Instituto GPA

Desafio

A avaliação de impacto tornou-se uma prática comum para mensurar os efeitos de iniciativas socioambientais, incluindo aquelas impulsionadas por institutos empresariais. Com o objetivo de aprimorar ainda mais o alcance e a eficácia de suas ações, o Instituto GPA uniu-se ao IDIS para elaborar um Plano de Monitoramento e Avaliação (M&A).

Essa ferramenta não apenas qualifica os resultados, mas também capacita os membros do Instituto a acompanhar o desempenho dos projetos, fomentando uma cultura avaliativa na equipe e promovendo a melhoria contínua de suas ações sociais para diferentes causas.

Solução

O IDIS colaborou com o Instituto GPA na elaboração de um Plano de M&A para os projetos ‘Mãos na Massa’ e Prosperar’, ambos pertencentes à frente de trabalho da organização, cujo objetivo é capacitar indivíduos, auxiliando-os a descobrir talentos e seguir vocações por meio de programas de formação profissional e auxílio financeiro. Primeiramente foi realizada uma análise diagnóstica do Instituto com foco em ambos os programas selecionados.

Em seguida, 10 oficinas foram realizadas com a equipe do Instituto e alguns representantes da área de Recursos Humanos do GPA, abordando aspectos teóricos e práticos relacionados à prática de monitoramento e avaliação em projetos sociais. As sessões englobaram temas como Teoria de Mudança, cadeia de resultados, indicadores, pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa e métodos avaliativos. Para cada uma das oficinas ministradas um exercício prático foi realizado, o que possibilitou a construção participativa dos componentes do Plano de M&A para os dois programas selecionados.

Resultados

Com base nas etapas anteriores, o IDIS desenvolveu um abrangente Plano de M&A, destacando as qualidades e oferecendo sugestões para aprimoramento dos programas. Adicionalmente, foi criado um Guia de ferramentas e boas práticas para facilitar o processo dos membros do Instituto GPA ao implementarem o plano.

Sua execução permitirá à organização monitorar resultados já no próximo ciclo dos projetos, estendendo essa capacidade à elaboração de planos de M&A para outras frentes de atuação. Isso promove independência e cultiva uma cultura avaliativa duradoura.

“O trabalho realizado pelo IDIS foi de extrema importância para olhamos de perto os projetos do Instituto GPA. Identificar o real impacto dos nossos projetos sempre foi um dos maiores desafios, sabemos que são excelentes e transformadores, mas não tínhamos como mensurar. Depois desta jornada com o IDIS, juntos desenvolvemos as ferramentas necessárias para responder nossos maiores desafios, que é medir o impacto social dos projetos que realizamos”, Patricia Santana, coordenadora de projetos sociais do Instituto GPA.

 

ODS

   

Sobre a organização

O Instituto GPA é uma organização sem fins lucrativos, estabelecida em 1998 para conduzir as iniciativas sociais do GPA. Seu propósito é proporcionar oportunidades de desenvolvimento para aqueles que buscam crescimento alinhado com seus propósitos de vida, desempenhando um papel transformador na sociedade.

Atualmente, o Instituto GPA atua em três frentes principais: a primeira, “Alimentação”, visa reduzir os impactos da fome e combater o desperdício de alimentos; a segunda frente “Trabalho”, visa capacitar pessoas, apoiando-as na descoberta de seus talentos por meio de iniciativas de capacitação profissionalizante e apoio financeiro. A terceira frente, “Engajamento Social”, aprofunda a relação entre colaboradores (as), clientes, fornecedores (as), organizações sociais e o GPA, promovendo uma atuação conjunta como agentes de transformação.