Fé e Alegria

Com olhares para o futuro, a Fundação Fé e Alegria do Brasil contratou o IDIS em 2020 para facilitar o processo de planejamento estratégico para 2021-2025 e assim  contribuir para uma atuação mais qualificada e sistemática, a partir da definição do foco de suas ações em consonância com a missão, considerando as características locais das unidades no Brasil, assim como as diretrizes da Federação Internacional de Fé e Alegria.

Ao longo do processo, foi realizado um diagnóstico da atuação histórica e atual da organização por meio da análise de documentos, entrevistas com atores-chave, além de aplicação de questionários, com o intuito de obter um retrato do legado de conquistas e aprendizados, e também oportunidades para atuações futuras da Fundação.

A partir deste recorte, foi apresentado um plano de ação baseado em quatro eixos estratégicos – Pessoas, Processos e Qualidade, Comunicação, e Recursos e Parcerias – alinhado com o propósito e com os focos de atuação e públicos priorizados: crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

“O processo de Planejamento Estratégico conduzido pelo IDIS auxiliou a Fundação Fé e Alegria do Brasil a estabelecer seu foco de atuação e a construir seu propósito, por meio do engajamento das equipes participantes. A atuação multidisciplinar das áreas de Fé e Alegria, por sua vez, foi um dos destaques para organização dos planos de ação, indicadores e metas. Este trabalho conjunto contribuiu para valorizar a missão da Fundação a serviço das causas da Educação Popular e da Promoção Social, visando à qualificação e à ampliação dos serviços ofertados”, comenta Lisângela Antonini, coordenadora de educação de Fé e Alegria.

Integrante da Companhia de Jesus, a Fundação Fé e Alegria está presente no Brasil desde 1981, com o compromisso de levar Promoção Social e Educação Popular a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Está presente em 14 estados, onde beneficia mais de 8 mil assistidos, e acredita que, por meio da educação popular, é possível construir uma sociedade democrática, justa e solidária.

Após ter realizado um planejamento estratégico junto ao IDIS em 2021, a organização também recebeu um plano de mobilização de recursos e plano de comunicação para mobilização de recursos em 2022. A equipe IDIS prestou suporte em um evento de captação da organização, na construção da política de risco e de restrição a doações e contrapartidas, além da revisão de materiais institucionais focados em potenciais doadores.