Hospital Albert Einstein

Desafio 

O Hospital Albert Einstein buscou o IDIS para avaliar o impacto social do PECP – Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis, um programa de atuação comunitária desenvolvido na comunidade de Paraisópolis, caracterizado por ações de formação continuada, múltiplos eixos de atuação e atendimento a diferentes públicos.  

 

Solução e resultados 

O IDIS apoiou a organização por meio da realização de um estudo de Retorno Social sobre Investimento (SROI), que permitiu estruturar a Teoria de Mudança do Programa, identificar e mensurar seus principais resultados sociais e traduzir esses efeitos em valor social gerado. 

A avaliação demonstrou que, para cada R$ 1,00 investido, o Programa gera R$ 4,80 em retorno social, evidenciando sua relevância e efetividade. Os resultados indicam a promoção de mudanças estruturais na comunidade de Paraisópolis, impulsionadas por uma atuação integrada e contínua, com alcance expressivo – cerca de 10% da população local. 

Além dos resultados quantitativos, o estudo evidenciou impactos qualitativos significativos, como o fortalecimento do bem-estar dos beneficiários, a ampliação do acesso a cuidados em saúde, com destaque para a atenção à saúde mental na infância, e a consolidação do Programa como um espaço de acolhimento e convivência reconhecido pela comunidade. A qualidade da equipe envolvida e a sustentabilidade financeira do Programa também se destacam como fatores-chave para a perenidade e a excelência da iniciativa. 

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

     

 

Sobre a organização 

O Hospital Israelita Albert Einstein é uma instituição brasileira de saúde sem fins lucrativos, referência nacional e internacional em excelência médica, inovação, ensino e pesquisa, com sede em São Paulo. Fundado em 1955 pela comunidade judaica e inaugurado em 1971, o Einstein integra atendimento de alta complexidade, produção de conhecimento e gestão em saúde, sendo reconhecido por certificações internacionais de qualidade e por sua atuação em responsabilidade social e fortalecimento do sistema público de saúde, por meio de programas comunitários e parcerias com o SUS.