FAZ

Depois de 2 anos de operação, oferecendo a crianças e jovens em condição de vulnerabilidade social atividades no contra turno escolar na região do Real Parque, em São Paulo, a Associação FAZ Alessandro Zarzur (FAZ) sentiu a necessidade de dar um salto em sua estrutura de captação de recursos.

De origem familiar, a FAZ foi fundada após um acidente que tirou precocemente a vida do jovem Alessandro. A resposta à dor veio em forma de ação e a criação de oportunidades de transformação social. Os primeiros recursos vieram do círculo próximo de relacionamentos. Conforme a organização foi se estruturando, vieram aportes de empresas que enxergaram o valor da organização para o público participante.

Equipe do IDIS junto de Hanan Zarzur, presidente da FAZ, na sede da organização

Em 2020, a organização atendia aproximadamente 130 crianças e jovens, mas tinha a ambição de passar a 200. Para isso, era preciso profissionalizar e expandir a mobilização de recursos, até então ainda muito focada na fundadora.

O IDIS apoiou a FAZ desenvolvendo um plano detalhado de captação de recursos, com vista a ampliar a rede de doadores individuais recorrentes e pontuais para além do ciclo familiar e de amizade, e mapear demais públicos e estratégias de captação potenciais ao contexto da organização. O projeto contemplou também a entrega de um plano de comunicação, detalhado por público, pontos de contato e indicadores de desempenho, além de suporte remoto para a implementação das recomendações