PARA FAMÍLIAS

Entendemos por filantropia familiar os investimentos sociais realizados por famílias doadoras ou instituidoras de um instituto ou fundação. Cientes de seu papel como cidadãos e de que podem contribuir para a redução das desigualdades, as famílias vêm engajando-se cada vez mais, e mostram vontade em aplicar seus recursos de maneira estratégica nessa área, indo além de ações pontuais ou assistencialistas.

Quando há planejamento do investimento social da família, garante-se que os recursos sejam empregados de forma eficiente e eficaz, beneficiando o público-alvo, ampliando os impactos positivos da doação e contribuindo para uma transformação social. Possibilita-se também que a família controle e monitore os resultados do investimento, como faz com suas aplicações financeiras. E criam-se condições para dar continuidade ao desejo da família de doar, pois, nesse processo de estruturação do investimento, ela tem a oportunidade de estreitar as relações entre seus membros, fortalecer e preservar seus valores, além de desenvolver e deixar um legado familiar de responsabilidade social.

Dada a multiplicidade de causas e possibilidades de intervenção, a família pode se beneficiar de um apoio profissional na condução desse processo. Da mesma forma que especialistas as orientam em suas decisões de investimento financeiro, o apoio nas suas decisões de investimento social pode facilitar o processo e garantir maiores retornos sociais e possibilidade de transformação. Desde sua fundação, o IDIS atua junto a famílias. A Fundação André a Lúcia Maggi, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Arapyaú e Fundação Lucia e Pelerson Penido são alguns exemplos desta experiência.

Para este público, além customizar todos serviços de nossa oferta, desenvolvemos produtos especiais, focados em diferentes perfis:

IDIS Experience: concebido para famílias que ainda não fazem investimento social, mas gostariam de fazer. Em um curto espaço de tempo, elas podem ter uma experiência completa de filantropia, partindo de um diagnóstico sobre a vocação daquela família, como ela poderia atuar e a identificação de um projeto social no qual investir.

IDIS Strategy: pensado para famílias que já fazem algum tipo de filantropia, mas gostariam de fazê-lo de forma mais estratégica e transformadora. Neste processo é desenvolvido um plano de ação a partir de um diagnóstico do perfil da família, além de indicações de organizações com potencial para estabelecer parcerias e um portfólio de projetos sociais que podem ser apoiados.

IDIS Endowment: destinado a famílias que estão em um estágio mais maduro de investimento social e se preocupam com o legado que deixarão em prol da causa ou das causas escolhidas. O IDIS apoia a estruturação de um fundo patrimonial filantrópico, que garanta recursos perenemente. É realizado um estudo para identificar o formato que mais atende aos desejos dos instituidores e posteriormente concebida a gestão, governança e política de investimento e resgate.

Conheça nossa oferta de serviços e veja exemplos de cases que já implementamos.

Com quem já trabalhamos:

Veja a lista de todas organizações.

Quer saber mais sobre a consultoria e os serviços oferecidos pelo IDIS? Escreva para comunicacao@idis.org.br