Instituto Avon

Desafio

Há diversas questões de grande relevância que impactam diretamente a vida das mulheres no Brasil. Uma pesquisa do DataSenado revela que 3 em cada 10 brasileiras já foram vítimas de violência doméstica. Paralelamente, uma projeção do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que serão registrados 704 mil novos casos de câncer no Brasil anualmente no triênio 2023-2025. Embora abordem áreas distintas, ambas as problemáticas afetam milhares de mulheres no país a cada ano.

Para enfrentar esses desafios, o Instituto Avon atua há mais de 20 anos com a missão de mobilizar a sociedade no combate ao câncer de mama, expandindo posteriormente suas atividades para o enfrentamento da violência contra mulheres e meninas no Brasil.

Parceiro do Instituto Avon desde sua criação, o IDIS apoia a gestão programática e das doações realizadas pelo instituto para projetos e organizações da sociedade civil que atuam nas causas do Câncer de Mama e do Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas, apoiando a organização em diferentes demandas.

Solução

Durante cada ciclo de trabalho em parceria, novas soluções são concebidas colaborativamente, abrangendo desde a elaboração da teoria da mudança e do planejamento estratégico da organização até o fortalecimento do relacionamento com parceiros, a captação de recursos e a definição de indicadores de desempenho.

Um exemplo concreto ocorreu durante o ciclo de 2020-2021, marcado pela pandemia da Covid-19, que exacerbou os casos de violência contra mulheres e meninas. Diante desse cenário, o Instituto Avon, em colaboração com a Accor, estabeleceu o Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas. Nesse contexto, nossa equipe participou ativamente na definição das diretrizes estratégicas, da governança e das metas do fundo.

No ciclo seguinte, 2022-2023, o Fundo, originalmente emergencial, passou por um processo de transição para se tornar permanente. Mais uma vez, o time do IDIS desempenhou um papel fundamental na redefinição das diretrizes estratégicas, bem como no estabelecimento de linhas de atuação, características e critérios para as doações e o processo de seleção dos beneficiários. Além disso, foram propostas ações para consolidar a imagem do Fundo como uma referência no ecossistema social e na temática que a organização vem trabalhando ao longo dos anos.

Resultados

Desde sua fundação, o IDIS tem se dedicado a fornecer análises que apoiam a tomada de decisão relacionada a projetos e ações de combate ao câncer de mama. 

Já em termos mais práticos, desde a criação do Fundo pelo Fim das Violências contra Meninas e Mulheres, entre 2021 e 2023, foram realizados mais de 1800 atendimentos médicos a vítimas e mais de 1400 atendimentos socioassistenciais.

Além disso, a organização continua avançando. Uma nova estratégia de captação de recursos foi desenvolvida para que um número ainda maior de pessoas seja impactado positivamente pelo Instituto.

“Trabalhar lado a lado com o IDIS é ter acesso a um reservatório ímpar de competências, contatos e visão estratégica, que nos habilita a estar na fronteira da inovação social”, conta Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon

 

Daniela Grelin no Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais 2023

ODS

      

Sobre a organização 

O Instituto Avon é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na defesa de direitos fundamentais das mulheres, promovendo iniciativas em atenção ao câncer de mama e enfrentamento às violências contra as meninas e mulheres. Por meio de ações próprias e parcerias com instituições da sociedade civil, setor privado e poder público, o Instituto Avon se concentra na produção de conhecimento e no desenvolvimento de projetos que mobilizem todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Desde a sua fundação, em 2003, o braço social da Avon no Brasil já investiu R$ 193 milhões em mais de 400 projetos, beneficiando mais de 5,3 milhões de pessoas e engajando mais de 130 empresas em suas iniciativas.  

Conteúdos relacionados

Errando é que se aprende: histórias de quem ousou e não acertou de primeira

Elaboração de projetos: o que é e por que realizar?

Case – Catalyst 2030