Desafio
Entendemos por filantropia familiar os investimentos sociais realizados por famílias doadoras. Cientes de seu papel como cidadãos e de que podem contribuir para a redução das desigualdades, as famílias vêm engajando-se cada vez mais, e mostram vontade em aplicar seus recursos de maneira estratégica nessa área, indo além de ações pontuais ou assistencialistas. A abordagem também se estende a empresas familiares, que incorporam essa lógica em suas práticas de responsabilidade social.
A família Ribeiro é proprietária da Braúna, uma empresa de fruticultura, além de outros empreendimentos no norte de Minas Gerais. A atuação da família em prol do território e de causas sociais está no DNA de Marcos Ribeiro, o ‘Marquinhos’, para os mais próximos, fundador da Braúna e que tem como sonho investir até 25% dos lucros de seus negócios em benefício de iniciativas sociais em Jaíba e adjacências. A consultoria do IDIS teve como objetivo alinhar a visão de impacto da família e da empresa, além de construir uma estratégia de intervenção de longo prazo para os territórios de interesse.
Solução
O IDIS apoiou a família na estruturação de seu Investimento Social Privado.
Inicialmente, foi realizado um diagnóstico detalhado, que incluiu a revisão do histórico e dos objetivos do investimento social da família Ribeiro e da investigação de indicadores sociais da região, além da realização de pesquisa de benchmarking sobre o investimento social de empresas familiares com foco em seus territórios de atuação.
Na sequência, foi desenvolvido um Mapa Estratégico para o Investimento Social Privado, co-construído com a família por meio de workshops nos quais a equipe do IDIS facilitou a tomada de decisão da família com base em resultados do diagnóstico e no conhecimento acumulado pelo IDIS na constituição de veículos filantrópicos de famílias e empresas. Por fim, foi elaborado um Plano de Ação para a implementação das diretrizes definidas, detalhando as ações necessárias para a concretização do Investimento Social Privado e seus objetivos.
Resultados
O trabalho com a Família Ribeiro resultou em resultados significativos.
Os objetivos filantrópicos foram convertidos em uma missão concreta, visando tornar a região de Jaíba uma referência no ODS 4 – Educação de Qualidade no norte mineiro até 2030.
Foram definidas quatro linhas de atuação para o ISP, que incluem desde a doação para projetos pré-existentes até o fortalecimento institucional das organizações locais e a importação de metodologias consagradas no país para o território de Jaíba.
Por fim, estabeleceram-se critérios de seleção e monitoramento de projetos sociais de modo a verificar a concretização dos impactos pretendidos pela família.
ODS
Sobre a organização
A Braúna é uma empresa familiar de fruticultura situada em Jaíba, município com cerca de 40 mil habitantes no norte de Minas Gerais. Para além da geração de renda e emprego através do negócio, a Família Ribeiro tem como propósito ‘ampliar as oportunidades para a população em situação de vulnerabilidade social de Jaíba e região, para que possam superar obstáculos e o ciclo de pobreza intergeracional’ e aposta na educação formal e complementar de crianças, adolescentes e jovens como o mecanismo fundamental para alcançar esse objetivo.