Transformando Territórios

A pandemia de COVID-19 e seus impactos nas populações em estado de vulnerabilidade do país evidenciou a capacidade das organizações locais de mapear as necessidades na ponta, desenhar soluções, propagar informações, distribuir alimentos e até proporcionar atendimento de saúde em seus territórios. Este é o princípio da Filantropia Comunitária, que acredita no potencial das comunidades se desenvolverem e endereçarem suas vulnerabilidades a partir de seus próprios recursos, potencialidades e visão de futuro.

Esta crença faz parte do escopo de atuação do IDIS desde a sua fundação, em 1999. As experiências e conhecimentos adquiridos no decorrer de duas décadas de trabalho, somados ao contexto global, caracteri­zado pelo crescente reconhecimento das comunidades e coletivos como elementos chaves na promoção de um planeta mais susten­tável, levaram ao desenvolvimento de uma parceria entre o IDIS e a Charles Stewart Mott Foundation para o desenvolvimento de Fundações e Institutos Comunitários (FICS) no Brasil.

A primeira etapa, realizada entre 2018 e 2019, quis compreender o perfil de organizações ou iniciativas informais no estado de São Paulo que buscassem soluções para problemas sociais por meio do engajamento e envolvimento direto de comunidades locais (conheça aqui o levantamento). A segunda etapa, que teve início em 2020, consiste no desenho e implementação no Brasil do Transformando Territórios – Programa de Desenvolvimento de Institutos e Fundações Comunitárias.

O IDIS está comprometido com o Programa que possui duas frentes: uma voltada à sensibilização e engajamento de doadores e outra para o fomento à criação e desenvolvimento de FICs por todo o Brasil.

Para isto, estamos mapeando e oferecendo suporte técnico aos líderes comunitários e grupos que queiram fundar uma FIC em seu território, por meio de capacitações, apoio personalizado – já custeados pela parceria com a Mott Foundation – e uma estrutura de matchfunding para incentivar e apoiar as FICS em sua consolidação.

O IDIS acredita que a consolidação deste modelo, e o surgimento de cada vez mais casos de sucesso pelo país, poderá abrir novas frentes de captação de recursos, expandir as potencialidades territoriais, incentivar o surgimento de novos líderes comunitários e contribuir para o incentivo à cultura de doação.

Quer fazer parte deste projeto? Escreva para comunicacao@idis.org.br