Palestrantes

Conheça os palestrantes que já confirmaram presença no Fórum 2019.

Agustín Landa

Universidade de Monterrey

Mestre em Administração de Empresas pela North Carolina University e Bacharel em Engenharia Agronômica pelo ITESM; Agustín Landa é vice-presidente de desenvolvimento da Universidade de Monterrey desde fevereiro de 2011. É responsável pelas estratégias de atração de estudantes, captação de recursos e relações com ex-alunos. A campanha captação de recursos entre 2014-2019 já alcançou o valor de 690 milhões de pesos mexicanos, com uma meta de 750 milhões de pesos mexicanos.

Landa se destacou graças ao seu compromisso com o trabalho no campo social, que, entre outros prêmios, fez dele o ganhador do “Líder Social 2015”, da Fundación Compartir, IAP; Synergos Fellow em 2004; Prêmio “Distinto Cidadão” do Presidente da Câmara Municipal de Puebla (2000) e beneficiário da “The Order of the Long Leaf Pine”, oferecida pelo governador da Carolina do Norte, em 1999. Recebeu também a Bolsa Fulbright em 2001; Bolsas Educacionais da Fundação Rotária em 2001, e Bolsas Culp da UNC, no mesmo ano. Landa é mencionado no estudo de caso de Negócios de Harvard do IPODERAC de 1998. Ele é o atual Presidente da Aliança Mexicana de Fundações Comunitárias, Comunalia; conselheiro da “Red SumaRSE e conselheiro nas organizações sem fins lucrativos Niños en Acción, Via Eduaction e Instituto Poblano de Readaptación.

ALINE VIOTTO

GIFE

Aline Viotto é graduada (2007) e mestre (2011) em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Atualmente, é Coordenadora de Advocacy do GIFE. Atuou em escritório de advocacia, na Prefeitura de São Paulo, na Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo (Spcine) e foi assessora parlamentar na Câmara Municipal.

AMÉRICO MATTAR

Fundação Telefônica Vivo

Engenheiro de Produção graduado também em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão de Projetos, é diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo desde novembro de 2015. Ingressou na Fundação em 2012, como gerente de Planejamento, Finanças e Jurídico, vindo da Vivo onde passou pelas áreas de Finanças, Engenharia e Operações. Antes, atuou na Whirlpool e Citibank nas áreas de atendimento ao cliente e comercial. À frente da Fundação, seu foco é promover o protagonismo social por meio da inovação educativa aplicada a novas metodologias de ensino-aprendizagem, ao empreendedorismo jovem e ao exercício da cidadania.

ANDREA HANAI

IDIS

Andrea Hanai é Gerente de Projetos do IDIS desde 2014. Anteriormente a esta posição, foi Relationship Manager na área de Corporate Banking do Banco Sudameris e do Banco ABN AMRO Real e Corporate & Investment Banker na área de Global Banking & Markets do Banco Santander Brasil. É Bacharel em Economia pela FEA-USP, possui MBA em Finanças pelo Insper e Mestrado Internacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social pela EOI – Escuela de Organización Industrial de Madri, onde se especializou em parcerias intersetoriais para o desenvolvimento.

BERNARDO GUILLAMON

BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento

Bernardo Guillamon é Gerente do Escritório de Parcerias Estratégicas do BID – EUA. Dirigiu o programa de operações do Setor de Comércio e Integração do BID e trabalhou como especialista no Escritório de Coordenação do Setor Privado do BID, quando dirigiu a criação do Plano de Negócios Integrados do Grupo BID para as Operações do Setor Privado. Dirigiu a área de avaliação do setor privado no Escritório de Avaliação e Supervisão do Banco. Anteriormente, foi responsável por projetos de desenvolvimento de micro finanças, micro e pequenas empresas para a região andina. Antes de ingressar no BID, atuou na área de agronegócios. Formou-se em Engenharia Agrícola pela Universidad de la República del Uruguay e tem um MBA da Universidad de Santa Clara, Califórnia.

BRIAN A. GALLAGHER

UNITED WAY WORLDWIDE

Brian A. Gallagher é presidente e CEO da United Way Worldwide, a maior organização filantrópica do mundo com financiamento privado. Gallagher iniciou sua carreira na United Way em 1981, atuando em cinco escritórios locais da organização antes de se tornar presidente e CEO da ‘United Way of America’, em 2002, e da ‘United Way Worldwide’, em 2009. Hoje, a United Way atua em mais de 40 países e territórios ao redor da mundo, com foco nas áreas da saúde, educação e geração de renda, impactando a vida de 61 milhões de pessoas. Gallagher compartilha suas experiências e insights em encontros estratégicos, incluindo o Fórum Econômico Mundial (WEF), destacando o valor das parcerias público-privadas e a importância do fortalecimento de comunidades para reduzir desigualdades e criar mais oportunidades para todos.

Gallagher lidera o Conselho Consultivo Global da Sociedade Civil do WEF, é membro do comitê gestor da iniciativa ‘Promovendo a Inclusão Financeira Global’, também do WEF, e é membro fundador do Comitê Consultivo de ONGs do WEF e do Grupo Global de Equidade de Gênero. Ele integrou o Conselho Consultivo do Presidente Obama de ‘Parcerias Baseadas em Confiança e Proximidade’, é ex-Presidente do Independent Sector e atua nos conselhos da America’s Promise Alliance and Leadership 18. Ele também faz parte do Conselho de Administração da Ball State University, de onde é alumni.

CARLOS WIZARD MARTINS

GRUPO SFORZA E FILANTROPO

*Carlos Wizard Martins* é um dos principais empresários do Brasil. É fundador da Wizard. Em 2013, o grupo Wizard foi vendido por R$ 2 bilhões para a britânica Peason. Mais tarde ele adquiriu a rede Mundo Verde, a operação das marcas Topper e Rainha. Também trouxe ao Brasil a rede Taco Bell e depois assumiu a gestão das marcas Pizza Hut e KFC. Retornou ao ensino de idiomas com a marca WiseUp. Em 2017, lançou a empresa Aloha no modelo de vendas diretas. Além de investidor, Carlos Wizard é autor do best seller ‘Desperte o Milionário que Há em Você’ e do livro ‘Sonhos Não Têm Limites’.

Em agosto do ano de 2018, acompanhado de sua esposa Vânia, ele iniciou uma missão humanitária pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Roraima, liderando um dos maiores esforços de interiorização de estrangeiros realizado em nosso país. Até o momento mais de 5 mil imigrantes venezuelanos foram assistidos por seu programa de acolhimento. Ele é casado com Vânia Martins. O casal tem 6 filhos e 18 netos.

CAROLINE ALBANESI

AMIGOS DO BEM

Voluntária do Amigos do Bem desde a adolescência, Caroline Albanesi assumiu, há 12 anos, a diretoria de Marketing e Comunicação da Instituição que transforma a vida de 75 mil pessoas no sertão nordestino, com projetos educacionais e de geração de renda. A profissional, que já trabalhou como executiva em grandes empresas, é especialista em comunicação pela New York University;  é graduada em Jornalismo pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Marketing pela ESPM. Caroline, também, integra diversos grupos de mulheres e jovens empreendedores.

DIEGO MARTINS

FUNDO PATRIMONIAL AMIGOS DA POLI

Diego Martins é cofundador do Fundo Patrimonial Amigos da Poli (endowment da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP), e atualmente seu diretor financeiro. É sócio da Pragma Patrimônio, corresponsável pela área de Asset Allocation e clientes institucionais. Engenheiro de Produção formado pela POLI-USP, Engenheiro pela École Centrale de Lyon (França), e Mestre em Economia pela EESP-FGV.

DIEGO ONTANEDA BENAVIDES

Latin American Leadership Academy (LALA)

Diego Ontaneda Benavides é o co-fundador e CEO da Latin American Leadership Academy (LALA). A paixão de Diego pelo desenvolvimento social e econômico levou-o da McKinsey & Company, em São Francisco, à African Leadership Academy (ALA), em Joanesburgo. Na ALA, ele se inspirou no vasto potencial que viu ao capacitar os jovens líderes mais promissores da região para resolver os maiores problemas de suas comunidades. Depois de executar dois projetos piloto na América Latina com o co-fundador David Baptista, eles fundaram a LALA em 2018.

Diego foi um dos ‘Echoing Green Fellow’ em 2018, foi nomeado ‘Líder de Impacto’ pela Fundação Straubel no mesmo ano, e recebeu o Prêmio de Liderança em Mudança Social da Stanford GSB Miller. Formado em Economia Política pelo Williams College, possui MBA pela Stanford Graduate School of Business. Diego é originalmente de Lima, Peru, e agora está radicado em Medellín, na Colômbia.

EDGARD GOUVEIA JUNIOR

Epic Journey

Durante sua graduação em Arquitetura e Urbanismo, Edgard e seus colegas fundaram o programa Guerreiros sem Armas, em 1999, um treinamento bianual de cinco semanas para jovens empreendedores aprenderem as ferramentas de colaboração efetiva. No ano seguinte, fundaram o Instituto Elos, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao ativismo comunitário. Tornou-se especialista em Jogos Cooperativos e sócio do Projeto Cooperação, utilizando a abordagem de jogos para construir colaboração entre equipes em empresas, comunidades e redes.

A força dessa metodologia levou Edgard e seus colegas a desenvolver o jogo Oasis, um modelo de ativismo com duração de três a dez dias. Nos últimos quatro anos, Edgard tem estado ativamente engajado na criação de um novo projeto, o PlayTheCall, um jogo global que tem como objetivo ativar e conectar mais de dois bilhões de pessoas em projetos globais por meio de jogos.

Edgard é fellow da Ashoka, Berkana e também foi reconhecido pelo Prêmio Trip Transformadores. Além de lecionar em escolas e universidades, Edgard tem uma agenda de palestras na América do Norte, incluindo a Universidade de Harvard e o MIT.

EDUARDO FISCHER

MRV ENGENHARIA

Eduardo Fischer Teixeira de Souza possui 45 anos e é codiretor presidente da MRV Engenharia e Participações S.A desde março de 2014, quando passou a realizar a gestão compartilhada da maior construtora da América Latina ao lado do primo, Rafael Menin Teixeira de Souza. Possui formação em engenharia civil pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) e MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Eduardo Fischer é responsável por gerir a Regional Sul da companhia, que se refere aos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Está há 25 anos na companhia onde iniciou sua atuação como estagiário e posteriormente ocupou os cargos de engenheiro de obras, coordenador de obras e diretor de produção, adquirindo larga experiência no setor imobiliário residencial.

ELIANE TRINDADE

FOLHA DE S.PAULO

Editora do Prêmio Empreendedor Social, da Folha de S.Paulo. Graduada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília em 1990, fez pós-graduação em Ciências Políticas na Universidade de Pisa (Itália) em 1993. Trabalhou nas revistas IstoÉ, Época, Marie Claire, IstoÉ Gente e Revista da Folha. Atualmente, é editora do Prêmio Empreendedor Social, uma parceria da Folha de S. Paulo e da Fundação Schwab, e também titular da coluna Rede Social. Em 2002, venceu o prêmio Ayrton Senna de Jornalismo com a reportagem “O que Eles Vão Ser Quando Crescer”. Em 2005, lançou o livro-reportagem “As Meninas da Esquina” (ed. Record), em que reuniu os diários de seis meninas vítimas de exploração sexual no Brasil. A obra inspirou o filme “Sonhos Roubados” (2009), dirigido por Sandra Werneck e protagonizado pela atriz Nanda Costa.

FÁBIO MÜLLER

CIEDS

Diretor Executivo do CIEDS, é Doutor em Ciências Políticas no IUPERJ e Mestre em Sistemas de Gestão na Escola de Engenharia da UFF. Possui especialização em Organizações e Estratégias na UFF e graduação em Administração de Empresas Públicas e Privadas pela UFRRJ.

FERNANDO GALLO

TWITTER

Fernando Gallo é gerente de políticas públicas do Twitter no Brasil desde 2016. Atua no diálogo com atores de governo e da sociedade civil em temas de políticas de internet como liberdade de expressão, educação e segurança na rede, e direitos humanos.

FERNANDO ROSSETTI

Reos Partners

Fernando Rossetti é associado sênior da Reos Partners. Conta com mais de duas décadas de experiência em trabalhos com as principais fundações, ONGs e associações do Brasil e em diferentes partes do mundo. Ele começou sua carreira como jornalista na Folha de S.Paulo, onde cobriu educação e foi correspondente na África do Sul logo após Mandela se tornar presidente.
Fernando foi diretor-executivo do GIFE (a associação brasileira de organizações filantrópicas), do Greenpeace Brasil e da Cidade Escola Aprendiz. Ele também serviu por cinco anos como chair do Conselho da WINGS (Worldwide Initiatives for Grantmaker Support).
Fernando Rossetti mora em uma vila no sul da Bahia e desenvolve seus trabalhos de consultoria local e globalmente.

Filipe Sabará

Fundo Social do Estado de São Paulo

Filipe Sabará é o atual Presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo.

Entre 2017 e 2019, foi Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo. Idealizou o Horta Social Urbana, programa de produção e comercialização de alimentos orgânicos instalado em terrenos urbanos baldios em São Paulo, que promove a geração de empregos para as pessoas acolhidas das ruas e fundou a ARCAH (Associação de resgate à Cidadania Por Amor à Humanidade), instituição que acolhe, capacita e reinsere na sociedade pessoas acolhidas das ruas. Filipe é também fundador da RELOAD beleza positiva, empresa de cosméticos sustentáveis, primeira marca no mundo a reutilizar garrafas PET como embalagens de novos produtos. Em 2014, foi condecorado como Liderança Jovem do Ano pela Assembleia Legislativa e Poder Executivo do Estado de São Paulo, por sua atuação de destaque em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva por meio da geração de autonomia e empregos.

FLÁVIA REGINA DE SOUZA OLIVEIRA

Mattos Filho Advogados

Flávia Regina de Souza Oliveira é sócia de Mattos Filho Advogados, onde atua na prática de Organizações da Sociedade Civil, Negócios Sociais e Direitos Humanos há mais de 20 anos. Formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1994, é especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É também pós-graduada em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas e em Princípios e Práticas da Responsabilidade Social nas Empresas, Instituição ou Organização pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas. É professora dos cursos do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas e do MBA em Gestão de Negócios Socioambientais da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental de Sustentabilidade.

Dedica-se, exclusivamente, ao terceiro setor e à responsabilidade social, assessorando entidades sem fins lucrativos, empresas e instituições culturais. É especialista em estruturação de negócios sociais, direitos humanos, reorganização societária, contratos, tributos, societário, processos administrativos e consultorias a entidades nacionais e estrangeiras atuando nas mais diversas áreas, como educação, saúde, cultura, ambiental e microcrédito. Pioneira do Programa Pro bono no escritório, atua ativamente no desenvolvimento e amadurecimento da cultura pro bono no Brasil.

GABRIELLA BIGHETTTI

UNITED WAY

Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado em Direito Internacional pela    Universidade Assas, Paris – França, trabalha há mais de 20 anos na área social, tendo tido experiência em ONGs e fundações empresariais. Foi gestora da Fundação Telefônica, onde atuou na área de educação, direitos da criança, voluntariado e empreendedorismo. Na United Way teve uma experiência no escritório regional da América Latina antes de assumir a direção da United Way Brasil e acredita que, por meio da estruturação e execução do planejamento estratégico, do trabalho em equipe e de inovação, grandes avanços ocorrerão e grandes resultados serão alcançados.

JACQUELINE CONNOR

Enuma

Jacqueline Connor lidera a unidade de Estratégia de Impacto da Enuma, trabalhando em equipes funcionais para maximizar o impacto geral da Kitkit School e garantir a qualidade e a eficácia de iniciativas de alta prioridade. Jackie apoia o Team Kitkit e seus parceiros nas áreas de planejamento estratégico, desenvolvimento e design de programas e melhoria de sistemas e ferramentas.

Antes de ingressar na Enuma, Jackie trabalhou como Senior Associate para o Center for Collaborative Education e WestEd e foi consultora em vários Departamentos de Educação dos Estados Unidos e a na Fundação Bill & Melinda Gates. Ela é uma educadora premiada nacionalmente e fundadora de startups apoiada por capital de risco. Ela é apaixonada por construir redes poderosas e por ajudar estudantes e ativistas a maximizar seu potencial.

Jackie tem diplomas da Faculdade de Artes e Ciências da Universidade da Pensilvânia, da Wharton School of Business e da Graduate School of Education.

Jamie McAuliffe

ASPEN INSTITUTE

Jamie McAuliffe é membro sênior do Fórum do Aspen Institute for Community Solutions, onde lidera a Iniciativa de Oportunidades Globais para a Juventude (Global Opportunity Youth Initiative – GOYI). Jamie lançou o GOYI em parceria com a ‘YouthBuild International’, a ‘Global Development Incubator’ e a ‘Prudential Financial’, visando construir uma rede global de comunidades que estão desenvolvendo abordagens locais, intersetoriais e sistêmicas para combater o desemprego entre os jovens. Anteriormente, Jamie foi Presidente e CEO da ‘Education For Employment’ (EFE), durante um período em que a organização apresentou um crescimento expressivo na oferta de oportunidades de trabalho para dezenas de milhares de jovens em 8 organizações sem fins lucrativos afiliadas no Oriente Médio e Norte da África. Antes da EFE, Jamie foi Gerente de Portfólio na Fundação Edna McConnell Clark, uma organização dedicada a soluções de escala para ajudar jovens vulneráveis a se tornarem adultos bem-sucedidos. No início de sua carreira, Jamie trabalhou na Ashoka, apoiando empreendedores sociais em todo o mundo.
Jamie é um ex-aluno da ‘Teach for America’ e do programa Choir Fellows. Ele é bacharel pela Universidade de Georgetown e mestre pela Johns Hopkins School of Advanced International Studies. Ele é um empreendedor social global da Fundação Schwab e membro vitalício do Council on Foreign Relations.

Jane Wales

Global Philanthropy Forum

Jane Wales é CEO e fundadora do Global Philanthropy Forum. É também vice-presidente do Instituto Aspen, diretora do Programa de Filantropia e Inovação Social e apresentadora do NPR Radio Show World Affairs, produzido pela KQED-FM. Wales atuou, durante a gestão Clinton, no Conselho de Segurança Nacional como Diretora Sênior de Ciência e Tecnologia e, simultaneamente, foi Diretora Associada de Segurança Nacional e Assuntos Internacionais do Escritório de Ciência e Tecnologia da Casa Branca. No governo Carter, ela foi vice-secretária de Estado adjunta. No mundo da filantropia, ela presidiu os programas de segurança internacional da Carnegie Corporation de Nova York e da W. Alton Jones Foundation, e dirigiu o projeto sobre Segurança Mundial no Rockefeller Brothers Fund. Foi diretora executiva interina da Elders, fundada por Nelson Mandela e presidida pelo arcebispo Desmond Tutu. O ramo internacional da associação sem fins lucrativos de controle de armas, Physicians for Social Responsibility, recebeu o Prêmio Novel da Paz de 1985, durante seu mandato como Diretora Executiva Nacional. Ela colaborou com Robert S. McNamara no livro ‘Out of the Cold’, publicado em 1989.

John Low, Sir

Charities Aid Foundation (CAF)

Sir John Low é o diretor executivo da Charities Aid Foundation (CAF), uma das maiores fundações da Europa, diretor do Charity Bank e membro independente do conselho da City University of London. Antes de ingressar na CAF, John foi diretor executivo do Instituto Nacional Real para Pessoas Surdas (RNID), instituição de caridade do Reino Unido para pessoas com deficiência auditiva, tendo se mudado para o setor da filantropia após 20 anos de carreira na área de tecnologia.

É doutor em Física Bio-Médica, Engenheiro Oficial de Contas e foi membro independente da Comissão de Nomeações da Câmara dos Lordes, Presidente da Associação de Executivos-Chefes de Organizações Voluntárias (ACEVO) e Presidente da Rede Euclid de empreendedores sociais e líderes da sociedade civil europeia.

JONAS ARAÚJO

Trackmob

Trabalhando na área de tecnologia desde os 15 anos, aos 21 criou uma empresa de desenvolvimento de software que atendeu clientes como Electrolux e Greenpeace. Da experiência com esse último nasceu a Trackmob, uma startup focada em tecnologias para processamento de pagamentos para ONGs com volume anual de 50MM+ e uma base de 350k+ doadores.

JORGE IVÁN RÍOS RIVERA

Secretaria de Educação de Medellin (Colômbia)

Jorge Iván Ríos Rivera é atualmente o subsecretário de Educação de Medellín. Graduou-se em Literatura Espanhola e Universitária de Antioquia, Colômbia, com Especialização em Educação pela Universitária Lassalista de Medellín e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Bolivariana.

Ele é professor há mais de 30 anos, inicialmente como professor de Escola Primária e professor universitário nos últimos 25 anos. Além disso, há mais de 20 anos, desenvolve pesquisas junto à universidade, especialmente no campo da Inclusão Digital.

José Ferrão

United Way Worldwide

José lidera uma equipe de profissionais que ofereçe  suporte para a rede internacional da United Way – presente em quase 1.800 comunidades em mais de 40 países e territórios em todo o mundo. Em sua função como Presidente Internacional, é responsável pelo desenvolvimento da estrutura e estratégias que apóiam os Escritórios Regionais da United Way Worldwide na Europa, Ásia-Pacífico, América Latina e África. Ele também é o principal gerente de relacionamento, em colaboração com os Vice-Presidentes Regionais, interagindo com as organizações parceiras nacionais e locais de forma a impulsionar seu sucesso na construção de melhores comunidades e no avanço do bem comum.

José juntou-se à United Way Worldwide depois de trabalhar como COO e vice-presidente sênior de Marketing na United Way de Massachusetts Bay e no Merrimack Valley (Boston) por três anos. Português de nascimento, José cresceu em Moçambique e na África do Sul, mas soma grande riqueza de experiências de trabalho internacionais. Ele trabalhou na África do Sul, Europa e Oriente Médio em cargos de gerência sênior, atuando também como presidente para a Carlson Marketing Worldwide para as regiões Europa, Oriente Médio e África.

José Marcelo Zacchi

GIFE

José Marcelo é secretário-geral no GIFE- Grupo de Institutos Fundações e Empresas, a associação dos investidores sociais do Brasil. É bacharel em direito pela Universidade de São Paulo e mestre em administração pública pela Universidade de Harvard. É coordenador geral do Pacto pela Democracia, membro do conselho de governança da Associação Casa Fluminense e pesquisador associado do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS). Foi diretor do Instituto Pereira Passos (IPP), da Prefeitura do Rio de Janeiro, e fundador, dirigente e membro dos conselhos do Instituto Sou da Paz, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do site Overmundo. Foi ainda assessor especial da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro e assessor e chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

JUANA KWEITEL

Conectas Direitos Humanos

Juana Kweitel é diretora-executiva da Conectas Direitos Humanos (2016). É Mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Essex University, Reino Unido e em ciência política na Universidade de São Paulo. Pós-graduada em Direitos Humanos e transição democrática, pela Universidade do Chile, é advogada formada pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Trabalhou na Argentina como coordenadora institucional do CELS (Centro de Estudos Legais e Sociais) e como coordenadora do Programa de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da mesma organização. Juana integra o Conselho Deliberativo da Global Witness (2016) e é membro da Assembleia de Sócios do Centro de Estudos Legais e Sociais (CELS, Argentina) e do Developments in the Field Panel da revista Business and Human Rights, publicada pela Cambridge University Press. 

Juliana Azevedo

Procter & Gamble Brasil

Formada em Engenharia Industrial na Universidade de São Paulo e, posteriormente, em Direito na PUC,  Juliana Azevedo iniciou sua trajetória profissional na P&G como estagiária. Com mais de 20 anos de experiência em marketing, vendas, planejamento estratégico e gerenciamento, dedicou seus primeiros 10 anos de companhia às categorias de Cuidados Femininos e Cuidados com o Bebê, tanto para o Brasil, como para a América.

Juliana possui, ainda, experiência na integração de Wella e Gillette no país e muito conhecimento na área de vendas. Conhecida por sua energia e pensamentos disruptivos, assumiu a presidência de uma das maiores operações da P&G globalmente, focada no desenvolvimento de inovações que impactem positivamente os consumidores, varejo e comunidade.

Lucas Pretti

Change.org Foundation

Lucas Pretti é jornalista, artista e pesquisador. Entre 2015 e 2019, foi diretor executivo da Change.org no Brasil. Hoje, como diretor global de produtos da Change.org Foundation, é responsável por novas tecnologias para incubar e acelerar movimentos sociais no Sul Global. Graduado em Jornalismo pela Unesp (2004), fez parte e colaborou com diversas redações, como Estadão, Editora Abril, Revista Época, HuffPost e Le Monde Diplomatique Brasil, além de cooperar em projetos de instituições culturais como Ministério da Cultura, Sesc-SP, Museu do Amanhã e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Mestre em Artes, é autor de “Poéticas do Comum” (Unesp, 2017). Atualmente também integra o Programa de Estudos Independentes do Museu d’Art Contemporani de Barcelona (MACBA). Vive e trabalha em Barcelona.

LÚCIA DELLAGNELO

ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis

Fundadora e Presidente do Conselho do ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis, uma das organizações pioneiras no Brasil no conceito de fundação comunitária. Atualmente é Diretora-presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

Doutora e mestre em Educação pela Universidade de Harvard (EUA). Foi Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável em Santa Catarina, onde criou o Cluster de Inovação na Educação. Atua como consultora de organizações nacionais e internacionais na área de educação e desenvolvimento territorial.

LUCIANA GUASPARI DE ORLEANS E BRAGANÇA

Santander Private Bank

Luciana Guaspari de Orleans e Bragança é a Head da prática de Planejamento Patrimonial do Santander Private Bank. Trabalha há de 19 anos com famílias UHNW, dos quais 9 no mercado financeiro, 5 em consultoria big four e 5 em escritórios de advocacia. A atuação com as famílias é focada principalmente nos pilares de planejamento sucessório, societário e tributário, assim como governança familiar e filantropia. Formada em Direito e Mestre em Direito.

Luiz Sorge

BNP Paribas Asset Management Brasil

Luiz Sorge é graduado em Engenharia com Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado e Programa de Educação Continuada em Cenários Econômicos pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Com 20 anos de experiência na Indústria de Asset Management, ele se juntou ao grupo BNP Paribas em 2001, onde atualmente ocupa o cargo de CEO da BNP Paribas Asset Management Brasil. Anteriormente trabalhou nos Bancos HSBC e CCF. Ele é Vice-Presidente da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, Presidente do Conselho do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e Membro do Conselho do BancoEstado S.A. Administradora General de Fondos (BEAGF) – Chile. Adicionalmente Luiz Sorge detém a Certificação CFP®.

MAFOANE ODARA

INSTITUTO AVON

Mafoane Odara, psicóloga e mestre em Psicologia do Departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo. Gerente do Instituto Avon, lidera as iniciativas de enfrentamento às violências contra as mulheres e meninas. Integra a Rede pela Diversidade da Avon, o Conselho de Administração do Fundo Brasil de Direitos Humanos, a Rede de Líderes Políticos da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e o Movimento Agora!.

Especialista nas áreas de direitos humanos, juventude, saúde, gênero e raça, tem se dedicado ao apoio e aprimoramento de iniciativas sociais e políticas públicas que visam reduzir as desigualdades no Brasil. Além disso, tem contribuído para a consolidação de programas empresariais de diversidade e ao fortalecimento das mulheres na política institucional.

MAÍRA LIGUORI

Think Olga

Maíra é jornalista, publicitária e fellow do Global Sports Mentoring Program do Dept. de Estado dos EUA. Em reconhecimento a sua atuação estratégica e inovadora, Maíra apresentou trabalhos no SXSW Festival, TEDxMauá, Festival Path e foi eleita uma das 100 mulheres mais inovadoras do mundo pela BBC.

Marcos Kisil

IDIS

Marcos Kisil é consultor estratégico e fundador do IDIS. Anteriormente, atuou como Diretor Regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K. Kellogg, sendo o responsável pelo desenvolvimento programático e estratégico da fundação.

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dedicou-se ao campo da administração de saúde, tendo-se doutorado em Administração pela George Washington University, Washington-DC, EUA, como bolsista da Fundação W.K.Kellogg. Foi também consultor da Organização Pan-Americana de Saúde. Atualmente exerce atividades acadêmicas como Professor Titular da Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, e é membro dos Conselhos da Resource Alliance e da SAVE Brasil – afiliada da Bird Life International. Marcos Kisil é sênior fellow do Synergos e membro do conselho editorial da revista Alliance Magazine. Autor dos livros “Comunidade: Foco de Filantropia” e “Investimento Social Privado e Tendências do Investimento Social na América Latina”.

MARCOS PANASSOL

PwC Brasil

Há 37 anos na PwC, sócio desde 1997. É o sócio líder de Human Capital na PwC Brasil e membro do Comitê Executivo desde 2016. Por mais de 15 anos foi Líder da Indústria de Petróleo e Gás da PwC Brasil, responsável pela expansão das atividades de petróleo e gás no Brasil, assim como também pela auditoria de grandes companhias brasileiras com registro no SEC. Bacharel em Contabilidade, pós-graduação em Gestão Executiva (COPPEAD/UFRJ). Participou do Programa de Gestão Avançado (AMP/INSEAD– França), Treinamento de Coaching Profissional (Coaches Training Institute/CTI -USA).

MARIA ANTONIA DEZIDÉRIO

LATIN AMERICAN LEADERSHIP ACADEMY (LALA)

Fundadora e Presidente do Girl Up Salvador, atua pelos direitos das mulheres e negros na sua comunidade, tendo em junho de 2019  participado do Girl Up Leadership Summit, sediado na Fundação das Nações Unidas em Washington. É Deputada Jovem pelo programa federal Parlamento Jovem Brasileiro, que ocorre na Câmara dos Deputados, como criadora do Projeto Casa Primeiro, que busca erradicar a situação de rua no Brasil. Em 2018, foi Presidente do Clube de Relações Internacionais do Colégio Militar de Salvador. Participou de 20 simulações da ONU patrocinada pelo colégio nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.  Na escola, é Tenente-aluna e comandante do seu ano escolar nas atividades cívico-militares propostas, por estar no ranking de notas no top 10, dentre 100 alunos. 

Além disso, é atleta de atletismo e voleibol, sendo medalhista consecutiva nos Jogos da Amizade (2016 e 2017),  competição nacional proporcionada pelo Sistema de Colégios Militares do Brasil e nos Jogos Escolares Brasileiros, por lançamento de dardo, em 2013 e 2014. 

Tem como grande sonho ajudar sua família, trabalhar por um mundo e Brasil melhor e conhecer Ângela Davis. 

 

 

MARIA CAROLINA SUAREZ VISBAL

INTERNATIONAL VENTURE PHILANTHROPY CENTER -IVPC

Maria Carolina Suarez é assessora sênior do International Venture Philanthropy Center – IVPC. Atua com o objetivo de promover uma rede latino-americana de filantropia / investimento social, tendo em vista o sucesso de redes similares criadas na Europa (EVPA), Ásia (AVPN) e, recentemente, na África.

Foi CEO da Associação de Fundações Familiares e Corporativas – AFE Colômbia – desde sua criação, em março de 2008, até junho de 2018. Em sua gestão, a entidade, que começou com nove associadas, passou a reunir 75 corporações, fundações familiares e fundações independentes reconhecidas, abrangendo todo o país. Entre 2011 e 2018, Suarez integrou a diretoria da WINGS – Worldwidewide Initiatives for Grantmaker Support -, assim como o Conselho Ibero-Americanio de Encontros da Sociedade Civil. Participou do Comitê Editorial da Alliance Magazine, e foi uma das líderes do comitê editorial da pesquisa “Recursos Privados para a Transformação Social: Filantropia e Investimento Social Privado na América Latina”. Ela também integra o conselho da Fundación Grupo Bios e da IC Foundation. Suarez é advogada com mestrado em Direito Comercial Internacional.

Mariana Almeida

Fundação Tide Setubal

Mariana Almeida é superintendente da Fundação Tide Setubal. Formada em economia e em relações internacionais, especializou-se em economia do desenvolvimento no mestrado e no doutorado. Trabalhou com economia solidária em empreendimentos periféricos da zona sul, no ministério para economia popular na venezuela na área urbana e agrícola e, com essa experiência, encaminhou-se para a área de políticas públicas, atuando depois nas secretarias de planejamento, orçamento e gestão e na secretaria de saúde no município de São Paulo, ambas na área de orçamento público (2013-2016). Na área de ensino e pesquisa, foi diretora da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura e, atualmente, é professora do Insper no Programa Avançado em Gestão Pública.

Matthew Govier

Accenture Strategy

Matthew Govier é Diretor Executivo da Accenture Strategy São Paulo. Possui graduação em Economia na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e tem um MBA da London Bussiness School. Nos seus 18 anos de consultoria financeira, Matthew auxiliou clientes nas questões de design e implementação de estratégias de crescimento orgânico e inorgânico, programas de redução de custo, estratégias digitais, entre outras transformações. Matthew possui dois papéis principais: liderar o M&A do Brasil e liderar a prática de Estratégia para Indústrias Primárias na America Latina. Matthew também lidera os esforços de Cidadania Corporativa da Accenture na América Latina e é membro do Conselho Global de Cidadania Corporativa da Accenture, que direciona investimentos para projetos pro-bono para o Terceiro Setor no mundo todo. Antes de trabalhar na Accenture, Matthew atuou no setor de Commodites Agrícolas por oito anos. Atualmente, integra o conselho de duas organizações sem fins lucrativos.

MÔNICA ROSALES

Associação São Joaquim de apoio à Maturidade

Terapeuta artística, aconselhadora biográfica e empreendedora social, dedica-se à causa da pessoa idosa há catorze anos.

Em 2006, fundou, a pedido de seu pai, a Associação São Joaquim de apoio à Maturidade em Carapicuíba, na grande São Paulo. A organização, baseada nos princípios da salutogênese e da antroposofia, tornou-se uma referência como Centro de Convivência e fortalecimento de vínculos. Tem se tornado cada vez mais envolvida com a comunidade, contribuindo para seu fortalecimento. É co-fundadora e diretora do Instituto Lab60+ e do Projeto Semente ORÉ.

Mosun Layode

African Philanthropy Forum

Com mais de 15 de experiência em desenvolvimento e liderança em organizações sociais, Mosun Layode é Diretora Executiva do African Philanthropy Forum (APF). Ela trabalha em toda a África com filantropos estabelecidos e emergentes que estão comprometidos com o desenvolvimento sustentável e inclusivo no continente. Antes disso, exerceu o cargo de diretora executiva da WIMBIZ e da LEAP Africa, organizações sem fins lucrativos na Nigéria. Apaixonada pela interação entre questões sociais e negócios, ela fundou a Social Runway, uma organização sem fins lucrativos que apoia empreendedores sociais. Também atuou como consultora de desenvolvimento independente para organizações sem fins lucrativos.

Layode estudou Planejamento Urbano e Regional na Universidade Federal de Tecnologia em Akure, Nigéria, e é mestre em Gestão de Recursos Ambientais pela Universidade Estadual de Lagos. Ela possui um MBA pela Lagos Business School e se beneficiou de programas executivos oferecidos pela IESE Business School, Barcelona, e Harvard Business School. Ela atualmente faz parte de conselhos de organizações sem fins lucrativos e é aluna do Programa de Liderança Internacionais dos Estados Unidos.

Nick Deychakiwsky

Mott Foundation

Nick Deychakiwsky, como Diretor de Programas, atua em duas vertentes na Mott Foundation: Espaço Cívico e Filantropia Comunitária. No final da década de 90, Deychakiwsky esteve na Ucrânia, onde trabalhou de diferentes formas para apoiar a reforma democrática e econômica antes de ingressar na Fundação Mott, em 2000. No antigo escritório da Fundação, em Praga, ele era responsável por gerenciar doações na Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Moldávia. Em 2007, passou a gerenciar os financiamentos para o setor de filantropia e para organizações de filantropia comunitária nos EUA e também globalmente. Ele é membro do conselho do United Philanthropy Forum e o comitê diretivo do Global Philanthropy Forum.

Deychakiwsky obteve um MBA da Columbia University e trabalhou para a Mobil Oil como analista de suprimentos. Também possui formação em música, com um mestrado em Regência de Corais.

Paula Fabiani

IDIS

Paula Jancso Fabiani é diretora-presidente do IDIS. Anterior a esta posição, foi diretora financeira da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e controller do Instituto Akatu. Trabalhou no braço de Private Equity do Grupo Votorantim e em uma das empresas investidas. Atuou no BankBoston nas áreas de asset management e M&A, e no Lloyds Bank em trade finance. É economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University, especialização em Endowment Asset Management na London Business School, Yale e Cambridge, e Gestão de Organizações do Terceiro Setor na FGV. Autora dos livros Fundos Patrimoniais, Criação e Gestão no Brasil e Primeira Infância – Panorama, Análise e Prática, é a única brasileira certificada na ferramenta de avaliação SROI (Social Return on Investment). Faz parte dos Empreendedores Cívicos da RAPS (Rede de Apoio Político pela Sustentabilidade), é membro do Conselho do Instituto Vladimir Herzog e do Conselho Administrativo da WINGS – Worldwide Initiatives for Grantmaking Support.

PAULO ZUBEN

Santa Marcelina Cultura

Paulo Zuben é compositor e gestor cultural. Tem doutorado em Musicologia (2009) pela ECA-USP e mestrado em Comunicação e Semiótica (2003) pela PUC-SP. Possui graduação em Música (2000), com Bacharelado em Composição pela Faculdade Santa Marcelina, e graduação em Administração de Empresas (1991) pela FGV-SP. Foi bolsista da FAPESP entre 1997 e 2002. Foi bolsista do Chief Executive Program durante os anos de 2011 a 2013, quando teve oportunidade de estudar na Harvard Business School, na Ross School of Business da Michigan University e na Texas University, em um programa organizado pela instituição norte-americana National Arts Strategies (NAS). É, desde 2008, o diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura, Organização Social responsável pela gestão da Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim, do Theatro São Pedro e do Guri Capital e Grande São Paulo e, desde junho de 2018, o Presidente da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura – ABRAOSC. Foi diretor do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão dos anos de 2009 a 2011. Tem dois livros publicados: Ouvir o som (2005) e Música e tecnologia (2004). Escreveu obras instrumentais e eletroacústicas gravadas em CDs, tocadas em importantes festivais de música do Brasil e Exterior e que receberam diversos prêmios. Em 2004, foi selecionado para o estágio em composição e informática musical do IRCAM de Paris, onde trabalhou durante seu período de Mestrado. Foi condecorado em 2013 pelo Ministério da Cultura francês com a ordem de Chevalier dans l’Orde des Arts et des Lettres.

RAPHAEL MAYER

Simbiose Social

Vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2018 pela Fundação Schwab (Fórum Econômico Mundial) e Folha de S.Paulo, é Co-Fundador e gestor da empresa Simbiose Social (empresa B certificada). Especialista em leis de incentivo, formado em Administração de Empresas com especialização em Empreendedorismo Social pela EAESP–FGV, passou por cursos de gestão e estratégia em Babson University (Boston), London Business School (Londres) e Oxford University (Oxford), fez parte do primeiro centro de inovação do Facebook no mundo (Estação Hack), representou o Brasil no Fórum Mundial de Impacto social (Skoll Foundation), passou por acelerações como Artemísia e Din4mo. Trabalhou junto a área de marketing da empresa Ambev.

Raquel Altemani

IDIS

Raquel Altemani é Gerente de Projetos do IDIS. Atuou durante três anos na Nielsen Brasil, trabalhando com gestão de projetos, otimização de processos e gestão da performance por meio de desenvolvimento e análise de indicadores e modelos de governança. Antes disso, atuou na área de Processos e Qualidade em instituições financeiras, incluindo o Banco ibi, Banco Votorantim e Banco CBSS, desenvolvendo mapeamento e otimização de processos, gestão de indicadores, gestão de risco e projetos de implementação de novos produtos. É formada em Administração pela FEA-USP desde 2003 e possui pós graduação em Gestão Estratégica da Sustentabilidade, pela FIA – Fundação Instituto de Administração, concluída em 2019.

Renata Cavalcanti Biselli

Santander

Renata Cavalcanti Biselli é administradora pela PUC-SP com MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/USP. Com 25 anos de carreira na área social, trabalhou em organizações como J.P. Morgan, ISMART, Comunitas e Insper. Atualmente é a executiva responsável pela atuação social e participa do desenvolvimento da frente de fundos patrimoniais do Santander. É conselheira da Arte Despertar, do Pró-Saber SP, do Instituto C e do Instituto Tellus.

Rodrigo Pipponzi

Editora MOL

Formado em Administração de Empresas pela FGV-SP, com especialização em Empreendedorismo Social pela Universidade de Stanford (EUA), é fundador ao lado da jornalista Roberta Faria da Editora MOL, editora de impacto social que em parceria com redes varejistas já doou mais de R$ 27 milhões a dezenas de organizações sociais. Além de exercer há mais de uma década a direção executiva da MOL, apoia como pessoa física o trabalho de diferentes ONGs e é investidor em startups do ecossistema de negócios de impacto.

Vencedor em 2009, com o trabalho da MOL, dos prêmios Aberje, Anatec e Fecomercio de Sustentabilidade. Eleito em 2018 Empreendedor Social do ano pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab. Membro da rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

RODRIGO RUBIDO ALONSO

Instituto Elos

Rodrigo Rubido Alonso é arquiteto, co-fundador e diretor do Instituto Elos, uma organização de educação social brasileira, que tem seu trabalho disseminado em 50 países por meio da realização de ações e formações que promovem a cooperação e desafiam crenças limitadoras, levando lideranças e comunidades a encontrar abundância onde normalmente viam escassez.

Ruth Goldberg

Consultora-Adjunta do IDIS

Formada em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Publica pela USP e gestão de organizações  sem fins lucrativos pela FGV- SP. Com MBA em gestão e empreendedorismo social pela FIA.

Atuou junto a governos, empresas, associações, fundações e institutos sempre na área de cidadania e desenvolvimento social. Participa de conselhos de entidades e como membro do IBGC. 

Tem experiência em gestão de projetos e entidades e visão para elaboração de planejamento estratégico e modelo de governança. Atuou em iniciativas de desenvolvimento de liderança, de mobilização de jovens e com inovação social.

RUY SHIOZAWA

GREAT PLACE TO WORK®

Ruy Shiozawa é o presidente do Great Place to Work® Brasil. Palestrante em vários países e colunista em diversas publicações em negócios, gestão, recursos humanos e tecnologia. Foi Executivo nas áreas de Relacionamento com Clientes, Pré-Vendas, Tecnologia da Informação em empresas de diversos segmentos, tais como Claro, Telefônica, GVT, Diageo e Dow Química. Eleito Executivo de TI do Ano em 2002, recebeu 6 outros prêmios nacionais e internacionais. É influencer no LinkedIn desde 2015. Também é autor do livro “Qualidade no Atendimento e Tecnologia de Informação” pela Editora Atlas, co-autor do livro “Transformando a Cultura do Ambiente de Trabalho” pela Primavera Editorial e co-autor do livro Temas Avançados em Qualidade de vida, organizado por Alberto Ogata. Ruy é engenheiro de Produção e Mestre pela Escola Politécnica da USP com Especializações nos EUA, Japão e Espanha.

SELMA MOREIRA

Fundo Baobá

Selma Moreira é Diretora Executiva no Baobá – Fundo para Equidade Racial, primeiro e único fundo dedicado, exclusivamente, à promoção da equidade racial para a população negra no Brasil. Também atuou como Gerente de Responsabilidade Social do Instituto Walmart, Gerente de Sustentabilidade na Fundação Alphaville e Gerente de Projetos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas (ITCP – FGV). É membra do Conselho Consultivo do Instituto Coca-Cola Brasil e da Assembleia Geral do Greenpeace Brasil. É formada em Administração de Empresas pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, pós-graduada em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, pela Escola de Comunicação e Artes da USP, tem MBA em Gestão e Empreendedorismo Social, pela FIA. Nos últimos anos, seu foco é aprofundar conhecimentos acadêmicos acerca da história da população negra.