Palestrantes

Alcione Albanesi

Presidente do Amigos do Bem

Alcione Albanesi é empresária e fundou uma companhia líder no mercado nacional de lâmpadas. Em 1993, deu início aos Amigos do Bem, uma das maiores instituições sociais do país, que já impactou milhões de pessoas e que atende hoje 150 mil pessoas mensalmente no sertão nordestino, a região mais carente do Brasil, com projetos de transformação de vidas.

Criadora do “Modelo Desenvolvimento Social Sustentável”, que gera trabalho e renda para milhares de pessoas e educação para mais de 10 mil crianças e jovens do sertão, Alcione lidera o maior grupo de voluntários ativos do país com 10.600 pessoas. 

Alcione acredita que é possível transformar e que todos podem ser multiplicadores do Bem. Referência no empreendedorismo feminino e social do país, é vencedora de diversos prêmios, como Empreendedora Social, da Folha de SP, Empreendedora do Ano da EY; Projeto Generosidade, da Editora Globo; Mulher Claudia e Trip Transformadores; Melhores & Maiores da Revista Exame na categoria Empreendedor Social. Em 2018, foi homenageada com o título de Cidadã Pernambucana e Cearense pelas transformações promovidas a milhares de famílias do nordeste brasileiro. Alcione foi reconhecida como uma das 500 personalidades mais influentes da América Latina pela Bloomberg e se tornou a primeira liderança com impacto do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1 (Erradicação da Pobreza) do Pacto Global da ONU no Brasil.

Armínio Fraga

Filantropo e ex-presidente do Banco Central

Sócio fundador da Gávea Investimentos e presidente dos conselhos do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e do Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS). Membro do Group of Thirty e do Council on Foreign Relations. Membro do Conselho Curador da Fundação Fernando Henrique Cardoso (2022). Foi presidente do Banco Central (1999-2002), presidente do conselho da B3, diretor do Soros Fund Management e trustee da Princeton University (EUA), onde obteve seu Ph.D.. Foi professor da PUC-Rio, da EPGE-FGV, da SIPA-Columbia (Nova York) e da Wharton School (Pensilvânia).

Carlos Humberto

CEO Diáspora.Black

Mais de 15 anos de trajetória acadêmica e profissional dedicada à promoção de Direitos Humanos, com foco na promoção da igualdade racial e combate ao racismo. Foi bolsista do David Rockefeller Center for Latin American Studies, em Harvard (EUA) e da PUC-Rio, onde se formou  bacharel em Geografia e Meio Ambiente, em 2006. 

Atuou em diferentes esferas da sociedade civil organizada e instituições corporativas, com implementação de projetos de impacto social pioneiros e emblemáticos do País, como A Cor da Cultura. Trabalhou como Analista de Projetos na Fundação Roberto Marinho – Gerência de Mobilização e Articulação do Canal Futura, desenvolvendo o trabalho de implementação de projetos, mobilização e articulação de redes da sociedade civil. Também atuou em movimentos sociais de combate à desigualdade racial e social no Brasil, em temas ligados à Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, Articulação de Juventudes e Enfrentamento ao Racismo, Lei 10.639, Meio Ambiente.

Eliane Trindade

Editora do Prêmio Empreendedor Social da Folha de S.Paulo

Editora do Prêmio Empreendedor Social da Folha de S.Paulo. Graduada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília em 1990, fez pós-graduação em Ciências Políticas na Universidade de Pisa (Itália) em 1993. Trabalhou nas revistas IstoÉ, Época, Marie Claire, IstoÉ Gente e Revista da Folha. Atualmente é editora do Prêmio Empreendedor Social, uma parceria da Folha de S.Paulo e da Fundação Schwab, e também titular da coluna Rede Social. Em 2002, venceu o prêmio Ayrton Senna de Jornalismo com a reportagem ‘O que eles vão ser quando crescer’. Em 2005, lançou o livro-reportagem ‘As Meninas da Esquina’ (Ed. Record), em que reuniu os diários de seis meninas vítimas de exploração sexual no Brasil. A obra inspirou o filme ‘Sonhos Roubados’ (2009), dirigido por Sandra Werneck e protagonizado pela atriz Nanda Costa.

Gilson Rodrigues

Presidente do G10 Favelas

Gilson Rodrigues é presidente do G10 Favelas, maior aglomerado de empreendimentos de favelas do mundo. “Homem do Ano de 2022 em Mobilização Social” pela GQ, é fundador da Bolsa de Valores das Favelas e do G10 Bank Participações. Tocou o sino da Bolsa de Valores de Nova York, a NYSE, e da Bolsa de Valores do Brasil, a B3. Doutor Honoris Causa, tem por objetivo mostrar as favelas como potência e evidenciar que as soluções para os problemas do Brasil devem ser protagonizadas por elas.

Guerda Nicolas

CoFundadora do Ayiti Community Trust

Ela é Professora no departamento de Estudos Educacionais e Psicológicos da Universidade de Miami, Escola de Educação e Desenvolvimento Humano e CoFundadora do Ayiti Community Trust e Rebati Sante Mantale. Nascida em Grand Goave e criada em TiGoave, ela imigrou para os Estados Unidos na adolescência. Obteve doutorado em psicologia clínica pela Universidade de Boston e completou o treinamento pré-doutoral no Centro Médico da Universidade de Columbia e seu treinamento pós-doutorado no Instituto Psiquiátrico do Estado de Nova York/Universidade de Columbia no Departamento de Psiquiatria Infantil. Como psicóloga multicultural (haitiano-americana)  fluente em espanhol, francês e crioulo haitiano, sua pesquisa reflete esta origem, concentrando-se na integração de raça, cultura e bem-estar para comunidades étnicas diversas e imigrantes. Alguns dos projetos em que ela está trabalhando atualmente incluem: promoção da excelência acadêmica entre jovens etnicamente diversos, desenvolvimento de identidade de jovens negros e capacitação de pais etnicamente diversos para serem pais eficazes. Além disso, ela realiza pesquisas sobre redes de apoio social de populações caribenhas, com foco específico em haitianos. Ela publicou vários artigos e capítulos de livros e proferiu inúmeras palestras convidadas em conferências nacionais e internacionais nas áreas de cultura e saúde mental, racismo e saúde, saúde mental haitiana, questões femininas, depressão e intervenção entre haitianos, redes de apoio social de minorias étnicas e espiritualidade. Ela é a destinatária do Prêmio Humanitário da Associação Americana de Psicologia em 2018.

Luana Génot

Fundadora ID_BR

Fundadora e diretora executiva do ID_BR – Instituto Identidades do Brasil, é responsável pelo desenvolvimento e expansão da organização. Formada em publicidade e marketing pela PUC-RIO, se especializou na área de raça, etnia e mídia na University of Wisconsin – Madison. É mestra e pesquisadora em Relações Étnico-raciais pelo CEFET-RJ e possui pós-graduação em marketing e comunicação pelo IED-RIO. 

Mãe da Alice e do Hugo, colunista semanal do Jornal O Globo na Revista Ela, é também autora dos livros “Mais Forte – Entre Lutas e Conquistas”, o mais recente e infantil ‘Guerreiras do Sim’’ e do “Sim à Igualdade Racial”, finalista do Prêmio Jabuti 2020.

Atua como apresentadora do programa Sexta Black, no canal GNT, e jurada no game show de negócios e empreendedorismo ‘Ideias à Venda’, da Netflix. Selecionada como uma das 100 pessoas negras mais influentes pelo MIPAD em 2022, Luana também faz parte da Rede Young Global Leaders do Fórum Econômico Mundial. 

Palestrante e gestora de projetos sobre raça e etnia, equidade de gênero e empreendedorismo em vários estados do Brasil e em países como Estados Unidos e França. Também foi selecionada como delegada da ONU durante a World Conference on Youth no Sri Lanka em 2014. Tem experiência em redação publicitária e marketing de estratégia de desenvolvimento de campanhas e produtos no mercado da moda e beleza.

Luciana Temer

Diretora Presidente do Instituto Liberta

Luciana é Diretora Presidente do Instituto Liberta, dedicado ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil desde 2017. É professora da Graduação em Direito na PUC-SP desde 1993, e integrante da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OABSP desde de 2022. Também é conselheira e mentora do Programa de Lideranças Femininas da Columbia University Global Center Rio de Janeiro desde 2018.

É formada em Direito pela Faculdade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui mestrado e doutorado em Direito Constitucional pela PUC-SP.

Luiz Sorge

Presidente do Conselho do IDIS & CEO da BNP Paribas Asset Management Brasil

Luiz é graduado em Engenharia com Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado e Programa de Educação Continuada em Cenários Econômicos pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Com 20 anos de experiência na Indústria de Asset Management, ele se juntou ao grupo BNP Paribas em 2001, onde atualmente ocupa o cargo de CEO da BNP Paribas Asset Management Brasil. Anteriormente trabalhou nos Bancos HSBC e CCF. Ele é Vice-Presidente da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, Presidente do Conselho do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e Membro do Conselho do BancoEstado S.A. Administradora General de Fondos (BEAGF) – Chile. Adicionalmente Luiz Sorge detém a Certificação CFP®.

Mariano Cenamo

Fundador e Diretor de Novos Negócios do IDESAM

Mariano é engenheiro florestal, empreendedor social e co-fundador do IDESAM. Dedica sua carreira na busca por soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Recentemente fundou a AMAZ, maior aceleradora de impacto do norte do Brasil e vem se tornando uma referência no ecossistema de negócios de impacto na região. Mariano faz parte da rede de líderes da Fundação Lemann, foi eleito Empreendedor Social do Ano pela Folha de São Paulo em 2022, é conselheiro de diversas organizações e startups e é uma das 50 personalidades brasileiras mais inovadoras pelo clima, segundo a Época Negócios.

Nivedita Narain

CEO da CAF India

A Dra. Nivedita Narain é uma profissional de desenvolvimento com quase 35 anos de experiência como gestora de organizações, pesquisadora, professora e treinadora. Seu trabalho é impulsionado pelo compromisso com a igualdade social e o trabalho colaborativo entre instituições: governo, organizações sem fins lucrativos, academia e negócios. Atualmente, ela é diretora executiva da Charities Aid Foundation India (CAF India). Ela trabalhou com a PRADAN (Professional Assistance for Development Action) de 1987 a 2021, ocupando várias posições de liderança, além de curtos períodos no Banco Mundial e com organizações comunitárias nos EUA. Tendo feito contribuições pioneiras para o estabelecimento dos primeiros grupos de autoajuda da Índia, ela trabalhou nas áreas de gênero, geração de renda, desenvolvimento organizacional e gestão de recursos humanos para organizações sem fins lucrativos, criando a prática de desenvolvimento como uma disciplina acadêmica, pesquisa e defesa. Ao longo de sua carreira, trabalhou como consultora em organizações empresariais e colaborou com fundações filantrópicas indianas e internacionais, organizações sem fins lucrativos, empresas sociais, universidades e institutos de pesquisa. Os interesses de pesquisa são gênero, agricultura, alimentação e água, desenvolvimento sustentável e setor sem fins lucrativos.

A Dra. Narain possui um doutorado em gestão pelo Indian Institute of Technology Delhi, um mestrado em gestão rural pelo Institute of Rural Management Anand e um mestrado em políticas de desenvolvimento pela Universidade de Cornell.

Paula Fabiani

CEO do IDIS

Ela tem sua trajetória marcada pela atuação nos campos da filantropia e cultura de doação, estando à frente de iniciativas como a Pesquisa Doação Brasil, o Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais e a Coalizão pelos Fundos Patrimoniais Filantrópicos. Em 2020, ganhou o Prêmio Folha Empreendedor Social pela liderança do Fundo Emergencial da Saúde Coronavírus Brasil.

No campo da incidência política, teve sucesso na aprovação de duas legislações, nos âmbitos estadual e federal. Autora de três livros sobre Fundos Patrimoniais e de livro sobre Primeira Infância, Paula é a única brasileira certificada na metodologia de avaliação de impacto SROI (Social Return on Investment ) pela Social Value UK.

Economista formada pela FEA USP, com MBA pela Stern School of Business New York University e especializações no país e no exterior, é Empreendedora Cívica da RAPS e membro dos Conselhos da WINGS, Instituto Mol e Idec, e também integra o comitê social consultivo do Programa BTG Soma. Atualmente, é aluna do Doutorado em Administração da FGV, na linha de pesquisa Gestão de Operações e Sustentabilidade.

Pedro Passos

Cofundador da Natura

Copresidente do Conselho de Administração de Natura &Co e cofundador da Natura. Se juntou à empresa logo em seus primeiros anos, em 1983. 

Nascido em São Paulo, é graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com extensão em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. 

Pedro Passos dedica-se a diferentes entidades e organizações. Foi presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) de 2009 a 2015. Integrou o Conselho da Endeavor de 2005 a 2022. Em 2013, tornou-se presidente da Fundação SOS Mata Atlântica. Integra os conselhos da Fundação Dom Cabral (FDC) desde 2010, do Instituto Semeia desde 2011, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) desde 2013 e do AC Camargo desde 2018. 

Philip Yun

Head no Global Philanthropy Forum

Philip Yun é presidente e CEO da World Affair e chefe do Global Philanthropy Forum, um projeto da World Affairs. Anteriormente, o Sr. Yun foi Diretor Executivo e Diretor de Operações do Fundo Ploughshares. Antes de ingressar no Plowshares Fund, ele foi vice-presidente da The Asia Foundation (2005-2011), Pantech Scholar em Estudos Coreanos no Shorenstein Asia Pacific Research Center na Universidade de Stanford (2004-2005) e vice-presidente do escritório de private equity H&Q Asia Pacific (2001-2004).

O Sr. Yun foi indicado pelo presidente no Departamento de Estado dos EUA (1994-2001), servindo como Conselheiro Sênior do Secretário de Estado Adjunto para Assuntos do Leste Asiático e Pacífico e Conselheiro Sênior de Políticas do Coordenador de Políticas dos EUA para a Coreia do Norte. Antes de servir no governo, o Sr. Yun exerceu a advocacia nos escritórios de Pillsbury Madison & Sutro em San Francisco e Garvey Schubert & Barer em Seattle. Ele também foi consultor jurídico estrangeiro no escritório Shin & Kim em Seul, Coréia do Sul. O Sr. Yun estudou na Brown University e na Columbia University School of Law. Ele é membro do Conselho de Relações Exteriores e membro emérito do Conselho de Governadores do Watson Institute for International Studies da Brown University.

Priscila Cruz

Presidente Executiva do Todos Pela Educação

Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, tendo recebido o Prêmio de aluna destaque 2014/2015. Graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Presidente do Conselho do Instituto Articule e membro dos Conselhos do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), da Fundação Itaú de Educação e Cultura, do Centro de Estudos de Educação e Inovação em Educação da FGV/RJ, do Instituto Rodrigo Mendes e do Movimento LED – Luz na Educação, iniciativa da Globo e Fundação Roberto Marinho; é também membro do Grupo de Estudos de Educação do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp.

Roberto Sallouti

CEO do BTG Pactual

É CEO e membro do conselho do BTG Pactual. Ele também é presidente dos conselhos da Inteli e do Banco Pan, e membro do conselho da Febraban, Wharton Latin America, Unicef ​​Brasil e Parceiros da Educação. Sallouti é bacharel em Economia pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia. Ingressou no BTG Pactual em 1994 e tornou-se sócio em 1998. Iniciou a carreira em renda fixa, tornando-se COO (Chief Operating Officer) em 2008 e CEO em 2015.

Como filantropo, Sallouti tem dedicado seus esforços à educação, sendo reconhecido por seus esforços pela Fundação Brasil em 2019. É cofundador do Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança – uma universidade sem fins lucrativos comprometida com o desenvolvimento de futuros líderes tecnológicos no Brasil, apoiou várias iniciativas de educação para alunos de escolas públicas por meio do Instituto V5 de sua família e concedeu bolsas de estudos na Wharton, Graded e Inteli.

Tarcila Ursini

Chief Purpose Partner na EB Capital

Tem 27 anos de experiência empresarial como executiva e consultora, em empresas de ponta no Brasil e em multinacionais, sendo uma das pioneiras em estratégia, inovação e cultura para a sustentabilidade empresarial no Brasil e na inserção do tema na governança corporativa.

É economista pela FEA/USP, advogada pela PUC, com mestrado (LL.M) em Desenvolvimento e Direito pela University of London, UK, formada com mérito. 

É Chief Purpose Partner na EB Capital. É conselheira de administração do Agrogalaxy SA, coordenadora do Comitê de Sustentabilidade e membro do Comitê de Pessoas. É membro do Conselho de administração no Grupo Korin, e em Comites de Conselho do Grupo Simpar SA/Movida, Grupo Baumgart, já tendo atuado também nos conselhos do Banco Santander SA e da Duratex SA. É professora na FIA USP e nos cursos de formação de Conselheiros no IBGC. Na sociedade civil, é conselheira do Capitalismo Consciente Brasil, do Instituto Ethos, do Comitê Internacional de Multinacionais do BLab, do Conselho Consultivo de Conselheiros pelo Clima (Chapter Zero/FEM/IBGC) e embaixadora da BlackJaguar Foundation, que pretende criar o maior corredor ecológico do mundo ao longo do rio Araguaia.

Ticiana Rolim Queiroz

Fundadora da Somos Um

Empreendedora Social, inconformista, casada e mãe de 3. É formada em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e tem MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Foi Diretora da C. Rolim Engenharia por 21 anos, empresa reconhecida pelo forte trabalho nas áreas de Responsabilidade Social e ambiental, primeira empresa de engenharia no Brasil a receber a certificação internacional LEED e o Selo nacional Procel Edifica para empreendimento residencial, entre outros. Recebeu duas vezes consecutivas o prêmio nacional de Responsabilidade Social pela CBIC e 4 vezes construtora do ano pelo Sinduscon – CE, hoje é Vice-Presidente do Conselho.

Fundadora e Presidente da organização Somos Um, uma articuladora de negócios de impacto que tem o propósito de fomentar o ecossistema de negócios de impacto no Ceará, criando a Nova Economia mais justa e equilibrada para todos, promovendo a redução de desigualdades e o fim da pobreza. 

Ticiana atua como Diretora da EDISCA, Conselheira da Escolinha SOL, da Coalizão pelo Impacto do ICE (Instituto de cidadania empresarial) e é co-fundadora do Estímulo 2020 que já apoiou mais de 3 mil pequenos empreendedores no Brasil.

Tom Mendes

Diretor financeiro do ID_BR

Diretor financeiro do Instituto Identidades do Brasil – ID_BR, Fundador da Zepelim Consultoria de Negócios – especializada em empreendedorismo e impulsionamento de negócios. Formando em Administração com foco em Marketing pela PUC-Rio, Pós-graduado em Gestão de Projetos pela USP, Formado no Programa de Dirigentes da Fundação Dom Cabral, possui aplicação em Administração de Operações e Logística pela FGV e Mensuração de Impacto pelo Insper e graduando em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

Integrante do Coletivo Nuvem Negra (PUC-Rio), membro do Conselho de Ética da Abracom e criador do Oráculo, evento que reúne talks e entrevistas focadas em pessoas negras e indígenas que trazem suas trajetórias e estratégias para inspirar outras pessoas.