Instituto Arapyaú

O Instituto Arapyaú é uma instituição privada e sem fins lucrativos, dedicada ao fortalecimento de redes para a promoção da sustentabilidade na Amazônia Legal e no sul da Bahia. Criado em 2008 pelo empresário Guilherme Leal – acionista da Natura&co e investidor de impacto socioambiental – o Instituto Arapyaú mobiliza sociedade civil, filantropia, academia, setor público e privado no desenvolvimento de soluções sistêmicas e escaláveis para desafios como mudanças climáticas e perda da biodiversidade.

Em 2022, o Instituto contratou o IDIS para realizar uma pesquisa que identificasse as melhores práticas de governança, sucessão e sustentabilidade financeira entre institutos e fundações familiares, com o objetivo de obter uma compreensão mais aprofundada sobre tais temas, de grande relevância para o fortalecimento de organizações da sociedade civil.

A pesquisa abordou aspectos como preservação e continuidade do legado filantrópico de famílias e indivíduos, participação de fundadores nas decisões e direcionamento estratégico de organizações familiares, riscos e oportunidades dos processos sucessórios no terceiro setor, busca pela diversidade e pluralidade nos órgãos de liderança, entre outros.

Dentre os diversos achados da pesquisa, os fundos patrimoniais filantrópicos (endowments) se mostraram instrumentos importantes para reduzir a dependência dos recursos de fundadores ou mantenedores nas organizações familiares e diversificar as fontes de renda dessas instituições, contribuindo para sua sustentabilidade financeira.

Outro destaque da pesquisa foi uma importante tendência no âmbito da filantropia familiar internacional: a criação de organizações com horizonte de tempo limitado, constituídas com data certa para encerramento e o propósito de aportar um expressivo volume de recursos para causas sociais de grande urgência, como as mudanças climáticas. Ainda pouco disseminada no Brasil, essas organizações buscam alto impacto e transformação social no curto e médio prazo, valorizando parceria e colaboração.

“A governança de institutos e fundações é um tema central que deve ser discutido com tempo de qualidade e embasamento. O IDIS tem papel importante ao apoiar o setor com conteúdos relevantes e experiência. O trabalho do IDIS ajudou a embasar as discussões do Arapyaú ao trazer exemplos práticos e visão isenta ao processo”, comenta Thais Ferraz, diretora institucional do Instituto Arapyaú.