Fundo ELAS+

Desafio

As mulheres ocupam apenas 38% de todos os cargos de liderança no Brasil, recebendo em média 22%  menos que os homens, e representam apenas 35% dos postos de CEO, segundo dados do IBGE e da Grant Thornton. Este é apenas um dos recortes da desigualdade de gênero no país. O assunto é ainda mais complexo quando consideramos variáveis como a área de atuação e a interseção com fatores adicionais, como ser parte da comunidade LGBTQIAP+, idade, raça e assim por diante.

Buscando contribuir na mitigação desse cenário, desde o ano 2000, o ELAS+ atua como pioneiro no investimento social dedicado exclusivamente à promoção do protagonismo de mulheres.

O ELAS+ é um desses exemplos de organizações da sociedade civil que reconhece o potencial de sustentabilidade financeira e perenidade permitida por fundos patrimoniais filantrópicos.

O conhecimento acerca de fundos patrimoniais entre os membros da governança das organizações, entretanto, pode variar consideravelmente, dificultando o processo de criação e manutenção desses mecanismos. Por consequência, dificultando sua capilaridade em prol da causa que se defende.

Solução

Para enfrentar o desafio, o ELAS+ buscou o apoio do IDIS para capacitar suas principais lideranças no conhecimento sobre fundos patrimoniais. Abrangendo desde a definição, conceitos, boas práticas, legislação e regulamentação para sua criação, até orientações práticas sobre o planejamento, implementação, captação de recursos e gestão eficiente do mecanismo.

Além disso, o apoio oferecido também se estendeu ao desenvolvimento de estratégias de investimento a longo e curto prazo, visando mitigar riscos e aumentar a rentabilidade, incluindo a alocação de recursos e opções de investimento. Esse esforço conjunto visou não apenas abordar a desigualdade de gênero, mas também fortalecer a sustentabilidade financeira das organizações engajadas na causa.

Resultados obtidos

O IDIS promoveu quatro módulos de capacitação, cada um com uma duração de 2 horas, visando explorar de maneira aprofundada temas específicos relacionados à gestão dos fundos patrimoniais. O primeiro módulo consistiu em uma introdução ao tema, seguido por outros três módulos que abordaram elementos estruturantes para o mecanismo: propósito, composição e governança.

Ao longo do desdobramento do projeto, o IDIS reservou um espaço dedicado ao esclarecimento de dúvidas, proporcionando um ambiente de alinhamento de conceitos entre todas as participantes.

A capacitação garantiu não apenas uma compreensão aprofundada dos temas discutidos, mas também maior uniformidade no entendimento dos tópicos ao longo de toda a capacitação.

“Consideramos a capacitação muito positiva por dois motivos principais: a excelente didática e paciência da capacitadora, e a variedade de formatos no material utilizado, incluindo tabelas, gráficos, estatísticas e exemplos no terceiro setor. Esse material entregue ao ELAS+ permite que qualquer membro da equipe, do Conselho e da Assembleia revise ou veja os materiais apresentados, mesmo que não tenha participado da capacitação no dia. Estamos certos de que poderemos aplicar os conhecimentos adquiridos ao iniciarmos as gestões para um Fundo Patrimonial Filantrópico”, comenta Madalena Guilhon, Vice-Presidenta do Conselho Deliberativo do Fundo ELAS+

 

ODS

   

Sobre a organização:

O ELAS+ Doar para Transformar é um fundo de justiça social e ambiental, feminista e antirracista, que desde 2000 investe no fortalecimento de organizações e grupos liderados por mulheres cis, trans e outras transidentidades. Foi o primeiro fundo a investir exclusivamente na promoção do protagonismo das mulheres, pessoas trans, não binárias, e que conhece toda a multiplicidade e singularidade desse universo. Essas organizações movem e sustentam a economia e as relações sociais nas suas localidades, conhecem e atuam gerando impacto social positivo nas comunidades, cidades, estados, ajudando a transformar coletivamente a sociedade.