Palestrantes
Alice Amorim
Diretora de Programa da Presidência da COP30
Alice começou a carreira trabalhando por anos no setor financeiro como advogada na Icatu Holding S/A e tem mais de uma década de experiência na área de desenvolvimento internacional e sustentável, trabalhando com a sociedade civil, academia e filantropia. Antes de se juntar à equipe da COP30, como Chefe da Assessoria Extraordinária para a COP30 no Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil. Foi Diretora de Parcerias e Comunicação do iCS – Instituto Clima e Sociedade e Presidente do Conselho da Plataforma Foundations 20. Ela também coordenou o Programa de Política e Engajamento Climático do iCS, foi Líder Sênior de Clima na WINGS, onde coordenou o movimento global #FilantropiaParaoClima e passou um ano como Humboldt Chancellor Fellow trabalhando com a deputada Lisa Badum (Partido Verde) no Parlamento Alemão. Alice é formada em Direito pela UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro e possui mestrado em Política Econômica do Desenvolvimento Tardio pela LSE – London School of Economics.
Ana Fontes
Fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME
Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME. Vice-Presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e Membro do Conselhão da Presidência da República – CDESS. Presidente do W20, grupo de engajamento do G20. Conselheira da UAM/Grupo Ânima. Reconhecida no ranking Melhores Líderes do Brasil da Merco e por prêmios como: Bloomberg 500 mais influentes da América Latina 2024, Melhores e Maiores 2024, Empreendedor Social 2023, Executivo de Valor 2023 e Forbes Brasil Mulheres Mais Poderosas 2019. Autora do livro “Negócios: um assunto de mulheres – A força transformadora do empreendedorismo feminino”
André Amaral
Coordenador de relacionamento do Pacto pela Democracia
André Amaral é Internacionalista formado pela Universidade de Brasília, fellow da International Transparency School on Integrity e com formação em facilitação de grupos e processos pelo Programa Germinar. tem 10 anos de experiência com a garantia e promoção de direitos em organismos governamentais, internacionais e do terceiro setor. Atualmente, é coordenador de relacionamento do Pacto pela Democracia, rede que congrega mais de duzentas organizações da sociedade civil.
Andreia Estrella
Diretora Executiva do Instituto Comunitário Paraty
Atualmente doutoranda em Psicologia pela PUC-SP (Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde), na área de Psicologia Ambiental e Estilo de Vida; mestre em Serviço Social pela PUC-SP (2002–2004), com estudos em Ecologia Complexa e Desenvolvimento Sustentável para políticas públicas e estilo de vida; pós-graduada em Saúde Pública com foco em Saúde Mental pelo Programa de Aprimoramento Profissional da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, em parceria com a UNISANTOS e a Prefeitura Municipal de Santos (1998–2000); bacharel em Serviço Social pela UNISANTOS (1997); e educadora do ensino fundamental formada pelo CEFAM de Guarujá/SP (1988–1991).
Aron Zylberman
Diretor Executivo do Instituto Cyrela
Formado em Engenharia Industrial Metalúrgica pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (1970) e MBA pela FIA/FEA-USP (2003) com especialização em Governança Corporativa pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (2006 e 2021). Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC. Participou de vários cursos executivos nas seguintes instituições: Harvard Business School, MIT Sloan School of Management, Kellog School of Management, Owen Graduate School of Management, Cambridge Judge School of Management, Bentley Center for Business Ethics e EM Lyon Business School. Atualmente é Diretor Executivo dos Institutos Cyrela e Syn e atua em comitês de apoio a conselhos da Cyrela e IGUÁ Saneamento. Participa dos conselhos de administração do MBM-Movimento Bem Maior e do Instituto Liberta.
Camila Valverde
Diretora Executiva da Fundação ArcelorMittal
Com uma trajetória profissional de 25 anos nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade social e projetos ESG, Camila construiu sua carreira no varejo, tendo experiência em Marketing, Relações Governamentais, Investimento Social Privado, além da Diretoria de Sustentabilidade, na qual liderou projetos e iniciativas premiadas nacionalmente.
Antes de se tornar Diretora Executiva da Fundação ArcelorMittal, Camila atuou como COO no Pacto Global da ONU – Rede Brasil, onde dirigiu a Frente de Impacto Global. Nessa função, ela liderou diversos projetos para as empresas avançarem na agenda de enfrentamento à crise climática, direitos humanos e combate à corrupção, além da participação em eventos mundiais, como a COP e o Fórum Mundial dos Direitos Humanos.
Camila Valverde é baiana, Administradora de Empresa, Especialista em Administração de Serviço pela Universidade Federal da Bahia e Mestra em Desenvolvimento Regional Urbano.
Carola Matarazzo
Diretora Executiva do Movimento Bem Maior e presidente do Conselho de Governança do GIFE
Formada em Administração pela FAAP, com extensão em Avaliação de Investimento de Impacto Social pelo Insper. Carola Matarazzo atua há mais de 25 anos no terceiro setor. Atualmente, é Diretora Executiva do Movimento Bem Maior, uma das principais organizações de fomento à filantropia no Brasil, e presidente do Conselho de Governança do GIFE. Iniciou sua trajetória como voluntária na Liga Solidária, onde foi Presidente de 2012 a 2018 e hoje integra o Conselho Executivo. Também faz parte dos Conselhos Consultivos da Artesol, Instituto Protea e Instituto iungo, além de ser cofundadora do Pacto Contra a Fome. Em 2020, foi reconhecida como Empreendedora Social do Ano pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab.
Cássio Aoqui
Cocriador do SabIAr
Consultor em estratégia de filantropia e desenvolvimento institucional há 20 anos, é cofundador da ponteAponte, onde hoje é conselheiro, e do coletivo Labô, ambos no campo da mudança social. Autor do canal Spray de Pimenta, com reflexões críticas sobre o campo da mudança social, e cocriador do SabIAr, sobre inteligência artificial para o campo social.
Doutorando em Mudança Social e Participação Política (EACH-USP), mestre e graduado em Administração (FEA-USP) e professor de Gestão Estratégica em Sustentabilidade na FIA (Fundação Instituto de Administração) e de Negócios Híbridos (Aberje). Especialista em IA para Negócios, pela Faculdade Exame, e em Formação de Professores em Turismo (UnB). Tem como focos de pesquisa temas relacionados ao campo da mudança social e da sociedade civil – entre os quais filantropia decolonial, investimento social e movimentos sociais periféricos.
Foi jornalista da Folha de S.Paulo por 11 anos. É fellow da 92 Y/Ford Fellowship e do Gaimusho (Ministério de Relações Exteriores do Japão), além de membro da International Society for Third Sector Research. É conselheiro de organizações como Instituto Decodifica, Instituto MOL, Liga Solidária, Endowment Sempre FEA e Academia Instituto de Cidadania Empresarial e desenvolve trabalho voluntário em diversas organizações, coletivos e iniciativas como ABCR – Associação Bras. de Captadores de Recursos, Plataforma Conjunta, Rede Comuá e Caminhos da Rua.
David Kyuman Kim
Fundador e Diretor da Being Human
Acadêmico, intelectual público e educador, o Dr. David Kyuman Kim é fundador e diretor da Being Human, um fórum público que propõe as questões mais urgentes sobre a condição humana e promove diálogos que nos ajudam a aprender a viver com decência e integridade. Dr. Kim é uma das principais autoridades nos temas de moral e ética, raça e justiça racial, religião e democracia multirracial.
Graduado pela University of Rochester, é doutor em teologia e filosofia da religião pela Universidade de Harvard. Por quase vinte anos, foi professor de Estudos Religiosos e Estudos Americanos no Connecticut College. Reconhecido como intelectual, já atuou em instituições como Brown University, Stanford, University of Pennsylvania, Graduate Theological Union, UC Berkeley School of Law e no Social Science Research Council. É autor de Melancholic Freedom: Agency and the Spirit of Politics (Oxford, 2007; edição de bolso em 2008) e coeditor de The Postsecular in Question e Race, Religion, and Late Democracy. Seus trabalhos são amplamente publicados nas áreas de estudos religiosos, teoria política, estudos raciais e étnicos e teoria democrática.
. Dr. Kim também é fundador da Radical Love Productions, consultoria que orienta organizações e empresas a alinhar valores e princípios com propósito, prática e impacto.
David Saad
Diretor-presidente do Instituto Natura
David Saad é o atual diretor-presidente do Instituto Natura para a América Latina. Foi diretor-executivo da Fundação Victor Civita, dirigiu a área de Relações Institucionais do Hospital Albert Einstein e também atuou em outras empresas como Accenture e Promon. No setor público, coordenou o Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. É membro dos conselhos consultivos do Instituto Chapada e do Instituto Península e preside o conselho deliberativo do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira). Foi agraciado com a Ordem do Mérito MMDC, pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e com o Colar Visconde de Porto Seguro por conta dos serviços sociais prestados na área da educação. David Saad é graduado em Engenharia pela Escola Politécnica da USP e possui MBA em Gestão Executiva pelo INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa.
Eduardo Saron
Presidente da Fundação Itaú
Eduardo Saron possui mais de 20 anos de experiência no terceiro setor. Por 15 anos, dirigiu o Itaú Cultural, instituição dedicada à arte e à cultura brasileiras, consolidando-a como uma referência no Brasil e no exterior. Em 2022, assumiu a presidência da Fundação Itaú, que reúne o Itaú Social, o Itaú Cultural e o Itaú Educação e Trabalho.
É mestre e doutorando em Economia pela UFRGS e integra conselhos de instituições como o Motiva Instituto, o GIFE, o Museu Judaico e o MASP. Atualmente, preside o Conselho da Fundação Bienal de São Paulo.
Ao longo de sua trajetória, foi reconhecido com diversas distinções, entre elas o Prêmio Educador do Ano da Aberje (2024), o Prêmio Governador do Estado de São Paulo (2018) e a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Ministério da Cultura (2018). Nos anos 2000, atuou como secretário-executivo de Comunicações do Governo Federal, tendo assumido em diversas ocasiões a função de ministro interino.
Eliane Trindade
Editora do Prêmio Empreendedor Social na Folha de S.Paulo
Graduada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília em 1990, fez pós-graduação em Ciências Políticas na Universidade de Pisa (Itália) em 1993. Trabalhou nas revistas IstoÉ, Época, Marie Claire, IstoÉ Gente e Revista da Folha. Atualmente é editora do Prêmio Empreendedor Social, uma parceria da Folha de S.Paulo e da Fundação Schwab, e também titular da coluna Rede Social. Em 2002, venceu o prêmio Ayrton Senna de Jornalismo com a reportagem ‘O que eles vão ser quando crescer’. Em 2005, lançou o livro-reportagem ‘As Meninas da Esquina’ (Ed. Record), em que reuniu os diários de seis meninas vítimas de exploração sexual no Brasil. A obra inspirou o filme ‘Sonhos Roubados’ (2009), dirigido por Sandra Werneck e protagonizado pela atriz Nanda Costa.
Fátima Lima
Diretora de Sustentabilidade da MAPFRE no Brasil e Representante legal da Fundación MAPFRE no Brasil
Formada e Pós Graduada em Marketing pela FAAP e Gestão Empresarial pela Universidade de Navarra – Espanha. Há mais de 15 anos promove a integração da sustentabilidade no ambiente de negócios e na estratégia da empresa, sendo responsável por ampliar a abrangência e acessibilidade dos seguros entre públicos mais vulneráveis que residem em favela, além de produtos para longevidade destinados ao público idoso. Mantém uma atuação ativa nas discussões sobre o impacto das mudanças climáticas na indústria de seguros e o papel do setor para conter o avanço dessas variáveis nos negócios.
Responsável por manter uma participação setorial ativa, representa a MAPFRE em comissões e câmaras temáticas ligadas à sustentabilidade. Atualmente é presidente da Comissão de Integração ASG da CNseg e foi membro do Board Mundial do PSI (Princípios para Sustentabilidade em Seguros) no período de 2015 a 2024.
À frente das atividades da Fundación MAPFRE no Brasil, desenvolve parcerias públicas com Secretarias de Educação e Saúde, Departamentos de Trânsito, além de concessionárias de rodovias, universidades, hospitais, organizações não-governamentais, que já beneficiaram milhões de pessoas em todo o Brasil.
Felipe Bogotá
Diretor Executivo da TerritoriA
Economista e mestre em Estudos de População, atua como Diretor Executivo da TerritoriA, organização dedicada a impulsionar o desenvolvimento autônomo e sustentável de territórios por meio da filantropia comunitária. Com mais de 15 anos de experiência em organizações sociais na América Latina, liderou projetos na Colômbia e em outros 19 países da região. Teve uma trajetória de destaque na TECHO, onde foi Gerente Geral da TECHO Colômbia e Diretor para a América Latina na TECHO Internacional. Também liderou o programa Bogotá Cómo Vamos e a Diretoria de Projetos na Movilizatorio, laboratório especializado em transformação social, onde impulsionou iniciativas e alianças estratégicas em diferentes regiões do país. É motivado pelo propósito da TerritoriA e acredita no poder do trabalho coletivo para posicionar a filantropia comunitária, promover a regeneração territorial, desenvolver capacidades, facilitar o aprendizado, construir conhecimento e mobilizar recursos.
Fernando Nogueira
Diretor Executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos.
Fernando Nogueira é diretor executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Também é professor na FGV EAESP, instituição onde fez Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo. É pesquisador e ativista em gestão de associações, inovação pública e investimento social privado.
Gleice Morais
Coordenadora de Cidadania e Sustentabilidade no Centro Cooperativo Sicoob
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com pós-graduação em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC-RS, e graduação em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua há mais de 15 anos no cooperativismo, com experiência no Sescoop Nacional, em cooperativa de crédito e em pesquisa acadêmica voltada ao cooperativismo financeiro. Ao longo da trajetória, desenvolveu sólida atuação nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade social, governança, desenvolvimento humano e organizacional.
Guïbson Trindade
Cofundador e Gerente Executivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial
Güibson Trindade é comunicólogo, pesquisador e ativista com mais de 20 anos de atuação nas agendas de justiça social, equidade racial e transformação organizacional. É cofundador e Gerente Executivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa pioneira que reúne mais de 85 organizações comprometidas com a adoção de metas e indicadores de inclusão racial no setor privado.
Sob sua liderança, o Pacto desenvolveu o Índice ESG de Equidade Racial, reconhecido como uma das ferramentas mais inovadoras para mensuração e gestão da diversidade nas empresas brasileiras.
Mestrando em Administração e Governança pela Fundação Álvares Penteado (FECAP), com MBA em Gestão de Pessoas, Guibson tem trajetória marcada pela articulação entre o setor empresarial, o investimento social privado e as práticas de equidade. Pernambucano, atuou também em projetos voltados à educação, à saúde e ao acolhimento de pessoas refugiadas.
Helen Pedroso
Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos do Grupo L’Oréal no Brasil
Possui vasta experiência na área Social, com atuação nacional e internacional em diversas organizações. Foi Diretora de Relações Institucionais da Rede Brasil do Pacto Global da ONU em 2021 e, de 2016 a 2021, atuou como Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald, sendo também Conselheira do Global Advisory Council da Ronald McDonald House Charities (RMHC Global). Sua experiência inclui ainda a gestão de projetos sociais na Secretaria Estadual de Ação Social e Cidadania do Rio de Janeiro, e passagens por organizações como Instituto Coca-Cola Brasil, ONG Melwood/EUA, CIEDS e Fundação Xuxa Meneghel, SESC-Rio.
Sua formação acadêmica inclui graduação em Psicologia pela PUC-SP, MBA em Gestão de Saúde pela FGV-Rio e MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF. Possui especialização em Liderança Executiva para o Terceiro Setor pela Kellogg University em Chicago/USA e é certificada pela Board Source sobre engajamento de Conselhos. Como voluntária, Helen é Conselheira da Fundação Angélica Goulart, da ONG BRBio e parte integrante do Comitê de Governança do IDIS.
João Abreu
Diretor Executivo da ImpulsoGov
João Abreu é economista pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Administração Pública e Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Harvard e co-fundador da ImpulsoGov, organização sem fins lucrativos que, em parceria com governos, fortalece o SUS com soluções inovadoras e gratuitas para os profissionais de saúde pública. A ONG já atendeu diretamente mais de 240 municípios, onde vivem mais de 14 milhões de pessoas que dependem exclusivamente do SUS. João foi reconhecido pelo MIT Innovators Under 35 LATAM (2022), é fellow da Rainer Arnhold Fellowship (Mulago Foundation), do International Strategy Forum (ISF) e membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann, Fundação Estudar e Instituto Ling.
Jorge Júnior
Fundador e CEO da Trampay
Jorge Júnior é fundador e CEO da Trampay, fintech voltada para trabalhadores informais, com mais de R$2 bilhões movimentados em mais de 4 milhões de operações, presentes em 600 municípios. Comunicador Social formado pela Universidade de Brasília (UnB), é especialista em startups pelo Insper e membro do conselho da Aliança pelo Impacto. Jorge foi investido pelo Google for Startups, venceu o menos30Fest da Globo e foi campeão da maior aceleração de negócios de impacto promovida pelo BNDES. Também integrou o programa Scale-Up da Endeavor, foi finalista da Brazil Conference e vencedor do Prêmio Empreendedor Social do Ano de 2024 pela Folha de S.Paulo, na categoria Mobilização.
Laís de Figueirêdo Lopes
Sócia de SBSA Advogados
Laís de Figueirêdo Lopes é advogada e sócia de SBSA Advogados. Doutoranda em Direito Público pela Universidade de Coimbra e Mestre em Direito pela PUC/SP. É Conselheira Estadual e Presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP. Vice Presidente do Conselho Nacional de Fomento e de Colaboração (CONFOCO), representando o Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor da PUC/SP. Professora em cursos de pós-graduação e extensão da PUC/SP. Foi Assessora Especial do Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República para temas de regulação de organizações da sociedade civil. Liderou por cinco anos a articulação técnica e política da agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil no Governo Federal, tendo participado ativamente da elaboração da Lei 13.019/2014, do Decreto 8.726/2016, e das demais alterações normativas havidas sobre o campo no período. Foi Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONADE), representando o Conselho Federal da OAB. Participou na ONU da sua elaboração da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, seu Protocolo Facultativo.
Letícia Born
Diretora Associada de Programas, América Latina e Global, na Co-Impact
Leticia Born é Diretora Associada de Programas, América Latina e Global, na Co-Impact, onde coordena estratégias de grantmaking para organizações sociais com foco em mudança de sistemas e equidade de gênero. Ela traz 15 anos de experiência em desenvolvimento social e comunicação, especialmente no setor filantrópico, atuando de forma contínua no aconselhamento estratégico para o desenho e a implementação de programas liderados por organizações da sociedade civil.
Antes de ingressar na Co-Impact, Leticia foi Gerente Sênior de Programas na Porticus América Latina. Também coordenou o desenvolvimento de um portfólio nascente nas áreas de Justiça de Gênero e Raça e Governança Democrática no Brasil.
É formada em Jornalismo e possui Mestrado em Estudos de Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Amsterdã.
Luiza Serpa
Fundadora E Diretora Executiva Do Phi
Luiza Serpa é fundadora e diretora executiva do Phi, organização social que atua assessorando indivíduos e empresas a fazerem de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia e, ao mesmo tempo, fortalecendo a gestão de projetos sociais e criando soluções customizadas para potencializar o Terceiro Setor. Fellow sênior da Skoll Foundation, responsible leader da Fundação BMW, integrante do Conselho Consultivo Estratégico da Latimpacto e membro das comunidades internacionais Nexus Global e Entrepreneurs’ Organization (EO). Ganhou, em 2021, o Prêmio Empreendedor Social da Folha de S. Paulo.
Márcia Kalvon
Diretora Executiva do Instituto Futuro é Infância Saudável – Infinis
Márcia Kalvon atua como diretora executiva do Instituto Futuro é Infância Saudável – Infinis. Também serve como membro do conselho de administração do The Human Project, das coordenações colegiadas da Coalizão Brasileira pelo fim da Violência contra Crianças e Adolescentes e da Aliança pelo Fortalecimento da Sociedade Civil. Tem 25 anos de experiência em gestão de organizações do terceiro setor e filantropia. É formada em comunicação social pela ESPM e tem especializações em administração de negócios pela UC Berkeley, gestão de organizações do terceiro setor, e políticas públicas e advocacy pela FGV-EAESP. Atualmente está cursando o Executive MBA na Fundação Dom Cabral.
Maria José de Mula Cury
Sócia da PriceWaterhouseCoopers
É graduada em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e formada no Programa Internacional de Governança Corporativa e Mercado de Capitais para Executivas – BI International. Possui 37 anos de experiência em auditoria externa e consultoria no mercado financeiro brasileiro. Responsável por diversos trabalhos de revisão de controles internos, processos de governança corporativa, revisão e reestruturação de processos de controles internos e trabalhos de due diligence. Faz parte do Instituto Brasileiro de Economia e Finanças (IBEF), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e membro da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI).
Mariana Campanatti
Diretora Executiva do Instituto Mol
Mariana Campanatti é Diretora Executiva do Instituto Mol e atua para mobilizar uma sociedade cada vez mais doadora através de projetos como Descubra Sua Causa, Compromisso 1%, Prêmio MOL de Jornalismo e a série de estudos Doar Brasileiro. Comunicadora de formação e empreendedora social, seus projetos já tiveram reconhecimento do Google Internacional, da ONU e do Fórum Econômico Mundial. Já trabalhou como consultora de comunicação e impacto para marcas como Leroy, Natura, Vivo, Ambev, Via Varejo, Red Bull, Farm e Itaú.
Murilo Nogueira
Diretor Administrativo & Financeiro da Fundação Bradesco
Murilo Nogueira é Diretor Administrativo & Financeiro da Fundação Bradesco, com mais de 15 anos em consultoria estratégica na PwC. É formado em administração pela ESPM, possui pós-graduação em finanças corporativas e bancos de investimentos pela Fundação Instituto de Administração (FIA), e MBA em administração de negócios pelo Insper.
Patricia McIlreavy
Presidente e CEO do Center for Disaster Philanthropy
Patricia “Patty” McIlreavy é presidente e CEO do Center for Disaster Philanthropy (CDP), o único centro dedicado em tempo integral a ajudar doadores a maximizar seu impacto em respostas a desastres. Com mais de 30 anos de experiência em ajuda humanitária e desenvolvimento pós-conflito — sendo 17 anos vivendo em países estrangeiros, principalmente na África e no Oriente Médio —, ela traz uma combinação única de conhecimento operacional, estratégico e de formulação de políticas para a filantropia em contextos de desastre.
Ao longo de sua carreira, Patty tem se dedicado a aprimorar a eficácia e o impacto do setor de ajuda humanitária. Possui uma trajetória consolidada de atuação em e com organizações sem fins lucrativos, fundações filantrópicas, governos e as Nações Unidas, tanto nos Estados Unidos quanto em cenários internacionais. Antes de ingressar no CDP, atuou como vice-presidente da equipe humanitária da InterAction. Patty é uma palestrante requisitada, colabora regularmente com veículos de mídia e blogs especializados, além de ser membro do Conselho da Forbes para Organizações Sem Fins Lucrativos.
Paula Fabiani
CEO do IDIS
Paula Jancso Fabiani, CEO do IDIS, tem sua trajetória marcada pela atuação nos campos da filantropia e cultura de doação, estando à frente de iniciativas como a Pesquisa Doação Brasil, o Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais e a Coalizão pelos Fundos Patrimoniais Filantrópicos. Em 2020, ganhou o Prêmio Folha Empreendedor Social pela liderança do Fundo Emergencial da Saúde – Coronavirus Brasil. No campo da incidência política, teve sucesso na aprovação de duas legislações, nos âmbitos estadual e federal. Autora de dois livros sobre Fundos Patrimoniais e de livro sobre Primeira Infância, Paula é a única brasileira certificada na metodologia de avaliação de impacto SROI (Social Return on Investment) pela Social Value UK. Economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University, e Doutora em Administração pela FGV, na linha de pesquisa Gestão de Operações e Sustentabilidade. É co-fundadora do Catalyst 2030 Brasil, membro do Conselho do Idec, e também integra o comitê consultivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial e o Steering Committee do Global Philanthropy Forum.
Pedro Telles
Country Manager da Latimpacto
Apaixonado por conexões e comunidades de prática, Pedro trabalha para usar a força dos negócios para gerar transformação positiva na sociedade e no planeta. Country Manager da Latimpacto para o Brasil, é mestre em administração pelo COPPEAD/UFRJ e economista, com domínio adicional em empreendedorismo, pela PUC-Rio.Pedro é Responsible Leader da Fundação BMW, Agente MUDA, Multiplicador B, Fellow da Liga de Intraempreendedorismo e do Social Good Brasil.
Simony César
Fundadora e CEO da Super NINA
Publicitária formada pela UFPE, atualmente é professora do MBA em Empreendedorismo e Inovação da Unisinos e Fundadora e CEO da Super NINA. Em 2024, Simony recebeu o maior prêmio de Inovação Social da América Latina, o Prêmio Empreendedor Social, promovido pela Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab.
Foi nomeada pela Forbes Under 30 como destaque da inovação e tecnologia, Top 3 Global de executivas de tecnologia para o transporte, eleita pela Movmi 2023.
Nomeada pela Academia Brasileira de Ciências ao BRICS Young Innovator Prize, prêmio que reconhece projetos de pesquisa de jovens cientistas que desenvolveram soluções inovadoras para melhorar as condições de vida em países emergentes.
Em parceria com o WRI Brasil, Toyota Mobility Foundation e a Frente Nacional de Prefeitos, coordenou a implantação da NINA e a criação do Programa de Combate à Importunação Sexual no Transporte Público na capital do Ceará e com isso colecionou prêmios ao redor do mundo. Simony também é Fellow da MAN Impact Accelerator, programa para aceleração em escala global de startups com soluções para mobilidade ofertado pela Yunus Social Business e Volkswagen.
Thiana Carvalho
Oficial de Filantropia no UNICEF
Thiana Carvalho é administradora formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com MBA Executivo em Finanças pelo Insper e certificação internacional em Gestão de Projetos Sociais (PMD Pro). Especialista em parcerias estratégicas, possui mais de 13 anos de experiência nos setores privado e social. Iniciou sua trajetória em empresas como Odebrecht e Braskem, e posteriormente direcionou sua carreira para o campo de impacto social, onde atua hoje no UNICEF como Oficial de Filantropia. Liderou a criação e implementação de parcerias de longo prazo com o setor privado, alinhando interesses estratégicos a agendas ESG, e atualmente expandiu sua atuação para o campo da filantropia. Nascida em Salvador (BA) e com vivência internacional nos EUA e na Espanha, traz uma perspectiva diversa e colaborativa, alinhada à missão de reduzir desigualdades sociais e promover os direitos de crianças e adolescentes.
Tião Rocha
Fundador e CEO do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD
Tião Rocha é seu nome, Sebastião seu apelido. Ninguém o chama pelo apelido. Antropólogo, por formação acadêmica. Educador popular, por opção. Folclorista, por necessidade. Mineiro, por sorte. E, atleticano, por sina. Tião quando ainda era professor universitário, teve um “clarão”: não queria ser mais “professor”, queria ser “educador”. A diferença? Ele descobriu que “professor é aquele que ensina” e “educador é aquele que aprende”. Ele queria ser educador. A universidade queria que ele fosse professor. Se demitiu (foi a primeira demissão de professor na história da UFOP, em 1982). Há exatos 30 anos, Tião idealizou e fundou o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD – uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, para ser uma “instituição de aprendizagem, uma instituição de aprendizes permanentes”. Hoje, Tião Rocha e o CPCD se dedicam a novos desafios: construir “cidades educativas” e “cidades sustentáveis” no Brasil, na América do Sul e na África. Tião Rocha é Líder Social Brasileiro (Fundação Schwab), desde 2007.
Foto: Danilo Verpa – Folha Imagem
Valmir Gabriel Ortega
Fundador da Belterra Agroflorestas
Valmir Gabriel Ortega é geógrafo com mais de 15 anos de experiência no setor público, tendo ocupado posições-chave de liderança, como Superintendente de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Diretor de Ecossistemas e Presidente Interino do IBAMA, e Secretário de Estado do Meio Ambiente do Pará. Entre 2010 e 2013, atuou como Diretor de Programas para a região Cerrado-Pantanal e Diretor de Políticas Públicas na Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil).
Em 2018, co-fundou o Instituto Conexsus (Conexões Sustentáveis), organização dedicada ao fortalecimento de negócios de impacto socioambiental, com foco em iniciativas comunitárias e no uso sustentável da terra.
Atualmente, Valmir lidera a Belterra Agroflorestas e o Instituto Belterra de Inovação e Sustentabilidade, iniciativas complementares voltadas à restauração de paisagens produtivas e à promoção de uma nova bioeconomia regenerativa no Brasil.
Viviana Santiago
Diretora Executiva da Oxfam Brasil
Viviana Santiago é negra, mulher, nordestina, professora e mãe. Apaixonada por educação, desenvolveu sua carreira em articulação com as organizações da sociedade civil e nos movimentos sociais. Atua no enfrentamento ao racismo, promoção de igualdade de gênero, promoção de equidade racial, garantia dos direitos da criança e do adolescente e defesa dos direitos humanos. Feminista, ativista dos movimentos de mulheres negras. Atualmente, é Diretora Executiva da Oxfam Brasil, Sócia do Geledés- Instituto da Mulher Negra; conselheira do Instituto Febre, da organização ACT Promoção de Saúde, do Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol e da organização social Serenas, além de ser colunista da Revista AzMina e do Portal Lunetas.
Wesley Matheus
Secretário de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento e Orçamento
Wesley Matheus é cientista social, PhD em ciência política e especialista em ciências de dados. Atualmente é Secretário da Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento e Orçamento(SMA/MPO), Presidente da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA), Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-CEBRAP).
