusão de negros e indígenas em cargos de liderança no mundo do trabalho.

Mãe da Alice e do Hugo, Luana nasceu no Rio de Janeiro, é colunista semanal do Jornal O Globo na Revista Ela, além de autora dos livros “Mais Forte – Entre Lutas e Conquistas”, lançado em 2021 e do “Sim à Igualdade Racial”, finalista do Prêmio Jabuti 2020. 

Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC-RIO, tem Mestrado em Relações Étnico-raciais pelo Cefet-RJ e pós-graduação em Marketing pelo IED Rio. Faz parte da Rede de Líderes Responsáveis da BMW Foundation e do Young Global Leaders do Fórum Econômico Mundial.

Luciana Morelli

Diretora do Office of Equality da Salesforce para América Latina

Luciana Morelli é a diretora do Office of Equality da Salesforce para a América Latina, onde atua focada em acelerar a representatividade e a igualdade da empresa na região. A executiva tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de iniciativas de diversidade e inclusão em culturas corporativas, com atuação em mercados globais como América Latina, Ásia, América do Norte e Europa.

Luciano Marques

Gerente de Marketing e Captação de Recursos do Refúgio 343

Luciano Marques, gerente de Marketing e Captação de Recursos do Refúgio 343, é formado em Marketing pela Universidade Mackenzie e pós graduado em Empreendedorismo e Negócios Sociais pela FESP-PUC Paraná. Antes de entrar para o time do Refúgio 343, Luciano atuou em outras organizações do terceiro setor, como o Greenpeace e Visão Mundial, além de empresas como American Express, Banco BMG, AWS e SPC Brasil.

Luiz Edson Feltrim

Superintendente no Instituto Sicoob

Superintendente no Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável; membro do Comitê de Sustentabilidade do Sicoob e do Comitê ESG da Febraban. Funcionário do Banco Central do Brasil, por 42 anos. Ocupou várias funções executivas. Como Diretor, integrou o Copom-Comitê de Política Monetária, o Comef–Comitê de Estabilidade Financeira, o Conef-Comitê Nacional de Educação Financeira e membro do Conselho de Administração da Casa da Moeda do Brasil. Participou da construção das principais regulamentações do Cooperativismo de Crédito Brasileiro. Responsável pela implementação da agenda da Cidadania Financeira e da Política de Responsabilidade Socioambiental no BC.

Luiz Sorge

Presidente do Conselho do IDIS & Sócio da XP Advisory

Luiz Sorge possui mais de 25 anos de experiência na Indústria de Asset Management, se juntou em agosto de 2024 à da XP Asset Management, sendo sócio da XP Advisory e responsável pelas áreas de Fundos Indexados, Offshore e de Renda Fixa.  Anteriormente trabalhou no grupo BNP Paribas de 2001 a julho de 2024, onde ocupou o cargo de CEO da BNP Paribas Asset Management Brasil e de head para Latam. Também trabalhou nos Bancos HSBC e CCF. É vice-presidente do Fórum de Fundos de Investimento e membro do Conselho de Administração de Terceiros da ANBIMA. Também ocupa a posição de Presidente do Conselho do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. 

É graduado em Engenharia com Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado e Programa de Educação Continuada em Cenários Econômicos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Adicionalmente, Luiz Sorge detém a Certificação CFP®.

Marcelo Modesto

Gerente de projetos no IDIS

É jornalista e gestor ambiental, tendo trabalhado em consultoria nos últimos 12 anos. Neste período, desenvolveu projetos de responsabilidade social corporativa e ESG para marcas como Natura, Klabin, Cultura Inglesa, Unilever, dentre outras. Teve experiência no poder público, na Fundação Theatro Municipal de São Paulo, e é consultor de estratégia na Morada Comum, parte da rede global Our Common, que busca promover o bem comum pela natureza. Atualmente é mestrando em gestão integrada de recursos naturais, na Humboldt-Universität zu Berlin, com foco em agricultura, análise de políticas públicas e governança.

Marcio Black

Diretor de Advocacy e Conhecimento do Instituto Beja

Marcio Black é cientista político e diretor de Advocacy e Conhecimento do Instituto Beja.

Maria Amalia Souza

Fundadora e Diretora de Desenvolvimento Estratégico do Fundo Casa Socioambiental

Sua carreira de mais de 38 anos foi dedicada a desenhar estratégias para assegurar que os recursos da filantropia alcancem as comunidades mais excluídas que trabalham pela justiça socioambiental no Sul Global.  Ela faz parte do Conselho Diretor da AIDA-Asociación Interamericana para la Defensa Ambiental, serviu por 6 anos no Comitê Gestor da Human Rights Funders Network,  e é co-fundadora da Rede Comuá de Filantropia para a Justiça Social, e da Alianza Socioambiental Fondos del Sur.  Ela advoga pela urgente distribuição de recursos para o Sul Global através de palestras globais e engajamento com os espaços da filantropia internacional.  Em 2023 ela foi reconhecida pelo Global Landscapes forum como uma das “16 Mulheres que Restauram o Planeta”  e recebeu da Up With People,  o Prêmio J. Blanton Belk para Excepcional Contribuição para a Humanidade.

Mariana Moura

Presidente do Conselho de Família da Baterias Moura

Mariana Moura é especialista em empresas familiares, conselheira da Baterias Moura, conselheira independente, presidente do conselho de família da Baterias Moura, vice-presidente do Instituto Conceição Moura, graduada em Direito pela UFPE, mestre em Mudança pelo INSEAD, doutora em Pesquisa e Consultoria nas Organizações, pela University of Essex and The Tavistock NHS Foundation, autora do livro Supergovernança: um olhar ampliado sobre os desafios das empresas familiares.

Marijana Sevic

Chefe de Parcerias Estratégicas Internacionais na Charities Aid Foundation (CAF)

Marijana é uma líder experiente no setor sem fins lucrativos, atualmente atuando como Chefe de Parcerias Estratégicas Internacionais na Charities Aid Foundation (CAF), uma organização de caridade líder internacionalmente que trabalha para acelerar o progresso na sociedade rumo a um futuro justo e sustentável para todos. A CAF visa tornar a doação mais eficiente e eficaz para os doadores e apoiar as instituições de caridade para que prosperem, fortalecendo sua resiliência. Marijana lidera as iniciativas internacionais da CAF e supervisiona sua rede global de parceiros, uma colaboração de organizações filantrópicas independentes dedicadas a acelerar o progresso social em todo o mundo.

Antes de ingressar na CAF, Marijana trabalhou no Tony Blair Institute for Global Change, onde foi Chefe de Parcerias e Engajamentos de Rede. Anteriormente, ela foi Diretora Associada de Assuntos Externos e Parcerias Corporativas no Institute for Public Policy Research (IPPR). No início de sua carreira, Marijana trabalhou como jornalista e apresentadora, e ocupou cargos em uma agência de relações públicas e em uma instituição de caridade nacional.

Além de seus papéis profissionais, Marijana é uma administradora na Tavistock Relationships e participa de vários conselhos consultivos e comitês diretores.

Marina de Castro Rodrigues

Gerente de Sustentabilidade na Aegea Saneamento

Graduada em Relações Internacionais pela PUC-SP e pós-graduada em Gestão de Projetos Sociais, pela mesma universidade, Marina tem mais de quinze anos de experiência nas áreas de impacto socioambiental e sustentabilidade, tendo atuado com projetos relacionados à educação, geração de renda e meio ambiente no setor privado e terceiro setor. Atualmente, Marina é Gerente de Sustentabilidade na Aegea Saneamento, onde é responsável pelo planejamento estratégico de sustentabilidade e Licença Social para Operar em todo o território de atuação da empresa, bem como pelo relacionamento com fóruns e organismos multilaterais nacionais e internacionais. Marina é também Coordenadora da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

Marlene Engelhorn

Co-fundadora da iniciativa Taxmenow

Marlene Engelhorn (32) vive e trabalha em Viena, Áustria. Sua riqueza vem de uma herança multimilionária; a fortuna da família originou-se da fundação e venda da BASF no século XIX, seguida pela compra de ações da C.F. Boehringer und Söhne e sua transformação em Boehringer Mannheim, que foi vendida em 1997 para a Roche Holding. Co-fundadora da Taxmenow (“cobre meus impostos agora”, em português) e autora do livro “Geld” (2022, Kremayr & Scheriau).

(participação em vídeo)

Mônica Gregori

COO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil

Especialista em gestão e planejamento estratégico, Mônica é graduada em Comunicação Social pela PUC-MG e foi bolsista do International Professional Exchange (IPX) durante dois anos na Philadelphia, USA, onde também se especializou em Marketing Communications. No Chile, país onde viveu por sete anos, esteve à frente do marketing de empresas internacionais como Kodak, Kellogg e The Walt Disney Co. De volta ao Brasil, se juntou à Natura Cosméticos, tendo liderado, por dez anos, áreas estratégicas da empresa, como Unidade de Negócios, Marketing Corporativo e Gestão da Marca, apoiando também as operações internacionais. Em 2014, co-fundou a CAUSE Brasil, consultoria em ESG, engajamento e marketing relacionado à causas. Recentemente assumiu o desafio de liderar a Diretoria de Impacto, área programática do Pacto Global da ONU no Brasil.

Nalva Moura

Gerente de Relações Institucionais e líder do Coletivo Pacto das Pretas no Pacto de Promoção da Equidade Racial

Mestranda em Administração pela FECAP. Realizou o Programa de Mulheres na Governança – UCLA Anderson. Fez parte do Comitê Consultivo Raça & Alicerce da empresa Alicerce Educação. Participou do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros – Fundação Dom Cabral. Fez o Curso Temas Relevantes para Conselheiros – IBGC. Fez especialização em STAKEHOLDERS E ESG – FIA e MBA em Educação, Desigualdade e Pobreza – Universidade Federal São Carlos. Alumni Programa Conselheira 101.

Profissional com carreira desenvolvida em importantes instituições, atualmente é Gerente de Relações Institucionais e líder do Coletivo Pacto das Pretas no Pacto de Promoção da Equidade Racial. É fundadora da Yalodê Consultoria e co-idealizadora do Projeto Tecendo o Amanhã que atende crianças em vulnerabilidade social na região Sapopemba-SP.

Nildamara Torres

Coordenadora de Pesquisa da Iniciativa PIPA.

Sou uma mulher negra, Antropóloga, pesquisadora, educadora, ativista por direitos socioambientais, doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora de Pesquisa da Iniciativa PIPA.

Patrícia Nogueira

Diretora de Operações e Transformação Organizacional da WINGS

Patrícia Nogueira é formada em Relações Internacionais (Unesp) e mestre em Organizações Humanitárias (Université Lumière Lyon II) e Administração Pública (FGV-EAESP). Trabalha há 15 anos em organizações não governamentais brasileiras e internacionais, como  Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Vital Strategies. Atualmente, é Diretora de Operações e Transformação Organizacional da WINGS.

Paula Fabiani

CEO do IDIS

Paula Jancso Fabiani, CEO do IDIS, tem sua trajetória marcada pela atuação nos campos da filantropia e cultura de doação, estando à frente de iniciativas como a Pesquisa Doação Brasil, o Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais e a Coalizão pelos Fundos Patrimoniais Filantrópicos. Em 2020, ganhou o Prêmio Folha Empreendedor Social pela liderança do Fundo Emergencial da Saúde – Coronavirus Brasil. No campo da incidência política, teve sucesso na aprovação de duas legislações, nos âmbitos estadual e federal. Autora de dois livros sobre Fundos Patrimoniais e de livro sobre Primeira Infância, Paula é a única brasileira certificada na metodologia de avaliação de impacto SROI (Social Return on Investment) pela Social Value UK. Economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University e especializações no país e no exterior, é co-fundadora do Catalyst 2030 Brasil, membro do Conselho do Idec, e também integra o comitê consultivo do Programa BTG Soma, do Pacto de Promoção da Equidade Racial o Steering Committee do Global Philanthropy Forum. Atualmente, é aluna do Doutorado em Administração da FGV, na linha de pesquisa Gestão de Operações e Sustentabilidade.

Pedro P. Bocca

Coordenador de Articulação Internacional e Políticas Públicas do GIFE

Pedro P. Bocca é graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e mestre em Ciência Política pela PUC-SP. Possui 15 anos de experiência em articulação e incidência internacional de organizações da sociedade civil nacional e global. Atualmente é Coordenador de Articulação Internacional e Políticas Públicas do GIFE.

Philip Yun

Co-Presidente e Co-CEO do CCWA e presidente do conselho do Global Philanthropy Forum

A carreira de Philip W. Yun abrange os setores privado e público nos últimos 40 anos, com experiência em assuntos de segurança, política externa, diplomacia, desenvolvimento internacional, direito, negócios, política e filantropia. Atualmente, ele é Co-Presidente eand Co-CEO da Commonwealth Club World Affairs of California (CCWA) e presidente do conselho do Global Philanthropy Forum (GPF).

Anteriormente, o Sr. Yun foi Diretor Executivo e Diretor de Operações do Fundo Ploughshares. Antes de ingressar no Fundo, ele foi vice-presidente da The Asia Foundation (2005-2011), bolsista Pantech em Estudos Coreanos no Shorenstein Asia Pacific Research Center da Universidade Stanford (2004-2005) e vice-presidente da empresa de private equity H&Q Asia Pacific (2001-2004).

O Sr. Yun foi nomeado pelo presidente no Departamento de Estado dos EUA (1994-2001), atuando como Assessor Sênior do Secretário Assistente de Estado para Assuntos do Leste Asiático e do Pacífico. Antes de servir no governo, exerceu a advocacia em escritórios em São Francisco e Seattle, e foi também consultor jurídico em Seul, Coreia.

O Sr. Yun frequentou a Brown University e a Columbia University School of Law. Ele é membro do Conselho de Relações Exteriores e membro emérito do Conselho de Governadores do Instituto Watson de Estudos Internacionais da Brown University.

Renata Piazzon

Diretora Geral do Instituto Arapyaú 

Renata Piazzon é Diretora Geral do Instituto Arapyaú, liderando as áreas de comunicação, conhecimento, internacionalização e redes. Através delas, mobiliza a sociedade civil, filantropia, academia, setores público e privado para fomentar redes transformadoras e iniciativas estruturantes capazes de criar soluções sistêmicas e escaláveis. Também atua como co-facilitadora da Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura e é co-fundadora da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia.

Renata é formada em Direito, possui mestrado em Direito Ambiental e realizou cursos na Harvard Kennedy School, Schumacher College, Amani Institute e Homeward Bound. Ao longo de sua carreira foi reconhecida pela Chambers Latin America, Who’s Who Legal, The Legal 500 e pelo Prêmio ABRAPS 2017. Como uma liderança emergente na agenda de mudanças climáticas, Renata participou da equipe de transição para o Meio Ambiente de 2022 do Governo Federal e, atualmente, é membro do Conselho para o Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Presidência (CDESS).

Robson Melo

Cofundador da Estante Mágica

É cofundador da Estante Mágica, empresa de impacto social que há quinze anos já transformou mais de 2,5 milhões de crianças em autores de seus próprios livros, tendo atuado em mais de 10 mil escolas em todo Brasil e mais 8 países. Pai da Isadora e da Helena (autora Estante Mágica aos seis aninhos), é mestre em Direito Urbanístico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mas é apaixonado mesmo pela educação, sendo membro da rede de líderes da Fundação Lemann, palestrante do TEDx Educação e último vencedor do Prêmio Empreendedor Social do Ano da Folha de São Paulo e Fundação Schwab, na categoria Inovação para o Século XXI.

Rodrigo Pipponzi

Cofundador do Instituto MOL e do Instituto ACP

Formado em Administração de Empresas (FGV-SP), com especializações pelas universidades de Stanford e Harvard (EUA), é cofundador da Editora MOL, negócio de impacto social que em parceria com redes varejistas já doou mais de R$ 60 milhões a dezenas de organizações sociais. É presidente do Conselho do Grupo MOL, fundador e conselheiro do Instituto ACP e do Instituto MOL e membro do comitê de sustentabilidade da Raia Drogasil. Eleito em 2018 Empreendedor Social do ano pela Folha de São Paulo, e em 2019 Empreendedor Social pela Schwab Foundation, organização ligada ao Fórum Econômico Mundial. Homenageado com o prêmio Trip Transformadores em 2020. Empreendedor do Ano em 2023 pela EY.

Sarah Howard

Diretora Executiva no Global Philanthropy Forum

Sarah Howard é uma inovadora social, empreendedora e contadora de histórias. Sua paixão por entender sistemas a levou ao redor do mundo para testemunhar e documentar histórias humanas e ambientais complexas. Ela utiliza o desenvolvimento narrativo, o pensamento estratégico e suas habilidades em construção de comunidades para criar novas estruturas para a sociedade. Sarah é especialmente dedicada a aplicar suas habilidades para enfrentar questões globais urgentes, como mudança climática, futuros digitais e democracia global. Ao longo de sua trajetória, ela fundou várias iniciativas e organizações baseadas nessas experiências. Atualmente, ela atua como diretora executiva no Global Philanthropy Forum. Seu mais recente documentário, Climate Blueprint, está em turnê global, e seu projeto de coesão social, Listening Lab, juntamente com seu podcast Track Two, explora a questão: “O que é uma boa sociedade?”. Entre seus interesses pessoais estão caminhar pelo El Camino na Espanha e aprender sobre apicultura urbana. Sarah cresceu em Berkeley e atualmente vive na terra dos Ohlone, em Oakland, CA.

Sergio Fausto

Diretor Geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso

Sergio Fausto é Diretor Geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso, codiretor do Projeto Plataforma Democrática e coeditor da série de livros “O Estado da Democracia na América Latina”. Faz parte do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (Gacint-USP).

Durante os mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso (1995-1999 e 1999-2003), foi assessor do Ministério da Fazenda, do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior e do Ministério do Planejamento. Em 2012, foi premiado com o Gus Hart Fellowship, prêmio anualmente concedido para acadêmicos e policy makers por sua contribuição para a democracia e o desenvolvimento na América Latina.

Entre suas publicações estão: Difícil Democracia (Paz e Terra,, 2011), editor; Brasil e América del Sur: Olhares Cruzados (Siglo XXI, 2012), editor e autor; e Brasil e América Latina: Que Tipo de Liderança é Possível? (Plataforma Democrática, 2013), editor e autor. Também é autor do capítulo “Modernization under Democracy”, presente no livro Concise History of Brazil, de Boris Fausto, lançado pela Cambridge University Press em 2014.

É membro do conselho consultivo do Instituto Palavra Aberta e do conselho de sócios do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

Sylvia Siqueira

Oficial de Programas por Governança Democrática para América Latina e Caribe na Open Society Foundations

Sylvia Siqueira, jornalista, ecofeminista antirracista, nasceu no Recife e cresceu entre as lutas por direitos, justiça e democracia nas cidades de Pernambuco, do Brasil e do mundo. Esteve na direção de organizações como Mirim Brasil, Abong, IFM-SEI, FLAJ e Nossa América Verde. Atuou com Malala Yousafzai pelo direito das meninas à educação. Atualmente está como Oficial de Programas por Governança Democrática para América Latina e Caribe na Open Society Foundations. Estudou jornalismo na Universidade Federla de Pernambuco, e fez mestrados em direitos humanos e administração de entidades não lucrativas em Madrid. Sylvia defende que as mulheres negras têm papel central na refundação da democracia e que a política precisa ser o lugar das transformações éticas, justas e equitativas.

Tarcila Ursini

Conselheira de Empresas e copresidente do Conselho do Sistema B

Tarcila Ursini é pioneira em incorporar a sustentabilidade à estratégia, gestão, inovação e cultura, ao ecossistema dos negócios e dos conselhos no Brasil. Para ela, as organizações estão diante de um novo paradigma: o lucro é indissociável do cuidado com as pessoas e com o planeta. Atualmente, é conselheira na Korin, na Lwart Soluções Ambientais e na JSL/Vamos/Movida, já tendo passado por conselhos e comitês de conselhos de grupos como Vivara, Santander, Dexco e Grupo Baumgart . É também muito ativa em organizações da sociedade civil, sendo copresidente do Conselho do Sistema B Brasil, embaixadora da BlackJaguar Foundation e do Chapter Zero/Climate Governance Brazil, conselheira do Instituto Ethos e da Fundação José Luiz Setúbal. É também professora nos cursos de formação de conselheiros no IBGC e na FIA. Tem mestrado em Sustentabilidade pela Kings College, em Londres, com estudos no IBGC, e graduação em Economia pela USP e em Direito pela PUCSP.

Ticiana Rolim Queiroz

Fundadora e presidente da Somos Um

Ticiana Rolim é uma empreendedora social, investidora de impacto, esposa e mãe de três filhos. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC.

Durante 21 anos atuou como Diretora da C. Rolim Engenharia, destacando-se pelo compromisso com a Responsabilidade Social e Ambiental. Atualmente, Ticiana ocupa o cargo de Vice-Presidente do Conselho da empresa.

Ticiana é fundadora e presidente da Somos Um, uma articuladora de negócios de impacto que busca fortalecer o ecossistema de negócios sociais no Ceará, idealizadora do Zunne, um programa de investimento em impacto em parceria com Yunus Social Business e Trê Investindo com Causa, e co-fundadora do Estímulo 2020, que mobilizou R$ 165 milhões em apoio a pequenos empreendedores no Brasil. Também é co-fundadora do EllaImpacta, uma Facility de Investimento que visa fortalecer as mulheres, por meio do acesso à capital e idealizadora do evento CONEXÃO ODS em parceria com o Pacto Global da ONU.

Além disso, Ticiana desempenha papéis importantes como Diretora da EDISCA e Conselheira da Escolinha SOL. Ela também é Conselheira da Coalizão pelo Impacto do ICE, um programa que mobiliza recursos significativos para fomentar o ecossistema de negócios de impacto no Brasil.

Uéverson Luiz Melato

Parceiro de negócios em Investimento Social na Fundação ArcelorMittal

É business partner de investimento social atuando nas áreas social, políticas públicas, cultura e de gestão há mais de 15 anos com experiências e conhecimentos acadêmicos relevantes. Tem grande experiência em projetos e, atualmente, trabalha no investimento social privado na gestão de projetos estratégicos, análise de territórios, mediação de conflitos, relacionamento socioinstitucional, avaliação de impacto e demais assessorias. Tem domínio com temáticas relevantes para a sociedade como Diversidade e Inclusão, ESG, Arte, Cultura, Direitos Humanos, povos e comunidades tradicionais e povos originários.

Vinicius Barrozo

Analista de Valor Social na Globo e responsável pela plataforma de doações ParaQuemDoar

Vinicius Barrozo é publicitário e há 7 anos se dedica a projetos de pesquisa e valor de marca. Desde fevereiro de 2023, é analista de Valor Social na Globo e responsável pela plataforma de doações ParaQuemDoar. Em seu escopo de trabalho também estão as agendas LGBTQIA+, Negritudes e cessão de mídia da Globo ao Terceiro Setor.