Palestrantes

Ana Valéria Araújo
Superintendente do Fundo Brasil de Direitos Humanos e e integrante do Conselho de Governança da Rede Comuá
Advogada, é mestre em direito internacional pela American University e especializada em direitos indígenas e na defesa dos direitos socioambientais. É sócia-fundadora do ISA (Instituto Socioambiental), e membro de seu Conselho Diretor. Foi diretora executiva da Rainforest Foundation US, em Nova Iorque (EUA).

Andrea Hanai
Gerente de Projetos do IDIS
Gerente de Projetos do IDIS desde 2014, prestando consultoria a empresas e organizações da sociedade civil e capacitando instituições em temas como governança, gestão da doação, planejamento estratégico e fundos patrimoniais. Anteriormente a esta posição, foi Relationship Manager na área de Corporate Banking do Banco Sudameris e do Banco ABN AMRO Real e Corporate & Investment Banker na área de Global Banking & Markets do Banco Santander Brasil. É Bacharel em Economia pela FEA-USP, possui MBA em Finanças pelo Insper e Mestrado Internacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social pela EOI – Escuela de Organización Industrial de Madri, onde se especializou em parcerias intersetoriais para o desenvolvimento. É co-autora do livro Fundos Patrimoniais Filantrópicos – Sustentabilidade para causas e organizações.

Andréa Wolffenbüttel
Consultora Associada do IDIS
Consultora Associada do IDIS e membro do Comitê Gestor do Movimento por uma Cultura de Doação. Jornalista, com formação também na área de Análise de Sistemas e especialização em Economia. Ingressou no Terceiro Setor em 2008, quando coordenou a Comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Estruturou a área de Comunicação da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e foi diretora de Comunicação do IDIS por seis anos, onde teve a oportunidade de realizar a primeira Pesquisa Doação Brasil e se aprofundar na temática de fundos patrimoniais. Como consultora, está atuando com a organização Amigos do Bem, com o Fundo Patrimonial da USP e com o Movimento Bem Maior, para quem está realizando o reposicionamento estratégico do Observatório do Terceiro Setor. Em seu período de jornalista, trabalhou nas redações de veículos tais como O Estado de S.Paulo, SBT e CBS News (EUA). Gerenciou o Centro de Informações e Pesquisas da Gazeta Mercantil. Editou a revista Desafios do Desenvolvimento, uma publicação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Armínio Fraga
Filantropo e ex-presidente do Banco Central
Sócio fundador da Gávea Investimentos e presidente dos conselhos do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e do Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS). Membro do Group of Thirty e do Council on Foreign Relations. Membro do Conselho Curador da Fundação Fernando Henrique Cardoso (2022). Foi presidente do Banco Central (1999-2002), presidente do conselho da B3, diretor do Soros Fund Management e trustee da Princeton University (EUA), onde obteve seu Ph.D.. Foi professor da PUC-Rio, da EPGE-FGV, da SIPA-Columbia (Nova York) e da Wharton School (Pensilvânia).

Braulina Baniwa
Diretora-Executiva na Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA)
Braulina Baniwa é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UnB (PPGAS). Militante de direitos indígenas, humanos e das mulheres, é pesquisadora indígena e ex-presidente da Associação dos Acadêmicos Indígenas da UnB (AAIUnB). Atua como membra da Articulação Brasileira de Indígenas Antropóloges (Abia) e da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga).

Carla Reis
Chefe do Depto do Complexo Industrial e de Serviços da Saúde da Área de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES
É economista com graduação e mestrado pelo Instituto de Economia da UFRJ. Funcionária de carreira do BNDES desde 2006, atualmente é Chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços da Saúde da Área de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES. Desde 2008, trabalha com a agenda de saúde no BNDES, contribuindo na construção e implementação das políticas de fortalecimento da indústria de saúde visando à redução das vulnerabilidades do SUS. Anteriormente atuou como analista de projetos na Área Social do BNDES e na Finep/MCTI.

Carlos Humberto da Silva
CEO Diaspora.Black
Mais de 15 anos de trajetória acadêmica e profissional dedicada à promoção de Direitos Humanos, com foco na promoção da igualdade racial e combate ao racismo. Foi bolsista do David Rockefeller Center for Latin American Studies, em Harvard (EUA) e da PUC-Rio, onde se formou bacharel em Geografia e Meio Ambiente, em 2006.
Atuou em diferentes esferas da sociedade civil organizada e instituições corporativas, com implementação de projetos de impacto social pioneiros e emblemáticos do País, como A Cor da Cultura. Trabalhou como Analista de Projetos na Fundação Roberto Marinho – Gerência de Mobilização e Articulação do Canal Futura, desenvolvendo o trabalho de implementação de projetos, mobilização e articulação de redes da sociedade civil. Também atuou em movimentos sociais de combate à desigualdade racial e social no Brasil, em temas ligados à Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, Articulação de Juventudes e Enfrentamento ao Racismo, Lei 10.639, Meio Ambiente.

Caroline Albanesi
VP de Marketing e Relações Institucionais na Amigos do Bem
Caroline Albanesi é pós-graduada em Comunicação pela NYU de Nova York e possui graduações em Jornalismo pela Universidade Mackenzie e em Publicidade pela ESPM. Foi diretora de marketing em grandes empresas e repórter de economia no Jornal da Band. Atualmente, dedica-se ao impacto social como VP de Marketing e Relações Institucionais do Amigos do Bem, um dos maiores projetos sociais do Brasil. Além disso, é membro do conselho deliberativo do projeto, que transforma a vida de 150 mil pessoas no sertão nordestino por meio de iniciativas abrangentes nas áreas de educação, trabalho e renda, água, moradia e saúde. Caroline também integra diversos grupos de liderança no país e é conselheira de empresas com foco em questões de sustentabilidade, comunicação e inovação.

Cristiane Holanda
Gerente de Gestão Social na Nexa Resources
Assistente Social, com 21 anos de experiência na área de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade, coordenando equipes e projetos relacionados à Sustentabilidade/ESG e Responsabilidade Social. Sólido conhecimento em licenciamento ambiental, inovação e impacto social, atuando com temas de gestão pública, desenvolvimento local de comunidades, cadeias suprimentos sustentáveis entre outros, nos setores de petróleo e gás, rodovias e mineração. Reconhecida nos Diálogos Regionais do CEPAL/ONU em 2023, com o projeto Gente Cuidando das Águas, considerada iniciativa de alto impacto e escalável (único projeto brasileiro selecionado).

Daniela Grelin
Diretora Executiva do Instituto Avon
Ela lidera o Instituto Avon em suas iniciativas no enfrentamento da violência contra a mulherSergioe no combate ao câncer de mama no Brasil. Ela promove a conscientização e engajamento de diferentes grupos de interesse da sociedade para transformar atitudes e comportamentos, levando estes temas tabu à pauta do debate público, promovendo o resgate das vítimas do isolamento ao empoderamento. É colunista da revista Exame, escrevendo sobre temas relacionados à equidade de gênero e direitos das mulheres.

Denise Carvalho
Gerente Sênior de Monitoramento e Avaliação no IDIS
É Gerente Sênior de Monitoramento e Avaliação no IDIS. Formada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), possui mais de 20 anos de experiência em desenho, gestão, monitoramento e avaliação de projetos de desenvolvimento social e empresarial, tendo trabalhado em Organismos Internacionais (Nações Unidas no Brasil e na Guiné Equatorial), empresas privadas (PwC e Polaris Participações) e no Terceiro Setor (FNP, Caritas Suíça, Instituto Votorantim, Fundação Abrinq). Denise também possui uma pós-graduação em Avaliação de Resultados e Impactos de Organizações e Programas Públicos, pela Universidad del Litoral (Argentina) e um Mestrado em Empreendedorismo e Inovação, pelo BI International, e especializações no país e no exterior. Atualmente, é aluna do Mestrado em Avaliação pela Universität des Saarlandes (Alemanha).

Diane Pereira Sousa
Presidente do Instituto Baixada
Diane é da Baixada Maranhense. Professora e Presidente do Instituto Baixada.

Eduardo Saron
Presidente da Fundação Itaú
Após 20 anos à frente do Itaú Cultural, em agosto de 2022, assumiu a Presidência da Fundação Itaú, que congrega Itaú Cultural, Itaú Social e Itaú Educação e Trabalho – além de apoiar a gestão e governança do Todos Pela Saúde e Itaú Cinemas.
Acredita que a união entre cultura e educação carrega a chave para uma transformação profunda no Brasil, tornando o aprendizado mais estimulante, acolhedor e alinhado com a necessidade da ampliação da participação dos jovens, profissionais de educação e comunidades nas escolas, como também a uma economia cada vez mais pautada pela inovação, pela criatividade, pela tecnologia e pelo pensamento crítico. Sempre podendo conjugar todos os esforços na busca de um Brasil mais equânime
Participa do conselho de diversas instituições, como Museu Judaico, MASP, Museu do Ipiranga e GIFE, entre outros, e atualmente sou Presidente do Conselho da Fundação Bienal de SP.

Eliane Trindade
Editora do Prêmio Empreendedor Social da Folha de S.Paulo
Editora do Prêmio Empreendedor Social da Folha de S.Paulo. Graduada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília em 1990, fez pós-graduação em Ciências Políticas na Universidade de Pisa (Itália) em 1993. Trabalhou nas revistas IstoÉ, Época, Marie Claire, IstoÉ Gente e Revista da Folha. Atualmente é editora do Prêmio Empreendedor Social, uma parceria da Folha de S.Paulo e da Fundação Schwab, e também titular da coluna Rede Social. Em 2002, venceu o prêmio Ayrton Senna de Jornalismo com a reportagem ‘O que eles vão ser quando crescer’. Em 2005, lançou o livro-reportagem ‘As Meninas da Esquina’ (Ed. Record), em que reuniu os diários de seis meninas vítimas de exploração sexual no Brasil. A obra inspirou o filme ‘Sonhos Roubados’ (2009), dirigido por Sandra Werneck e protagonizado pela atriz Nanda Costa.

Emanuelle Moraes
Gerente de Cidadania e Sustentabilidade no Instituto Sicoob
Atua há 19 anos na gestão de organizações não governamentais e na liderança de projetos de investimento social privado. Atuou no Instituto Brasileiro de Gestão Socioambiental (Fundacim) e na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), quando coordenou o Conselho de Cidadania Empresarial da Região Noroeste do Paraná. Desde 2012, atua na gestão do Instituto Sicoob, coordenando a operação em três eixos: Cidadania Financeira; Cooperativismo e Empreendedorismo; e Desenvolvimento Sustentável.

Fabiani Prianti
Head na B3 Social
Atua há mais de 20 anos no terceiro setor, em especial em projetos que se dedicam à garantia dos direitos a uma educação pública de qualidade. É head na B3 Social, associação sem fins lucrativos responsável pela atuação social da B3, a bolsa do Brasil.

Fábio Silva
Presidente na Transforma Brasil e Porto Social
É também CEO da Rede Muda Mundo, um dos principais ecossistemas de inovação social e engajamento cívico do Brasil. Fazem parte da Rede Muda Mundo o Transforma Brasil a principal plataforma de trabalho voluntário do País e a Casa Zero o primeiro shopping sócio cultural do Brasil. Porta voz no País do Pacto Global da ONU.

Frineia Rezende
Diretora Executiva da The Nature Conservancy Brasil (TNC)
É a atual diretora executiva da TNC Brasil. Nesta função, lidera uma equipe de mais de 150 funcionários com o objetivo de solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para mitigar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade, também conduz estratégias com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, além de restauração nesses 3 biomas.
Além de ter experiência no Terceiro Setor, tendo trabalhado em instituições como Akatu e como Diretora de Desenvolvimento Institucional da Conexsus, Frineia também tem experiência no Setor Privado, tendo em seu currículo a cocriação da Reservas Votorantim, empresa da Votorantim S.A., atuando na gestão de ativos ambientais e à frente da criação e gestão do Legado das Águas e Legados Verdes do Cerrado (reservas privadas de desenvolvimento sustentável). Frineia é expert em Negócios & Biodiversidade, Valoração de Serviços Ecossistêmicos, Gestão de Ativos da Biodiversidade e Capital Natural.
É bióloga com mestrado em Ecologia e Recursos Naturais e possui formação em Business & Sustainability pelo Cambridge Programme for Sustainability Leadership (CPSL), além de uma experiência no Executive Training Program com Pavan Sukhdev, com foco em Capital Natural, Capital Social, Valoração de Serviços Ecossistêmicos e Sustentabilidade em Cadeias de Valor.

Gelson Henrique
Coordenador executivo da Iniciativa PIPA
Nascido e criado em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Sociólogo de formação e mestrando em Políticas Públicas na UERJ. Está como coordenador executivo da Iniciativa PIPA, que é uma organização que visa contribuir na para a democratização de recursos para organizações de periferias e favelas no Brasil. Possui trajetória no campo articulação nacional e internacional e políticas públicas, foi articulador do conselho de jovens do UNICEF no Brasil durante o ano de 2022. Reconhecido pela ASHOKA Brasil como um dos 10 jovens transformadores da democracia Brasileira.

Geyze Diniz
CoFundadora do Pacto Contra a Fome
É conselheira da Península Participações, empresa de investimentos da família Abilio Diniz, e do Instituto Península. Faz parte do Conselho do Instituto Verdescola, do Conselho Social da FIESP, e atua como Vice-presidente do Conselho do MASP. Formada em Economia pela Universidade Mackenzie e com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, trabalhou durante nove anos no Grupo Pão de Açúcar, sendo três anos como Diretora de Planejamento Estratégico. Em 2005, ingressou no Conselho de Administração do GPA, do qual fez parte até 2013. Em paralelo, em 2006, quando também atuava como consultora do grupo, criou a marca Taeq. No ano de 2018, junto ao Abilio, fundou o Plenae, plataforma que compartilha conteúdos sobre bem-estar, longevidade e qualidade de vida, oferecendo dicas, reflexões, podcasts, entrevistas e pesquisas. Geyze é também Co-Fundadora e Presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, com atuação no combate à fome e a redução do desperdício de alimentos de forma estrutural, engajando a sociedade civil e governos.

Gilson Rodrigues
Presidente do G10 Favelas
Gilson Rodrigues é presidente do G10 Favelas, maior aglomerado de empreendimentos de favelas do mundo. “Homem do Ano de 2022 em Mobilização Social” pela GQ, é fundador da Bolsa de Valores das Favelas e do G10 Bank Participações. Tocou o sino da Bolsa de Valores de Nova York, a NYSE, e da Bolsa de Valores do Brasil, a B3. Doutor Honoris Causa, tem por objetivo mostrar as favelas como potência e evidenciar que as soluções para os problemas do Brasil devem ser protagonizadas por elas.

Gisela Solymos
Cofundadora e Presidente do Catalyst 2030 Brasil
Gisela é uma empreendedora social dedicada ao combate à pobreza em todas as suas formas, com uma vasta experiência na concepção, implementação e avaliação de intervenções sociais, particularmente no contexto da pobreza extrema.
Ela é cofundadora e ex-CEO do CREN (www.cren.org.br), uma organização sem fins lucrativos que trata crianças desnutridas em hospitais-dia e ambulatórios em São Paulo – Brasil. Ela é Empreendedora Social premiada pela Ashoka, E&Y e Fundação Schwab e cofundadora de diversas organizações e iniciativas, a mais recente incluindo Catalyst 2030 Global e Catalyst 2030 Brasil, onde é presidente.
Atualmente, atua como mentora, e presta consultorias para desenho e implementação de projetos, programas e organizações sociais.
Gisela é Psicóloga com Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento Humano e Doutora em Psiquiatria Social.

Greta Salvi
Diretora do Brasil da LatImpacto
É mestre em sustentabilidade pela Universidad Politécnica de Cataluña e atuou em diferentes organizações como Agencia de Ecologia Urbana de Barcelona, Sistema B e Fundação Tide Setubal. Atualmente é Diretora do Brasil da Latimpacto onde tem como missão conduzir, articular e facilitar o desenvolvimento da Rede Latinoamericana de Venture Philanthropy no Brasil. Tem amplo conhecimento e experiência em temas como inovação social, filantropia, negócios de impacto e mecanismos de financiamento inovadores. É fellow da Responsible Leader Network, da Fundação BMW.

Guerda Nicolas
CoFundadora do Ayiti Community Trust
Professora no departamento de Estudos Educacionais e Psicológicos da Universidade de Miami, Escola de Educação e Desenvolvimento Humano e Cofundadora do Ayiti Community Trust e Rebati Sante Mantale. Nascida em Grand Goave e criada em TiGoave, imigrou para os Estados Unidos na adolescência. Possui doutorado em psicologia clínica pela Universidade de Boston e completou o treinamento pré-doutoral no Centro Médico da Universidade de Columbia e seu treinamento pós-doutorado no Instituto Psiquiátrico do Estado de Nova York/Universidade de Columbia no Departamento de Psiquiatria Infantil.
Como psicóloga multicultural (haitiano-americana) fluente em espanhol, francês e crioulo haitiano, sua pesquisa reflete esta origem, concentrando-se na integração de raça, cultura e bem-estar para comunidades étnicas diversas e imigrantes. Alguns dos projetos em que ela está trabalhando atualmente incluem: promoção da excelência acadêmica entre jovens etnicamente diversos, desenvolvimento de identidade de jovens negros e capacitação de pais etnicamente diversos para serem pais eficazes. Além disso, ela realiza pesquisas sobre redes de apoio social de populações caribenhas, com foco específico em haitianos. Ela é a destinatária do Prêmio Humanitário da Associação Americana de Psicologia em 2018.

Guibson Trindade
Cofundador do Pacto de Promoção da Equidade Racial
Comunicólogo especialista em Relações Públicas, tem MBA em Gestão de Pessoas, com expertise em elaboração, articulação e mobilização de ações sociais, bem como na realização de projetos de assistência comunitária, com vivência em Educação, Saúde e Equidade racial. Atuou como Relações Públicas e Institucionais, em empresas do segmento Governamental, Instituições filantrópicas e Organizações do terceiro setor, sendo especialista na mobilização de atores sociais e governamentais para articulação de projetos e ações, desde 2020 se dedicando a criação do primeiro Protocolo ESG Racial do Brasil, endossado pelo Índice ESG de Equidade Racial, metodologia que originou a criação da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial do qual é Co-fundador e Gerente Executivo.

Gustavo Bernardino
Gerente de Programas do GIFE
É formado em Relações Internacionais e mestre em Gestão e Políticas Públicas, com mais de 15 anos de trajetória profissional no setor público e terceiro setor, é gerente de programas do GIFE.

Ilana Minev
Presidente do Conselho de Administração da Bemol
Graduada em Administração de Empresas pela University of Miami (UM) e MBA em Gestão e Business Law pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Durante 18 anos, liderou a área jurídica da Bemol. Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração dessa empresa, integrando o Comitê de Gente, Governança e Hospitalidade, além de ser Presidente do Conselho de Família.
Desde 2020, é a Diretora para a região norte da Câmara de Comércio Brasil Israel (BRIL) conectando empresas de tecnologia israelense com o ecossistema regional. Investidora anjo em startups e aceleradoras com foco no desenvolvimento sustentável da Amazônia. Atua também como Diretora do GACC-AM (Grupo de Apoio à Criança com Câncer), Conselheira da Vagalume e é membro do Conselho de Administração da FBN Brasil (Family Business Network).
Além de sua carreira profissional, exerce seu papel favorito: ser mãe do Samuel e do Eli.

Ionatan Gottfried
Gerente de Relações Institucionais no RenovaBR
É administrador público formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). Durante sua trajetória acadêmica, atuou no Cursinho Popular da faculdade e realizou uma Iniciação Científica com bolsa do CNPq, na qual se aprofundou no campo da representação política. É defensor assíduo da democracia como a principal solução para o enfrentamento das desigualdades. Desde 2021, atua no RenovaBR, a maior escola de formação de lideranças políticas do Brasil. Com passagem na estruturação da Comunidade de Ex-Alunos, atualmente ocupa o cargo de Gerente de Relações Institucionais, gerenciando o relacionamento com os doadores e parceiros da organização no âmbito nacional e internacional.

Jean Jereissati
CEO da Ambev
CEO da Ambev desde janeiro de 2020. Ele entrou na companhia em 1998 e passou por diversas funções e países dentro da AB Inbev. Foi diretor-presidente para América Central e Caribe, diretor-presidente para China e Ásia Pacífico Norte, e voltou para o Brasil em 2018 para atuar como Diretor de Marketing e Vendas da Ambev. Jean nasceu em Fortaleza, no Ceará. Até entrar na Ambev, seu sonho era ter um negócio próprio e causar impacto no ambiente ao redor. Com a experiência, porém, entendeu que poderia empreender, correr riscos, errar e acertar dentro da AB Inbev. E assim tem sido nos últimos 25 anos, especialmente quando assumiu como CEO, se tornando um dos principais responsáveis pela evolução cultural e transformação da Ambev de uma empresa de bebidas para uma plataforma de negócios, com visão de longo prazo e que gera crescimento compartilhado. Jean é graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, participou de executive education pela Universidade de Wharton e pelo Insead, e fez MBA Corporativo na Ambev.

Luciana Temer
Diretora-Presidente do Instituto Liberta e Membro do Conselho do Movimento Bem Maior
Luciana é Diretora Presidente do Instituto Liberta, dedicado ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil desde 2017. É professora da Graduação em Direito na PUC-SP desde 1993, e integrante da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OABSP desde de 2022. Também é conselheira e mentora do Programa de Lideranças Femininas da Columbia University Global Center Rio de Janeiro desde 2018.
É formada em Direito pela Faculdade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui mestrado e doutorado em Direito Constitucional pela PUC-SP.

Luciano Cerqueira
Coordenador de Programas da Samambaia Filantropias
Doutor em Políticas Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2019); Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj-2004) e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF-2001). Pesquisador na área de direitos humanos desde 2004, tendo atuado no Ibase, Flacso Brasil, UNFPA entre outras. TrabalhEI em diversas pesquisas na área de participação cidadã na gestão pública; inclusão da população negra na educação superior; o novo ensino médio; ações afirmativas para população indígena, negra e quilombola; discriminação racial; instrutor e integrante de bancas de heteroidentificação.

Luiz Sorge
Presidente do Conselho do IDIS & CEO da BNP Paribas Asset Management Brasil
Luiz é graduado em Engenharia com Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado e Programa de Educação Continuada em Cenários Econômicos pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Com 20 anos de experiência na Indústria de Asset Management, ele se juntou ao grupo BNP Paribas em 2001, onde atualmente ocupa o cargo de CEO da BNP Paribas Asset Management Brasil. Anteriormente trabalhou nos Bancos HSBC e CCF. Ele é Vice-Presidente da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, Presidente do Conselho do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e Membro do Conselho do BancoEstado S.A. Administradora General de Fondos (BEAGF) – Chile. Adicionalmente Luiz Sorge detém a Certificação CFP®.

Malu Nunes
Diretora-Executiva na Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Malu Nunes é engenheira florestal com mestrado em Conservação da Natureza pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Manejo de Áreas Protegidas pela Colorado State University, EUA. Ela é diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, sendo responsável direta por seu reconhecimento como uma das mais importantes organizações empresariais que trabalham pela conservação no Brasil. Foi responsável pela criação da Diretoria de Sustentabilidade e pela implementação do primeiro Plano de Sustentabilidade de longo prazo do Grupo Boticário.

Marcel Fukayama
Head de global policy na B Lab Global
É empreendedor de impacto e head de global policy no B Lab. Co-fundador do Sistema B Brasil e Din4mo. Está envolvido em iniciativas de nova economia e redução de desigualdades. Administrador de Empresas com MBA e mestrado em Administração Pública pela LSE. Membro do Conselhão da Presidência da República.

Marcelo Klein
Diretor de Gestão de Territórios na Vale S.A.
É responsável por todos os assuntos que impactam os territórios em que a Vale opera no Brasil, em cinco estados (PA, MA, MG, ES e RJ). Entre as principais atribuições estão o relacionamento com comunidades e com autoridades dos poderes públicos municipais, o relacionamento com povos indígenas e comunidades tradicionais, a modelagem de projetos de uso futuro para áreas pós-mineração, a gestão da meta da empresa de contribuir para a retirada de 500.000 pessoas da pobreza extrema até 2030, além da gestão da Fundação Vale, com um amplo portfólio de ações sociais nas áreas de saúde, educação, assistência social e geração de renda.
Marcelo desenvolveu da carreira majoritariamente na Vale, tendo ingressado como trainee em 1992. Ao longo de seus 31 anos de experiência no setor de mineração, dedicou-se às áreas de P&D, controle de qualidade, planejamento e controle de produção, desenvolvimento de processos, operação de plantas de pelotização, estratégia corporativa e excelência operacional. De janeiro/2019 a março/2023 liderou as ações de reparação relacionadas ao rompimento da barragem B1, na mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho. Graduado em Engenharia Química (UFRJ) e Química Industrial (PUC-RJ), pós-graduado em Engenharia Química (COPPE/UFRJ), Mestre em Ciência dos Materiais (UFMG/UFOP) e MBA em Finanças (IBMEC/RJ).”

Marcelo Modesto
Gerente de Projetos do IDIS
É Gerente de Projetos no IDIS. É jornalista e gestor ambiental, tendo trabalhado em consultoria nos últimos 12 anos. Neste período, desenvolveu projetos de responsabilidade social corporativa e ESG para marcas como Natura, Klabin, Cultura Inglesa, Unilever, dentre outras. Teve experiência no poder público, na Fundação Theatro Municipal de São Paulo, e é consultor de estratégia na Morada Comum, parte da rede global Our Common, que busca promover o bem comum pela natureza. Atualmente é mestrando em gestão integrada de recursos naturais, na Humboldt-Universität zu Berlin, com foco em agricultura, análise de políticas públicas e governança.

Mariano Cenamo
Confundador e Diretor de Novos Negócios do IDESAM
Mariano é engenheiro florestal, empreendedor social e co-fundador do IDESAM. Dedica sua carreira na busca por soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Recentemente fundou a AMAZ, maior aceleradora de impacto do norte do Brasil e vem se tornando uma referência no ecossistema de negócios de impacto na região. Mariano faz parte da rede de líderes da Fundação Lemann, foi eleito Empreendedor Social do Ano pela Folha de São Paulo em 2022, é conselheiro de diversas organizações e startups e é uma das 50 personalidades brasileiras mais inovadoras pelo clima, segundo a Época Negócios.

Monica Pasqualin
Co-Chair do Catalyst2030 Brasil
Economista com pós-graduação em Marketing e especialização em Ciências Políticas, Gestão Social, ESG e Avaliação Econômica de Impacto Social. Atua há 25 anos como Executiva Sênior, Consultora e Empreendedora em iniciativas de impacto socioambiental. É membro do Conselho de Administração da Lymphoma Coalition, Co-Chair do Catalyst2030 Brasil e líder do GT do Fundo Catalisador.

Nalva Moura
Gerente de Relações Institucionais do Pacto de Promoção da Equidade Racial
Participou do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros – Fundação Dom Cabral. Fez especialização em STAKEHOLDERS E ESG – FIA e MBA em Educação, Desigualdade e Pobreza – Universidade Federal São Carlos. Atualmente faz parte do Programa Conselheira 101. Profissional com carreira desenvolvida em importantes instituições e atualmente é Gerente de Relações Institucionais e líder do Coletivo Pacto das Pretas na Associação Pacto pela Equidade Racial e membro do Comitê Consultivo da empresa Alicerce Educação & Raça.

Nivedita Narain
CEO da CAF India
A Dra. Nivedita Narain é uma profissional de desenvolvimento com quase 35 anos de experiência como gestora de organizações, pesquisadora, professora e treinadora. Seu trabalho é impulsionado pelo compromisso com a igualdade social e o trabalho colaborativo entre instituições: governo, organizações sem fins lucrativos, academia e negócios. Atualmente, ela é diretora executiva da Charities Aid Foundation India (CAF India). Ela trabalhou com a PRADAN (Professional Assistance for Development Action) de 1987 a 2021, ocupando várias posições de liderança, além de curtos períodos no Banco Mundial e com organizações comunitárias nos EUA. Tendo feito contribuições pioneiras para o estabelecimento dos primeiros grupos de autoajuda da Índia, ela trabalhou nas áreas de gênero, geração de renda, desenvolvimento organizacional e gestão de recursos humanos para organizações sem fins lucrativos, criando a prática de desenvolvimento como uma disciplina acadêmica, pesquisa e defesa. Ao longo de sua carreira, trabalhou como consultora em organizações empresariais e colaborou com fundações filantrópicas indianas e internacionais, organizações sem fins lucrativos, empresas sociais, universidades e institutos de pesquisa. Os interesses de pesquisa são gênero, agricultura, alimentação e água, desenvolvimento sustentável e setor sem fins lucrativos.
A Dra. Narain possui um doutorado em gestão pelo Indian Institute of Technology Delhi, um mestrado em gestão rural pelo Institute of Rural Management Anand e um mestrado em políticas de desenvolvimento pela Universidade de Cornell.

Patricia Audi
CEO no RenovaBR
É brasileira e possui bacharelado em Administração de Empresas. É especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Foi Secretária da Transparência e Prevenção à Corrupção no Ministério da Transparência; Diretora de Benefícios do INSS; Coordenadora da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no Brasil; Secretária de Gestão no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão do governo Federal e Secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Casa Civil, órgão do governo diretamente ligado à Presidência da República do Brasil. Ela se juntou ao Santander Brasil em agosto de 2018 como Superintendente Executiva líder da área de relações institucionais. Atualmente, é CEO do RenovaBR, escola de formação de lideranças políticas.

Paula Fabiani
CEO do IDIS
Ela tem sua trajetória marcada pela atuação nos campos da filantropia e cultura de doação, estando à frente de iniciativas como a Pesquisa Doação Brasil, o Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais e a Coalizão pelos Fundos Patrimoniais Filantrópicos. Em 2020, ganhou o Prêmio Folha Empreendedor Social pela liderança do Fundo Emergencial da Saúde Coronavírus Brasil.
No campo da incidência política, teve sucesso na aprovação de duas legislações, nos âmbitos estadual e federal. Autora de três livros sobre Fundos Patrimoniais e de livro sobre Primeira Infância, Paula é a única brasileira certificada na metodologia de avaliação de impacto SROI (Social Return on Investment ) pela Social Value UK.
Economista formada pela FEA USP, com MBA pela Stern School of Business New York University e especializações no país e no exterior, é Empreendedora Cívica da RAPS e membro dos Conselhos da WINGS, Instituto Mol e Idec, e também integra o comitê social consultivo do Programa BTG Soma. Atualmente, é aluna do Doutorado em Administração da FGV, na linha de pesquisa Gestão de Operações e Sustentabilidade.

Philip Yun
Head do Global Philanthropy Forum
Philip Yun é presidente e CEO da World Affair e chefe do Global Philanthropy Forum, um projeto da World Affairs. Anteriormente, o Sr. Yun foi Diretor Executivo e Diretor de Operações do Fundo Ploughshares. Antes de ingressar no Plowshares Fund, ele foi vice-presidente da The Asia Foundation (2005-2011), Pantech Scholar em Estudos Coreanos no Shorenstein Asia Pacific Research Center na Universidade de Stanford (2004-2005) e vice-presidente do escritório de private equity H&Q Asia Pacific (2001-2004).
O Sr. Yun foi indicado pelo presidente no Departamento de Estado dos EUA (1994-2001), servindo como Conselheiro Sênior do Secretário de Estado Adjunto para Assuntos do Leste Asiático e Pacífico e Conselheiro Sênior de Políticas do Coordenador de Políticas dos EUA para a Coreia do Norte. Antes de servir no governo, o Sr. Yun exerceu a advocacia nos escritórios de Pillsbury Madison & Sutro em San Francisco e Garvey Schubert & Barer em Seattle. Ele também foi consultor jurídico estrangeiro no escritório Shin & Kim em Seul, Coréia do Sul. O Sr. Yun estudou na Brown University e na Columbia University School of Law. Ele é membro do Conselho de Relações Exteriores e membro emérito do Conselho de Governadores do Watson Institute for International Studies da Brown University.

Philippine Vernes
Gerente Sênior de Parcerias Internacionais na CAF
Philippine lidera as parcerias internacionais relacionadas a filantropia da Charities Aid Foundation – CAF. Ela trabalha rigorosamente em colaboração com parceiros, clientes e stakeholders para transformar e expandir a doação entre países (cross-border giving). Ela é apaixonada por maximizar o impacto que os doadores podem alcançar com o capital filantrópico e transformar a doação entre países para torná-la mais efetiva. Antes de ingressar na equipe internacional da CAF, Philippine foi uma conselheira de filantropia para clientes da CAF, trabalhando com indivíduos, famílias e seus consultores independentes para alcançar seus objetivos filantrópicos.
Philippine traz consigo uma riqueza de experiência em trabalhar com doadores de alto patrimônio e liderar programas de doação em instituições culturais globais, incluindo o Museu Britânico, o V&A e o Natural History Museum na Inglaterra. Ela possui um mestrado em História da Arte e Filosofia pela Universidade de Edimburgo e um diploma em Negócios de Arte pelo Sotheby’s Institute of Art.

Priscila Cruz
Presidente-Executiva do Todos Pela Educação
Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, tendo recebido o Prêmio de aluna destaque 2014/2015. Graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).
Presidente do Conselho do Instituto Articule e membro dos Conselhos do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), da Fundação Itaú de Educação e Cultura, do Centro de Estudos de Educação e Inovação em Educação da FGV/RJ, do Instituto Rodrigo Mendes e do Movimento LED – Luz na Educação, iniciativa da Globo e Fundação Roberto Marinho; é também membro do Grupo de Estudos de Educação do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp.

Priscila Pasqualin
Sócia responsável pela área de Filantropia, Investimento Social de Impacto e Terceiro Setor em PLKC Advogados
Presidente do Conselho Fiscal do IDIS, é especialista em Direito para o Terceiro Setor, há mais de 20 anos presta assessoria jurídica tributária, societária, contratual e regulatória a organizações sem fins lucrativos. Presta também consultoria legal a empresas e famílias que queiram investir no Terceiro Setor ou em Negócios Sociais. É sócia de PLKC Advogados, responsável pela área de Filantropia, Investimento Social de Impacto e Terceiro Setor. É Diretora Executiva e uma das fundadoras do Instituto Spiralis. É membro do conselho do Instituto Reciclagem do Adolescente – RECICLAR. Atuou em grandes escritórios de advocacia empresarial no Brasil (Carvalho de Freitas e Ferreira e Demarest Almeida Advogados), foi sócia titular de escritório de advocacia em São Paulo, Pasqualin Advogados, que dirigiu junto com o sócio sênior, especialmente nas áreas tributária, societária, de contratos e terceiro setor.

Roberto Sallouti
CEO do BTG Pactual
É CEO e membro do conselho do BTG Pactual. Ele também é presidente dos conselhos da Inteli e do Banco Pan, e membro do conselho da Febraban, Wharton Latin America, Unicef Brasil e Parceiros da Educação. Sallouti é bacharel em Economia pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia. Ingressou no BTG Pactual em 1994 e tornou-se sócio em 1998. Iniciou a carreira em renda fixa, tornando-se COO (Chief Operating Officer) em 2008 e CEO em 2015.
Como filantropo, Sallouti tem dedicado seus esforços à educação, sendo reconhecido por seus esforços pela Fundação Brasil em 2019. É cofundador do Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança – uma universidade sem fins lucrativos comprometida com o desenvolvimento de futuros líderes tecnológicos no Brasil, apoiou várias iniciativas de educação para alunos de escolas públicas por meio do Instituto V5 de sua família e concedeu bolsas de estudos na Wharton, Graded e Inteli.

Rodrigo Hübner Mendes
Fundador do Instituto Rodrigo Mendes
Graduado em Administração de Empresas e mestre em Gestão da Diversidade Humana pela Fundação Getúlio Vargas, onde atua como professor. Desde 2004, dirige o Instituto Rodrigo Mendes (rm.org.br), organização sem fins lucrativos fundada por ele em 1994. O Instituto desenvolve programas de pesquisa e formação continuada na área da educação inclusiva em diversos países. O objetivo da organização é contribuir com a transformação do sistema público de ensino brasileiro em um modelo inclusivo, capaz de acolher a diversidade humana em sua plenitude. Rodrigo é empreendedor social Ashoka e membro do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Atua também como consultor do Governo de Angola e conselheiro de diversas organizações.

Rodrigo Pipponzi
Presidente do conselho do Grupo MOL
Formado em Administração de Empresas (FGV-SP), com especializações pelas universidades de Stanford e Harvard (EUA), é cofundador da Editora MOL, negócio de impacto social que em parceria com redes varejistas já doou mais de R$ 60 milhões a dezenas de organizações sociais.
É presidente do Conselho do Grupo MOL, fundador e conselheiro do Instituto ACP e do Instituto MOL e membro do comitê de sustentabilidade da Raia Drogasil.
Eleito em 2018 Empreendedor Social do ano pela Folha de São Paulo, e em 2019 Empreendedor Social pela Schwab Foundation, organização ligada ao Fórum Econômico Mundial. Homenageado com o prêmio Trip Transformadores em 2020. Empreendedor do Ano em 2023 pela EY

Saulo Barretto
Cofundador do IPTI
Sergipano, engenheiro de ideias com doutorado em análise estrutural de problemas complexos, empreendedor social, anarquista, apateísta, elitista, visionário, utopista e morador de Santa Luzia do Itanhy (SE), onde coordena o The Human Project, um modelo de superação do problema da armadilha da pobreza.

Sergio Fausto
Diretor Geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso
Diretor Geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso, codiretor do Projeto Plataforma Democrática e coeditor da série de livros “O Estado da Democracia na América Latina”. Faz parte do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (Gacint-USP).
Durante os mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso (1995-1999 e 1999-2003), foi assessor do Ministério da Fazenda, do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior e do Ministério do Planejamento. Em 2012, foi premiado com o Gus Hart Fellowship, prêmio anualmente concedido para acadêmicos e policy makers por sua contribuição para a democracia e o desenvolvimento na América Latina.
É membro do conselho consultivo do Instituto Palavra Aberta e do conselho de sócios do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

Silvia Daskal
Gerente Sênior de Parcerias da Sitawi – Finanças do Bem
Advogada e formada em Negócios Sociais pelo Yunus ESPM Social Business Centre São Paulo, lidera a Área de Parcerias na Sitawi Finanças do Bem. Atua há 13 anos no Setor Social mobilizando causas, recursos e parcerias. Participa do Movimento por uma Cultura de Doação: #DiaDeDoar e da Rede Conexão Captadoras e do programa W50 Emerging Women Leaders 2021, da London School of Economics. É fellow da 92Y Ford Motor Company Fund International Fellowship e integra o Comitê Científico do Festival ABCR 2023.

Vanessa Nascimento
Diretora Executiva do Instituto Peregum
Formada em Letras, é militante do movimento negro desde 2006, cofundadora da UNEafro-Brasil – União de Núcleos de Educação Popular para negros/as e Classe Trabalhadora. Coautora dos livros ‘Instrumentos jurídicos e a manutenção das desigualdades raciais’ e ‘Inovação ancestral de mulheres negras’. Atualmente, é diretora executiva do Instituto de Referência Negra Peregum.