Instituto Mosaic

O Instituto Mosaic é a ferramenta de investimento social privado da Mosaic Fertilizantes e trabalha em prol do desenvolvimento mútuo e sustentável das comunidades em que a empresa opera.

Em 2022, lançou a quarta edição do Edital da Água, iniciativa que busca valorizar e promover boas práticas de gestão de recursos hídricos em 35 municípios brasileiros, contribuindo para disponibilidade da água e saneamento para todas e todos, Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (OSD) 6 da Agenda 2030 da ONU.

Anualmente, o Edital da Água seleciona e financia projetos  idealizados por instituições de ensino superior ou organizações da sociedade civil (OSCs), para recuperar nascentes e áreas de mananciais, instalar sistemas de captação e reuso da água e tratamento de efluentes, difundir tecnologias sociais de gestão eficiente da água, além de alavancar pesquisas que promovam o uso racional desse importante recurso natural.

Desde 2019, mais de 5.900 pessoas, de 29 municípios em nove Estados brasileiros, participaram de atividades de capacitação, educação ambiental e atividades de engajamento e sensibilização sobre uso sustentável da água ao longo das edições. As quatro últimas edições também garantiram a recuperação de pelo menos 42 nascentes; a instalação de mais de 110 sistemas de captação de água e/ou tratamento de esgoto; e mais de 10.800 árvores plantadas.

Em 2020, a Associação Amigos da Terra Sorriso (MT) contribuiu para a recuperação de 11 nascentes na Bacia Hidrográfica do Rio Lira, atuando na conservação do solo de uma área de 3.250.000 m², capacitando técnicos locais e instalando mais de 300 drenos para acelerar a recarga do lençol freático e aumentar a vazão do rio.

Nessa quarta edição, em linha com os compromissos de diversidade e inclusão da Mosaic Fertilizantes, passaram a ser priorizados projetos que, além de promover o manejo sustentável da água, garantissem protagonismo e empoderamento a grupos social ou economicamente vulnerabilizados, dentre eles, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras, indígenas ou não brancas e comunidades tradicionais.

Ao final do processo seletivo, que contou com a participação de especialistas do setor e lideranças da empresa, foram escolhidos 15 projetos para serem executados, mediante um investimento de mais de R$ 600 mil do Instituto Mosaic.

O IDIS é o parceiro técnico na realização do Edital da Água desde sua criação, em 2019, sendo responsável pela gestão do processo de doação como um todo, do planejamento até a formalização da doação, assinatura de termos de parceria, repasses dos recursos doados e monitoramento dos projetos vencedores.

Além dessa já tradicional parceria para o Edital da Água, em 2022, o Instituto Mosaic também contou com o apoio técnico do IDIS em outros dois projetos de consultoria, desenvolvidos com a finalidade de aprimorar as iniciativas de investimento social da empresa e aumentar seu impacto.

O primeiro projeto consistiu em uma reflexão estratégica acerca do alinhamento entre os programas do Instituto Mosaic, os compromissos ESG da Mosaic Fertilizantes e os ODS. Como resultado, foram identificadas novas oportunidades para ampliar a contribuição do Instituto Mosaic para a agenda de sustentabilidade da empresa e promover maior integração entre os programas desenvolvidos em suas quatro plataformas – Água, Educação, Desenvolvimento Local e Alimentação.

O segundo projeto buscou aprofundar o conhecimento do Instituto Mosaic sobre institutos e fundações empresariais do agronegócio nacional. O trabalho compreendeu o mapeamento de organizações do setor em atividade no país e uma pesquisa benchmarking, com foco em estratégias de comunicação, envolvendo 4 organizações selecionadas, de modo a orientar o Instituto Mosaic na tomada de decisões para futuros projetos.

Confira aqui mais resultados do Edital da Água.