Firjan

Desafio

A Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) através da Gerência de Projetos Integrados de Responsabilidade Social – GRS, atua de forma consultiva tática e estratégica com empresas que buscam novos modelos de negócio, com foco em resultados sustentáveis, associados ao desenvolvimento humano e promoção da diversidade e inclusão social, por meio de projetos e ações com a geração de valores para colaboradores, comunidade do entorno da área de atuação e fornecedores diretos ou indiretos das empresas.

Em 2022, a equipe da Firjan identificou a necessidade de criar e definir indicadores para medir o impacto de seu portfólio, a fim de acompanhar melhor os resultados e ajustar as estratégias, quando necessário. Com base nessa definição, eles pretendiam desenvolver sua teoria da mudança, marco lógico e indicadores estratégicos para esse acompanhamento.

Após essa definição, a Firjan desejava disseminar esse conhecimento para o restante da equipe por meio de capacitações, possibilitando a implementação das estratégias desenvolvidas.

Solução

Para apoiá-los nessas definições, a Firjan contou com o IDIS em todas as fases, desde a construção do plano de monitoramento e avaliação até as capacitações ao time interno.

Inicialmente, a equipe do IDIS realizou um diagnóstico das práticas e ferramentas de M&A da DPIRS. Para tanto, foram analisados mais de 40 documentos de projetos do portfólio e realizadas 6 entrevistas em profundidade com líderes de projetos, membros da equipe de projetos, incluindo a área de Desenvolvimento Humano. Os resultados deste diagnóstico geraram insumos para a construção da teoria de mudança, definição de marco lógico e construção do plano de monitoramento e avaliação efetivamente.

Com o plano em mãos, foram realizadas 7 oficinas com cerca de 20 colaboradores da Firjan, além de outros encontros ocorridos para assessoria à equipe da DPIRS na implementação do plano de monitoramento e avaliação dos projetos sociais.

“Realizar a capacitação em monitoramento e avaliação, não só possibilitou o desenvolvimento profissional contínuo da equipe em habilidades essenciais para coleta, analisa e interpretação dos dados de forma mais eficiente, permitindo uma compreensão mais profunda do progresso e dos resultados alcançados pelos nossos projetos. Isso não apenas ajuda a identificar possíveis riscos, mas também oferece insights valiosos para otimizar estratégias e alocar recursos de maneira mais eficaz. Os benefícios dessa capacitação se estendem além do âmbito interno da organização, impactando positivamente as comunidades e stakeholders envolvidos nos projetos. Uma avaliação de impacto sólida não só valida o valor das iniciativas, mas também fornece evidências tangíveis para apoiar a prestação de contas e a transparência, construindo confiança e credibilidade com parceiros e financiadores”, comenta Fernanda Medeiros, Coordenadora de Gerencia de Projetos Integrados de Responsabilidade Social da Firjan

ODS

 

Sobre a organização 

A organização representa todas as indústrias do estado do Rio, que conta com 101 sindicatos e cerca de 5.100 colaboradores e estagiários. A partir de suas organizações – Firjan SESI, Firjan SENAI, Firjan IEL e Firjan CIRJ – a Firjan atua em áreas fundamentais, como a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e de seus familiares.

Conteúdos relacionados

#Conhecimento: Avaliação de Impacto e SROI

O que é avaliação de impacto e por que ela é importante?

Case – Instituto GPA