CASES

Instituto Avon

Atuando desde 2003 como braço social da Avon, empresa que há mais de 130 anos conecta milhões de mulheres entre si e a uma vida com mais oportunidades, o Instituto Avon tem como missão “Mobilizar a sociedade para o enfrentamento do câncer de mama e da violência contra mulheres e meninas no Brasil.”.

Parceiro do Instituto Avon desde sua criação, o IDIS apoia a gestão das doações realizadas pelo instituto para projetos e organizações da sociedade civil que atuam nas causas do Câncer de Mama e do Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas.

Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19 houve o agravamento dos casos de violência contra mulheres e meninas, o que motivou o Instituto Avon, em parceria com a Accor, a instituir o Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas.

Nosso time se envolveu na definição de diretrizes estratégicas, governança e metas do fundo e no estabelecimento de suas linhas de atuação, características e critérios para as doações e processo de seleção dos beneficiários.

Até o final do ano, com poucos meses de atuação, o fundo havia concretizado o apoio a três organizações com projetos voltados ao aumento da disponibilidade de vagas de abrigamento para mulheres em situação de violência. Outras empresas interessadas nesta causa podem unir esforços por meio de suporte financeiro ou apoio em serviços, como foi o caso da Natura, empresa que se juntou ao fundo como investidora.

O Fundo permanece ativo em 2021 e tem como meta beneficiar pelo menos 10 mil mulheres por meio do apoio financeiro e expansão da oferta dos serviços de acolhimento, bem como oferta de atendimento psicológico e orientação jurídica.