Desafio
Com mais de seis décadas de atuação no fortalecimento do ecossistema social de Campinas, a Fundação FEAC identificou desafios estratégicos em momentos distintos e complementares de sua trajetória recente.
Em 2023, um mapeamento realizado junto às organizações da sociedade civil (OSCs) do município revelou dificuldades significativas na renovação e no fortalecimento da governança, especialmente na atração de dirigentes e conselheiros voluntários qualificados. O diagnóstico apontou que a escassez de pessoas interessadas em ocupar essas posições estratégicas representava um risco à sustentabilidade e à continuidade das organizações sociais locais.
Ao fortalecer a governança, a capacidade de gestão e a sustentabilidade das organizações da sociedade civil e da própria Fundação, a FEAC amplia a qualidade, a eficiência e o alcance das respostas sociais oferecidas nos territórios, contribuindo diretamente para a redução de vulnerabilidades e a promoção do bem-estar social de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em Campinas.
Já em 2025, a Fundação avançava na consolidação de sua Teoria da Mudança, o que trouxe a necessidade de traduzi-la em objetivos estratégicos claros, critérios para a organização e priorização do portfólio de investimentos e um sistema de monitoramento capaz de acompanhar sua performance socioambiental de forma estruturada.
Diante desse contexto, a FEAC contou com o apoio do IDIS para desenvolver soluções alinhadas a cada um desses desafios, fortalecendo tanto as OSCs parceiras quanto a própria atuação estratégica da Fundação.
Solução e resultados
Em 2024, o IDIS apoiou a FEAC na execução de um projeto piloto de fortalecimento da governança das OSCs de Campinas, voltado à atração, capacitação e conexão de voluntários interessados em atuar como dirigentes e conselheiros. A iniciativa envolveu a mobilização de redes locais, uma trilha formativa em governança e alta gestão do terceiro setor e um processo estruturado de pareamento entre voluntários e organizações sociais.
Como resultado, mais de 120 pessoas concluíram a trilha formativa, envolvendo representantes de 20 OSCs e cidadãos campineiros. Ao final do processo de matching, 28 voluntários foram integrados a 38 posições estratégicas em 12 organizações, fortalecendo os quadros de governança e contribuindo para a sustentabilidade institucional das OSCs participantes.
Nova parceria
Em 2025, o IDIS apoiou a Fundação FEAC no planejamento estratégico de sua atuação social para o ciclo 2026-2028. O trabalho resultou na definição de dez Objetivos Estratégicos, construídos de forma colaborativa com a equipe técnica e a alta gestão, e no estabelecimento de diretrizes claras para a priorização e alocação do portfólio de investimentos.
Também foi estruturado um Plano de Monitoramento e Avaliação voltado ao acompanhamento da performance socioambiental de um portfólio que soma cerca de R$ 30 milhões anuais, além do fortalecimento das capacidades internas da equipe da FEAC para a gestão de mais de 100 projetos apoiados. O processo incluiu também mentorias com o time para a elaboração de Planos de Ação de curto e médio prazo alinhados aos objetivos estratégicos definidos.
“O processo apoiado pelo IDIS combinou método e escuta qualificada, fortalecendo a estratégia institucional da FEAC com foco em ampliar ainda mais o potencial do impacto social da organização”, José Roberto Dalbem, Superintendente Geral da Fundação FEAC
Assim, os dois projetos contribuíram para o fortalecimento do ecossistema social de Campinas, combinando o reforço da governança das OSCs com a qualificação da estratégia e da gestão de impacto da Fundação FEAC.
Sobre a organização
A Fundação FEAC atua em prol da cidadania ativa e do bem-estar social equitativo e sustentável na cidade de Campinas e região, em especial com a promoção de direitos de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Tem como pilares estratégicos o fortalecimento de organizações da sociedade civil, a colaboração intersetorial, o desenvolvimento territorial e o investimento em projetos e causas, atuando nos focos de inclusão produtiva, acesso e inclusão e convivência saudável.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Conteúdos relacionados
IDIS e Fundação FEAC realizam Feira de Governança em Campinas










