Catalyst 2030 – Desafio Fundo Catalisador

Desafio               

Como levar mais água potável e segura para mais pessoas? Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil, quase 35 milhões de pessoas no Brasil vivem sem água tratada. Diante dessa ameaça a comunidades inteiras, o movimento internacional ‘Catalyst 2030’ propôs a primeira edição do edital Desafio Fundo Catalisador 2030.

Sendo uma das premissas da rede a aceleração do atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU por meio de parcerias, para inscrever-se a iniciativa necessariamente deveria ser um projeto colaborativo, ou seja, que envolvesse mais de uma organização, que propusesse soluções escaláveis para melhorar o acesso à água potável e segura para todos, endereçando o ODS 6. O projeto vencedor receberia apoio financeiro do movimento para colocar a ideia em prática.

O Desafio foi apoiado pela Ambev Ama, PLKC Advogados e Simbi.

Solução

Apoiamos o Catalyst 2030 na estruturação, divulgação e seleção dos projetos inscritos no edital.

O primeiro passo foi definir as características do edital, criar o conjunto de documentos necessários e traçar estratégias eficazes para a divulgação do edital e o processo de seleção. Cada detalhe contribuiu para garantir a transparência e a qualidade do edital, além de atingir as organizações corretas, que pudessem propor projetos de acordo com o que estava sendo buscado.

Com o edital pronto, chegou o momento de receber as inscrições. O IDIS acompanhou de perto esse processo, realizou a triagem inicial das inscrições e seguiu reforçando o convite às organizações identificadas como potenciais participantes.

Após uma cuidadosa análise das propostas recebidas, chegou o momento de selecionar os projetos vencedores. A banca examinadora, formada pelos especialistas no tema da água Renata Ruggiero do Instituto Iguá e Guilherme Castagna da Fluxus Design Ecológico, teve a importante missão de avaliar as propostas finalistas a partir de critérios pré-definidos, buscando identificar aquelas com maior potencial de impacto.

Resultados

Com foco bastante específico, o edital recebeu 24 inscrições, envolvendo no total 89 instituições, entre OSCs, empresas, universidades e pessoas físicas de todas as regiões do Brasil. Entre eles, cinco projetos colaborativos tinham como público-alvo povos indígenas, enquanto outros dois eram voltados para comunidades quilombolas.

A proposta selecionada foi “Acesso à água potável para os Mundurukus”, apresentado conjuntamente pelas organizações Associação das Mulheres Munduruku Wakoborun, Projeto Saúde e Alegria, Water is Life, DSEI Rio Tapajós e Associação Indígena Pariri.

Seu objetivo é distribuir filtros para o povo indígena Munduruku, no estado do Pará, a fim de tornar a água de rios, igarapés, cacimbas e pluviais própria para consumo dessa população.

O orçamento previsto para a execução do projeto é de R$200 mil, e a conclusão está prevista para o final de 2023.

Sobre a organização

O Catalyst 2030 é uma rede global, composta por mais de 100 empreendedores sociais no Brasil, que estão trabalhando juntos para acelerar o atingimento dos ODS.

O Fundo Catalisador 2030 é uma iniciativa do Catalyst 2030 Brasil que tem como objetivo identificar iniciativas e soluções existentes e fomentar a colaboração entre organizações sociais no país para atingir os ODS.

ODS

ODS 6 - Água Potável e Saneamento, base para a realização do Desafio Fundo Catalisador 2030

Conteúdos relacionados

Iniciativa criada pelo Catalyst 2030 é destaque pela Folha de São Paulo
Case – Instituto Chamex
Case – Instituto Mosaic
Case – Instituto Avon