Instituto Solea

O empresário Reinaldo Rique e sua família (Rio de Janeiro) foram apoiados pelo IDIS na criação de um veículo filantrópico familiar. O processo foi composto por três etapas:

  • construção de planejamento estratégico e plano de ação
  • recrutamento e treinamento de equipe técnica
  • elaboração de Estatuto Social

 

No planejamento estratégico, foram definidos os focos de atuação do futuro Instituto – causa, público e geografia – e elaborada a pré-estratégia de grantmaking (doação), com critérios para a seleção e validação de projetos. Com o objetivo de trazer referências, o IDIS acompanhou o filantropo e dois conselheiros do Instituto em visitas técnicas a organizações sociais em São Paulo.

O projeto deu origem ao Instituto Solea, organização não-governamental formalizada no início de 2022 e tem como foco atuar para o fortalecimento da educação e para a redução das desigualdades sociais a nível nacional.

“Contamos com o valioso suporte do IDIS em nossos primeiros passos. O zelo e a expertise do time técnico da instituição durante o processo de criação do Instituto Solea nos deu a segurança necessária para tirar o projeto do papel”, afirma Luiz André Soares, diretor-executivo da organização.