COMO DOAR

Como Doar

Doar é um ato de cidadania e solidariedade capaz de elevar a felicidade do doador, gerando bem-estar psicológico e emocional.

1 – Decida a(s) causa(s) a ser(em) apoiada(s)

Busque identificar quais são as causas mais importantes para você e seus familiares;. Existem infinitas causas e quanto maior sua afinidade com a causa apoiada, maior a sua satisfação com o gesto de doar. Para ajudar nesta etapa, nós, do IDIS, desenvolvemos o Descubra Sua Causa, um teste simples e divertido onde você acha as causas que tem mais a ver com você.  Acesse aqui
Outra boa forma de saber que tipo de causa você tem um maior interesse é avaliando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

 

2 – Defina como apoiar

A colaboração financeira é, geralmente, a principal fonte de sustento das organizações da sociedade civil sem fins lucrativos.

Além disso, muitas entidades contam com a doação de tempo, através do trabalho voluntário, bem como de doação de bens (novos e usados), material escolar, alimentos, sangue, medicamentos, etc.

3 – Conheça a organização

Talvez você já conheça uma organização que trabalha junto à causa que você escolheu. Agora é preciso saber se ela necessita de apoio na forma em que você quer prestar. Busque mais informações sobre esta organização com amigos, conhecidos, pela internet e, se possível, vá visita-la e conhecer de perto o seu trabalho.

Caso você não conheça nenhuma organização que atua na causa escolhida, entre no Mapa das OSCs e pesquise.

Verifique:
• A transparência da organização e a forma como ela se relaciona com seus doadores e beneficiários.
• Entenda qual a mudança que a organização pretende realizar e como ela pretende alcançar esse objetivo.
• Verifique sua afinidade com os valores da organização.

4 – Doe

Faça sua doação e depois divulgue para seus amigos, familiares, colegas de trabalho e aumente essa rede de doadores!

5 – Acompanhe os resultados

Procure conhecer os resultados pelos canais de comunicação da organização apoiada:
• Site
• Mídias Sociais
• Newsletter
• Relatório Anual