ICE – Instituto de Cidadania Empresarial

O ICE – Instituto de Cidadania Empresarial –, em convênio com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, contratou o IDIS, por meio de edital, para realizar a avaliação do seu projeto de Promoção do Ecossistema de Investimento e Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil. O estudo foi conduzido em duas etapas, de modo que sua análise parcial aconteceu entre abril e outubro de 2019, e a análise final ocorreu entre junho e setembro de 2020.

O objetivo geral do projeto avaliado é “promover a criação e o crescimento sustentável de negócios de impacto social capazes de desenvolver e escalar inovações focadas em resolver problemas sociais e ambientais, por meio da aceleração do desenvolvimento do ecossistema emergente de Investimento e Negócios de Impacto no Brasil”.

Para atingir este objetivo, o projeto possui 4 componentes de ação: (i) Programa Academia; (ii) Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto; (iii) Programa de Aceleração e Incubação de Impacto; (iv) Chamada de capital semente ICE-BID.

O processo de avaliação em duas etapas e mostrou que a as intervenções geridas pelo ICE contribuíram para avanços fundamentais na visibilidade e prioridade do tema em diversas esferas e segmentos do País, na sistematização e disseminação de conhecimento sobre o setor e no fortalecimento da liderança, autonomia e capacidade técnica dos diversos atores envolvidos. Além da expansão numérica de atores
nos programas, entre a fase intermediária e final da avaliação, foram percebidos esforços para a ampliação do debate e do interesse de capacitar tecnicamente as equipes envolvidas. Foram realizadas novas atividades e discussões para lidar com desafios passados e, naturalmente, novas percepções e demandas foram apresentadas com o intuito de desenvolver cada vez mais a atuação e ações dos programas.

O relatório completo está disponível no site do IDIS. 

Em 2022, o IDIS apoiou o ICE na execução do ciclo anual de monitoramento da ‘Rede Academia’, iniciativa que visa o engajamento de professores e Instituições de Ensino Superior nas temáticas de Finanças Sociais e Negócios de Impacto. Durante o processo, foram identificadas oportunidades de melhoria e automatização das atividades de monitoramento, levando a um potencial desenvolvimento de uma plataforma online de registro de informações de acompanhamento do programa.