Fé e Alegria

Com olhares para o futuro, a Fundação Fé e Alegria do Brasil contratou o IDIS para facilitar o processo de planejamento estratégico para 2021-2025. O objetivo deste projeto é contribuir para uma atuação mais qualificada e sistematizada, por meio da definição do foco de suas ações, em consonância com a missão, considerando as características locais das unidades no Brasil, as diretrizes da Federação Internacional de Fé e Alegria.

Integrante da Companhia de Jesus, a Fundação Fé e Alegria está presente no Brasil desde 1981,com o compromisso de levar Promoção Social e Educação Popular a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, está presente em 14 estados, onde beneficia mais de 8 mil assistidos,  e acredita que, por meio da educação popular, é possível construir uma sociedade democrática, justa e solidária.

Ao longo do processo, foi realizado um diagnóstico da atuação histórica e atual da organização por meio da análise de documentos, uma série de entrevistas com atores-chave, além de aplicações de questionários, com o intuito de obter um retrato com o legado de conquistas e aprendizados, e também oportunidades de atuações futuras da Fundação.

Os resultados obtidos permitiram traçar um panorama da Fundação Fé e Alegria do Brasil, a partir das percepções de uma amostra estratégica das altas lideranças, dos gestores e das equipes técnicas de diversas áreas e localidades. A partir deste recorte, foi apresentado um plano de ação baseado em quatro eixos estratégicos – Pessoas, Processos e Qualidade, Comunicação, e Recursos e Parcerias – alinhado com o propósito e com os focos de atuação priorizados, como os públicos-alvo: crianças, adolescentes, jovens e suas famílias e o portfólio de programas, projetos e serviços divididos nas áreas de Assistência Social e Educação, pela Fundação Fé e Alegria.

“O processo de Planejamento Estratégico conduzido pelo IDIS auxiliou a Fundação Fé e Alegria do Brasil a estabelecer seu foco de atuação e a construir seu propósito, por meio do engajamento das equipes participantes. A atuação multidisciplinar das áreas de Fé e Alegria, por sua vez, foi um dos destaques para organização dos planos de ação, indicadores e metas. Este trabalho conjunto contribuiu para valorizar a missão da Fundação a serviço das causas da Educação Popular e da Promoção Social, visando à qualificação e à ampliação dos serviços ofertados”, comenta Lisângela Antonini, coordenadora de educação de Fé e Alegria.