Palestrantes

Conheça os palestrantes que já confirmaram presença no Fórum 2019.

BRIAN A. GALLAGHER

UNITED WAY WORLDWIDE

Brian A. Gallagher é presidente e CEO da United Way Worldwide, a maior organização filantrópica do mundo com financiamento privado. Gallagher iniciou sua carreira na United Way em 1981, atuando em cinco escritórios locais da organização antes de se tornar presidente e CEO da ‘United Way of America’, em 2002, e da ‘United Way Worldwide’, em 2009. Hoje, a United Way atua em mais de 40 países e territórios ao redor da mundo, com foco nas áreas da saúde, educação e geração de renda, impactando a vida de 61 milhões de pessoas. Gallagher compartilha suas experiências e insights em encontros estratégicos, incluindo o Fórum Econômico Mundial (WEF), destacando o valor das parcerias público-privadas e a importância do fortalecimento de comunidades para reduzir desigualdades e criar mais oportunidades para todos.

Gallagher lidera o Conselho Consultivo Global da Sociedade Civil do WEF, é membro do comitê gestor da iniciativa ‘Promovendo a Inclusão Financeira Global’, também do WEF, e é membro fundador do Comitê Consultivo de ONGs do WEF e do Grupo Global de Equidade de Gênero. Ele integrou o Conselho Consultivo do Presidente Obama de ‘Parcerias Baseadas em Confiança e Proximidade’, é ex-Presidente do Independent Sector e atua nos conselhos da America’s Promise Alliance and Leadership 18. Ele também faz parte do Conselho de Administração da Ball State University, de onde é alumni.

CARLOS WIZARD MARTINS

MUNDO VERDE E BR SPORTS E FILANTROPO

Em outubro de 2018, Carlos Wizard se mudou de sua cidade, Campinas, no estado de São Paulo, para Boa Vista, capital de Roraima, para ajudar os milhares de refugiados venezuelanos que entravam (e continuam a entrar) no Brasil a encontrar abrigo e emprego. Essa seria uma atitude corajosa partindo de qualquer pessoa, mas considerando que Wizard é um dos principais empresários brasileiros da atualidade, torna-se exemplar. Carlos Wizard, cujo nome ficou conhecido devido à franquia Wizard de ensino de idiomas, atualmente é proprietário do Mundo Verde, a maior rede de produtos naturais da América Latina, da BR Sports, que congrega a Alpargatas, além das marcas Topper e Rainha, e da operação brasileira do fast-food de comida mexicana Taco Bell. Em 2017, junto com suas filhas, Carlos Wizard lançou a Aloha Oils, na área de cosméticos. Também é autor de livros nos quais compartilha suas experiências sobre como tornar-se um empreendedor de sucesso.

DIEGO ONTANEDA BENAVIDES

Latin American Leadership Academy (LALA)

Diego Ontaneda Benavides é o co-fundador e CEO da Latin American Leadership Academy (LALA). A paixão de Diego pelo desenvolvimento social e econômico levou-o da McKinsey & Company, em São Francisco, à African Leadership Academy (ALA), em Joanesburgo. Na ALA, ele se inspirou no vasto potencial que viu ao capacitar os jovens líderes mais promissores da região para resolver os maiores problemas de suas comunidades. Depois de executar dois projetos piloto na América Latina com o co-fundador David Baptista, eles fundaram a LALA em 2018.

Diego foi um dos ‘Echoing Green Fellow’ em 2018, foi nomeado ‘Líder de Impacto’ pela Fundação Straubel no mesmo ano, e recebeu o Prêmio de Liderança em Mudança Social da Stanford GSB Miller. Formado em Economia Política pelo Williams College, possui MBA pela Stanford Graduate School of Business. Diego é originalmente de Lima, Peru, e agora está radicado em Medellín, na Colômbia.

EDGARD GOUVEIA JUNIOR

Epic Journey

Durante sua graduação em Arquitetura e Urbanismo, Edgard e seus colegas fundaram o programa Guerreiros sem Armas, em 1999, um treinamento bianual de cinco semanas para jovens empreendedores aprenderem as ferramentas de colaboração efetiva. No ano seguinte, fundaram o Instituto Elos, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao ativismo comunitário. Tornou-se especialista em Jogos Cooperativos e sócio do Projeto Cooperação, utilizando a abordagem de jogos para construir colaboração entre equipes em empresas, comunidades e redes.

A força dessa metodologia levou Edgard e seus colegas a desenvolver o jogo Oasis, um modelo de ativismo com duração de três a dez dias. Nos últimos quatro anos, Edgard tem estado ativamente engajado na criação de um novo projeto, o PlayTheCall, um jogo global que tem como objetivo ativar e conectar mais de dois bilhões de pessoas em projetos globais por meio de jogos.

Edgard é fellow da Ashoka, Berkana e também foi reconhecido pelo Prêmio Trip Transformadores. Além de lecionar em escolas e universidades, Edgard tem uma agenda de palestras na América do Norte, incluindo a Universidade de Harvard e o MIT.

Filipe Sabará

Fundo Social do Estado de São Paulo

Filipe Sabará é o atual Presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo.

Entre 2017 e 2019, foi Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo. Idealizou o Horta Social Urbana, programa de produção e comercialização de alimentos orgânicos instalado em terrenos urbanos baldios em São Paulo, que promove a geração de empregos para as pessoas acolhidas das ruas e fundou a ARCAH (Associação de resgate à Cidadania Por Amor à Humanidade), instituição que acolhe, capacita e reinsere na sociedade pessoas acolhidas das ruas. Filipe é também fundador da RELOAD beleza positiva, empresa de cosméticos sustentáveis, primeira marca no mundo a reutilizar garrafas PET como embalagens de novos produtos. Em 2014, foi condecorado como Liderança Jovem do Ano pela Assembleia Legislativa e Poder Executivo do Estado de São Paulo, por sua atuação de destaque em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva por meio da geração de autonomia e empregos.

Jane Wales

Global Philanthropy Forum

Jane Wales é CEO e fundadora do Global Philanthropy Forum. É também vice-presidente do Instituto Aspen, diretora do Programa de Filantropia e Inovação Social e apresentadora do NPR Radio Show World Affairs, produzido pela KQED-FM. Wales atuou, durante a gestão Clinton, no Conselho de Segurança Nacional como Diretora Sênior de Ciência e Tecnologia e, simultaneamente, foi Diretora Associada de Segurança Nacional e Assuntos Internacionais do Escritório de Ciência e Tecnologia da Casa Branca. No governo Carter, ela foi vice-secretária de Estado adjunta. No mundo da filantropia, ela presidiu os programas de segurança internacional da Carnegie Corporation de Nova York e da W. Alton Jones Foundation, e dirigiu o projeto sobre Segurança Mundial no Rockefeller Brothers Fund. Foi diretora executiva interina da Elders, fundada por Nelson Mandela e presidida pelo arcebispo Desmond Tutu. O ramo internacional da associação sem fins lucrativos de controle de armas, Physicians for Social Responsibility, recebeu o Prêmio Novel da Paz de 1985, durante seu mandato como Diretora Executiva Nacional. Ela colaborou com Robert S. McNamara no livro ‘Out of the Cold’, publicado em 1989.

John Low, Sir

Charities Aid Foundation (CAF)

Sir John Low é o diretor executivo da Charities Aid Foundation (CAF), uma das maiores fundações da Europa, diretor do Charity Bank e membro independente do conselho da City University of London. Antes de ingressar na CAF, John foi diretor executivo do Instituto Nacional Real para Pessoas Surdas (RNID), instituição de caridade do Reino Unido para pessoas com deficiência auditiva, tendo se mudado para o setor da filantropia após 20 anos de carreira na área de tecnologia.

É doutor em Física Bio-Médica, Engenheiro Oficial de Contas e foi membro independente da Comissão de Nomeações da Câmara dos Lordes, Presidente da Associação de Executivos-Chefes de Organizações Voluntárias (ACEVO) e Presidente da Rede Euclid de empreendedores sociais e líderes da sociedade civil europeia.

José Marcelo Zacchi

GIFE

José Marcelo é secretário-geral no GIFE- Grupo de Institutos Fundações e Empresas, a associação dos investidores sociais do Brasil. É bacharel em direito pela Universidade de São Paulo e mestre em administração pública pela Universidade de Harvard. É coordenador geral do Pacto pela Democracia, membro do conselho de governança da Associação Casa Fluminense e pesquisador associado do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS). Foi diretor do Instituto Pereira Passos (IPP), da Prefeitura do Rio de Janeiro, e fundador, dirigente e membro dos conselhos do Instituto Sou da Paz, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do site Overmundo. Foi ainda assessor especial da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro e assessor e chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Luiz Sorge

BNP Paribas Asset Management Brasil

Luiz Sorge é graduado em Engenharia com Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado e Programa de Educação Continuada em Cenários Econômicos pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Com 20 anos de experiência na Indústria de Asset Management, ele se juntou ao grupo BNP Paribas em 2001, onde atualmente ocupa o cargo de CEO da BNP Paribas Asset Management Brasil. Anteriormente trabalhou nos Bancos HSBC e CCF. Ele é Vice-Presidente da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, Presidente do Conselho do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e Membro do Conselho do BancoEstado S.A. Administradora General de Fondos (BEAGF) – Chile. Adicionalmente Luiz Sorge detém a Certificação CFP®.

MAFOANE ODARA

INSTITUTO AVON

Mafoane Odara, psicóloga e mestre em Psicologia do Departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo. Gerente do Instituto Avon lidera as iniciativas de enfrentamento às violências contra as mulheres e meninas. Integra a Rede pela Diversidade da Avon, o Conselho de Administração do Fundo Brasil de Direitos Humanos, a Rede de Líderes Políticos da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e o Movimento Agora!.

Especialista nas áreas de direitos humanos, juventude, saúde, gênero e raça, tem se dedicado ao apoio e aprimoramento de iniciativas sociais e políticas públicas que visam reduzir as desigualdades no Brasil. Além disso, tem contribuído para a consolidação de programas empresariais de diversidade e ao fortalecimento das mulheres na política institucional.

Marcos Kisil

IDIS

Marcos Kisil é consultor estratégico e fundador do IDIS. Anteriormente, atuou como Diretor Regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K. Kellogg, sendo o responsável pelo desenvolvimento programático e estratégico da fundação.

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dedicou-se ao campo da administração de saúde, tendo-se doutorado em Administração pela George Washington University, Washington-DC, EUA, como bolsista da Fundação W.K.Kellogg. Foi também consultor da Organização Pan-Americana de Saúde. Atualmente exerce atividades acadêmicas como Professor Titular da Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, e é membro dos Conselhos da Resource Alliance e da SAVE Brasil – afiliada da Bird Life International. Marcos Kisil é sênior fellow do Synergos e membro do conselho editorial da revista Alliance Magazine. Autor dos livros “Comunidade: Foco de Filantropia” e “Investimento Social Privado e Tendências do Investimento Social na América Latina”.

MARIA CAROLINA SUAREZ VISBAL

INTERNATIONAL VENTURE PHILANTHROPY CENTER -IVPC

Maria Carolina Suarez é assessora sênior do International Venture Philanthropy Center – IVPC. Atua com o objetivo de promover uma rede latino-americana de filantropia / investimento social, tendo em vista o sucesso de redes similares criadas na Europa (EVPA), Ásia (AVPN) e, recentemente, na África.

Foi CEO da Associação de Fundações Familiares e Corporativas – AFE Colômbia – desde sua criação, em março de 2008, até junho de 2018. Em sua gestão, a entidade, que começou com nove associadas, passou a reunir 75 corporações, fundações familiares e fundações independentes reconhecidas, abrangendo todo o país. Entre 2011 e 2018, Suarez integrou a diretoria da WINGS – Worldwidewide Initiatives for Grantmaker Support -, assim como o Conselho Ibero-Americanio de Encontros da Sociedade Civil. Participou do Comitê Editorial da Alliance Magazine, e foi uma das líderes do comitê editorial da pesquisa “Recursos Privados para a Transformação Social: Filantropia e Investimento Social Privado na América Latina”. Ela também integra o conselho da Fundación Grupo Bios e da IC Foundation. Suarez é advogada com mestrado em Direito Comercial Internacional.

Matthew Bishop

Fundação Rockefeller

Depois de passar quase 30 anos no The Economist, atuando como Editor de Negócios dos Estados Unidos e chefe do departamento de Nova York, Matthew Bishop se juntou, em 2017, à Fundação Rockefeller. Com atuação em diferentes cargos de redação, editorial e liderança, Matthew comprometeu-se a transformar boas ideias em ações contundentes. Além de trabalhar como redator e editor do The Economist, Bishop foi co-fundador do Social Progress Index, ajudou a lançar a campanha #GivingTuesday e foi membro do Grupo de Trabalho do G8 sobre Investimento em Impacto Social. Ele é co-autor de vários livros, incluindo Philanthrocapitalism: How Giving Can Save the World e The Road From Ruin.

Mosun Layode

African Philanthropy Forum

Com mais de 15 de experiência em desenvolvimento e liderança em organizações sociais, Mosun Layode é Diretora Executiva do African Philanthropy Forum (APF). Ela trabalha em toda a África com filantropos estabelecidos e emergentes que estão comprometidos com o desenvolvimento sustentável e inclusivo no continente. Antes disso, exerceu o cargo de diretora executiva da WIMBIZ e da LEAP Africa, organizações sem fins lucrativos na Nigéria. Apaixonada pela interação entre questões sociais e negócios, ela fundou a Social Runway, uma organização sem fins lucrativos que apoia empreendedores sociais. Também atuou como consultora de desenvolvimento independente para organizações sem fins lucrativos.

Layode estudou Planejamento Urbano e Regional na Universidade Federal de Tecnologia em Akure, Nigéria, e é mestre em Gestão de Recursos Ambientais pela Universidade Estadual de Lagos. Ela possui um MBA pela Lagos Business School e se beneficiou de programas executivos oferecidos pela IESE Business School, Barcelona, e Harvard Business School. Ela atualmente faz parte de conselhos de organizações sem fins lucrativos e é aluna do Programa de Liderança Internacionais dos Estados Unidos.

Nick Deychakiwsky

Mott Foundation

Nick Deychakiwsky, como Diretor de Programas, atua em duas vertentes na Mott Foundation: Espaço Cívico e Filantropia Comunitária. No final da década de 90, Deychakiwsky esteve na Ucrânia, onde trabalhou de diferentes formas para apoiar a reforma democrática e econômica antes de ingressar na Fundação Mott, em 2000. No antigo escritório da Fundação, em Praga, ele era responsável por gerenciar doações na Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Moldávia. Em 2007, passou a gerenciar os financiamentos para o setor de filantropia e para organizações de filantropia comunitária nos EUA e também globalmente. Ele é membro do conselho do United Philanthropy Forum e o comitê diretivo do Global Philanthropy Forum.

Deychakiwsky obteve um MBA da Columbia University e trabalhou para a Mobil Oil como analista de suprimentos. Também possui formação em música, com um mestrado em Regência de Corais.

Paula Fabiani

IDIS

Paula Jancso Fabiani é diretora-presidente do IDIS. Anterior a esta posição, foi diretora financeira da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e controller do Instituto Akatu. Trabalhou no braço de Private Equity do Grupo Votorantim e em uma das empresas investidas. Atuou no BankBoston nas áreas de asset management e M&A, e no Lloyds Bank em trade finance. É economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University, especialização em Endowment Asset Management na London Business School, Yale e Cambridge, e Gestão de Organizações do Terceiro Setor na FGV. Autora dos livros Fundos Patrimoniais, Criação e Gestão no Brasil e Primeira Infância – Panorama, Análise e Prática, é a única brasileira certificada na ferramenta de avaliação SROI (Social Return on Investment). Faz parte dos Empreendedores Cívicos da RAPS (Rede de Apoio Político pela Sustentabilidade) e é membro do Conselho do Instituto Vladimir Herzog.

Raquel Altemani

IDIS

Raquel Altemani é Gerente de Projetos do IDIS. Atuou durante três anos na Nielsen Brasil, trabalhando com gestão de projetos, otimização de processos e gestão da performance por meio de desenvolvimento e análise de indicadores e modelos de governança. Antes disso, atuou na área de Processos e Qualidade em instituições financeiras, incluindo o Banco ibi, Banco Votorantim e Banco CBSS, desenvolvendo mapeamento e otimização de processos, gestão de indicadores, gestão de risco e projetos de implementação de novos produtos. É formada em Administração pela FEA-USP desde 2003.

Rubens Menin

MRV

Fundador e CEO da MRV

SELMA MOREIRA

Fundo Baobá

Diretora Executiva do Fundo Baobá